Sofás de teca: o que são e o que são?
Os sofás-cama modulares deslizantes ganharam popularidade merecida devido à sua versatilidade e tamanho compacto, permitindo que você transforme um sofá em uma cama confortável por meio de uma simples transformação. Um dos sistemas de transformação de sofás mais populares em nosso tempo é o mecanismo de "tique-taque" ou "pantógrafo". Vamos examinar mais de perto o que é e o que é.
O que isso significa?
O mecanismo do “tique-taque” tem o nome de uma forma simples de desdobramento, que se realiza em dois movimentos: “levantado - puxado”. Pertence ao tipo de desdobramento longitudinal e tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do mecanismo tique-taque são as seguintes:
- o desdobramento ocorre sem a necessidade de mover a parte destacável sobre a superfície do piso ou do revestimento do piso, que evita danos às superfícies causados pelo movimento regular dos elementos de suporte ao longo da mesma trajetória;
- mecanismo de transformação não requer muito esforço, que permite dobrar o sofá-cama tanto para crianças como para idosos;
- indicadores de alta confiabilidade e grandes cargas de peso admissíveis, que são proporcionadas pelo aumento da área de rolamento da parte deslizante, quando comparada com os mecanismos de roletes;
- caixas palete espaçosas para guardar roupa de cama e almofadas decorativas.
As desvantagens dos sofás-cama tick-tock são as seguintes:
- a grande largura do painel extensível do sofá cria inconvenientes na hora de utilizá-lo para sentar, o que normalmente requer a utilização de almofadas decorativas especiais;
- o mecanismo de transformação “tick-tock” é bastante complexo construtivamente, em caso de avaria a sua substituição não será barata;
- o uso de um caro mecanismo de transformação e a presença de almofadas decorativas especiais determinam um preço elevado para o produto quando comparado com outras opções.
Variedades de sofás
Os sofás transformadores com mecanismo tique-taque têm duas variedades mais comuns - sofás regulares (retos) e de canto. A diferença de design é clara a partir do nome, a saber:
- regular (direto) construído de acordo com o esquema clássico e tem uma seção extraível para todo o sofá;
- canto é em forma de L, além da seção principal, existe uma seção lateral, que pode ser estacionária ou dobrável.
Os modelos de canto permitem combinar de forma construtiva a área da seção destacável principal e a seção lateral, o que aumenta significativamente a área total de dormir da cama. A parte de trás do sofá se encaixa no lugar da seção extensível, criando uma superfície comum com ela. Para a comodidade da colocação de almofadas, podem ser usados suportes adicionais removíveis, que são instalados apenas para o modo cama e são armazenados em caixas palete. Os encostos laterais estão disponíveis com ou sem braços.
Os modelos infantis geralmente não possuem apoios de braços e as próprias costas são totalmente cobertas com uma camada de enchimento macio para garantir a segurança.
Os modelos ortopédicos são feitos em duas versões, tais como:
- com construção ortopédica e enchimento para painéis de sofá-cama;
- com um colchão ortopédico separado, que só é usado no modo cama, permitindo estender sua vida útil e facilitando a substituição quando necessário.
Materiais (editar)
Quadro
Para a fabricação de armações e encostos laterais de sofás-cama, costuma-se utilizar madeira natural e sua combinação com tipos modernos de aglomerado, fibra e contraplacado. As secções são realizadas sobre uma estrutura metálica, com uma combinação de elementos metálicos e de madeira, ou são totalmente em madeira. O mecanismo de dobragem é feito de metal. A seção extraível possui elementos de fácil fixação em forma de alças ou ranhuras e reentrâncias estruturais.
Excipientes
Os recheios das seções do sofá-cama são um dos fatores mais importantes em termos de usabilidade e durabilidade. Devido às características do projeto, blocos de metal com mola são usados extremamente raramente e materiais poliméricos são usados para opções ortopédicas. Normalmente, o preenchimento das seções é combinado de vários tipos, o corpo principal é mais resistente e elástico e a camada superior de materiais macios é usada para criar relevo e melhorar o desempenho.
Materiais modernos que são usados como enchimentos para seções:
- espuma de poliuretano - material de espuma altamente porosa, que é obtido pela mistura de vários polímeros sintéticos; a vida útil é de 5–8 anos;
- perioteco - tecido não tecido de fibras de poliéster de alta qualidade; vida útil - 10–12 anos;
- struttofiber - um material combinado produzido usando a tecnologia de "molas independentes não tecidas" de fibras sintéticas e naturais; vida útil - 10–12 anos;
- inverno sintético - Material sintético sob a forma de tecido não tecido em fibras de poliéster; vida útil - até 5 anos;
- hollowfiber - uma versão melhorada de acolchoamento de poliéster, com fibras de estrutura em espiral; vida útil - 5-10 anos;
- látex - material combinado à base de borracha natural; vida útil - até 20 anos;
- durafil é um tecido não tecido feito de fibras ocas de poliéster coladas a uma base; tem uma estrutura semelhante a um bloco de mola; vida útil - 10–12 anos;
- espuma de borracha - a mesma espuma de poliuretano, mas da mais baixa qualidade e resistência; vida útil - 3-5 anos.
Estofamento
Os estofos em tecidos naturais, sintéticos e mistos apresentam uma vasta gama de características e cores. Eles devem ser selecionados em função das condições de funcionamento do sofá-cama, levando em consideração a presença de exposição à luz solar direta, animais de estimação, uso em quartos de crianças. Considere as opções de estofamento mais populares.
- Algodão - material natural barato. O seu respeito pelo ambiente torna-o adequado para móveis infantis. Geralmente vem em uma ampla variedade de cores, padrões e padrões. A vida útil é de 5–6 anos.
- Chenille - uma mistura de fibras naturais e sintéticas é usada para sua fabricação. A sua superfície tem um pêlo agradável ao toque. Possui alta resistência e durabilidade, sendo hipoalergênico. Entre as desvantagens está a alta absorção de líquidos. Vida útil - até 30 anos.
- Velveteen - pode ser natural e artificial. Possui força suficiente, resistência à luz solar e não tem medo da exposição aos animais. O material requer cuidadosa manutenção, tem uma maior absorção de líquidos. Vida útil - até 15 anos.
- Rebanho - material artificial com uma superfície de pêlo agradável. É altamente durável e resistente à água, os pelos de animais não grudam nele. As desvantagens são a absorção de odores e a abrasão da pilha ao longo do tempo. Vida útil - até 15 anos.
- Camurça e veludo - material natural ou artificial com uma superfície aveludada agradável. A versão natural é cada vez menos utilizada, cedendo à artificial em resistência e durabilidade. A vida útil é de 7 a 12 anos.
- Jacquard - tecnologias especiais de tecelagem de fios fornecem ao material alta resistência. Distingue-se por uma espetacular textura em relevo e alta resistência à luz solar. Vida útil - 10-12 anos.
- Tapeçaria - um material clássico de matérias-primas naturais, mas recentemente foram usados aditivos sintéticos para aumentar a resistência. Possui uma longa vida útil, uma ampla seleção de cores e padrões, embora não tolere luz solar direta. Vida útil - até 15 anos.
- Couro - um dos materiais naturais mais caros. É altamente durável, resistente à umidade e fácil de limpar. As desvantagens incluem uma pequena seleção de cores e um efeito "pegajoso". Vida útil - até 20 anos.
- Arpatek - um material feito pelo homem originalmente criado para a indústria automotiva. As vantagens do material são força, resistência à abrasão, solidez da cor e facilidade de manutenção. Vida útil - até 15 anos.
Importante! Para a maioria dos tipos de materiais de estofamento, é produzida uma grande quantidade de variedades, que muitas vezes têm seus próprios nomes exclusivos, o que pode criar dificuldades na escolha.
Dimensões (editar)
Os sofás-cama de teca são produzidos em vários tamanhos, a escolha dos quais depende da nomenclatura e da finalidade do fabricante. Os parâmetros típicos são os seguintes:
- os modelos regulares (retos) têm comprimento de 205, 225, 245 e 260 cm, largura (profundidade) de 100, 105, 110 cm, altura de 75, 80, 85 cm;
- os de canto têm um comprimento de 225, 235, 250, 270, 350 cm, uma largura (profundidade) de 155-180 cm, uma altura de 75, 80, 85 cm.
Importante! Depois de dobrar o sofá, a cama geralmente tem as dimensões 195x155, 215x155, 210x160, 320x170 cm.
Os tamanhos dos modelos infantis são os seguintes:
- comprimento - 100, 120, 160 e 185 cm;
- largura - 80, 85, 90 e 100 cm;
- alturas 65, 70, 75 e 80 cm.
Importante! Nas lojas de móveis e salões de beleza que trabalham diretamente com o fabricante, existe a possibilidade de pedidos individualizados de tamanhos de produtos, além de estofamento e preenchimento.
Paleta de cores e design
Não pouca importância na escolha de um sofá-cama é o seu estilo e cores, que devem estar em harmonia com o estilo geral e a paleta de cores da sala. Os designers distinguem mais de 50 estilos utilizados na fabricação de móveis modernos, abaixo estão os principais.
- Alta tecnologia (ou lounge) difere nas cores monocromáticas calmas e na simplicidade das formas geométricas. O uso de elementos de metal cromo é característico, mas a madeira natural raramente é usada. Tecidos modernos são usados para estofamento, as preferências de cores são dadas para preto, branco, cinza, prata e metálico.
- Loft - estilo moderno para espaços comuns. Ele usa elementos icônicos - paredes de concreto aparente, alvenaria, comunicações. É dada preferência a modelos lacônicos de cores vivas; à primeira vista, são usados materiais incompatíveis - plástico e aço inoxidável em combinação com estofados feitos de materiais naturais.
- Art Deco inspirado na estética do cubismo e estilos étnicos de pequenas nações. Tradicionalmente, são usados materiais naturais incomuns ou suas imitações - marfim, madeiras nobres, bambu. Tipos exóticos de couro genuíno ou seus substitutos artificiais são ideais para estofamento.
- Eco criado para fazer frente ao urbanismo, para quem busca o retorno à natureza. Utiliza-se apenas madeira natural e suas cores naturais, imitação de nós e textura natural, repetição de formas naturais. O estofamento também é feito de materiais naturais.
- Patchwork - costura patchwork. Este estilo agora é incrivelmente popular.
- Boho - muito distinto, estilo rico, repleto de cores ousadas. Os móveis costumam ser achatados, largos e confortáveis, sem folhos. Este estilo é freqüentemente usado em quartos de crianças.
- Retro (anos 60-70 do século XX). Os móveis devem ser compactos, sem excessos de decoração, mas ao mesmo tempo de diferentes formas. Rígidos e angulares, com curvas suaves e soluções fantásticas são populares. As cores são clássicas, pastéis com predominância de texturas geométricas.
- Militares distingue-se pela brutalidade e funcionalidade, é ideal para homens. Um sofá-cama neste estilo deve ter uma forma geométrica estrita, um pouco áspera. A decoração deve ser minimalista, mas é permitida a decoração com elementos heráldicos.
- Shabby Chic - o estilo das coisas envelhecidas artificialmente e seus elementos, criando uma atmosfera especial de boêmio chique. É caracterizada por pernas e braços desfiados com predomínio de cores claras.
- Clássico caracterizado pela presença obrigatória de talha, sobreposições, dourados e outros elementos pretensiosos. Utilizam-se apenas materiais naturais, as cores dos estofos são predominantemente calmas, com motivos florais.
Como eles estão dispostos?
Desdobrar e dobrar o sofá-cama de teca não causa dificuldades e não requer muito esforço físico. Recomenda-se que você se familiarize com o manual de instruções do fabricante do produto, pois ele indicará as características pessoais do modelo. Normalmente, este é o arranjo de alças ou outros elementos para segurar o painel removível durante o desdobramento ou dobramento, especialmente os dispositivos de suporte ou superfícies, a maneira como o painel traseiro é dobrado e retornado à sua posição original.
Para desdobrar o sofá, você deve seguir o seguinte algoritmo de ações:
- remova almofadas decorativas e coberturas usadas;
- levante a parte frontal do painel removível e puxe-o para fora até que esteja totalmente estendido e, em seguida, abaixe-o;
- se necessário, dobre as almofadas decorativas em caixas de paletes;
- abaixe o encosto do sofá até o espaço vago e não se esqueça de colocar a alça corretamente para facilitar o levantamento do painel.
Para dobrar o sofá, siga estas etapas:
- levante o painel traseiro para sua posição original, usando a alça disponível para sua conveniência;
- remova almofadas decorativas das paletes;
- Levante o painel removível e empurre-o suavemente em direção ao interior do sofá até que esteja totalmente dobrado.
Visão geral da revisão
As análises de clientes sobre sofás-cama com mecanismo de transformação "tique-taque" nos permitem considerá-los bastante confiáveis e duráveis. Os usuários marcam de forma inequívoca um aspecto positivo da conveniência de dobrar o sofá sem a necessidade de mover a parte móvel no piso ou no revestimento do piso, principalmente aqueles que antes possuíam sofás desdobráveis com sistema de rodízios, que ficavam constantemente emaranhados na pilha ou deixavam marcas no piso. E também para muitos, o ponto positivo é que para utilização em versão única, não é necessário desdobrar o sofá-cama, basta retirar as almofadas decorativas.
As críticas negativas geralmente dizem respeito a almofadas decorativas, que muitas vezes têm dimensões que não permitem o seu empilhamento em caixas palete e, durante a utilização da cama, ocupam espaço na divisão.
Para informações sobre como dobrar e desdobrar o sofá, veja o vídeo abaixo.