Sofás conversíveis: características e variedades
Os sofás conversíveis são um tipo de mobiliário muito promissor. Ele economiza cada milímetro quadrado de espaço livre. Mas, ao mesmo tempo, apenas levar em consideração as características principais e selecionar a variedade ideal pode realmente resolver o problema. Vamos dar uma olhada mais de perto nas características e variedades de sofás transformadores.
Vantagens e desvantagens
Um sofá transformador, como qualquer móvel semelhante, é uma excelente solução para um espaço pequeno. E isso acontece nas velhas casas "Khrushchev" e em vários edifícios novos e modernos. Mas os transformadores também podem ser úteis em salas multifuncionais. É verdade que não há necessidade especial de tais móveis para uma casa espaçosa. A única exceção é quando é necessário organizar dormitórios auxiliares para os hóspedes que chegam. Um transformador de última geração terá uma aparência decente dobrado e desdobrado. Na maioria das vezes, um sofá é combinado com uma cama.
Importante! Um sofá-cama moderno não deve ser confundido com o que era chamado essa palavra décadas atrás. Com o passar do tempo, o design foi modificado significativamente e a grande maioria das deficiências foi eliminada.
Os sofás conversíveis podem ter formas geométricas incomuns e designs personalizados. Mas deve ser entendido que eles são inferiores aos produtos monolíticos nos seguintes parâmetros:
- aumento de preço;
- a capacidade de usar ao mesmo tempo apenas em uma das opções;
- a necessidade de despender esforço na colocação e dobra;
- a probabilidade de quebra de mecanismos embutidos (mas aqui depende muito da implementação específica).
Visualizações
2 em 1
Relativamente sofá cama simples é a melhor solução para um pequeno apartamento. É confortável sentar-se sobre ele durante o dia e deitar e relaxar à noite. Esta solução também é ideal para apartamentos tipo estúdio. Um sofá que transforma permite compensar a falta de um quarto completo. Este projeto é muito adequado tanto para o quarto de hóspedes como para o quarto das crianças.
Recentemente, uma das novidades fora do padrão é sofá-cama de dois níveis. Apenas mecanismos complexos de layout composto podem fornecer essa funcionalidade. Dependendo das características do projeto, o piso superior pode ser formado usando os seguintes elementos:
- de volta;
- base;
- parte sentada.
No entanto, independentemente disso, a transformação exigirá uma sequência estrita de ações. Mas não é necessário esforço físico significativo para usar um sofá-cama. Os projetistas certificaram-se de que as molas e os elevadores de gás assumissem a maior parte do trabalho mecânico. Das pessoas apenas a aplicação do impulso inicial é necessária. O resto será feito pelos mecanismos embutidos de móveis dobráveis.
Deve-se ter em mente que algumas versões também são projetadas para a posição de "cama de camada única". Mas essa opção nem sempre é encontrada. Todos os fabricantes desenvolvem a mecânica para sofás conversíveis de beliche 2 em 1 do zero. Não há uma classificação rígida, como nos modelos de camada única, aqui ainda.
Além disso, muitas vezes tentam usar vários mecanismos independentes de dobramento ao mesmo tempo - cada parte tem o seu próprio - para simplificar a tarefa de design.
3 em 1
O design três em um implica a presença não apenas de uma cama embutida, mas também de um guarda-roupa, na maioria das vezes em versão de parede. Você não deve apenas confundir esta parede com as soluções antiquadas com o mesmo nome, que foram ativamente produzidas há várias décadas. Este é um produto completamente diferente, principalmente no que diz respeito à qualidade da sua construção. Importante! Os modelos 3 em 1 parecem muito complicados - na verdade, eles já estão sendo feitos ativamente não apenas por fábricas, mas também por “artesãos” individuais em oficinas caseiras.
A composição típica do guarda-roupa-sofá-cama inclui os seguintes elementos:
- o armário real equipado com prateleiras e sistemas de armazenamento alternativos;
- fachada;
- bloco de sofá;
- uma cama reclinável (às vezes equipada com um colchão);
- cabeceira separada;
- mecanismos de transformação com funções de levantamento e dobragem;
- pernas da cama estendendo-se em um plano horizontal.
No entanto, não se deve esquecer que esses sofás transformadores exigem muito das instalações onde são usados. Então, você definitivamente terá que nivelar os pisos para condições perfeitas... Não será possível fixar tais móveis a uma parede de gesso cartonado, mesmo feito de acordo com todas as normas tecnológicas.
As fachadas dos armários desempenham um papel importante, pois delas dependem tanto a percepção direta quanto a funcionalidade geral do produto. Nos modelos baratos, o cartão é usado para decoração. Os mesmos designs, independentemente do preço, são típicos para um estilo minimalista.
Um pouco mais caros são os produtos de MDF. O preço aumentado é totalmente compensado pelas características de desempenho aprimoradas. As portas em MDF adaptam-se facilmente a qualquer estilo de interior. Mas mais interessantes são as fachadas de plástico e vidro, que se distinguem por excelentes possibilidades de design.
Os designers profissionais gostam muito de tais designs, porque esta é uma excelente opção para incorporar os pensamentos e abordagens mais extraordinários.
4 em 1
Os modelos do tipo "quatro em um" na maioria das vezes, junto com um sofá dobrável de dois modos, permitem que você use uma mesa e um banco (pufe). O resultado é um conjunto completo de móveis para uma pequena sala de jantar. Esse produto é adequado para proprietários de apartamentos tipo estúdio. Mas não faz sentido falar muito sobre essas construções.
Eles ainda são raros e na maioria das vezes são feitos sob encomenda. Este mobiliário é para quem entende claramente as suas necessidades e como devem ser implementadas. Mais importante, todas as variantes de sofás transformadores não precisam ser removidas da parede. Ou são muito compactos, ou até se escondem dentro das paredes.
Desenvolvimento moderno de alta tecnologia - sofás transformadores modulares (montados a partir de blocos). Este desempenho promete um design verdadeiramente ilimitado e possibilidades práticas. Um exemplo marcante é sofá transformador modular "Tetris". Para criá-lo, foram usados vários pufes com estofamento macio e orifícios especiais.
Os elementos prontos são montados em uma variedade de designs, tanto retos quanto angulares, de acordo com sua preferência. Também será possível fazer uma cama, uma poltrona e várias outras opções de móveis. Revistas ou estantes de livros às vezes são aparafusadas a pufes nas laterais. E também O "Tetris" permite fazer uma cama gigante de 6 módulos, sendo as dimensões da zona de dormir 1,5x2,25 m.
Mecanismos de transformação
Os sofás conversíveis, como já ficou claro, podem ter uma variedade de designs. Mas sua parte principal não é montada a partir de peças acabadas, mas é convertida usando dispositivos especiais. Freqüentemente, o mecanismo de dobramento é feito usando mola em espiral.
Para sua fabricação, utiliza-se aço com alto teor de carbono. Uma solução semelhante ele pode sobreviver facilmente até mesmo cargas muito poderosas e suportar dezenas de milhares de ciclos de abertura e fechamento.
Outra opção é o gas lift. Ele contém um gás comprimido especial. Quando ocorre a transformação, é a força gerada pelo gás que faz a maior parte do trabalho. Os elevadores a gás modernos são muito resistentes ao desgaste (não são piores do que os mecanismos de mola de primeira classe). O rangido durante a operação de tal elevador é completamente excluído, independentemente do grau de desgaste. Para poder usar molas helicoidais, você precisa de um nicho (recesso) de 0,25 m de profundidade.
O elevador a gás precisa de 0,45 m para operação normal, o sofá na cabeceira ainda será visível do lado de fora.
Os sofás conversíveis verticais (assim como os modelos horizontais) são relativamente simples e não causam problemas de uso. Eles incluem uma cômoda, um guarda-roupa, uma mesa (opcionalmente, em vez de uma mesa, pode haver outra coisa). A execução rotativa é muito menos comum. Ele permite que você economize muito espaço útil na casa. No entanto, essa solução é bastante cara.
Falando sobre os mecanismos de transformação, é necessário citar aqueles dispositivos que são responsáveis por trabalhar com o próprio dormitório. Na maioria das vezes, os seguintes mecanismos são usados nesta capacidade:
- livro tradicional;
- eurobook;
- acordeão;
- Sedaflex cama americana dobrável;
- Garra francesa;
- pantógrafo;
- tango.
Dimensões (editar)
As dimensões dos sofás transformadores não são menos importantes do que o que está instalado dentro deles. Um pequeno sofá com uma única bancada pode ser convertido em uma cama de beliche. Em comprimento, esse mobiliário atinge 2,12–2,3 m. A largura é mais frequentemente 0,9–0,95 m. A altura é determinada pela posição em que o transformador está localizado: dobrado - 0,77–0,8 m, na forma de uma cama - de 1,52 a 1,55 m.
Os beliches superiores e inferiores atingem 0,8–0,9 m de largura. Em comprimento, geralmente têm 1,95–2 m. A miniversão indica a localização da área de dormir perpendicularmente à parte de trás. Geralmente há um nó "acordeão" dentro. Em comprimento, tais transformadores variam de 0,9 a 1,5 m, a largura é determinada por uma posição específica.
Um grande sofá-cama duplo torna-se uma verdadeira salvação para dois, se eles não souberem mobiliar um apartamento e não desorganizá-lo.... Freqüentemente, esses móveis vão para uma caixa de gesso, que é feita na parede. Esta opção é apreciada por sua simplicidade e economia comparativa. Normalmente eles tentam transformar essa caixa em uma "parede" contendo prateleiras e gavetas.O resultado são móveis confortáveis que não violam a harmonia estética de um apartamento ou casa.
Mas em apartamentos pequenos, você pode escolher outros tipos de modelos. Muito depende do gosto e preferência pessoal. Em alguns casos, é mais prático escolher soluções com o tamanho de 90x200 cm. Noutros, se a sala for bastante comprida, considera-se 160x200 cm a proporção ideal.
Sofás com mais de 1,6 m de comprimento devem ser escolhidos com extremo cuidado, pois não são adequados para economizar espaço valioso.
Cores e estilos
Você pode encontrar um bom sofá transformador em interiores modernos e clássicos. Mas tudo isso pode não ajudar se forem cometidos erros na escolha de uma cor. Pode tanto ajudar a enfatizar os momentos estilísticos necessários, quanto interferir nessa questão. As cores que reduzem excessivamente ou aumentam excessivamente os ambientes, destacando assim suas deficiências, são inaceitáveis.
Em habitações de pequeno porte, a pintura é a solução mais adequada. brilho branco, permitindo que você expanda visualmente as paredes e crie um clima otimista. Mas um sofá leve não é adequado para quem tem filhos ou animais de estimação em casa. Ambos podem arruinar uma coisa cara, ficando fora de controle por literalmente alguns segundos.
Importante! Vale a pena considerar se uma determinada cor irrita depois de um tempo, especialmente após 3-4 meses, quando o “efeito do primeiro frescor” finalmente desaparece. Problemas a esse respeito são criados por soluções como:
- padrões e ornamentos geométricos;
- cores desnecessariamente brilhantes;
- estampas grandes.
O impacto psicológico de uma determinada cor também deve ser levado em consideração.
- Tons de cinza contribuir para a harmonia espiritual. Mas, em condições desfavoráveis, podem aumentar a apatia e suprimir a vontade. O branco é tradicionalmente fresco e dinâmico. Mas em pessoas solitárias, muitas vezes provoca um vazio interno.
- Quase sempre, com raras exceções, cor verde. Ao mesmo tempo, cria um clima otimista e permite que você relaxe internamente. É a combinação perfeita para a melhor motivação para uma variedade de atividades diárias. Além disso, o verde é menos prejudicial aos olhos do que outros tons. Isso permitirá que você lide com a excitação excessiva e acalme os nervos agitados.
- De preto designers não recomendam se deixar levar. Com um excesso dessa cor no quarto, ele parecerá sombrio e não natural, como uma espécie de cripta. O estofamento em couro preto também criará uma sensação de formalidade inadequada, mais como uma instituição.
- Tom bege - um clássico universal, sempre aprovado por psicólogos. Essa coloração permitirá que você se acalme e se sintonize com os pensamentos certos.
Por toda a importância da cor do sofá transformador ele desempenha um papel secundário quando comparado com o estilo... Móveis ecléticos e kitsch surpreendem a imaginação com a variação pós-moderna de várias cores. Mas a paixão por este estilo deve ser dosada com cuidado. O excesso desses motivos, muito provavelmente, criará uma sensação de razoável frivolidade e consideração insuficiente do interior.
Sofás conversíveis podem ser feitos e em estilo de alta tecnologia. A melhor maneira de demonstrar conformidade com esse estilo é usando inserções de metal e vidro. Todas as estruturas básicas devem ter uma forma retangular, caso contrário, o cânone padrão é violado. O estilo de alta tecnologia é popular porque expressa perfeitamente uma vibração moderna.
Os sofás que lhe correspondem devem ser originais - esta é a condição principal e indispensável para o sucesso. Decoração e estampas podem estar presentes, mas um excesso delas é inaceitável.
E os seguintes itens também são bem-vindos:
- acessórios de espelho;
- estofamento em vinil ou tecido liso;
- ergonomia geral do projeto;
- rejeição de peças decorativas expressivas e cativantes.
Algumas pessoas preferem art Deco... Este estilo é luxuoso e elegante, enfatizando a sofisticação do ambiente. A decoração Art Déco deve ter formas sofisticadas e graciosas. A geometria dos móveis inspira pensamentos de algo majestoso e surpreendente. Apoios de braços largos e detalhes curvos são encorajados.
Fabricantes
"Nova era"
Os produtos da empresa "New Age" merecem atenção. Por exemplo, você deve prestar atenção a Modelo inteligente, incluindo cama, guarda-roupa e sofá. O produto em madeira tem as dimensões de 2,87x1,9x2,28 m. A altura do assento é de 0,38 m. Neste móvel poderão sentar-se ou deitar-se 2 pessoas.
Os seguintes recursos são dignos de nota:
- caixa de linho;
- colchão estofado com espuma de poliuretano;
- estofamento em couro sintético, couro natural ou ecológico à sua escolha;
- execução em estilo moderno ou em estilo moderno por escolha.
Clei
Uma excelente alternativa é sofá-transformador "Circe", fornecido pela empresa italiana Clei. O conjunto inclui uma cama dobrável e meia. Acima de sua cabeça, há um par de estantes compridas. A transformação ocorre em minutos. O modelo tem apenas uma desvantagem - poucas pessoas podem pagar por ele.
Mestre detalhado
Outra opção é Detal Master “Bela 1”. Esta combinação possui os seguintes parâmetros:
- dormitório com 1,4 m de largura e 2 m de comprimento;
- desenho vertical;
- coloração da cama - na cor wengé ou branco;
- a largura e a profundidade do leito são 2,428 e 2,024 m;
- estofamento do sofá com tecido Arben;
- caixa para linho é fornecida.
"Pequeno espaço"
O modelo também pode se tornar uma solução atraente. Veritas ii da empresa "Little Place". O sofá deste conjunto é feito com um design simples e lacônico, pelo que não será difícil encaixá-lo em qualquer interior. Sistemas de armazenamento adicionais são fornecidos em ambos os lados do gabinete. O principal elo do produto é a cama. A transformação usando mecanismos silenciosos é fornecida.
Detal
Detal se destaca entre todas as empresas citadas. É ela - a única em nosso país - que produz excelentes headsets combinados com controle automático. O controle remoto simplifica muito a vida cotidiana.
Modelos semelhantes em características são feitos apenas no exterior. E seu custo acaba sendo significativamente mais alto.
Smarti
Os produtos da marca Smarti também podem ser considerados uma boa escolha. Ela entrou no mercado de móveis russo há relativamente pouco tempo, mas já conseguiu ganhar um impulso impressionante. Uma boa opção 3 em 1 é Modelo Atom com fachada minimalista em aglomerado laminado. As fachadas laterais dos armários são feitas de MDF selecionado. Ao criar esta e outras modificações, tentamos fornecer espaço livre máximo.
Como escolher?
Você pode escolher qualquer um dos modelos acima - todos esses fabricantes estão trabalhando há muito tempo e conseguiram provar seu valor com o melhor lado. Mas você precisa prestar atenção às sutilezas de um determinado dispositivo. Assim, para os adultos, os modelos com colchão ortopédico quase sempre são mais adequados, pois permitem dormir melhor e relaxar emocionalmente durante o dia. Importante! É imprescindível exigir um certificado de qualidade para as peças de suporte e de transformação. Se estiverem com defeito, será simplesmente perigoso usar móveis combinados.
Como em sofás e camas comuns, eles preferem usar há muito tempo nos combinados blocos de mola independentes. Esta solução técnica é muitas vezes melhor do que as fontes dependentes e as variedades de elite. espuma de poliuretano... E com espuma de borracha torna-se um tanto inconveniente compará-lo. É considerado um enchimento muito bom látex... No entanto, seu uso tem um custo.
Se as molas dependentes ainda forem usadas, uma almofada especial deve ser localizada acima delas. Vai suavizar a sensação e aumentar o conforto dos móveis.Se a cama estiver inclinada, molas independentes não podem ser usadas. Eles vão se desgastar muito em uma das posições principais. Mas as acomodações para dormir no sofá conversível combinado não são todas.
Você também deve abordar cuidadosamente a escolha da parte frontal (gabinete). Deve se encaixar perfeitamente no design da sala e não criar qualquer dissonância. As fachadas são geralmente feitas dos mesmos materiais em todos os componentes. As estruturas revestidas com aglomerado são ideais para os conhecedores do minimalismo e de linhas lacônicas estritas. Desejando diversificar a situação e torná-la mais leve, é necessário dar preferência às fachadas espelhadas. Eles são atraentes em sua forma "original", mas você sempre pode usar uma decoração adicional e melhorar significativamente a impressão.
Fachadas de espelhos são frequentemente feitas da seguinte forma:
- colori;
- fosco;
- decorado com impressão de várias fotos.
Uma opção mais funcional é quando a fachada se torna uma "parede" completa com sistemas de armazenamento adicionais. Isso pode incluir prateleiras, caixas de vários tamanhos e até prateleiras. Às vezes, existem modelos retroiluminados. Juntamente com uma função puramente decorativa, as lâmpadas e faixas LED servem como luz noturna.
Claro, ao escolher móveis combinados, você precisa olhar para que todos os membros da família gostem.
Lindos exemplos no interior
Esta foto mostra um guarda-roupa atraente de última geração com sofás-cama. Uma combinação habilmente escolhida de tons claros amadeirados e lilases atrai. A duplicação visual da cor do estofamento na cor da parede é característica.
A sombra clara do gabinete corresponde ao piso claro. Ao mesmo tempo, os sistemas de armazenamento lateral são muito lacônicos e não atraem muita atenção.
Mas você também pode combinar um sofá vermelho rico com um guarda-roupa branco puro. Existe uma relação visual clara entre a cor do estofamento e exatamente as mesmas portas do armário lateral adicional.
O sistema de armazenamento (prateleiras) fica localizado na parte superior e lateral, para não distrair a atenção. Um piso brilhante muito claro acaba sendo um fundo bastante apropriado em tal composição. Até as luzes e estatuetas locais desempenham um papel importante.
Também é possível usar um sofá transformador vermelho brilhante no interior. As almofadas multicoloridas colocadas parecem extravagantes. O resto da sala permite extinguir a excessiva emocionalidade de tais cores.
A parte do chão decorada "em padrão zebra" e a decoração lacônica suavizam a riqueza e a profusão de cores. O piso branco brilhante e as paredes claras com linhas verticais ajudam a completar a composição.
No próximo vídeo, você encontrará uma breve visão geral do sofá transformador 3 em 1 (sofá-mesa-cama).