Como substituir o bloco de molas no sofá?
Infelizmente, nada é eterno: com o tempo, qualquer coisa perde sua aparência atraente ou falha. Esta declaração se aplica totalmente a móveis. Muitas vezes, no processo de uso prolongado, sentar na superfície do sofá começa a falhar. Isso indica que as molas ficaram inutilizáveis e precisam ser substituídas.
Existem várias maneiras de resolver o problema: compre um sofá novo, contrate especialistas para consertá-lo ou tente consertá-lo você mesmo. As duas primeiras opções não causarão dificuldades, mas consideraremos a terceira com mais detalhes.
A necessidade de substituição
O primeiro sinal de que é hora de substituir as molas é o aparecimento de amassados ou elevações na superfície de dormir. Depois disso, mais e mais espirais começam a se quebrar gradativamente, no final o descanso se transforma em tormento, os músculos não descansam, o sistema musculoesquelético não relaxa após um dia difícil e a pessoa não dorme o suficiente.
Para evitar isso, é necessário monitorar o estado dos móveis para repará-los ao primeiro sinal de mau funcionamento.
Considere os casos mais comuns em que você precisa substituir as molas do sofá.
- Defeito de fabricação de espirais de aço, baixa qualidade do metal usado em sua fabricação e outros defeitos que não podem ser detectados pela inspeção visual no momento da compra - eles só apareceram com o tempo.
- O produto serve há muito tempo e, com o tempo, as molas vão perdendo a elasticidade. O uso de móveis deixou de ser confortável, principalmente se for utilizado para relaxamento quando desdobrado.
- O bloco de molas é muito duro e é desconfortável repousar em um sofá assim. A rigidez não pode ser ajustada, mas você precisa alterar os elementos internos ou colocar uma camada adicional de espuma de borracha sob o estofamento.
Preparação para o trabalho
Você precisa se preparar cuidadosamente para um reparo de alta qualidade com antecedência.
Você deve ter em estoque novos elementos para substituir os que falharam e todas as ferramentas que serão necessárias no trabalho.
Nós decidimos sobre as molas, dentro do sofá, e compre em qualquer local de sua conveniência (loja, mercado ou via Internet).
Tipos básicos de elementos de mola
Visualizar | Dignidade | desvantagens |
Serpentine Flat | Facilidade de fabricação, longa vida útil, baixo preço. | Com o tempo, eles caem, perdem a elasticidade, são usados principalmente em modelos dormindo. |
Base bonnel dependente da mola | Custo acessível, acabamento razoavelmente alto, boa qualidade e conveniência. | Após o uso prolongado, pode começar a emitir sons estranhos; se até mesmo uma mola quebrar, uma substituição completa da unidade é necessária. |
Bloco de mola autônomo | Cada espiral é fixada independentemente das outras, o que garante facilidade de reparo e alto nível de conforto quando desdobrada e dobrada. | Alto custo |
Reparos do tipo "faça você mesmo" economizarão uma quantia significativa para o orçamento familiar, já que você não precisa pagar pelos serviços de um patrão. Depois de decidir sobre as molas, você deve preparar a ferramenta.
Para eliminar defeitos no sofá de casa, precisamos das seguintes ferramentas:
- conjunto de chave de fenda;
- chave inglesa ou chave ajustável;
- alicate ou alicate para remover os suportes de fixação;
- faca de papelaria ou tesoura para cortar o material de revestimento;
- fita métrica;
- um grampeador, melhor para construção, para prender o tecido do estofamento após a conclusão do trabalho.
A etapa final da preparação é a compra de uma base para molas e espuma de borracha. Os blocos de molas são montados em compensado, o melhor é usar um material com espessura de pelo menos 8 mm.
O filler deve ser adquirido com a espessura necessária, que é determinada após a medição da altura da base e das molas, mas se o tamanho necessário não estiver disponível, você pode comprar um mais fino e colocar em várias camadas.
Instruções passo a passo
É bastante simples substituir o bloco da mola com suas próprias mãos, para isso, você precisa seguir as instruções para realizar o trabalho de reparo.
- Ao renovar um sofá, os painéis laterais são removidos primeiro. Isso é feito com uma chave inglesa.
- Em seguida, o estofamento é removido, a poeira acumulada ao longo dos anos de operação é totalmente limpa.
- Isso é seguido por uma inspeção do design do sofá. Durante o uso, podem aparecer rachaduras nas vigas, talvez até mesmo elas tenham rompido com os impactos. Barras danificadas devem ser substituídas, pequenas rachaduras podem ser reparadas com almofadas e parafusos.
- Próxima etapa: substituir a base de madeira compensada, se houver necessidade.
- Em seguida, determinamos o elemento danificado e fazemos os reparos dependendo do tipo de bloco de mola. Substituição completa ou personalizada. Com uma substituição parcial, as molas danificadas são separadas com um alicate das próximas e novas são colocadas em seus lugares. As molas são mantidas juntas por arame. Lembre-se de dobrar o fio dentro do bloco da mola para segurança.
- No final, você precisa colocar tudo de volta no lugar. Uma esteira de espuma ou hollowfiber é colocada no bloco reparado - é mais confiável e dura mais tempo.
- Em seguida, o sofá é coberto com um tecido de estofamento, novo ou velho, mas previamente limpo de poeira e sujeira.
- As paredes laterais estão voltando ao seu lugar e o sofá remodelado está pronto para uso.
Se tudo for feito corretamente, os móveis estofados servirão por muitos anos.
Em vez de uma conclusão
Na hora de escolher um sofá, preste atenção em que tipo de molas é utilizado nele, pois a durabilidade do produto depende disso.
Se você tiver problemas nas costas, é melhor consultar primeiro o seu médico. Ele aconselhará em que superfície você deve dormir.
E também vale a pena descobrir que tipos de enchimentos foram usados na fabricação desta instância. O modelo com as molas que você escolher determinará o preço final do produto e a facilidade de reparo no futuro, quando for necessário.
Para informações sobre como trocar as molas, veja o vídeo.