Almofadas de sofás no interior
Almofadas decorativas são a maneira mais fácil de adicionar cor ao interior, enfocar certas áreas e tonalidades. Além disso, as almofadas adicionam notas aconchegantes e atmosfera à composição. Na maioria das vezes, os travesseiros são usados em camas, sofás e poltronas. Seu número pode ser muito grande ou mínimo - o principal é observar a medida, manter o equilíbrio estilístico e de cores. Todos os elementos decorativos de design são necessários para completar o conjunto, para trazer os retoques finais.
Visão geral da espécie
As almofadas vêm em uma variedade de tamanhos, desde enormes, que podem ser usados como uma área de estar separada, até pequenos. Quanto à forma, os seguintes tipos de almofadas decorativas para o sofá são distinguidos aqui:
- quadrado - formato padrão, dumka;
- em forma de rolo - pode servir simultaneamente como apoio de braço;
- redondo - pode ser complementado com outros tipos;
- infantil - mais frequentemente realizado na forma de cartas, animais e outros brinquedos interessantes.
Os materiais ou capas podem ser completamente variados, combinam várias cores e texturas. A melhor opção é costurar vários tipos de capas que podem ser trocadas.
Como escolher?
Primeiro, determine o orçamento de quanto você está disposto a gastar nesses itens decorativos. A faixa de preço é enorme. Quanto à quantidade, você vai precisar de pelo menos 3 travesseiros para sofá, 1 ou 2 para poltronas.Em um interior moderno, travesseiros do mesmo formato ficam melhor, em um eclético ou clássico - diferente. Em termos de cor, as seguintes diretrizes devem ser consideradas:
- se os tons dominantes forem cinza, verde, azul, os elementos decorativos terão uma aparência ideal em um tom frio;
- vermelhos brilhantes, laranjas, amarelos os tons requerem uma decoração aconchegante;
- tons de fundo neutros, por exemplo, bege é a escolha ideal, contra seu fundo tudo parecerá luxuoso e uma impressão, desenho de qualquer formato é apropriada;
- gráficos e tons acromáticos ficam melhor com adições na forma de almofadas brancas com ornamentos pretos e cinzas;
- paletas dominantes neutras e discretas bem enfatizar elementos decorativos brilhantes e suculentos;
- não adicione mais de dois tons saturadoscaso contrário, a composição ficará sobrecarregada;
- em um sofá escuro, o mais difícil é escolher uma decoração, ficam melhores nesta versão gráficos e cores ricas e profundas;
- considerar quantidade de cor do sol, em ambientes bem iluminados, pode-se usar tons frios; em ambientes mal iluminados, é melhor escolher tons quentes;
- muitas almofadas multicoloridas - uma solução muito brilhante, neste caso, devem ser todos monocromáticos e o fundo deve ser calmo;
- travesseiros fazem um excelente trabalho de conectar as cortinaspara ser combinado em um conjunto.
Por material e textura
É muito importante que a textura das capas corresponda ao estilo e clima geral da sala. Existem várias diretrizes:
- estilos graciosos são bem complementados por travesseiros feitos de seda, cetim, lhama, cor pastel, discreto;
- tons mais profundos adicionam sensualidade ao ambiente em combinação com texturas aveludadas;
- veludo e veludo adicionam conforto e luxo;
- outra maneira de aumentar o grau da atmosfera doméstica - travesseiros de malha, tapeçaria, lã;
- no calor, as capas de linho e algodão em cores pastéis ficam melhores.
Os estilistas aconselham vários tipos de travesseiros para as diferentes estações. Assim, o interior será harmonioso durante todo o ano.
Por cor
Algumas palavras sobre como não escolher travesseiros:
- travesseiro tom sobre tom com estofamento - má ideia, chata e irrelevante;
- travesseiros para combinar com os tecidos - esta opção é frequentemente escolhida, mas é muito antiquada e perdoa a imagem;
- almofadas idênticas, simples na forma e na cor - mesmo em um interior minimalista, os travesseiros são um destaque que os olhos devem permanecer.
Esses são os erros mais comuns cometidos por designers inexperientes. O esquema de cores deve ser atraente. Você pode escolher tons diferentes da mesma paleta ou tons complementares e contrastantes.
Por estilo
Os elementos decorativos devem necessariamente corresponder ao estilo da sala.
- Estilo oriental. Travesseiros são parte integrante dele, e deve haver muitos deles. Pensado com pincéis, modelos redondos, enfeites brilhantes, cores suculentas são bem-vindos. Cores - laranja, turquesa, bordô, violeta, rosa, amarelo.
- Clássico, estilo Império. Tapeçaria, veludo, enfeites de franjas são apropriados aqui, tudo que enfatiza luxo e status.
- Minimalismo. Opções de couro, couro ecológico, peles e imitações de peles são perfeitas.
- Glamour... Uma opção chique são os produtos de pele de cores vivas, que agregam pathos e luxo.
- Escandinavo. Cores concisas e linhas simples são apropriadas aqui. Muitas vezes, são as almofadas que atuam como os únicos pontos brilhantes em todo o interior.
Lindos exemplos no interior
- Um sofá cinza tranquilo é o cenário perfeito para tons ricos e vibrantes. Almofadas com variações branco, cinza e amarelo complementam e decoram perfeitamente.
- Se a repetição de tecidos tom sobre tom for considerada irrelevante, alguns detalhes sobrepostos são especialmente chiques.
- Almofadas monocromáticas do mesmo formato são aceitáveis, mas neste caso o esquema de cores deve ser o mais diversificado e contrastante possível, e o fundo deve ser calmo.
- Travesseiros são uma ótima maneira de combinar tons e estampas díspares em um interior e juntá-los em uma única composição.
- Quanto mais neutro for o fundo, mais opções para conectar estampas e sombras. Um sofá branco é o fundo mais neutro possível.
- Se você quiser que os olhos descanse na área do sofá, escolha travesseiros que sejam semelhantes em tons, mas com um enfeite original.
- O contraste não precisa ser chamativo e ousado.São muitas opções harmoniosas e sofisticadas.
- Graça, sofisticação e romance em cada detalhe. Elementos impressos para combinar com a decoração tornam a composição completa e perfeita.
Para informações sobre como fazer almofadas fofas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.