Como consertar um sofá flácido?

Cada apartamento tem um sofá onde todos os membros da família costumam se reunir. Com o tempo, os móveis não suportam a carga, surgem lugares flácidos. Isso prejudica não apenas a aparência, mas também a funcionalidade do sofá. Felizmente, você pode resolver o problema sozinho e sem grandes despesas financeiras.
Razões de quebra
Se o sofá falhou, vale a pena identificar a fonte original do problema.


Normalmente, o sofá é flexionado no meio, o que reduz bastante o nível de conforto.
Causas:
- os travesseiros foram lavados, o motivo está no enchimento;
- o bloco da primavera afundou;
- a moldura dobrada.
Para identificar a causa do aparecimento da fossa, basta avaliar visualmente cada elemento individual. Os proprietários de sofás enfrentam esses problemas durante o uso ativo e prolongado de móveis.
Todos os casos podem ser corrigidos em casa por conta própria. É importante preparar com antecedência todos os materiais necessários e ter paciência.

Materiais e ferramentas de reparo
O sofá só pode ser consertado se você tiver o equipamento necessário. A lista exata de materiais depende da causa da avaria.
Estoque para restaurar um sofá amassado:
- tecido para estofamento;
- enchimento para almofadas;
- fio para constrição;
- grampeador e grampos para móveis;
- chave de fenda plana para remover o estofamento;
- cintos ou faixas de tecido durável para móveis;
- barras de madeira para reparação de molduras.



Instruções passo a passo
É possível consertar um sofá flácido somente após a identificação da causa do fosso.
A maneira mais fácil de trocar o preenchimento dos travesseiros é:
- abra a costura lateral;
- adicione enchimento na quantidade necessária;
- se necessário, remova completamente o enchimento antigo, substituindo-o por um novo;
- Costure cuidadosamente a costura lateral com uma linha forte.



Recomenda-se usar o mesmo enchimento usado nas almofadas. Adicionar material geralmente é suficiente se ele ceder após várias lavagens.
Se o estofamento estiver gasto, também é recomendável substituí-lo. É importante escolher a cor do tecido tom sobre tom ou de acordo com o princípio do contraste.
Muitas vezes, a razão para o aparecimento de covas no sofá está em um bloco de mola danificado. Nesse caso, você deve remover o estofamento com o máximo de cuidado para não estragá-lo.
É simples consertar o bloco da mola com suas próprias mãos:
- encontre a mola quebrada e puxe-a para fora;
- uma nova peça de tamanho adequado deve ser colocada no espaço livre;
- no reparo, recomenda-se o uso de um alicate;
- é importante instalar a nova mola do lado correto para que não salte ao usar o sofá.


Ao examiná-lo, pode ser que o sofá tenha caído devido a uma quebra da estrutura. Você pode resolver esse problema sozinho. Você só precisa remover a peça quebrada e fazer uma nova com o tamanho correto.
Recomenda-se usar o mesmo tipo de madeira com que a moldura foi feita originalmente.

Em alguns casos, faz sentido alterar imediatamente as montagens para novas. As peças de metal tendem a enferrujar com o tempo devido às influências ambientais. É importante fazer uma nova parte da moldura com madeira seca. Caso contrário, o reparo terá que ser repetido em um futuro próximo.
Vale a pena verificar imediatamente se há rachaduras em toda a estrutura e, em seguida, fazer uma substituição adicional, se necessário.
Dicas e erros
Em situações especialmente difíceis, vale a pena consultar um especialista antes de iniciar os reparos. Manuseie o sofá com muito cuidado ao reparar o bloco de molas, caso contrário, há risco de ferimentos.

É imperativo o uso de óculos e luvas de proteção durante o trabalho de recuperação. Se o problema parecer muito complicado, vale a pena convidar um mestre.
Vamos considerar os principais erros do autorreparo.
- Corte incorreto. Recomenda-se cortar tecido novo de estofamento antigo. Se isso não for possível, medidas precisas devem ser feitas de almofadas ou outros elementos.
- Uso de peças de madeira não tratadas. A madeira da moldura deve ser seca e impregnada com um anti-séptico. Caso contrário, a peça logo começará a apodrecer.
- Desprezar ligações adicionais. Recomenda-se reforçar as peças novas na moldura com cantos de metal. Isso tornará o design mais confiável.
- Grande distância entre os grampos do grampeador de móveis. O estofamento deve ser preso por um método especial para que não se quebre. Os grampos não devem ser colocados a mais de 20 mm de distância.