Meditação Om Mantra
Os mantras na meditação são usados para enfocar a mente e atingir um estado emocional específico. A meditação recomendada com o mantra Om é fácil de praticar. Permite que a pessoa mergulhe rapidamente em um estado meditativo. O resultado é sentido mesmo com o uso de curto prazo da técnica.
O significado do mantra "Om"
A palavra "mantra" consiste em duas sílabas, a primeira significa "mente", "consciência" e a segunda significa "controle", "instrumento". Esta é uma espécie de fórmula sólida, que desde os tempos antigos tem sido associada à formação de correntes especiais de Poder na mente de uma pessoa. Com a ajuda deles, os pensamentos são colocados em ordem, a percepção é totalmente organizada. A sílaba "Om" é considerada a primeira manifestação do som no momento da criação, portanto está associada ao símbolo da divina trindade hindu. Em sânscrito, a palavra contém 3 sons: "A", "U" e "M". O primeiro som significa a manifestação direta da Verdade Mais Alta, o segundo - a energia infinita do Absoluto, o terceiro - todas as criaturas vivas.
A vibração cósmica da combinação de sons sagrados inclui o mundo manifestado (consciente) e não manifesto (inconsciente), bem como seu estado intermediário e subconsciente. Todos os segmentos que soam juntos têm uma frequência vibracional peculiar e representam a existência e manifestação de uma consciência superior. Todos os textos sagrados da literatura hindu e védica começam e terminam com este feitiço, porque ele personifica a criação mais elevada: o Universo, a energia divina e as almas dos seres vivos.
Este mantra fornece uma base:
- três estágios de existência - terra, paraíso e inferno;
- 3 níveis de consciência - realidade, sonhos e sono;
- 3 habilidades de personalidade - cognição, esforço e ação.
O budismo adotou a antiga tradição védica da prática meditativa e os monges tibetanos adotaram o som sagrado. Ele aumenta os efeitos positivos de todos os outros feitiços, agindo como um catalisador e ativador.
O efeito da meditação
Uma técnica meditativa usando o mantra "Om" abre os canais de energia do sujeito praticante, preenche seu corpo com energia vital, expande e purifica a aura e esclarece a mente humana. Ao usar esta meditação, a consciência se desenvolve e a pessoa adquire a capacidade de controlar suas próprias emoções. O indivíduo não se concentra mais nos erros do passado, mas começa a entender como eles podem ser corrigidos. Ele se livra de grampos internos, atitudes negativas, medos e bloqueios desnecessários. A pessoa desenvolve autocontrole, a capacidade de reconhecer os verdadeiros sentimentos, a capacidade de se livrar dos pensamentos impostos pela sociedade.
Durante a execução da técnica meditativa, o fluxo de energia é direcionado na direção certa.... Com a ajuda dessa meditação, a pessoa leva sua consciência a um estado de paz. No momento de ligar os centros de energia, a mente humana se liberta dos pensamentos negativos e o sujeito se livra do estresse e das emoções indesejadas. Todos os sentimentos negativos deixam a alma humana. A personalidade para de desperdiçar energia em empreendimentos vazios e se concentra em eventos significativos.
A mente é limpa e sobe a um nível superior. O desenvolvimento espiritual ocorre. Uma pessoa está repleta de um sentimento de amor, felicidade e harmonia. Ele começa a se perceber como parte do Universo, sente o poder divino interior e recebe respostas para qualquer uma de suas perguntas.
Essa prática de meditação ajuda a se livrar da fadiga crônica, doenças físicas, apatia e distúrbios mentais.
Regras de execução
Os especialistas recomendam praticar esta técnica de meditação 2 vezes ao dia durante meia hora, de preferência pela manhã e à noite. Antes de fazer isso, você precisa escolher uma música agradável que o ajudará a relaxar e entrar em um estado meditativo. Primeiro você precisa se aposentar, fechar os olhos e relaxar completamente o próprio corpo. Mantenha as costas retas. Concentre sua atenção no ponto localizado no centro entre as sobrancelhas. Sinta a ondulação na sobrancelha.
Liberte sua mente de pensamentos obsessivos estranhos. Ele se concentra apenas no mantra. A repetição mental do som desejado deve ser acompanhada por pensamentos de infinito, imortalidade e eternidade. Nesses momentos, você precisa se perceber como uma pessoa aprimorada, conhecedora, forte, pura e livre. Imagine a consciência absoluta, sinta sua capacidade de penetrar em tudo, acredite em sua própria existência infinita. Mergulhe completamente em você mesmo e fuja da agitação do mundo.
Você precisa respirar uniforme e profundamente. A inalação calma pelo nariz e a exalação lenta pela boca ajustam a mente subconsciente ao estado desejado. Expire naturalmente, sem o uso de força, ao expirar um grande volume de ar. O mantra é recitado conforme você expira. Os especialistas recomendam cantarolar. Nos momentos de inspiração, a sílaba "Om" é reproduzida mentalmente. Durante a meditação, o mantra "Om" deve ser repetido cerca de 110 vezes, mas não menos que 108. Os sons são alongados não lentamente e não rapidamente, mas ritmicamente, sem tensão. As palavras faladas devem ser semelhantes a um alarme de campainha.
A técnica de pronunciar a sílaba sagrada é a seguinte:
- primeiro, o primeiro som é reproduzido, que é um cruzamento entre "A" e "O";
- então há uma transição suave para o segundo som, que é uma combinação de "O" e "U";
- o último som consonantal é pronunciado pelo nariz com a boca fechada, embora seja necessário criar uma espécie de vibração.
A meditação sobre este mantra é realizada com um rosário. A pronúncia de cada som seguinte "Om" dá o direito de afastar uma conta. O rosário evita erros de cálculo. Nos minutos de aplicação da técnica meditativa, você pode balançar, mas não pode esticar e beliscar. Quando surge uma sensação de dor ou desconforto, você precisa colocar a mão na área do corpo com problema e sentir o calor emanando da palma.
Concentre-se no seu próprio batimento cardíaco. A cada batimento cardíaco, pronuncie mentalmente um som sagrado. Sinta como a mente se une a ela e se enche de pura consciência.