Sofás

Como escolher um sofá?

Como escolher um sofá?
Contente
  1. Tipos e formulários
  2. Prós e contras dos mecanismos
  3. Como escolher o interior?
  4. Qual material é melhor?
  5. Critérios de seleção para o propósito
  6. Principais fabricantes

Parece que nada mais fácil do que escolher um sofá novo. A principal coisa - seria macio, e o resto virá. Mas nem tudo é tão simples. Mesmo entre móveis estofados, inclusive sofás, existem critérios de seleção que afetam sua qualidade e conforto.

Tipos e formulários

Atualmente, os modelos de sofás são surpreendentes em sua variedade. Por conveniência, os fabricantes distinguem várias categorias, o conhecimento das características das quais simplifica muito a escolha. A primeira classificação é a divisão dos sofás pela forma.

Angular

Os modelos de sofás de canto estão agora no auge da popularidade, pois possuem vários tipos de dobradura. Mais comum extensão para direita ou esquerda... Mas é bem possível encontrar esse modelo, que vai transformar a parte central... No entanto, antes de comprar tal amostra, é necessário considerar cuidadosamente a sua colocação no apartamento. Isso é feito para fornecer ao sofá o espaço necessário para um desdobramento completo.

Outra vantagem dos sofás de canto é que seus elementos podem ser trocados entre si, criando uma opção ideal para um espaço unilateral. Modelos de canto são preferíveis para colocar em salas espaçosas - em uma sala pequena, eles só podem interferir. Numa divisão em que haja espaço suficiente, assim como numa divisão em que exista excesso, o sofá de canto criará uma zona acentuada sobre si própria, o que dará ao ambiente mais harmonia e conforto.

Na maioria das vezes, os sofás de canto são colocados ao longo das paredes, mas outras opções de colocação são possíveis.

Em forma de U

Uma forma muito original do sofá. Eles são semelhantes aos de canto, mas diferem por terem dois lados salientes... Pode ser instalado em qualquer divisão: sala, cozinha ou berçário. Eles dividem bem o espaço, mas não são adequados para quartos pequenos, pois requerem muito espaço livre. Em uma sala grande, eles chamarão a atenção para si mesmos, dando ênfase à zona de relaxamento. Em uma sala pequena, eles criarão uma impressão opressiva de algo volumoso e desajeitado. Não é adequado para sono constante, pois são muito moles.

Direto

Os sofás retos são considerados clássicos na indústria de móveis estofados. Nesse sentido, ao longo dos longos anos de produção, um grande número de opções de formas, cores e tamanhos foram se acumulando. Como os da esquina geralmente são colocados próximos às paredes, criando uma espécie de combinação funcional de sofá, mesa, pufe, prateleiras adicionais e assim por diante.

Os sofás retos, mesmo desmontados, são considerados uma das opções mais confortáveis ​​para dormir.

Volta

Os sofás redondos costumam ser móveis estofados de alta qualidade. Isso está relacionado não tanto com materiais e tamanhos quanto com sua finalidade. Esses modelos não são projetados para dormir. Eles são criados para relaxamento. No interior, como os de esquina, desempenham o papel de zonear o espaço e criar uma zona de relaxamento. De particular dificuldade é a seleção de um local para tal modelo - você precisa garantir que o acesso à área de recreação seja por todos os lados.

Prós e contras dos mecanismos

O mecanismo de dobramento é outro ponto importante na hora de escolher um sofá. Alguns modelos são adequados para dormir, mas alguns se convertem em um berço rígido, o que pode causar problemas de saúde todos os dias. Mas cada mecanismo de transformação tem vantagens e desvantagens.

Livro e suas subespécies Eurobook referem-se a mecanismos de dobragem. No entanto, é aqui que as semelhanças terminam. Se for necessário espaço adicional para transformar o sofá-livro, ou seja, deve pelo menos ser afastado da parede a uma distância suficiente, então o eurobook não precisa dele. O sofá está equipado com um mecanismo especial que facilita a movimentação do produto.

Eurobook é considerado um dos modelos mais confiáveis.

O click-gag pertence às subespécies deslizantes. Parece um livro, mas difere porque tem duas opções adicionais. O aumento da flexibilidade do design implica alguma fragilidade do mecanismo, por isso é melhor não usar este tipo para sono constante. O mecanismo de transformação de litas também pertence a outros semelhantes. Mas não tem disposições adicionais e não se desdobra inteiramente. Ele apenas transforma os apoios de braços laterais.

Mecanismo de telescópio dobrável recebeu o nome de uma forma semelhante de transformação. Primeiro, a parte inferior desenrola e a parte superior é desenrolada sobre ela (no estado montado, eles ficam um sobre o outro). Suas desvantagens residem tanto no uso de um colchão adicional quanto na necessidade de espaço adicional. Além disso, o uso frequente de tal mecanismo ameaça danificar o piso.

Acordeão também recebe o nome de um método de estilo semelhante a esta ferramenta. Suas desvantagens são que é melhor não dispor os modelos com uma moldura de madeira, as amostras de metal também não são projetadas para arrancamentos frequentes. Além disso, essa transformação requer uma grande quantidade de espaço livre.

Pantógrafo É uma versão melhorada do Eurobook. Suas vantagens são que as partes dobráveis ​​ficam dentro e deslizam para cima em vez de para a frente. Ou seja, tal sofá não danifica o chão, requer muito menos espaço para transformação e é adequado para uso diário, mais precisamente, à noite.

Microlift mais frequentemente usado em modelos de canto. A plataforma inferior rola para fora e sobe, formando um local de dormir com a parte superior e o canto do sofá.Dependendo da confiabilidade da estrutura, ela pode ser adequada tanto para o uso diário quanto para a localização dos hóspedes.

Opções de concha também são bastante comuns. O mais inconveniente é o francês. Americano e italiano são um pouco mais confortáveis. Belga é uma espécie muito rara, ela se transforma junto com as partes macias do sofá.

Como escolher o interior?

Não é segredo que você precisa escolher móveis estofados para que estejam em harmonia com o restante do ambiente. É mais difícil encaixá-lo em um interior já pronto e estabelecido. Portanto, ao escolher sofás, você precisa prestar atenção a vários pontos descritos a seguir.

Cor

Existe uma regra tácita segundo a qual a cor do sofá deve estar em harmonia com a cor das paredes do seu interior. O desenho deve ser escolhido de forma que o sofá não se funda com a parede. Se o tom do acabamento for muito calmo e até mesmo frio, um acento em móveis estofados será aceitável.

Estilo

Se toda a sala for feita em um determinado estilo, o sofá deve ser selecionado de acordo com ele. Uma opção brilhante é adequada para o estilo oi-tech ou moderno... Relativo clássicos, vale a pena ficar em tons pastéis suaves. Uma vez que está atualmente ganhando popularidade Estilo escandinavo, em seguida, observe mais de perto os modelos monocromáticos de cores suaves. Ou, se for adepto da Provença, opte por modelos com motivos florais.

Se não houver um estilo claro no interior e você não souber qual modelo de cor escolher, compre um sofá simples de formas padronizadas - se necessário, você pode decorá-lo com itens de destaque em cores vivas e transformá-lo em uma verdadeira decoração de interior .

O tamanho

Parâmetros como o tamanho da mobília estofada devem ser observados quando o sofá é desdobrado. Isso o ajudará a escolher com mais precisão um local para sua colocação. Por exemplo, você compra um sofá para um ambiente, e quando dobrado ele se encaixa perfeitamente, mas assim que se abre, a varanda, porta ou outros lugares importantes são bloqueados. Bem, você não deve comprar um sofá assim que o vê na loja. Primeiro você precisa esclarecer seus parâmetros e pensar se caberá onde você deseja.

Para a sala de estar é preferível adquirir um modelo de tamanho grande ou até gigante, visto que o propósito principal desse sofá é acomodar hóspedes. Os espécimes de canto são bem adequados para esse propósito. Para o quarto das crianças é preferível escolher um sofá pequeno mas muito funcional com gavetas para roupa de cama e uma superfície dura que funciona como mesa. Se você está procurando um sofá para cozinha, então preste atenção aos cantos especiais da cozinha - eles geralmente são feitos de materiais fáceis de limpar.

Para famílias grandes, você precisa escolher modelos que possam acomodar um grande número de pessoas.

Qual material é melhor?

É fácil se confundir na variedade de formatos, enchimentos, fabricantes, estofados e armações, principalmente para uma pessoa que nada tem a ver com isso, mas apenas quer comprar um sofá confortável para as noites em frente à TV. Vamos tentar descobrir qual material é melhor e para que é adequado.

Quadro

Quanto tempo sua mobília vai durar depende disso. É do seu interesse que o sofá dure o máximo possível. A estrutura mais durável é de metal. Também uma opção muito confiável, mas mais cara, é uma moldura de mogno, carvalho ou outra estrutura de madeira. O quadro mais orçamentário, mas ao mesmo tempo bastante durável, é feito de placas de aglomerado. Mas essas folhas também são diferentes e, para um serviço mais longo, é necessário escolher aquelas que são cobertas com uma camada especial de material de proteção, enquanto as partes do quadro devem ser aparafusadas umas às outras.

Excipientes

Deve-se escolher um sofá com um recheio adequado em função da finalidade a que se destina, visto que com o uso diário alguns materiais perdem rapidamente a forma e "se achatam".Para o sono diário, modelos com blocos de molas especiais são adequados. Sofás muito aconchegantes e macios com enchimento de espuma, mas se você dormir sobre eles todos os dias, eles irão ceder muito rapidamente.

A espuma de látex é um dos melhores materiais de enchimento disponíveis. Também é muito macio, mas manterá sua aparência por muito tempo.

Estofamento

O melhor material para estofamento é considerado Couro genuíno. É muito durável, praticamente não se desgasta e é resistente à umidade, ou seja, um sofá assim pode ser lavado. Porém, também tem desvantagens - esse é o alto custo e o fato de que para a produção desse material é utilizada pele de animais especialmente abatidos para isso. Atualmente, as questões de ecologia e proteção da vida selvagem são levantadas de forma muito aguda, de modo que sofás com estofamento de couro podem ser simplesmente desagradáveis ​​para alguém.

Têm propriedades e padrões semelhantes feito de couro artificial. Para quem se preocupa com o bem-estar animal, essa é uma ótima opção para aproveitar todos os benefícios dos sofás de couro sem o sofrimento dos seres sencientes.

Os mais comuns são materiais como tapeçaria, jacquard e chenille... São também os mais aceitáveis ​​em termos de relação qualidade / preço e, por isso, são utilizados para estofamento de sofás de uso diário. Ao escolher amostras desses materiais, preste atenção especial às costuras: elas devem ser uniformes e sem fios salientes.

Os donos de animais de estimação, especialmente gatos, devem prestar atenção ao estofamento do jacquard. Ela sofrerá muito menos com suas garras. Mas o estofamento de veludo, esteiras e chenile não vale a pena comprar nessas casas.

Critérios de seleção para o propósito

Para escolher o sofá certo, você precisa prestar atenção a todos os itens acima. Estas poucas regras irão ajudá-lo a encontrar um sofá durável que se encaixará harmoniosamente no ambiente que você deseja. Muitas vezes, um sofá em uma casa é um ponto de encontro de toda a família à noite, por isso a escolha de um modelo de qualidade deve ser levada a sério. Então, vamos repetir tudo acima.

Prepare um local para uma nova peça de mobiliário com antecedência e meça a quantidade de espaço livre. Anote as medidas e vá ao armazém. Não hesite em perguntar aos vendedores os parâmetros do modelo que lhe interessa. lembre-se disso um sofá em um apartamento de um cômodo não deve ocupar todo o espaço da sala. Para sua conveniência, pelo menos uma pequena passagem deve permanecer.

Para que o sofá lhe sirva o máximo possível, decida se será um convidado ou para o sono diário. Compre um modelo de acordo com sua finalidade. Na variedade de mecanismos de transformação, escolha a categoria que mais se adequa a você. Experimente o mecanismo na loja: é conveniente para você usá-lo? Além disso, todas as partes da estrutura dobrável devem ser mais espessas do que 3 milímetros, bem conectadas umas às outras e fáceis de mover.

A garantia é obrigatória. Você não sabe se este enchimento é adequado para você, se é confortável para dormir sobre ele e muitos outros detalhes. Portanto, é importante que o sofá sempre possa ser devolvido ou substituído por outro modelo. Mas a garantia inferior a 18 meses é um motivo para pensar na durabilidade do modelo e escolher outro fabricante com um período de garantia maior.

Este é praticamente todo o conselho de especialistas, agora vamos dar recomendações para o sofá de acordo com o estado do corpo humano.

Para sono constante

Talvez a escolha mais séria. A escolha errada do preenchimento para o sono diário pode até levar a problemas nas costas ou dores constantes na região da coluna, o que é bastante desagradável e reduz significativamente a qualidade de vida. Blocos de mola são a melhor escolha para dormir. Eles não apenas mantêm bem sua forma, mas também têm propriedades ortopédicas. A espuma de látex também funciona bem, mas vai durar mais e custar mais.

O negativo dos blocos de molas - com o tempo eles começarão a ranger e se o sofá for feito de má qualidade, com o tempo eles rastejarão para mais perto da superfície e interferirão durante o sono... Portanto, se você decidir comprar um modelo com esse tipo de enchimento, não deverá salvar. A melhor opção é um bloco de molas com molas independentes. É aconselhável que o sofá tenha apoios de braços, para que a roupa de cama não role. O Eurobook, como o acordeão, é a opção de transformação mais conveniente, adequada para dormir todos os dias.

Para os hóspedes

Um sofá de hóspedes tem menos requisitos do que um sofá-cama. É melhor escolher uma amostra grande, como uma amostra de canto. A opção ideal de preenchimento também é um bloco de mola, mas como pode parecer muito rígido para alguns, é necessário que seja coberto com uma camada de espuma de borracha.

Para idosos

Os sofás ortopédicos são adequados para os idosos. Isso inclui modelos com bloco de mola independente ou espuma de látex. Mas é melhor adquirir um móvel com base nas indicações médicas.

Principais fabricantes

As seguintes empresas são consideradas as mais populares na Rússia: Rival, Móveis Eslavos, Pegasus, Sapsan e Lerroy. Essas fábricas produzem produtos de qualidade em todos os formatos e tamanhos. Firmas KRISTIE e ANDERSSEN produzir sofás de canto reconhecidos como os melhores nesta categoria. Esta lista contém marcas de várias faixas de preço, por isso na hora de escolher um sofá também vale a pena considerar o valor que está disposto a gastar na sua compra.

Para informações sobre como escolher o sofá certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa