Sofás

Sofás amarelos: uso no interior, combinações de cores

Sofás amarelos: uso no interior, combinações de cores
Contente
  1. Características de sofás amarelos
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Tamanhos e formas
  5. Tons e combinações de cores
  6. Como escolher o interior?
  7. Belos exemplos

O sofá amarelo, graças à sua aconchegante cor ensolarada, certamente atrairá a atenção e se tornará um toque de estilo no interior. Tentaremos responder com mais detalhes às perguntas sobre como escolher o modelo ideal e com quais tons combinar o amarelo.

Características de sofás amarelos

À menção do amarelo, surgem imediatamente associações com o sol, calor, luz e emoções agradáveis. Muitas pessoas ficam impressionadas com este toque alegre no interior, por isso os fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de sofás neste esquema de cores. De acordo com psicólogos, a cor ajusta a pessoa a um humor otimista, melhora o humor, dá coragem. Está provado que o amarelo contribui para a geração de novas idéias e, ao se cercar de objetos dessa cor, a pessoa aceita pontos de vista alternativos com muito mais facilidade.

No entanto, o amarelo tem efeitos positivos e negativos. Com uma quantidade excessiva de sombra, causa condições desagradáveis ​​na pessoa como:

  • criticidade excessiva;
  • desejo incontrolável de discutir;
  • autoconfiança excessiva;
  • intolerância.

Porém, para que este efeito desagradável se manifeste, deve haver muito amarelo no interior. Portanto, no design do apartamento, um sofá neste esquema de cores será o suficiente.

Variedades

Dependendo da finalidade do sofá amarelo, existem três opções principais para este tipo de mobiliário.

  • Dobrando. Este é um sofá-cama que desempenha várias funções ao mesmo tempo: durante o dia, este móvel é montado e usado para se comunicar com os amigos, relaxar com um livro, assistir TV ou gadgets, e à noite ele se afasta e cria um ambiente completo lugar para dormir. Tais modelos costumam ter as mais altas características técnicas e operacionais, e dependendo do mecanismo de transformação, podem ser executados em diferentes versões: "livro", "eurobook", "click-gag", "golfinho", "acordeão" e muitos outros .
  • Estacionário... Este é um modelo não dobrável com pernas. Via de regra, é instalado em salas para separar áreas funcionais no interior.
  • Modular. Esses sofás consistem em várias seções, que podem ser trocadas e criar a composição necessária dependendo do uso específico do móvel. Por exemplo, à noite eles podem ser dobrados em um sofá confortável, e durante o dia eles podem ser divididos em pufes independentes.

Graças a uma grande variedade de sofás de diferentes designs, cada proprietário de uma sala pode equipar o seu interior de acordo com as preferências pessoais e as dimensões da divisão.

Materiais (editar)

A aparência do sofá amarelo e a duração de seu funcionamento dependem em grande parte da escolha correta do estofamento. Por isso, ainda na fase de compra, é importante levar em consideração as peculiaridades de uso desse móvel. Portanto, se você está planejando colocar um sofá em um berçário ou se há animais de estimação em sua casa, é melhor abandonar imediatamente os materiais caros que exigem uma atitude muito cuidadosa. Nesse caso móveis de couro devem ser evitados, já que o couro é muito caprichoso e ao mesmo tempo caro.

Vamos considerar opções mais práticas.

Velours

Tecido denso e quente que cria uma sensação aconchegante no ambiente. Este material combina perfeitamente com o estilo shabby chic e boho. O veludo tem um aspecto estético e uma vasta gama de tonalidades permite-lhe escolher o tom ideal que se adapta harmoniosamente ao interior.

O material é bastante durável, respirável e mantém sua forma mesmo com forte pressão... Limpar o veludo também não é difícil: basta o agente de limpeza mais simples e um aspirador de pó para cuidar do revestimento.

Rebanho

O material é ideal para residências onde vivem animais, pois mantém sua forma e condição mesmo sob a influência de garras de cães e gatos. É resistente à maioria dos agentes de limpeza, é hipoalergênico, portanto, é seguro para pessoas com patologias do sistema respiratório e da pele. A vantagem indiscutível de tal material será o fato de que o rebanho não murcha, mesmo que a luz solar direta incida sobre ele. Esta qualidade é muito apreciada quando se trata de móveis estofados.

Jacquard

Material bastante caro que indica diretamente a situação social e financeira dos proprietários de casas. A tela é totalmente isenta de fiapos e inclui fibras naturais e artificiais. Jacquard é um material ecologicamente correto e hipoalergênico com parâmetros de alta resistência.

O Jacquard é limpo da sujeira com detergentes que não contêm componentes agressivos.

O material deve ser protegido da luz solar e, após a lavagem, secar somente em local com sombra.

Tapeçaria

É um material natural utilizado com mais frequência em interiores clássicos. Esse estofamento geralmente contém imagens de paisagens em uma variedade de cores. Esta tela é muito agradável ao toque, pode assumir qualquer formato e é fácil de limpar. É por isso A tapeçaria é muito popular na fabricação de móveis de canto e modulares.

Chenille

O tecido é semelhante à tapeçaria e pertence à categoria de materiais caros. Isso se deve à longa vida útil dessas superfícies.No entanto, o chenille é bastante resistente e não conduz bem o calor: dormir sobre esses móveis é inconveniente, na maioria das vezes o estofamento é usado para a produção de sofás fixos. A limpeza é permitida somente a seco, sem o uso de água e compostos líquidos.

Boucle

Matéria incomum, em cuja superfície as fibras formam nódulos de estrutura densa. Essa estrutura confere ao material resistência adicional, resistência à abrasão e ao desgaste. No entanto, esse tipo de mobiliário não é fortemente recomendado para instalação em casas onde vivem gatos, cães e grandes roedores.

Tamanhos e formas

Normalmente, sofás amarelos com as seguintes formas são usados ​​no interior.

  • Angular... Devido à sua aparência decorativa e durabilidade, essas estruturas tornaram-se modelos bastante populares. Os sofás de canto adaptam-se harmoniosamente a qualquer interior, independentemente do estilo e da metragem da divisão. Eles parecem orgânicos, tendem a se transformar e criar um bloco de dormir duplo completo para uma noite de descanso. Normalmente, um sofá de canto é equipado adicionalmente com uma unidade de armazenamento para roupas de cama.
  • Sofá pequeno. É um sofá amarelo compacto e estreito que, graças ao seu tamanho diminuto, cabe facilmente mesmo nos quartos mais pequenos.
  • Grande. Móveis dimensionais que não permitem um ambiente excessivo, portanto, são mais frequentemente usados ​​em corredores espaçosos.
  • Direto. Um sofá clássico e muito confortável. O modelo não ocupa muito espaço, por isso cabe harmoniosamente em qualquer solução de ambiente mobiliado.
  • Volta... Este móvel é oval, semicircular ou redondo. Caracterizada pela decoração, traz tranquilidade e aconchego ao interior.

Tons e combinações de cores

O amarelo é representado por uma grande variedade de tons.

  • Mostarda. É considerado um dos tons mais ricos e coloridos, distingue-se pelas contradições, pela complexidade decorativa. Cria um bom humor, mas ao mesmo tempo suaviza as manifestações agudas das emoções.
  • Areia. Os psicólogos dizem que a cor areia natural é uma das mais aconchegantes. Literalmente envolve uma pessoa com calor, criando uma atmosfera de alma e tranquilidade na sala.
  • Sob o ouro. Este esquema de cores é considerado a solução ideal para animar o espaço envolvente e dar algum rigor ao ambiente, aliado a ligeiras notas de lúdico.
  • Amarelo brilhante. Um esquema de cores alegre e rico, mas ao mesmo tempo um pouco ousado e desafiador o tempo todo. Cria a aura mais positiva.
  • Luz amarela. A cor é bastante agradável para os olhos, parece clara e arejada, como se enchendo o espaço com os raios do sol.

Atenção especial deve ser dada às questões de combinação do amarelo com outras cores no interior. Primeiro, vamos examinar as combinações contrastantes.

  • A combinação do amarelo com o roxo é muito acolhedora e calorosa. Os tons lilás e amora não são tão brilhantes, mas, ao mesmo tempo, destacam-se favoravelmente o amarelo. Normalmente, um sofá amarelado é decorado com almofadas lilases, complementadas com cortinas ou tapete roxo.
  • Outro contraste interessante pode fornecer um azul profundo ou ciano.... Ambos os tons se complementam favoravelmente: o amarelo relaxa e o azul melhora a concentração.
  • Combinações de preto e amarelo geralmente usado para decorar uma sala em estilos de arte pop e art déco modernos. Neste caso, a cor escura das paredes é diluída por um lustre caro com um brilho dourado e móveis de um esquema de cores amarelo profundo.
  • Combinação com verde à primeira vista pode parecer muito brilhante, mas se usar cores claras, vai adicionar um pouco de calor primaveril e frescura ao interior. No entanto, os amantes de cores ricas podem sempre experimentar um interessante conjunto de sofá canário com almofadas verdes brilhantes.

    A paleta de cores calmas não oferece menos variedade:

    • a combinação mais segura seria um sofá amarelo sobre um fundo branco;
    • clássicos imutáveis ​​- areia e bege, esta decoração é apropriada para uma variedade de estilos;
    • a combinação de cinza ensolarado e claro parece muito boa: as duas cores estão em harmonia e se complementam.

    Como escolher o interior?

    Os sofás amarelos podem ser instalados nas mais variadas áreas funcionais: na sala de estar, no quarto das crianças, bem como na sala de jantar, na cozinha e até no quarto.

    Um sofá amarelo fica melhor perto de uma janela. Então, a luz que incide sobre ele adicionará conforto ao ambiente. Uma pequena mesa de centro quadrada será apropriada perto do sofá, e é melhor usar arandelas de parede para iluminar. É aconselhável adquirir uma poltrona do mesmo tom e estilo do conjunto para o sofá e colocá-la ao lado. A fim de alcançar o máximo de imersão no estilo, em toda a sala você precisa organizar grandes vasos de flores e pendurar quadros.

    Na cozinha, costuma-se instalar um sofá de cores vivas no local onde a família faz as refeições diariamente. O conjunto inclui uma mesa de vidro e várias cadeiras elegantes na cor preta ou grafite.

    Uma opção segura para colocar móveis estofados com um tom tão rico será um quarto de criança, pois as crianças preferem tudo com luz natural. O melhor é adquirir um modelo com transformador, podendo decorar o sofá com almofadas turquesa ou azul. Na hora de escolher um sofá amarelo, é extremamente importante escolher um tom: deve ser agradável aos olhos, sem causar irritação e ansiedade.

    A cor amarela é facilmente suja, porque você terá que lidar com a contaminação da superfície regularmente.

    A melhor opção seriam produtos com tampas removíveis. Se o modelo não oferecer essa oportunidade, tente adquirir um produto com estofamento que seja fácil e rápido de limpar.

    E, claro, preste atenção a fatores como:

    • respeito pelo ambiente dos materiais utilizados, hipoalergênicos;
    • confiabilidade do quadro;
    • simplicidade do mecanismo de transformação;
    • a qualidade do enchimento.

    Belos exemplos

    O sofá amarelo é uma escolha harmoniosa para quartos com uma grande variedade de designs. Ele é capaz de criar um bom humor, carregar com positivo e tornar o interior verdadeiramente único.

    O sofá amarelo parece impressionante no estilo loft em conjunto com paredes de tijolos.

    A alta tecnologia permite uma bela combinação de móveis amarelos com um tapete e cadeiras pretas ou cinza escuro.

    Art Déco cria um contraste elegante com o sofá amarelo com paredes de grafite e uma abundância de espelhos.

    Os interiores escandinavos preferem tons frios, então o amarelo atua aqui como um detalhe de destaque.

    Os sofás amarelos ficam invariavelmente bonitos em interiores decorados nos estilos Rococó e Barroco.

    Uma visão geral do sofá amarelo é apresentada no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa