Tudo sobre o sofá
Hoje, cada um tem a oportunidade de mobiliar a sua casa com qualquer mobiliário de forma a conseguir a exclusividade do seu interior e aumentar o conforto da divisão. Para uma sala de estar ou quarto, uma excelente solução seria sofá, mas nem todos entendem bem que tipo de móvel é.
O que é isso?
Na vida cotidiana, os sofás e outros tipos de móveis semelhantes são frequentemente chamados de sofás, mas na verdade cada um dos nomes tem uma definição clara que permite não confundir os móveis nomeados entre si. O sofá realmente se parece com um sofá, mas com características próprias - tem apoios de braços e encosto, mas são da mesma altura.
Ao mesmo tempo, o sofá está em sua forma original não se desdobra, porque se destina exclusivamente ao relaxamento diurno na posição sentada - por isso é tão adequado na sala de estar. No entanto, hoje em dia, os designers costumam fazer experiências com formas, cruzando o sofá com outros artigos de decoração semelhantes.
O sofá era inventado no Oriente, e seu nome curto do árabe é traduzido por uma construção muito longa - "um travesseiro na sela de um camelo". A versão original desse tipo de mobília sugeria que a pessoa deveria sentar-se bem abaixada, enquanto o assento era coberto com um grande número de almofadas nas quais se poderia afogar.
Como qualquer outro móvel nos últimos séculos, o sofá foi encontrado principalmente em casas ricas, onde foi devidamente decorado - foi estofado com couro, seda ou mesmo tapetes, enquanto a base era feita de tipos caros de madeira como lariço ou cedro.Ao mesmo tempo, os travesseiros podiam ser recheados com crina de cavalo ou lã de ovelha - assim, mantinham-se melhor e não permitiam que se afogassem descontroladamente neles.
O sofá chegou à Europa apenas no século 18, mas rapidamente se apaixonou pelos conhecedores locais de luxo e hoje pode ser encontrado em quase todos os países do mundo.
Como é diferente de outros tipos de móveis?
Para quem não é muito versado em móveis, todos os "sofás" são iguais. No entanto, você não deve se surpreender se descobrir que o acessório de mobília escolhido não atende às expectativas e parece inconveniente ou impraticável, porque ainda há uma diferença entre as variedades.
Em primeiro lugar, vamos descobrir como o sofá difere do próprio sofá. Já falamos sobre o que é o primeiro - inicialmente projetado principalmente para sentar, isso é apoiado por sua compacidade comparativa e rigidez relativa e a incapacidade de se desdobrar. O sofá clássico é visivelmente maior, e suas costas são visivelmente mais altas do que os apoios de braço.
Você também pode sentar nele - para isso, os travesseiros são até divididos de forma a formar, por assim dizer, um lugar separado para cada pessoa. Ao mesmo tempo é muito mais macio, e é muito mais confortável deitar sobre ele. Além disso, o sofá quase sempre se desdobra, transformando-se em uma cama espaçosa e, embora alguns modelos de sofá atuais também possam fazer isso, em termos de funcionalidade, ainda são muito inferiores, ganhando em compactação.
Existem diferenças em relação ao pufe, que também é freqüentemente chamado de pufe. Esta peça de mobiliário tem um significado ainda mais diferente - não tem parte traseira ou está emoldurada por almofadas. Ao mesmo tempo, a largura da poltrona era inicialmente realmente enorme, e só com o tempo essa peça de decoração foi diminuindo, ajustando-se ao fato de que seria necessário não ficar apenas na mansão.
Apoios de braço otomanos são possíveis, mas não obrigatórios. Traduzido do persa e do turco, a palavra "pufe" significa "tábua", portanto, originalmente uma pufe é uma peça de mobília bastante resistente, que era coberta com tecido ou tapetes. Na verdade, é algo como um sofá reclinável ou uma cama semi-elevada.
Sofá - outro tipo de móvel que se confunde erroneamente com sofá. O sofá é projetado exatamente para o fato de que eles ficarão deitados nele, enquanto ele projetado para uma pessoa. Tendo em conta a sua especificidade “reclinado”, pode ser equipado com encosto de cabeça ou encosto na cabeceira, no entanto estes detalhes são opcionais. Geralmente não difere em maciez notável.
Cada um dos leitores viu muitos exemplos do sofá - são aqueles que ficam nas salas de médicos e de massagem.
Visão geral da espécie
Sofá moderno - o conceito é muito extensível, portanto, os especialistas na área de móveis não tiveram preguiça de inventar uma classificação simples de tais itens. Para tornar mais fácil não cometer um erro ao fazer uma compra, vamos descobrir rapidamente quais opções são oferecidas.
Por formulário
COM sofá clássico tudo é claro - era baixo, com um assento longo, mas ao mesmo tempo bastante estreito, o que permitia acomodar vários sentados lado a lado. Hoje, o chamado eurosophus - na verdade, um sofá no sentido lato deste termo, para o qual não há requisitos estritos.
Graças a isso, pode até ser angularquando suas costas não são retas, mas curvas em um ângulo reto no meio ou em qualquer outro lugar. Essa solução é hoje bastante utilizada em pequenas cozinhas, mas também pode ser encontrada em várias instituições públicas.
Além do mais, o sofá não precisa ser longo - os designers modernos repensaram completamente a ideia original e até oferecem soluções estranhas, como uma poltrona com beliche retrátil. Não é apenas um transformador completo, graças ao qual estamos falando de um sofá em vez de um sofá, mas também de um assento - mesmo sentado ou deitado! Quando dobrado, este design é extremamente compacto e não difere em nada de uma cadeira confortável, e quando desdobrado se converte em uma pequena cama de solteiro com braços e cabeceira.
Pelo mecanismo de transformação
De acordo com a definição geralmente aceita, um sofá não tem nenhum mecanismo de transformação ou deve ser implementado o mais primitivamente possível.Os designers modernos há muito se esqueceram dessa regra e concordam em chamar qualquer estrutura complexa de sofá, especialmente desde na Europa Ocidental, geralmente não é comum separar um sofá e um sofá como dois conceitos.
Na maioria dos casos, moderno o sofá dobrável pertence ao tipo de mobiliário também denominado eurobook. É equipado com uma camada superior levantável, que é virada e recuada na posição horizontal, mas já um pouco mais baixa, ao lado da camada inferior - isso cria um sofá espaçoso de duas ou mesmo três camas. Nas últimas décadas, essa solução tornou-se muito popular em apartamentos pequenos, onde não é possível fornecer um grande número de lugares para dormir, mantendo um grande espaço livre.
A mesma solução é popular entre os anfitriões que gostam de receber regularmente um grande número de convidados.
Como uma alternativa a camada superior não pode tombar, e a superfície adicional "desliza para fora" da caixa, antes de ser escondida nela. Tal solução é considerada pouco popular, pois não permite fornecer uma superfície integral no mesmo nível, podendo também criar uma pressão significativa nos suportes e com o passar do tempo, pode inclinar, principalmente com o uso ativo.
De uma maneira a transformação também é alcançada graças às almofadas removíveis. Durante o dia, os travesseiros ficam mais próximos ao encosto, permitindo que as pessoas sentadas recostem-se confortavelmente e tenham um pouco de descanso, mas por conta disso, a área de descanso acaba sendo muito estreita, insuficiente para uma posição confortável de pelo menos um adulto.
À noite, os travesseiros são removidos completamente da superfície de "dormir" ou movidos para a cabeceira da cama, onde funcionam como travesseiros comuns. Devido à sua ausência, é liberado espaço adicional para dormir, podendo o dorminhoco ser acomodado com o devido conforto.
Dimensões (editar)
Cada comprador determina as dimensões do sofá ideal de forma independente., a começar pela quantidade de espaço livre em sua própria casa e o objetivo precisa criar um certo número de locais para pousar e dormir.
O menor mini sofá - este é o referido sofá-poltrona, que, por razões óbvias, é uma cama de solteiro. Largura do assento montado aqui nem sempre excede 60 cm, portanto, a estrutura pode ser empurrada para qualquer canto. Ao mesmo tempo, o comprador deve entender que alguns modelos são tão compactos que uma pessoa grande simplesmente não consegue caber neles.
Um sofá e meio é bastante raro, porque na maioria dos casos não é adequado para um ajuste adequado de várias pessoas e só pode ser Eurobook, e aqui Duplo e até mesmo três quartos são bastante comuns. Seu mecanismo de dobramento pode ser implementado de diferentes maneiras, no entanto, quando dobrados, eles são sempre pelo menos uma vez e meia mais compactos do que quando desdobrados.
Materiais (editar)
Comodidade, durabilidade, facilidade de manutenção e muito mais dependem de quais materiais foram utilizados na confecção do sofá.
Vale a pena começar com aqueles materiais que são tradicionalmente usados para criar a moldura dos móveis. Originalmente um sofá em seu núcleo de madeiraalém disso, feito de espécies de madeira caras.
Hoje em dia, para a maioria dos fabricantes isso é inviável, pois eles são orientados até por compradores de renda média ou baixa, pois a moldura costuma ser de MDF ou mais barata, mas de espécies de árvores menos confiáveis.
Alternativamente, outros materiais podem ser usados para fazer a base do sofá. Metal o componente está presente na maioria dos modelos hoje - senão na forma da própria moldura, pelo menos como o material das molas que garantem a elasticidade da superfície. Em busca do respeito ao meio ambiente, alguns fabricantes fazem armações de móveis até mesmo de vime - não há dúvidas sobre a confiabilidade deste material, ele tem se mostrado repetidamente do melhor lado.
Um elemento importante de qualquer sofá é estofamento - deve ser macio e agradável ao toque, mas ao mesmo tempo durável, resistente a vários tipos de danos e esteticamente agradável, além de conveniente para procedimentos regulares de higiene. Deste ponto de vista, uma das soluções mais populares permanece couro - esse tipo de estofamento é praticamente eterno, mas ao mesmo tempo não absorve sujeira e só pode ser limpo, mas isso só acontecerá depois de muitos anos. Uma grande desvantagem do estofamento de couro é que ele tem um impacto muito sério no custo de um sofá.
Em vista disso, o estofamento é mais frequentemente usado tecidos, e não natural, mas sintético ou semi-sintético. Isso é compreensível - tais materiais são menos suscetíveis a vários fatores ambientais negativos, não enrugam, não têm medo de escovar, limpar e os efeitos de vários detergentes. O fabricante mais atencioso com certeza equipará seus móveis tampas removíveis, para simplificar ainda mais o procedimento de limpeza para o consumidor, mas caso ainda não consiga retirar a tampa, dê preferência estofamento rebanho.
Estilos
Os móveis, hoje em dia, não podem mais se limitar a desempenhar apenas funções diretas - entre outras coisas, também devem ser esteticamente atraentes e, para isso, é necessário caber no interior geral. Em geral, não é tão difícil - é necessário selecionar o esquema de cores do produto para combinar com o esquema de cores principal da sala ou tornar o sofá um destaque - uma cor contrastante que combina com a cor principal. Deve ser lembrado que o sofá em si não pode ser o único sotaque - sendo um produto bastante grande, ele deve se sobrepor a outros detalhes menores do interior.
Digamos que a opção quando o sofá em si é um destaque, e as almofadas, ao contrário, combinam com o design geral.
Cada fabricante possui modelos que se encaixam perfeitamente nos interiores dos estilos mais populares. Por exemplo, interior clássico nunca se apóia na pobreza - pelo contrário, ele sempre enfatiza a riqueza e a riqueza do dono da casa. Tudo aqui deve ser luxuoso, o uso de móveis modestos no interior não é permitido. E mesmo que de fato todos os elementos de design não fossem tão caros, eles deveriam pelo menos dar a impressão de alto custo.
Não é surpreendente que o sofá ideal nesta situação deva ser estofado em tecido caro com relevo ou bordado. Padrões são permitidos, assim como desenhos monocromáticos, mas algo mais complexo é inaceitável. De acordo com a tradição estabelecida, as cores do chique são vermelho-púrpura e dourado, mas aqui você realmente precisa ver como os móveis se encaixam no design geral do ambiente. Claro, aqueles materiais que simplesmente não existiam nos velhos tempos não podem e não devem ser usados - no caso de um sofá, este é principalmente estofamento sintético.
Móveis modernos têm requisitos completamente diferentes. Design modernista em princípio, ele se concentra não no luxo ostentoso, mas na extrema simplicidade de design com o máximo de funcionalidade. Isso significa que o sofá também deve ter linhas simples, sem curvas e enfeites desnecessários.
E ela também não precisa de estampas bonitas, mas funcionalidades adicionais serão muito apropriadas, pois essa é a norma para esse estilo. O uso de materiais modernos só é bem-vindo aqui, enquanto o estofamento de couro, por exemplo, ficará muito aconchegante na atmosfera fria de alguns alta tecnologia.
Hoje, você pode encontrar soluções de design mais originais que não só correspondem a um determinado estilo, mas vão até caber no interior original, brilhando com não banalidade.Outra coisa é que é muito mais difícil encontrar esses móveis e, em muitos casos, resta apenas encomendar sua produção por muito dinheiro.
Acessórios
O sofá antigo clássico era uma moldura com estofamento, o que não era um problema para um proprietário rico substituir. Hoje em dia, muitos fabricantes estão tentando se distanciar da produção de móveis completos, entendendo: Cuidar de seus acessórios será muito mais fácil e cômodo se eles forem removíveis.
E se as almofadas na maioria dos casos, e assim podem ser movidas livremente, independentemente da estrutura principal, então o resto das peças são removíveis apenas em alguns modelos.
Uma das melhores invenções da humanidade na área de móveis estofados é tampa removível. É muito mais fácil remover qualquer contaminação de sua superfície do que de um sofá completo - a capa pode ser simplesmente removida e enviada para a máquina de lavar, e devolvida ao seu lugar após a secagem. Se o estofamento "real" do sofá, enquanto a capa está sendo lavada, também ficar manchado ou danificado, isso também não será um problema - colocando a capa, o proprietário poderá esconder a falha de olhares curiosos .
Além disso, é muito mais fácil simplesmente costurar uma nova capa para substituir a antiga do que cobrir totalmente os estofados com novos estofados. Hoje, muitos fabricantes entendem isso, e tampas removíveis se tornaram comuns, embora sua presença afete ligeiramente a política de preços da empresa.
COM colchões a situação é um pouco mais complicada - às vezes, alguns fabricantes também os têm removíveis, mas isso é mais uma exceção do que uma regra. Se ainda for possível usar um sofá sem capa, então tal móvel não será conveniente sem um colchão, o que significa que um vendedor adequado deve fornecer ao consumidor um conjunto de pelo menos dois colchões para que os móveis possam ser usado enquanto um dos colchões estiver passando por procedimentos de higiene. Outra coisa é que essa abordagem tem um efeito radical no custo do kit, e a maioria dos compradores não está disposta a pagar esse valor e, devido à baixa demanda, muitos fabricantes também não querem fazer isso.
Como escolher?
Ao decidir sobre um modelo de sofá antes de comprar, observe que a variedade existente é causada não apenas por um grande vôo da imaginação do design, mas também por diferenças em funcionalidade e conveniência. Na maioria dos casos, adquire-se um sofá compacto para espaços onde não haja muito espaço livre, o que significa que é razoável escolhê-lo numa opção que seja conveniente para o uso diário, e não apenas “nas férias”. Primeiro, entenda por que você está comprando móveis. - é apenas para sentar durante o dia ou será necessário dormir sobre ela, aliás, regularmente.
Na maioria dos casos, essa questão pode ser formulada de forma diferente - o projeto fornecerá um mecanismo de transformação ou não.
Um sofá, por todas as descrições, é mais rígido do que um sofá, no entanto, o conceito de rigidez pode ser alongado. Além disso, a escolha do material influencia outros parâmetros, por exemplo, a durabilidade do estofamento e a facilidade de manutenção. Os especialistas aconselham a compra de móveis com tampas removíveis. - então definitivamente não surgirão problemas com a lavagem.
Se isso não for possível, preste atenção ao estofamento rebanho - é relativamente barato, mas ao mesmo tempo tem boas características de desempenho. Lembre-se que caso haja a economia necessária na compra, você ainda pode segurar o dinheiro levando móveis com um estofamento mais modesto (mas não menos confiável!), Mas em nenhum caso você deve economizar na qualidade das molas internas.
Outro ponto fundamentalmente importante é a marca... Ao determinar o modelo ideal, muitos consumidores partem da lógica de que um determinado sofá é produzido por uma conhecida fábrica de móveis, cujas amostras estão "em todas as boas casas". Deve-se entender que a promoção de uma marca também custa dinheiro e, se for bem-sucedida, o fabricante não pensará em reduzir os preços, uma vez que os produtos já estão comprados.Não vamos discutir que as marcas líderes têm móveis ruins - vamos apenas dizer que as empresas mais modestas não podem ter um sofá pior, mas ao mesmo tempo custar significativamente menos.
Ao comprar um sofá, nunca não confie nas recomendações de amigos e conhecidos (cada pessoa tem suas próprias preferências), e ainda mais em promessas de publicidade, porque cada fabricante previsivelmente diz que seus móveis são os mais confortáveis e duráveis. Antes de comprar, você é obrigado a adquirir sua própria opinião, e para isso você precisa tocar no estofamento, sentar e até deitar sobre uma potencial aquisição. Em uma loja "real", os consultores devem permitir objetivamente esses testes, mas, ao comprar online, você corre o risco de extrapolar com uma escolha.
Projeto produtos parecem para alguém não tanto uma questão de princípio, mas é inaceitável que um sofá novo pareça um objeto estranho por dentro. Bainha escolha de acordo com o design estilístico da sala em que for escolhido o lugar para o sofá.
Observe que acentos brilhantes na forma de travesseiros de uma cor diferente e, em geral, qualquer paleta brilhante é uma solução puramente para a sala de estar, mas no quarto você deve dar preferência a tons mais suaves que não interfiram com o sono normal .
Onde colocar?
O sofá moderno é muito bom para sua compactação - devido às suas dimensões modestas, pode ser inserida em quase todos os locais onde os proprietários da habitação e os seus hóspedes se habituem a relaxar, seja uma sala de estar, um hall de entrada ou mesmo uma varanda. Ao mesmo tempo, os modelos modernos desse tipo de mobiliário já estão dispostos de forma mais eficiente e se distinguem por uma maior maciez, devido ao que você também pode usar o sofá para dormir - então também é usado com igual sucesso no quarto ou no berçário. Em um espaço limitado, essa solução parece muito razoável e apropriada.
A beleza do sofá é que ele não só funcional, mas também adiciona um toque de conforto ao interior. Modelos de designers modernos parecem bastante incomuns, portanto, sendo selecionados corretamente, eles podem se encaixar em qualquer design e parecerem orgânicos ao mesmo tempo. O sofá é o tipo de mobiliário de lazer que combina tanto com clássicos como com alta tecnologia.
O sofá pode ser colocado até na sala onde, além dele, já existe um sofá. Neste caso, deve-se lembrar que pertencem à categoria geral de móveis, portanto a "lista de chamada" entre eles deve ser óbvia - tanto estilisticamente quanto em cores.
Quanto às regras gerais para a instalação de um sofá no interior de uma sala, são semelhantes às aplicáveis a qualquer outro tipo de mobiliário. Preste atenção aos menores detalhes, incluindo não apenas a cor e a forma, mas até mesmo o material - os padrões clássicos em tecidos para estofados ficarão completamente deslocados em estilos modernos e vice-versa. E também não se esqueça que o sofá não é apenas uma decoração, ele cumpre uma determinada função, pelo que a sua poltrona deve ser suficientemente grande para proporcionar a quantidade necessária de lugares sentados aos convidados.
Exemplos no interior
A foto mostra claramente que um sofá pode ser não apenas um lugar para uma estadia confortável, mas também uma decoração completa para o ambiente. O interior clássico é apresentado aqui no seu melhor - embora seja bastante contido, é claro que o mobiliário foi escolhido com uma ênfase clara em demonstrar chique e alto custo. Não se destaca do design geral como um ponto brilhante, mas ainda é um sotaque devido ao seu tom mais escuro.
Este exemplo também é prima os clássicos, mas de uma forma ligeiramente diferente. Se a ênfase está no uso de materiais de estofamento caros, então aqui o tema da riqueza é revelado devido à complexidade da parte de trás esculpida - isto é claramente móveis de design que você não encontrará em todos os apartamentos.
Claro, não há indícios de dobrar aqui - uma pessoa rica pode pagar uma cama normal e um sofá separado para relaxar durante o dia.
Neste quadro um sofá versátil adequado para a maioria dos estilos “aconchegantes” como Provença, country ou até loft. O design dos móveis é enfaticamente suave, a superfície acena para que você se sente, criando a sensação de que você está em casa e deve se sentir bem aqui. Embora não pareça muito caro, este sofá certamente não é desprovido de gosto, e neste interior também é um acento - azul sobre fundo branco.
Finalmente, o último exemplo - triunfo do rigor dos estilos modernos. O sofá minimalista não é decorado de forma alguma e nem mesmo se destaca na cor da gama geral muito calma. Mas ela tem muitos travesseiros para que a pessoa sentada ou deitada possa se acomodar como é conveniente para ela, porque o estilo moderno exige o máximo de ergonomia.
Para uma visão geral do sofá Croco da fábrica Daniro, veja o vídeo a seguir.