Poses para meditação
As práticas de meditação são úteis para manter um estado físico saudável do corpo, eliminando a ansiedade, desenvolvendo a força mental e encontrando completa harmonia consigo mesmo e com a natureza. Uma posição confortável e estável cria condições favoráveis para uma meditação eficaz. Uma posição desconfortável do corpo leva à tensão, distraindo a consciência do trabalho espiritual.
Poses populares
A prática da meditação pode ser feita sentado, em pé, deitado e até mesmo em movimento. Qualquer posição escolhida para meditação deve ser estabilizada. A pessoa que medita deve se sentir confortável. Um grande benefício para o desenvolvimento do crescimento espiritual vem de sentar, já que a energia é direcionada para cima e não expelida pelos chakras inferiores. Durante o trabalho espiritual, a energia é transformada. Várias poses são populares.
Vajrasana
Essa posição é chamada de Postura do Diamante e Postura da Rocha, à medida que os praticantes adquirem músculos rígidos. Para realizar o asana, você precisa se ajoelhar. As elevações dos pés estão localizadas no chão. Em seguida, você precisa abaixar as nádegas até os pés, cruzar as capas dos pés. O próximo passo é espalhar os calcanhares para os lados e sentar entre eles. Certifique-se de que você não está sentado em pé, mas entre eles.
Mantenha a coluna reta durante a meditação. As mãos podem estar nas pernas.
A pose do diamante melhora a postura, alonga os quadris e tornozelos, alivia dores reumáticas nas pernas, tonifica os órgãos internos e melhora a digestão.
Sukhasana
Uma posição confortável e agradável é a posição de pernas cruzadas. O asana é muito adequado para iogues iniciantes.Primeiro você precisa se sentar no tapete, cruzar as pernas. Um cobertor ou travesseiro enrolado pode ser colocado sob as nádegas. O pé direito é puxado até a coxa esquerda. O pé esquerdo deve ser posicionado sob a canela direita, próximo à coxa. Puxe os joelhos em direção ao chão. Tape os olhos. Concentre sua atenção na ponta do nariz ou entre as sobrancelhas.
Se surgirem dificuldades, os iniciantes são aconselhados a realizar o asana com apoio na parede, tocando-o com as costas... Com a ajuda da postura, a região vertebral é fortalecida, os músculos do quadril são alongados, a mobilidade de todo o sistema musculoesquelético se desenvolve.
Padmasana
Essa posição do corpo é chamada de posição de lótus. É dominado após o surgimento da flexibilidade articular. Primeiro você precisa pegar o asana de pernas cruzadas, depois pegar o pé direito com as mãos e movê-lo lentamente para a coxa esquerda, mais perto do estômago. Em seguida, faça o mesmo com o pé esquerdo e coloque-o no fêmur direito. Se for difícil dominar a postura, você precisa puxar um pé até a coxa oposta e deixar a outra perna no chão. Articulações e ligamentos adquirem mobilidade e flexibilidade.
A postura tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular, melhora a circulação sanguínea. Com o tempo, os processos de pensamento são acelerados, a memória melhora.
Siddhasana
A posição corporal mais perfeita para a meditação é a pose da estrela. Sentado, puxe o calcanhar do pé direito em direção às nádegas. Ela deve descansar contra a virilha, mas você não precisa se sentar nela. Coloque o outro pé em cima. O calcanhar do pé esquerdo deve estar próximo ao osso púbico. Os genitais estão localizados entre os calcanhares, formando uma linha: o osso do calcanhar esquerdo se eleva acima do calcanhar direito. Concentre-se no umbigo.
A posição é praticada para curar todo o corpo e aumentar o crescimento espiritual.
Virasana
A pose do herói é igualmente adequada para iniciantes e pessoas com vasta experiência em meditação. É realizado de joelhos. Primeiro você precisa abrir os pés, expire profundamente e abaixe as nádegas até o chão. Nesse caso, a parte interna das panturrilhas não deve tocar a superfície externa das coxas. Os dedos apontando para trás devem ser pressionados contra o chão. As nádegas devem estar no chão, não nos calcanhares.
A posição do herói contribui para a melhoria da atividade mental e a normalização da funcionalidade dos órgãos internos. A tensão nas pernas diminui, as articulações dos joelhos ficam mais fortes, as dores reumáticas desaparecem e as esporas de sal desaparecem nos calcanhares.
Qual escolher?
É muito importante que os iniciantes se envolvam na meditação para encontrar uma posição corporal confortável para eles. É necessário levar em consideração as características individuais do organismo. Primeiro, você pode começar a dominar duas posições simples de sentar: Vajrasana e Virasana. Para iniciantes, a postura Sukhasana é ótima.
Somente depois de trabalhar completamente esta posição é recomendado ir para Padmasana e Siddhasana.
Os especialistas aconselham as pessoas não muito saudáveis a meditarem em um travesseiro macio ou sentadas em uma cadeira. Posicionar as nádegas logo acima das pernas evita que fluam. Para alongamentos ruins, é melhor colocar alguns travesseiros sob as coxas para manter as pernas fora do chão.
Para aqueles que sentem desconforto físico na posição sentada, pratique deitar de costas.... É aconselhável realizar ações no chão, pois somente com o auxílio de um suporte rígido a coluna pode ser posicionada corretamente.
Como manter a posição corporal correta?
Uma posição adotada corretamente permite que uma pessoa medite por um longo tempo sem estresse. Encontrar o seu centro e simetria é muito importante para fazer a prática espiritual. A obtenção do resultado desejado é dificultada pelo uso simultâneo de dois estados opostos: concentração e relaxamento. Sempre deve haver um equilíbrio. Evite forçar ou relaxar demais o corpo.
Na posição deitada, o peso do corpo deve ser distribuído uniformemente no chão. Os especialistas não recomendam que os iniciantes se envolvam em práticas meditativas em posição supina, uma vez que um corpo relaxado pode mergulhar a pessoa em um sono profundo.
A principal condição para qualquer meditação sentada é uma coluna reta e relaxada.... Evite a aparência de uma curvatura que impede o fluxo livre de energia. Mantenha o pescoço reto. O queixo deve estar ligeiramente abaixado na direção do peito. O peso corporal deve ser distribuído simetricamente. Imagine que sua espinha seja composta por uma pilha de moedas.
Esta imagem mental permite que você mantenha uma sensação de estabilidade e equilíbrio, porque qualquer inclinação para a esquerda, direita, para frente ou para trás destruirá a pilha imaginária e as moedas se espalharão pela sala.
Você pode imaginar um barbante amarrado no topo de sua cabeça, puxando você para cima. Uma sensação de leveza aparece, a coluna se endireita. A quietude pode ser trabalhada visualizando uma montanha majestosa. Imagine-se como uma montanha silenciosa e congelada. Alinhe a postura, relaxe e relaxe por alguns minutos. A caixa torácica deve ser estendida.
Possíveis erros
Para evitar várias deficiências ao realizar as práticas de meditação, você precisa verificar a posição correta do seu corpo em frente ao espelho. Os especialistas aconselham os iniciantes a prestar atenção a alguns pontos muito importantes causados por erros comuns.
- A curvatura das costas durante a meditação aparece devido às características fisiológicas de uma pessoa ou desatenção. Para eliminar problemas fisiológicos, é recomendável colocar um absorvente sob as nádegas para levantá-las. A desatenção é eliminada por uma abordagem mais consciente da prática de meditação. Mantendo as costas retas durante a execução do asana, a pessoa gradualmente se acostuma com a posição correta. Os músculos das costas são fortalecidos.
- Uma coluna lombar excessivamente arqueada freqüentemente causa dor nas costas. Para eliminar a deflexão excessiva, é necessário mover o cóccix ligeiramente para a frente e a região lombar se endireitará. A escolha de uma almofada de apoio não muito alta permite fornecer uma deflexão natural.
- Os joelhos erguidos colocam muito estresse nas costas. Como resultado, ela começa a ficar doente. Para resolver o problema, você precisa usar ajudas na forma de um pequeno assento.
- A forte tensão causa dores musculares. Nesse caso, a circulação de energia é interrompida. Você precisa se preparar adequadamente para a meditação.
- Você não deve começar a dominar técnicas complexas sem uma preparação adequada. Essas tentativas geralmente levam a traumas e ao desejo de abandonar a prática espiritual. Comece dominando técnicas simples. Mova para posições mais difíceis gradualmente.