Almofadas de sofá: o que são e como escolher?
Um sofá é uma peça de mobiliário confortável e bonita. Uma estadia confortável nela depende do assento (almofadas), que possuem diferentes recheios, respectivamente, diferentes resistência, durabilidade e propriedades ortopédicas. O artigo discutirá os tipos de travesseiros e a escolha de um sofá com os melhores blocos macios.
Características, vantagens e desvantagens
O sofá é indispensável para apartamentos pequenos. Não ocupa muito espaço, mas tem todas as possibilidades para proporcionar um descanso diurno confortável e uma noite de sono saudável, tudo depende do enchimento das almofadas. E eles vêm em diferentes densidades: moles, médios e duros. Ao escolher, as preferências pessoais e as condições de saúde são levadas em consideração. Os médicos recomendam:
- para dores na parte superior das costas, escolha travesseiros duros;
- com dores na parte inferior das costas, é mais fácil deitar sobre blocos moles;
- as crianças, para formarem a coluna corretamente, ao contrário, não precisam de travesseiros macios, a dureza média é adequada para elas;
- pessoas mais velhas acharão mais fácil dormir em travesseiros duros ou de densidade média.
As almofadas do sofá podem ser divididas em dois tipos: com mola e sem mola. Cada grupo tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os blocos de mola, por sua vez, são divididos em dependentes e independentes. Travesseiros com molas dependentes referem-se à versão Bonnel - neste produto, todas as molas são interconectadas. Este é um modelo mais barato e menos prático. Comprimindo as molas em um lugar, eles puxam outras junto com eles. Para travesseiros independentes, cada mola é alojada em uma capa e fixada separadamente. A compressão do assento do sofá ocorre em um local específico e não afeta as demais molas.
As vantagens das almofadas com blocos de molas independentes incluem os seguintes pontos:
- possuem características ortopédicas elevadas;
- duráveis, os assentos não cedem por muitos anos;
- o berço pode suportar uma carga de até 250 kg.
As almofadas de molas também têm suas desvantagens, das quais você deve estar ciente antes de decidir comprá-las:
- seu peso excede os produtos sem mola, o que dificulta o transporte;
- muitos não gostam da presença de metal no colchão: por causa dele aparece a eletricidade estática, e uma violação da camada anticorrosiva pode levar à ferrugem, que fica encharcada na superfície;
- com o tempo, um guincho característico de molas aparece.
Colchões sem molas também vêm em diferentes tipos. Os caros têm "memória" e propriedades ortopédicas, os baratos podem ser inconvenientes e se desgastam rapidamente. Vamos dar uma olhada nos méritos das almofadas com enchimento sem molas que são produtos de boa qualidade:
- eles são leves;
- durável e confiável;
- não há molas neles, o que significa que não há nada para quebrar e ranger;
- dependendo do preenchimento, podem ter propriedades ortopédicas;
- têm uma longa vida útil;
- suportar cargas de até 150 kg.
As desvantagens incluem seu custo, que é superior ao de um bloco de mola com características semelhantes. As demais desvantagens dependem do preenchimento específico, mas falaremos sobre isso com mais detalhes a seguir.
Variedades
Conforme já mencionado, os travesseiros são divididos de acordo com o grau de rigidez e a presença de molas. A qualidade e composição do enchimento têm grande influência na resistência, confiabilidade, durabilidade e conforto da cama. De acordo com sua composição, os travesseiros são divididos nos seguintes tipos.
"Bonnel" (bloco de mola dependente)
Acomodações para dormir com blocos de molas dependentes estão em demanda devido ao seu baixo custo. O sofá pode suportar uma carga de até 110 kg. As molas são fixadas com firmeza, de modo que os travesseiros durarão mais de um ano antes que ocorra seu rangido característico. Com o tempo, o dormitório fica deformado, mas antes disso servirá fielmente por muitos anos.
Infelizmente, esses colchões não têm propriedades ortopédicas e não suportam uma carga pontual, por exemplo, podem ser danificados por saltos fortes.
Pocket Spring (bloco de mola independente)
Cada mola possui um alto grau de elasticidade, proporcionando um efeito ortopédico durável. As almofadas acompanham a forma do corpo e dão a oportunidade de relaxar completamente os músculos e relaxar totalmente. A desvantagem desse tipo é o alto custo e a baixa resistência aos efeitos pontuais.
Espuma de poliuretano (PPU)
Um nome mais familiar é borracha de espuma (espuma de células finas compactada). Material ecológico e seguro... Sua suavidade e dureza estão perfeitamente equilibradas. A espuma PU tem excelente permeabilidade ao ar, elasticidade, mantém sua forma na perfeição. Em termos de características técnicas, não é inferior aos blocos de molas independentes, embora tenha um custo inferior.
Látex
Este enchimento pode ser artificial ou natural. O material natural é produzido a partir da seiva da árvore hevea por meio da espuma. O produto é de elite, é caro. Nos travesseiros há boa circulação de ar, eles são resistentes e elásticos, têm uma “memória”, repetem o formato do corpo. As propriedades ortopédicas dos enchimentos de látex são altas. Os insetos não aparecem nesses produtos, eles são hipoalergênicos.
Um tipo altamente elástico de espuma de poliuretano é usado como látex artificial. Pelas suas características, aproxima-se das matérias-primas naturais.
Sisal
Enchimento médio duro feito de coco de cacto. Tem boa respirabilidade, não retém umidade e neutraliza odores desagradáveis. Nas almofadas, as folhas de agave são combinadas com látex, o que permite obter elasticidade sustentável do produto. Para obter a rigidez ideal, o sisal é combinado com hollowfiber.
Dimensões (editar)
O tamanho do sofá-cama depende das dimensões da sua estrutura. Colchões 20 cm mais altos do que uma pessoa são considerados um comprimento confortável para um sono saudável. Os modelos grandes têm parâmetros de 90x200 cm ou 90x205 cm, os mais compactos - 60x160 cm Alguns produtos possuem uma função de transformação. Quando desdobradas, as almofadas podem ter os parâmetros 120x180 cm, 160x190 cm ou 180x200 cm.
Materiais de estofamento
A resistência e durabilidade das almofadas são influenciadas não apenas pela qualidade do enchimento, mas também pelo material do estofamento. A indústria moderna produz uma ampla gama de produtos. Se o sofá for na cozinha, você pode escolher tecidos à prova d'água e resistentes a manchas.
Para quartos de crianças, é melhor escolher materiais naturais que não contenham alérgenos perigosos nas fibras e corantes.
Velours
O material é parecido com veludo, mas com uma soneca mais curta. O tecido é macio, respirável, mantém a forma bem, tem uma aparência bonita. As desvantagens incluem a possibilidade de abrasão, bem como a tendência de acumular poeira.
Jacquard
Material durável e confiável com um belo padrão. Produzida nas versões mate e brilhante, é adequada para móveis estofados de salas. Parece ótimo e dura muito tempo. As desvantagens deste material incluem a necessidade de lavagem a seco.
Scotchguard
Uma espécie de jacquard com impregnações especiais, graças ao qual o tecido não acumula água, pó e sujidade. Possui resistência especial e bela aparência.
Chenille
Material macio e prático com uma estrutura de fibra característica. O tecido é resistente a danos, agradável ao tato, não absorve odores estranhos e é durável. Mas os sopros das garras dos animais podem permanecer nesse tecido e, além disso, um produto feito com ele não é barato.
Rebanho
O material mais prático, forte e durável, criado com tecnologias modernas. O tecido repele a umidade e a poeira, mas absorve bem os odores, por isso não é adequado para uso na cozinha.
Dicas de Seleção
É importante saber se as almofadas estão sendo selecionadas para um novo produto ou para móveis antigos, ainda de produção soviética. Ao comprar, você precisa estar atento aos seguintes pontos.
- Um sofá projetado para o sono diário deve ter travesseiros confortáveis, altos e de firmeza média, com características ortopédicas. Se seu orçamento permitir, você pode comprar blocos com molas independentes ou base de látex.
- Para o uso diurno do sofá, você não precisa pagar a mais, para isso, travesseiros com espuma de poliuretano são bastante adequados. É um enchimento de boa qualidade e barato com dureza moderada.
- Para quartos infantis é melhor escolher enchimentos naturais - látex, coco, bem como estofamento natural feito de tecido à base de algodão com 5-6 travesseiros.
- Para a cozinha e corredor é melhor preferir estofamento com impregnação, repelindo água e sujeira. Enchimentos com blocos de mola são indesejáveis para essas salas.
O tamanho e a forma do sofá podem ser de qualquer tamanho, mas são as almofadas que garantem uma estadia confortável sobre ele.
Para obter informações sobre como fazer uma almofada para móveis, veja o próximo vídeo.