Reparo do bloco de molas do sofá
Mesmo as peças de mobiliário da mais alta qualidade podem falhar. Na maioria das vezes os sofás quebram, ou melhor, as molas quebram. No entanto, pode resolver este problema sozinho, em casa, sem recorrer à ajuda de especialistas.
Quando reparar?
Todo mundo sabe que um sofá é uma peça de mobiliário confortável e macia, projetada para proporcionar conforto e relaxamento. É claro que, como qualquer móvel, ele consiste em várias partes.
Enquanto o produto é novo, está tudo bem e é agradável descansar sobre ele. No entanto, depois de algum tempo, podem aparecer problemas de funcionamento. Você pode descobrir que a mola está para fora, a estrutura está quebrada ou que há um problema com o estofamento.
Quanto melhor cada uma dessas partes, mais tempo o sofá durará sem perder suas qualidades originais.
A substituição do bloco da mola pode ser necessária por vários motivos.... Por exemplo, quando a ação das molas enfraquece, amassados podem ser vistos na superfície do sofá. Como resultado, o nível de conforto diminui, e não é mais tão agradável usar os móveis. Às vezes, você descobrirá que a mola estourou logo após a compra do sofá. Isso pode ser devido a um defeito de fábrica ou peças sobressalentes de baixa qualidade.
A solução para este problema é inequívoca - substituir todo o mecanismo da mola ou, se possível, uma mola.
Deve-se recorrer à substituição prematura das molas, mesmo que permaneçam intactas. Isso acontece se a rigidez do sofá não satisfizer todo o conforto. Este parâmetro não pode ser ajustado de nenhuma outra forma. Você terá que encontrar um sistema de molas mais adequado, que seja mais macio ou mais duro.Claro, você pode trapacear e usar uma ou mais camadas adicionais de espuma de borracha para maciez.
Tipos de primavera
Para móveis estofados, o sistema de molas é um dos melhores recheios para maior conforto. Isso também permite aumentar significativamente a vida útil dos produtos. Quando você tem que chegar a um acordo com a substituição de molas, primeiro você precisa saber melhor que tipos de molas existem em geral.
Depois disso, consertar o sofá de casa não é difícil.
- Snake Springs distinguem-se pela durabilidade, simplicidade e baixo custo. Ao mesmo tempo, proporcionam o conforto necessário. De suas deficiências inerentes, vale a pena notar maciez excessiva. Como resultado, você tem a sensação de que não está sentado no sofá, mas em uma rede. Por causa disso, a cobra raramente é encontrada em modelos dobráveis.
- As molas mais comumente usadas têm a forma de um bloco sólido, denominado bonnel. Eles podem servir por um longo período sem perder o conforto. No entanto, sob cargas pesadas, os móveis estofados com esse tipo de enchimento podem começar a ranger. Em caso de falha de uma das molas, será necessário substituir todo o bloco.
- As molas em forma de bloco, nas quais são independentes umas das outras, são chamadas de molas de bolso. Neste sistema, cada mola é alojada em uma caixa separada. Como resultado, um sofá com "interiores" semelhantes permite que você relaxe com o máximo benefício para a coluna. Claro, o custo de tal bloco é bastante alto. Das vantagens, deve-se notar que, se uma mola estourou, é fácil substituí-la por uma nova.
Ordem de serviço
Fixar móveis estofados com as próprias mãos é fácil e até agradável. Além disso, isso pode ser feito em casa, sem precisar tirar o sofá da sala ou da cozinha. Dentre as vantagens desse método, destaca-se a economia significativa, pois os profissionais cobram muito caro pela troca dos sistemas de molas. Além disso, escolhendo você mesmo um enchimento, poderá escolher o melhor.
Obviamente, antes de consertar o sofá você mesmo, terá que fazer alguns trabalhos preparatórios. Primeiro você precisa comprar molas adequadas.
Nesse caso, você pode escolher semelhantes aos que já foram ou instalar uma opção melhor. Também é melhor anotar a sequência de ações com antecedência para que tudo dê certo.
É importante que você tenha todas as ferramentas de reposição necessárias à mão.
Para fazer as medições, você precisará de uma fita métrica especial. A moldura dos móveis estofados é desmontada com a ajuda de uma chave inglesa. Os grampos do estofamento são fáceis de remover com uma chave de fenda.
Os itens de metal não podem ser alterados sem um alicate. O underlayment é mais fácil de cortar com uma faca ou tesoura. No último estágio, quando o estofamento precisar ser fixado no quadro, você precisará de um grampeador de construção e grampos.
Quando tudo que você precisa estiver pronto, você deve desmontar o sofá. Ao mesmo tempo, os especialistas recomendam fotografar todas as etapas da análise, para que mais tarde seja mais fácil devolver o móvel ao seu estado original. A desmontagem deve começar pelas partes laterais e apoios de braços. Em alguns modelos, eles são presos às pernas. Na presença de tais fechos, um bloco de madeira deve ser substituído sob a moldura do objeto. Isso é necessário para evitar que os móveis caiam de um lado. Depois disso, o assento sobe e os parafusos são desparafusados. É importante não perder nenhum deles.
A próxima etapa é remover o encosto e, em seguida, o mecanismo de transformação. Você verá um bloco com molas. É aconselhável retirá-lo na íntegra para verificar imediatamente o estado da moldura. Afinal, se houver defeitos nele, eles devem ser eliminados. Todos os itens necessários são vendidos em lojas especiais. Não é difícil consertar enchimentos modernos. Na maioria das vezes, eles têm a forma de blocos em forma de espiral. Normalmente, os blocos têm 2,2 milímetros de espessura. Para reparo, o elemento quebrado é desparafusado de um lado e, em seguida, descartado do outro.
No caso de as molas serem velhas, com até cinco milímetros de espessura, podem ser reforçadas. Isso é feito com fio ou corda resistente. Eles são necessários para amarrar o bloco. Se houver peças totalmente fora de serviço, elas devem ser removidas. Claro, se possível, é melhor substituir completamente o enchimento por um novo.
Acontece também que o problema está nos elementos torcidos que estão simplesmente desconectados. Você pode restaurar a fixação dessas molas umas às outras ou à estrutura usando um fio fino (de preferência endurecido) e um alicate. Neste caso, as partes pontiagudas devem ser arrancadas e dobradas. Uma mola quebrada deve ser substituída por uma nova. Faça o mesmo se não ficar tão elástico.
Às vezes, todo o sistema de molas também falha. Nesse caso, você precisa escolher um design diferente. Melhor se for de melhor qualidade.
Blocos com pontos fracos não devem ser reparados, pois podem quebrar novamente em breve. Eles devem ser substituídos.
Os sons desagradáveis que ocorrem quando o sofá é afetado devem alertá-lo. Para determinar sua origem, você deve examinar cuidadosamente toda a superfície do sofá usando punção. Na maioria das vezes, esse problema é eliminado com a instalação de uma gaxeta entre os elementos de metal que friccionam. Porém, depois de um tempo, você ainda terá que recorrer à substituição das molas.
Ao reparar blocos de mola é importante aspirar os mecanismos e tudo ao seu redor... Isso é necessário para remover os detritos que se acumularam no sofá durante todo o período de uso. Depois de consertada a mola ou substituído todo o bloco, o forro em forma de espuma de borracha ou outro material deve ser recolocado em seu lugar.
É importante apertar bem todos os parafusos.
O tecido do estofamento é então preso com um grampeador e grampos. O toque final é colocar os apoios de braços no lugar e fixá-los na estrutura.
Porém, em alguns casos, é ainda melhor confiar a reparação do sofá a profissionais. Isso é necessário se o mobiliário for antigo - tais modelos têm momentos complexos no design. Além disso, podem surgir problemas com sofás de couro, ou melhor, com sua camada superior. Você mesmo pode substituir esse estofamento por um de tecido mais simples ou confiar em um especialista.
No próximo vídeo, você aprenderá como consertar rapidamente molas quebradas em um sofá usando uma abraçadeira de arame.