Tudo sobre o retiro
É muito útil para uma pessoa se engajar na reposição de energia de todo o organismo de vez em quando. É realizado de várias maneiras. Por exemplo, você pode recomendar ir ao templo ou ler literatura espiritual. No entanto, na sociedade moderna, tornou-se moda aplicar uma prática como um retiro. Isso será discutido no artigo.
O que é isso?
Uma prática como um retiro é considerada uma atividade em demanda. As pessoas o usam desde os tempos antigos. Por exemplo, uma prática semelhante foi observada no budismo. Incluía aulas de qigong (inventadas por monges taoístas há cerca de 5 mil anos).
O que significa a palavra retirada? Esta unidade verbal é traduzida do inglês como "solidão" ou "reclusão". Se falamos em retiro, então, neste caso, a solidão é dedicada a várias práticas benéficas, como ioga, meditação e outras. Seus benefícios são inestimáveis e aqui está o porquê. Todos os dias, uma grande quantidade de informações diferentes surge em nossa vida cotidiana. Essas informações ficam na memória por muito tempo.
Como resultado, fica assim: uma pessoa domina uma grande quantidade de conhecimento, mas não pode usá-lo por completo. Por causa disso, sua consciência fica sobrecarregada e começa a funcionar mal. Isso afeta tanto o trabalho quanto a vida pessoal. Chega a tal ponto que muitos se esquecem de desejar feliz aniversário a seus entes queridos.
Aliás, o barulho das cidades também tem um impacto negativo na psique. Portanto, uma pessoa precisa de vez em quando limpar sua consciência de informações desnecessárias e permanecer pelo menos por um tempo em completo silêncio. Isso pode ser feito facilmente com um retiro.
Ajuda a purificar a consciência de um fluxo constante de informações.Essa prática foi projetada para desligar temporariamente a atividade cerebral e mergulhar no relaxamento. As técnicas dessa orientação lembram vagamente a meditação. A única diferença é que o retiro leva muito mais tempo do que a meditação. Portanto, o efeito de tais ações não desaparece rapidamente. Atenção: o retiro não tem nada a ver com treinamento na natureza. Nele, toda a teoria é reduzida à realização de meditações. Portanto, essa técnica é um bom incentivo para começar a mudar.
Existem retiros coletivos e individuais.
- Coletivo. Nesse caso, as pessoas vão para lugares especiais (por exemplo, em Altai, Mongólia) em um grande grupo.
- Individual. Nesse caso, a pessoa organiza um programa voltado apenas para ela mesma.
Assim, retiros são necessários para olhar sua vida de cima. Quanto mais uma pessoa se observa "como se fosse de fora", mais rápido ela percebe seus erros. E então será fácil para ele encontrar uma maneira de corrigir.
Tipos de prática
A escolha da prática por tipo depende das necessidades da pessoa. Por exemplo, para quem vai começar a implementar esta técnica, é útil iniciá-la em equipe. Nesse caso, pessoas experientes dirão ao iniciante o que fazer e como fazer. Então, vamos ver quais práticas existem.
- Solitário. A prática da solidão ou retiro solitário é quando uma pessoa decide ficar sozinha por um tempo (talvez por um período muito curto). Não importa onde será o retiro: ao ar livre, em um apartamento ou em uma barraca no campo. O principal é que o sujeito fica em completo isolamento por algum tempo e ninguém interfere nele. Então ocorrerá a desintoxicação da alma e de todo o organismo.
- Sociável. Esta prática envolve uma comunicação ativa entre os participantes. Este evento reúne dança, ioga, meditação e comunicação simultânea sobre o tema feminino. Como resultado dessa técnica, o belo sexo se torna muito mais ativo e feminino.
- Quieto. Um retiro silencioso proporciona silêncio completo durante toda a prática. É possível aplicar essa prática do silêncio em equipe? É possível, mas apenas se os participantes se comunicarem em decorrência de uma necessidade urgente.
- Coletivo. Este tipo de retiro visa atingir um grande grupo de pessoas. Esse grupo se reúne em um local confortável. É preciso levar em consideração: em equipe é mais fácil manter a disciplina e manter uma atitude espiritual, já que os participantes se empurram involuntariamente para isso. Além disso, esta técnica permite que você fique longe da agitação mundana de toda a equipe. Essas ações só melhoram o resultado.
- Escuro. A técnica é projetada para uma imersão completa na escuridão e no silêncio. Ao desligar a visão e aplicar um ciclo de exercícios respiratório especial, os praticantes ficam imersos em si mesmos. Eles examinam seus problemas com atenção e tentam entendê-los.
Depois de realizar tais eventos, a pessoa começa a olhar para si mesma e seu ambiente de uma maneira diferente.
A essência e os motivos para sair
As pessoas modernas estão cada vez mais percebendo que o ritmo dinâmico da vida destrói seu mundo interior. Muitos se tornam robôs sem emoção. No entanto, uma pessoa ainda não consegue viver sem emoções. Se ele os suprime e não derrama, ele começa a ter problemas mentais. Um enorme fluxo de informações multidirecionais leva muitas pessoas ao estupor. Algumas pessoas levam esse conhecimento a sério e então começam a repensá-lo. A partir de tais ações, sua consciência está gradualmente transbordando e cansada. E esse fator tem consequências muito ruins para o estado de espírito geral. A essência e o propósito do retiro é purificar a consciência de uma pessoa.
As razões pelas quais as pessoas se engajam na prática acima são as seguintes. Em primeiro lugar, querem esquecer os problemas diários. Por exemplo: alguns deles são "apreendidos" pela vida cotidiana. Outros precisam de uma pausa do barulho. Durante o retiro, todos os participantes levam um estilo de vida saudável. Na vida cotidiana, é muito difícil para as pessoas fazerem exercícios regularmente, comer alimentos saudáveis e respirar ar fresco. Durante um retiro, essa oportunidade aparece.
Alguns querem se aposentar completamente para meditar. Muitas pessoas sonham em se ouvir e focar em seus verdadeiros desejos, para que mais tarde eles possam se tornar realidade.
Regras fundamentais
Se você deseja conduzir um retiro na perfeição, para desfrutar ao máximo dessa ação, precisa conhecer as condições para isso. Vamos considerá-los com mais detalhes. Antes de começar, seja claro sobre seu objetivo. Você também deve considerar suas intenções neste assunto. Para o correto cumprimento desta condição, escreva em um pedaço de papel seus desejos e perguntas para as quais você deseja obter uma resposta de si mesmo. Certifique-se de indicar o resultado que deseja obter do retiro.
E também você deve decidir sobre itens como a hora e o local da prática. Lembre-se de manter o local ecologicamente correto e temático. Em seguida, você precisa escolher os exercícios e técnicas que aplicará durante o retiro. Se você vai sair de casa por um longo tempo, você precisa informar com antecedência aos seus entes queridos que deseja ficar sozinho. Isso deve ser feito para que seus parentes não se preocupem desnecessariamente.
Se você vai fazer o retiro por conta própria, cuide da comida terrena. Então você não precisará correr pelas lojas, quebrando as regras do retiro. Faça uma rotina diária para não sobrecarregar seu corpo com atividades desnecessárias. O exercício regular só melhora o resultado. A frequência dos retiros não é exceção a esse respeito. É aconselhável fazer o retiro sob a supervisão de um profissional experiente. Se você decidir ficar sozinho, entre em contato com seu mentor para receber conselhos competentes.
Seleção de assento
O retiro é muito eficaz para a pessoa, pois em novos lugares em sua mente ocorre uma espécie de reestruturação do pensamento.
Goa
Nesses locais, o retiro pode incluir cursos de introdução ao budismo. Por exemplo, você pode descobrir a utilidade do budismo. Você também pode fazer um retiro de Ashtanga Yoga aqui.
Além disso, você poderá realizar a cura de todo o organismo nesses locais. Tendo participado de um "conto de fadas", você se livrará dos efeitos do estresse e será capaz de tomar consciência de sua vida.
Aruba
No Mar do Caribe, e mesmo na ilha, você não vai querer correr para lugar nenhum. As praias de areia branca são ideais para ioga e meditação. Locais inundados de luz solar permitem que você esqueça sua vida passada e as preocupações do dia a dia. Depois de dar um mergulho na água azul após a prática, você pode se limpar completamente da negatividade. Como resultado, todas as informações desnecessárias serão apagadas da memória e sua consciência atingirá um novo nível.
Montenegro
Na montanha ou no mar, você pode ter uma experiência inesquecível. O dia inteiro será programado por minuto. Você não vai ficar entediado aqui. Você sempre encontrará comida deliciosa em qualquer lugar onde possa comê-la ao ar livre.
Existem lugares aqui que foram criados por Deus para a realização de práticas espirituais. Se você escolher um retiro organizado por especialistas, poderá facilmente sair do estado negativo e mergulhar na felicidade por muito tempo.
Tailândia
Aqui você experimentará os retiros mais extraordinários. Ao visitar esses lugares, você pode desfrutar de comida deliciosa e saudável (ou seja, pratos vegetarianos), meditar, fazer ioga e apenas relaxar.
A massagem tailandesa só vai melhorar sua condição. A beleza irreal o fará mergulhar nas maravilhas da natureza. Todos são aceitos na escola de ioga.Portanto, você aprenderá a fazer essa prática corretamente.
Nepal
Neste local existe um mosteiro budista Kopan. Portanto, realizar um retiro neste país será a melhor opção. Aqui você pode enriquecer sua mente e aprender a meditar corretamente. E o mais importante, o preço dessa viagem irá surpreendê-lo agradavelmente.
Bali
Aqui, o retiro é claramente benéfico. Em Bali, você pode melhorar significativamente seu corpo e psique. Além disso, com a ajuda de várias práticas, você redefinirá sua consciência em uma direção positiva.
Este local oferece um programa de Ayurveda e aulas de ioga vinyasa flow. Assim, você compreenderá a filosofia oriental do ser. E este nível de conhecimento definitivamente afetará sua vida futura.
Índia
Nesta viagem emocionante, você não só será capaz de olhar profundamente para dentro de si mesmo, mas também sentir uma atmosfera especializada ao mesmo tempo. O retiro que você fará na Índia o ajudará a se livrar dos problemas e da tensão que surgiu como resultado do cansaço mental. Em lugares completamente desconhecidos, entre paisagens inusitadas, você pode mergulhar em uma atmosfera que o ajudará a olhar para sua vida do outro lado.
Escolha os cantos mais bonitos deste país e faça passeios emocionantes por lugares icônicos. E também neste país você pode ter aulas de ioga. Meditar contra o pano de fundo de paisagens espetaculares o ajudará a redefinir sua vida e levá-la para o próximo nível. E tenha em mente que a Índia é onde se originou a cultura do enriquecimento espiritual. Portanto, você não encontrará um lugar melhor para a privacidade.
Rússia
Na verdade, a Rússia é um país onde você pode encontrar lugares que não só impressionam, mas também mudam de ideia para melhor. Depois de visitar Altai, você mergulhará na atmosfera especial de montanhas e florestas. O mundo ao seu redor só contribuirá para o seu humor. Além disso, em Altai existem cantos separados que se distinguem por sua energia especial. Enquanto estiver lá, você pode encontrar o que procura.
Porém, na Rússia existem outros lugares que você definitivamente deve visitar a fim de alcançar a perfeição espiritual completa e para o autoconhecimento. Para retiros, os lugares sagrados são bem adequados. Eles estão nas regiões de Vladimir, Kaluga e Voronezh.
Espanha
Um retiro na Espanha será inesquecível, pois neste caso você pode relaxar na costa do Mediterrâneo. Lá estão as mais belas praias. A solidão para eles se tornará um conto de fadas. Durante suas férias, você poderá assistir a seminários de psicologia. Seus tópicos são: família, psicologia das relações familiares e outros.
E também os participantes poderão aprender tudo sobre alimentação saudável e Ayurveda em aulas especiais. Meditações na natureza e aulas de ioga perto do mar levarão sua consciência a um novo nível. Além disso, em completo silêncio, você pode visitar as cidades espanholas e compreender a essência da Idade Média. A Espanha é muito apropriada para aquelas pessoas que desejam combinar caminhadas em lugares extraordinários e fazer meditações.
Como vão as coisas?
O retiro visa permitir que a pessoa mergulhe completamente no seu “eu”. O despertar da consciência acontecerá se você aderir a certos pontos. Eles não são os mesmos para homens e mulheres. Por exemplo, mulheres com filhos pequenos não podem se dar ao luxo de ficar completamente sozinhas. Portanto, neste caso, eles têm que cumprir certas condições.
Nesse caso, as mulheres podem praticar um retiro sociável (ativo). Ele fornece a comunicação entre os participantes da prática. Também o ajuda a esquecer os problemas e entrar em sintonia. Na comunicação ativa, qualquer mulher pode se dar ao luxo de praticar dança ou ioga, enquanto pessoas com ideias semelhantes se envolvem com seus filhos. Durante o retiro, as aulas de meditação ou ioga ocorrem principalmente na natureza.Este é o melhor lugar para se conectar com o mundo exterior e o universo. A terra e o ar ajudam a relaxar completamente.
Porém, nem sempre uma pessoa consegue escapar para a natureza. Portanto, em raras ocasiões, algumas pessoas realizam retiros em sua casa ou apartamento. Não há nada de errado nisso, o principal é criar um ambiente adequado. Por exemplo, vá até a varanda pela manhã para meditar e escute como a natureza desperta. Vipassana é freqüentemente usado em retiros. Esta é uma técnica específica voltada para o desenvolvimento humano. Durante a meditação de introvisão, uma pessoa pode mudar completamente seu pensamento e atitude em relação à vida.
Ao conduzir um retiro, a pessoa sempre estabelece uma meta para si mesma. Graças a isso, ele pode se mover na direção certa. Estranhos não devem interferir com ele. Portanto, o sujeito interrompe por um momento todos os contatos com o mundo exterior. A principal condição do retiro é a imersão completa em paz e sossego. Quando essa prática ocorre, a pessoa não deve sentir a passagem do tempo. Portanto, relógios e dispositivos são ignorados. Naturalmente, o retiro proporciona uma rejeição completa dos maus hábitos e inclinações. Uma vez imerso na solidão, o sujeito não pode mais consumir álcool ou fumar. Você precisa levar um estilo de vida saudável e a alimentação deve ser o mais leve possível.
Que dificuldades podem surgir?
A prática em análise cobre as seguintes áreas.
- Positivo.
- Meditações destinadas a reconstruir a consciência para melhor.
- Consolidação das ações acima descritas no dia a dia.
Se um desses pontos estiver faltando, o retiro não será tão positivo quanto você gostaria. Portanto, apesar das dificuldades, você precisará perceber esses três pontos. Você também precisará ouvir a si mesmo e pensar sobre todas as suas ações. As pessoas são altamente dependentes de seu humor. Portanto, eles só precisam estar dispostos a praticar. No entanto, você não deve se forçar. A prática feita "por meio da força" não será tão eficaz quanto gostaríamos.
E também a compulsão para a prática pode causar ansiedade ou, como dizem os tibetanos, Lung. O que é Lung? Se falamos sobre a tradução exata, então esta palavra é traduzida como "vento energético sutil". Essa condição ainda pode surgir devido a algumas dúvidas sobre as ações que uma pessoa deve realizar no retiro. O pulmão se manifesta em palpitações ou dores no coração. E também pode se expressar na forma de insônia.
Para restaurar sua condição, você precisa fazer uma pausa e dedicar algum tempo ao simples relaxamento. Comunique-se mais com as pessoas, ria e não pense em coisas ruins. Uma boa noite de sono só aumentará o efeito.
Enquanto elimina o estado negativo, tente ser caloroso e aconchegante, pare de ouvir música alta, tente excluir a comunicação com o mundo exterior usando dispositivos. A propósito, os aparelhos têm alguma radiação. É exatamente isso que pode aumentar o efeito do Lung em seu corpo. Lembre-se: a nutrição também afeta a aparência de Lunga. Portanto, elimine legumes, chá preto, café, chocolate e carne de sua dieta.
Mas quais produtos você precisa comer para restaurar rapidamente sua força física e mental: laticínios gordurosos, leite quente, carne dietética (carne de cordeiro), pão. Não é incomum que uma pessoa experimente explosões emocionais durante um retiro. Eles ocorrem porque durante a prática, várias memórias desagradáveis surgem nos pensamentos, que a pessoa involuntariamente tenta abafar. Esse fenômeno ocorre especialmente durante o uso da meditação analítica.
Explosões emocionais acontecem porque a defesa interna de uma pessoa diminui durante um retiro. Se antes ela conseguia esconder emoções verdadeiras, então, durante a meditação, a proteção é desligada. Então, todas as emoções "flutuam" para fora do subconsciente. Para eliminar esses fenômenos negativos, você precisa repetir o mantra OM MANI PADME HUM com muita frequência. Ao mesmo tempo, você precisa incluir compaixão por si mesmo e pelas pessoas, sem abafar as memórias negativas que surgiram. São essas ações que irão tirar você dos sentimentos ruins.