Tudo sobre a técnica Mula Bandha
Problemas com o sistema geniturinário podem ocorrer repentinamente em homens e mulheres. Claro, você pode ir ao consultório médico e usar a terapia medicamentosa. Porém, para melhorar o resultado ou se livrar completamente da doença, você também pode aplicar uma técnica chamada Mula Bandha. Antes de continuar, você precisa se familiarizar com as informações abaixo.
O que é isso?
Em termos simples, podemos dizer o seguinte: Mula bandha é uma espécie de exercício que consiste em tensionar os músculos do assoalho pélvico. Também é chamado de raiz ou fechadura perineal. Ele aumenta a energia vital que se move do umbigo para a área entre a laringe e o coração. Com este exercício, você pode melhorar o tônus muscular e quebrar os bloqueios que estão no caminho do fluxo de energia.
O chamado bloqueio de raiz é executado da seguinte maneira: tensionamos os músculos do períneo e relaxamos. As mulheres puxam e apertam a vagina, enquanto os homens puxam os testículos. Essas ações são uma espécie de massagem para o aparelho geniturinário.
Com o uso regular dessa técnica, a energia necessária fluirá através do períneo para o cóccix e, em seguida, fluirá para a coluna.
Esteja ciente de que a coluna vertebral é a parte principal do corpo, que é considerada a árvore da vida.
Mula bandha direciona a energia sexual na direção certa, circulando assim essa energia por todo o corpo e por todos os canais vitais. E, como sabemos, a energia sexual afeta todas as áreas da vida humana. Se o nível de energia no centro sexual aumentar, a energia geral também aumentará. Uma pessoa se torna menos vulnerável a fatores negativos externos.
Se houver uma diminuição no tônus, a apatia se instala. Neste caso, você pode usar Mula Bandha. Este exercício é especialmente útil para pessoas que não têm um parceiro sexual - ele ajudará a desenvolver a energia sexual que sustenta a vitalidade.
Benefícios e contra-indicações
A prática de Mula Bandha é muito benéfica. Os adeptos da técnica dizem que ela serve quase como uma panacéia para todos os problemas de saúde ou mau humor. Portanto, vamos começar com as propriedades positivas que são inerentes a esta prática.
- A maioria dos asanas de ioga não pode ser realizada sem Mula Bandha. Por exemplo, para apoiar seu corpo durante uma parada de cabeça, parada de mão, etc., você precisará usar esse tipo de exercício adicionalmente. Se você não conseguir retesar e segurar a pelve, não será capaz de manter o equilíbrio do corpo.
- O efeito do exercício é óbvio quando se trata de fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Com a idade, esses músculos perdem sua elasticidade. Portanto, os órgãos dessa área também começam a perder o tônus. E esse fator negativo acarreta problemas de saúde.
- O corpo humano contém o músculo PC (também chamado de músculo PC). Com sua ajuda, podemos realizar ou conter a micção. Mesmo sem ele, a ereção de um homem é impossível. Se você treinar este músculo com Mula Bandha, você se sentirá alegre e saudável.
- Se você for forçado a experimentar a abstinência sexual, então você deve fazer os exercícios acima com mais freqüência. Caso contrário, problemas na área genital são garantidos para você, uma vez que a pressão arterial excessiva nos genitais leva à sua inflamação. Por exemplo, os homens podem desenvolver prostatite, enquanto as mulheres podem desenvolver problemas de fertilidade ou podem desenvolver vários tumores.
- A técnica torna possível fechar a energia psíquica da consciência e não permite que essa energia afunde cada vez mais. Se este exercício for aperfeiçoado, seu efeito no corpo mental será muito eficaz.
- O quarto capítulo do texto "Hatha Yoga Pradipika" diz aproximadamente o seguinte: com a ajuda de Mula Bandha, prana e apana, nada e bindu são combinados. Essa conexão dá à pessoa perfeição completa na execução de ioga. O termo "prana", neste caso, aparece na forma de movimentos específicos designados do corpo. Eles removem a energia ruim e o desperdício de energia do corpo. Se houver equilíbrio entre prana e apana, haverá equilíbrio entre as energias.
- Se você praticar Mula Bandha regularmente, será capaz de manter seu estado de plena consciência ao longo do dia. Sua mente se tornará flexível, você aprenderá a tomar decisões rápidas.
- Ao se concentrar na prática de Mula Bandha, você será capaz de se proteger de pensamentos desnecessários.
Porém, em todos os casos, é necessário levar em consideração os fatores negativos que podem ocorrer durante a execução do Mula Bandha. Vamos considerá-los.
- Com hemorróidas em estágio de exacerbação, você precisa se abster de fazer o exercício.
- Em caso de inflamação aguda da próstata, também é necessário abandonar a prática.
- A gravidez é uma contra-indicação ao exercício.
- Você deve ter cuidado com Mula Bandha se tiver pressão alta ou estiver resfriado. O fato é que durante a prática o corpo fica tenso, e tal tensão afeta diretamente o estado geral de uma pessoa. Com um sistema imunológico enfraquecido ou alta pressão, o corpo pode não responder corretamente aos movimentos do corpo. Então, haverá problemas de saúde.
- Se você está sofrendo de vertigem, deve ter cuidado ao fazer Mula Bandha.
Técnica de execução
O bloqueio raiz na ioga é capaz de despertar a energia Kundalini. Isso acontecerá se feito corretamente. Ao fazer ioga, inicialmente, você deve contrair os músculos no local onde está localizado o chakra Muladhara.
Graças a esses exercícios, você logo poderá determinar com precisão a localização do chakra em seu corpo. E só então, pelo poder de seus pensamentos durante a ioga, você poderá facilmente concentrar a energia neste ponto. Além disso, você será capaz de corrigir a energia que chega com a ajuda de sua consciência.
Para realizar a prática corretamente, você precisará usar um conjunto de exercícios, que é dividido em três partes. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.
- Normalmente todas as ações começam com Muladhara Mudra. É o centro de badhi (bloqueio de fluxo de raiz). Ao apertar kanda, você ativa o prana e força seu fluxo para os canais de energia. Para cumprir essa condição, você precisa contrair bem os músculos da região perineal.
- Em seguida, prossiga com o Ashvini Mudra. (o centro, que fica na parte de trás, precisa ser apertado com força). Este centro aumenta o fluxo de energia. Ao realizar este exercício junto com Vajroli Mudra, a energia estará concentrada no cóccix. O que é Vajroli Mudra? Este é um exercício que envolve contrair os músculos da parede abdominal anterior.
- A última parte é considerada o Vajroli mudra.localizado em frente. Com este exercício, você comprime o esfíncter do pênis e do trato urinário, levantando-o assim. A realização deste exercício envolve a contração dos músculos do abdômen inferior.
Você deve saber: o espaço que tem a forma de um ovo é chamado de kanda (aqui ocorre a formação dos canais de energia de nadi). Kanda está dentro, acima da virilha. Quando uma pessoa usa o Mulahadra Mudra com Vajroli, bem como o Ashvini Mudra, ela distribui energia diretamente por três canais.
Quando kanda é comprimido, o prana sobe aos níveis superiores por meio de 5 canais de energia e vai diretamente para Aham-granthi e Mahat-granthi. A compressão dos músculos move o prana. Portanto, ele se acumula em Manipur e fornece a vitalidade de todo o organismo.
Saiba que ao usar a prática de Mula Bandha, o prana sobe das camadas inferiores para as superiores. Assim, todos os chakras vibram e todas as informações internas mudam para melhor.
A energia positiva que foi transformada como resultado das ações acima pode ser usada quando você realmente precisar dela.
Entretanto, isso não é tudo. Você pode tentar usar a prática "Vermelho - Mula Bandha, Azul - Ashvini Mudra."
- Para fazer isso, sente-se no tapete na posição Padmasana (você pode usar outro, ou seja, aquele em que você usa as costas retas).
- Respire fundo, prenda a respiração e direcione sua consciência para o Vajroli mudra. Expire e, a seguir, comprima o esfíncter com firmeza e levante-o.
- Em seguida, você deve respirar novamente e usar o mudra Ashvini (comprimimos os músculos peritoneais e os pressionamos contra a coluna).
- Em seguida, contraímos os músculos com força e imaginamos como a energia é deslocada para cima.
- Finalmente, completamos a inspiração e passamos para o Jalandhara Bandha (puxar a nuca para cima, enquanto pressionamos o queixo contra o pescoço).
- Prendemos a respiração novamente.
- Em seguida, contraia fortemente os músculos do períneo e expire.
- Relaxe o pescoço e, em seguida, relaxe o corpo.
Os iniciantes não devem se esforçar demais e fazer os exercícios acima mais de 10 vezes. Só depois de vários exercícios você pode começar a aumentar gradualmente o número de exercícios.
Durante a execução de Mula Bandha, vários grupos de músculos ficam tensos ao mesmo tempo. É então que o pênis nos homens se retrai e, nas mulheres, os músculos internos da vagina e do clitóris ficam tensos.
Erros
O exercício deve ser feito corretamente. Os erros podem não apenas anular o efeito da prática, mas também prejudicar a saúde física e mental. Portanto, é necessário aprender as seguintes verdades.
- Deixar de aquecer antes de praticar Mula Bandha pode ter um efeito negativo.
- Não sobrecarregue antes da prática.Pessoas que praticam com o estômago cheio correm o risco de indigestão. Além disso, eles vão sobrecarregar seu corpo ainda mais e prejudicá-lo.
- Se a prática não for feita todos os dias, mas de vez em quando, você não obterá o resultado desejado. Apenas o trabalho diário em si mesmo permite que os músculos se fortaleçam conforme necessário. Ao mesmo tempo, a energia em todos os pontos necessários apenas aumenta e a consciência surge com a prática.
- Os músculos do períneo trabalham ao mesmo tempo que os outros músculos do corpo. Quando uma pessoa inexperiente tensiona os músculos no ponto sexual, a partir de tais ações todo o seu corpo fica tenso. Você precisa aprender a separar esses esforços e controlá-los. Caso contrário, você não terá sucesso.
- Você não precisa tentar fazer tudo da maneira que você precisa imediatamente. Para começar, você precisa desenvolver uma habilidade simples de contrair e relaxar os músculos do períneo à vontade. Você também deve respirar livremente e não coordenar a respiração com a contração muscular.
- Você não deve se sentir desconfortável contraindo os músculos e mantendo essa tensão muscular no períneo. Portanto, respire sempre de maneira uniforme e lenta.
- Sua respiração e o trabalho de todos os músculos devem coincidir. Aqueles praticantes que, ao inspirar, não têm tempo para tensionar os músculos, não obtêm o efeito desejado. Durante a prática, concentre-se no períneo central. Ao fazer isso, preste atenção às sensações diretamente relacionadas a Mula Bandha. Se você não fizer isso, não será capaz de direcionar a energia na direção certa.
- Leve o seu tempo enquanto executa a versão original. Para compreender todas as sutilezas, isso levará tempo. É melhor aumentar a duração da prática do que não obter o resultado desejado.
- Não zombe de sua respiração. Somente quando você aprender a combiná-la com a tensão muscular, poderá continuar seu desenvolvimento. Do contrário, você se cansará rapidamente de ações erradas e perderá o interesse em realizar a prática.
Neste vídeo você pode se familiarizar visualmente com os recursos da técnica Mula Bandha.