Sofá range: por que e como consertar?
Um sofá é parte integrante de cada espaço de vida. É este mobiliário considerado um dos mais procurados e confortáveis para relaxar. Ao que parece, que problemas podem surgir com sofás? Mas o que: com o tempo, todos eles começam a ranger. É sobre por que um som desagradável aparece e como se livrar dele, o que será discutido neste artigo.
Motivos principais
Um sofá é um móvel multifuncional de diferentes tipos. Os modelos são angulares, retos, dobráveis, etc. Você pode dormir neles, brincar, sentar e receber convidados. Com cargas constantes, eles falham e começam a emitir um som desagradável na forma de um guincho constante. Claro, quem tem recursos pode ir até a loja e comprar um sofá novo, em vez de um que range muito. Porém, não há necessidade de tomar medidas drásticas, antes de tudo é preciso entender a causa do problema, para só depois pensar em como resolvê-lo. Vamos descobrir isso juntos.
O design do sofá é um mecanismo bastante complexo no qual vários elementos estão presentes.
- Quadro... Este é o chamado "esqueleto" de toda a estrutura, todos os componentes são mantidos nele. Este elemento é feito de liga de metal de alta qualidade ou madeira.
- Springs... Para sua fabricação, o fabricante também utiliza metal durável e confiável.
- O preenchimento... Vários materiais macios.
- Estofo. O tecido com que o móvel é forrado.
- Sistema de desdobramento.
Sabendo em que consiste qualquer sofá, você já pode refletir sobre qual de seus componentes faz barulho.Provavelmente, o problema surgiu com o funcionamento da moldura, o bloco da mola cedeu ou quebrou completamente ou uma das molas. Assim, um chocalho em uma estrutura de metal ocorre se:
- o sistema de fixação está solto;
- o mecanismo de dobramento está solto.
Um sofá de madeira range se:
- rachaduras se formaram nele, elas ocorrem se a montagem era de má qualidade ou se foi usada madeira crua;
- conexões soltas durante o transporte ou durante a operação.
Então, o culpado pode ser uso de material de baixa qualidade, violação do processo de produção, montagem inicial incorreta, pouca quantidade de materiais de revestimento. E um outro - muita carga no sofá.
Ferramentas e materiais
Na maioria dos casos, se os móveis forem mantidos juntos, os proprietários recorrem a especialistas em reparos que, a nível profissional, podem resolver o problema de forma rápida e eficiente. Mas se você quiser economizar dinheiro, pode tentar fazer você mesmo. Tudo que você precisa é o conhecimento do algoritmo para a realização de reparos, a disponibilidade do equipamento e consumíveis necessários.
Portanto, você deve estocar o seguinte:
- alicate;
- uma chave de fenda;
- grampeador de móveis (construção) e grampos para ele. Eles são usados para prender o estofamento ao quadro;
- enchimento, que pode ser usado como estopa, espuma ou espuma de poliuretano, feltro e outros materiais modernos;
- tecido para estofamento;
- contraplacado e cola de PVC - para uma base de madeira;
- tiras, placas e cantos em metal.
Como pode ver, na maior parte, tudo isto pode facilmente ser encontrado na casa de um bom proprietário ou numa loja especializada.
Como se livrar do guincho?
Se você tiver tudo de que precisa, o que foi discutido acima neste artigo, e se souber exatamente o que causou o som desagradável, pode iniciar o trabalho de reparo com segurança. Você pode corrigir o problema mesmo sem analisar o design. Vamos conversar separadamente sobre como remover esse rangido em casa. Vamos considerar como resolver o problema de sofás com armações diferentes.
Metal
O metal é um material mais resistente e durável, portanto, as estruturas feitas dele não colapsam, mas seu sistema de fixação simplesmente enfraquece ou deforma. Você precisa fazer o seguinte:
- graxa a estrutura de aço, articulações, mecanismo de dobramento;
- aperte os parafusos e porcas.
De madeira
Claro que a árvore é é um material ecológico seguro... Móveis feitos de madeira sempre foram considerados um dos mais bonitos, interessantes e caros. Mas também há muitos problemas com ela. Isso também se aplica aos rangidos de sofás com estrutura de madeira.
Existem vários métodos que o ajudam a livrar-se do chocalho e dependem diretamente da causa.
- Se aparecer uma rachadura na moldura e o sofá começar a ranger por causa disso, a parte rachada deve ser reparada. Você pode usar um pedaço de madeira compensada para reforçar a área do problema. O contraplacado é colado com cola PVA, ou melhor, para um efeito mais fiável e duradouro, aparafusado com parafusos auto-roscantes nas duas faces. Se não houver madeira compensada disponível, um suporte de metal, canto ou placa serve.
- Uma lacuna na madeira geralmente resulta do uso de um material úmido que seca com o tempo no produto acabado. Essa lacuna deve ser preenchida com cola PVA coletada em uma seringa.
- É necessário substituir uma parte rachada se houver vários danos nela e ocorrerem deformações perceptíveis. Esse tipo de reparo é chamado de muito caro.
- Se os jumpers caíram no quadro, instale outros e mais adicionais, para fixar o assento da forma mais segura possível e eliminar a deflexão.
- No caso do motivo do rangido - fricção da madeira no aglomerado, esses elementos só precisam ser lubrificados... A cera de parafina ou cera técnica pode ser usada como lubrificante.
Você terá que substituir todo o bloco da mola, mesmo se apenas uma das molas estiver rachada.Existem "artesãos" que, sem saber, decidem substituir apenas o elemento que falhou, mas isso está fundamentalmente errado. O fato é que, se uma mola quebrar, o desgaste de todas as demais ocorrerá. Portanto, é necessário substituir todo o bloco, o que não será barato e não será feito rapidamente. Se as molas estiverem curvadas, elas podem ser levantadas com espuma de borracha, que se encaixa entre os blocos da mola.
O algoritmo de trabalho de reparo é idêntico em todos os casos:
- remover estofamento e enchimento;
- realizar uma inspeção visual do interior do sofá;
- verifique cada mola e determine exatamente aquela que estala, substitua por uma nova;
- lubrifique todas as juntas, sem exceção;
- o mecanismo de dobramento é verificado cuidadosamente e, se necessário, lubrifique-o;
- se surgirem problemas com o componente de madeira, use um dos métodos descritos acima;
- prenda o estofamento de volta com um grampeador.
Dica: Se você tiver um sofá que range com estrutura de madeira, é melhor entrar em contato com um especialista. Muitas vezes, esse rangido indica que a moldura está desmoronando.
Recomendações
Um sofá é um mobiliário estofado que requer cuidados especiais. É a chave para uma longa vida útil dos móveis. Para evitar moer, você precisa seguir as seguintes regras e recomendações:
- a temperatura do ar na sala onde o sofá está instalado deve estar na faixa de 15 ºС a 30 ºС;
- não instale móveis perto do aquecedor;
- assim que ouvir o menor ruído de trituração, faça uma inspeção visual;
- certifique-se de lubrificar os fixadores e conectores uma vez por ano;
- se os painéis laterais do sofá forem de madeira e aparecerem rachaduras neles, substitua esta estrutura.
E o mais importante: se o sofá for novo e começar a ranger durante o período de garantia, não hesite em contactar o vendedor ou fabricante.
Você tem todo o direito de que tal peça de mobiliário seja substituída ou reparada. Por isso, após a compra, guarde o recibo e o cartão de garantia. Mas em geral, é melhor não correr riscos, mas adquirir móveis apenas de fabricantes conhecidos e confiáveis. Esta será a melhor garantia de que o seu sofá ficará bonito, confortável e irá deliciá-lo com uma longa vida útil.
Uma maneira de consertar um sofá que range é mostrada abaixo.