Colchão dobrável no sofá para dormir: características e opções
A principal preocupação das pessoas que escolhem colchões é um sono confortável e a saúde das costas. Se o local de dormir for organizado no sofá, um colchão dobrável pode ser uma excelente opção. Este produto é apresentado nas prateleiras das lojas numa gama alargada, podendo o consumidor fazer uma escolha, focando-se em determinadas preferências. Falaremos sobre as principais características e nuances de escolha em nosso artigo.
Peculiaridades
No caso de o sofá ser utilizado constante ou periodicamente para dormir, será cómodo e prático utilizar um colchão dobrável. Este produto bastante compacto e não ocupa muito espaço. Consiste em duas ou três partes.
O colchão de casal é o mais confortável para uso permanente... Se o acessório é destinado principalmente para convidados, você pode optar por uma opção de três peças. Eles são mais finos, mas ao mesmo tempo tão compactos quanto possível. Os produtos podem ser facilmente empilhados, por exemplo, em uma prateleira de armário ou em uma gaveta especial no sofá.
Este produto está cada vez mais começando a ser utilizado pelos consumidores, avaliando suas características positivas. Vamos considerar os principais.
Uma coisa tão pequena é simplesmente insubstituível no caso em que está planejada para acomodar hóspedes durante a noite na ausência de um beliche especial. Ele suaviza todos os possíveis desníveis do sofá, garantindo um sono saudável. Os colchões de sofás sem molas são muito compactos e podem ser colocados facilmente mesmo em um apartamento de dimensões modestas. Além disso, eles são leves, portanto, não serão difíceis de usar, mesmo para mulheres jovens e idosos frágeis.
A gama de colchões dobráveis é projetada para especialmente para uso ao ar livre. Os modelos diferem por terem proteção adicional contra umidade. É muito cómodo nas condições de um apartamento, especialmente se a família tiver filhos pequenos.
Um colchão dobrável pode ser bem grosso. Também é muito confortável e proporciona conforto durante o sono. E onde o produto pode ser facilmente embalado até o tamanho de um pequeno saco.
Entre os colchões dobráveis, você pode pegar não só um adulto, mas também uma opção de criança. Eles podem ser espalhados em um berço ou cercadinho.
A superfície é macia e segura, o que certamente agradará aos menores membros da família.
Tipos de enchimentos e tampas
Os colchões dobráveis podem ou não ter molas. No primeiro caso, os elementos são dependentes ou independentes. Os produtos Springless são compartimentos com vários recheios. Os mais populares são flocos de coco, espuma de poliuretano e látex.
Os flocos de coco naturais tornam o colchão bastante firme... Isso se torna uma ótima opção quando uma pessoa tem problemas nas costas. Deve-se destacar a durabilidade do preenchimento, que pode durar até 15 anos. É resistente aos processos de decomposição, os ácaros não se iniciam no interior e não se formam bolor. Além disso, note-se que esses produtos são hipoalergênicos.
Os colchões de látex não causam reações alérgicas. Eles são muito amigos do ambiente e resilientes. O corpo e a coluna estão bem apoiados, a pessoa acorda vigorosa e descansada. Bastante durável.
Já a espuma de poliuretano apresenta diferenças na rigidez. Esse colchão vai durar pelo menos, cerca de 10 anos. Não pode ser umedecido, pois o filler absorve perfeitamente a umidade, podendo se tornar inutilizável rapidamente.
Alguns modelos sugerem a presença de camadas de enchimento de coco e látex. Isso garante excelentes propriedades ortopédicas do produto.
É impossível não notar um fator tão importante como a caixa do produto. Afeta tanto o custo do produto quanto várias de suas características. Os especialistas recomendam prestar atenção à capa e estofamento mais simples. O principal é que eles são formados de materiais de origem natural - isso permitirá que eles passem o ar da melhor forma possível.
O melhor é optar por capas de algodão, lã e seda.... O forro de algodão é natural e ecologicamente correto. Não provoca alergias. Além disso, é apresentado numa vasta gama, tem várias cores e é bastante acessível.
As capas de lã também são bastante confortáveis. No entanto, deve-se ter em mente que eles podem causar reações alérgicas. E também ocorre frequentemente deformação do produto durante o uso.
As capas de seda são muito confortáveis de usar. Sua qualidade está fora de dúvida. Além disso, o custo desse material é bastante alto.
Freqüentemente, combinações de materiais são oferecidas aos consumidores. A capa pode ser em cetim e o forro em jacquard. Isso é perfeitamente aceitável.
Caso o colchão seja exposto à umidade, é melhor pensar em adquirir uma capa de colchão impermeável especial que ajude a proteger o produto.
Dimensões (editar)
Ao escolher um colchão, é muito importante que as suas dimensões se ajustem perfeitamente às dimensões do sofá. A maior espessura será antes uma desvantagem, uma vez que irá interferir na torção para um armazenamento mais conveniente, além disso, eles se tornam menos convenientes para o uso.
Existem dimensões ideais, na opinião de especialistas e usuários. O colchão dobrável tem 2 a 9 centímetros de espessura. Alguns acreditam que produtos muito finos são muito menos confortáveis, mas por outro lado é uma questão de gosto... O comprimento pode ser 190 ou 200 centímetros. Quanto à largura, este indicador pode ser completamente diferente.
Acredita-se que um colchão padrão tenha dimensões de 190x90 centímetros. No entanto, 190x135, 190x160 cm não são menos populares.Esses produtos são perfeitos para uma pessoa e, para sofás largos, é melhor enfatizar um indicador diferente, por exemplo, um tamanho de canto é adequado para um tamanho de 200x180 cm.
No caso de o sofá ter dimensões fora do padrão, pode ser necessário ajustar o colchão sob medida. É melhor prestar a máxima atenção a esta questão, porque um erro nas dimensões pode levar ao facto do produto não ser muito confortável para dormir.
Dicas de Seleção
Independentemente do tipo de móvel instalado na casa, a escolha de um colchão é um assunto sério. Não importa se este atributo é obrigatório para um livro-sofá, "acordeão", "golfinho", com mola, sem mola ou qualquer outro.
Nesse caso, deve-se prestar atenção às avaliações. A maneira mais fácil de avaliar tal coisa é se estiver disponível com alguém que você conhece. Você não pode apenas obter uma avaliação independente, mas também testá-la pessoalmente. Nas lojas, isso geralmente é muito mais difícil.
Um ponto importante é a qualidade. Cada costura deve ser feita uniformemente, os enchimentos devem ser o mais seguros possível.
É melhor que as coberturas sejam feitas de materiais naturais e agradáveis ao toque.
Modelos são considerados universais dureza média. Eles são ótimos para uso ocasional. Muito moles se distinguem pela falta de efeito ortopédico. Não será possível apoiar totalmente a coluna vertebral. Produtos rígidos podem ser adquiridos para usuários com excesso de peso. Eles são capazes de suportar o aumento do estresse sem causar danos.
Também é importante onde exatamente o colchão será aplicado.
Se estamos falando de uma residência de verão, você deve fazer uma escolha em favor de produtos mais fortes que podem suportar cargas pesadas. Eles também devem ser fáceis de limpar.
Para bebês menores de 3 anos e gestantes, os especialistas recomendam a escolha de colchões com recheio de coco. É absolutamente seguro, mesmo para recém-nascidos. Os modelos frente e verso tornam-se uma excelente opção, duros de um lado e mais macios do outro. Eles vão durar mais do que as contrapartes convencionais.
E você deve, em primeiro lugar, considerar a possibilidade de comprar produtos de marcas bem conhecidas. Como regra, os fabricantes estabelecidos consideram mais seriamente a qualidade de seus produtos. Um colchão de má qualidade pode ser prejudicial e comprá-lo será uma verdadeira decepção e um desperdício de dinheiro.
Uma visão geral do colchão dobrável é apresentada a seguir.