Sofás

Fronhas para almofadas de sofás: tipos e opções de design

Fronhas para almofadas de sofás: tipos e opções de design
Contente
  1. Recursos e funções
  2. Tipos de fixadores
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Opções de design
  6. Como lavar?

Na Idade Média, as fronhas eram usadas para um propósito puramente prático - com elas, dormir era mais confortável. Hoje, as tarefas de fronhas e capas de travesseiro se expandiram e seu componente decorativo se tornou dominante.

Recursos e funções

As almofadas são uma categoria especial de produtos concebidos para criar o conforto doméstico. Se decidir escolher almofadas para o seu sofá, esteja preparado para que a escolha das capas seja ainda mais cuidadosa. Graças às fronhas para almofadas decorativas, é possível mudar o clima do espaço, recorrer a uma decoração festiva e sazonal.

Tarefas de fronhas para almofadas de sofás.

  • "Faça amigos" uns com os outros itens de interior individuais... Acontece que os acessórios unem o espaço, contornam toda a imagem da sala. Por exemplo, almofadas de sofás (ou melhor, fronhas para eles) podem ser combinadas com cortinas. Às vezes, as fronhas combinam com o papel de parede.
  • Indique o estilo do interior. Isso é especialmente evidente nos estilos da Provença, chique gasto, etc.
  • Coloque acentos brilhantes... Em um interior monocromático, são as tampas que podem se tornar o único elemento marcante que equilibra o espaço.

A característica mais atraente das fronhas é que podem ser substituídas. A decoração sazonal pode ser facilmente organizada trocando as tampas.

Cores das folhas de outono - em setembro até o final do outono, com flocos de neve - no inverno, tons suaves de despertar - na primavera, rico floral - no verão; tudo isso muda a aparência da sala.

Tipos de fixadores

As fronhas não decoram apenas o espaço. Às vezes, eles envolvem muitos problemas: lavar, consertar, encontrar uma opção adequada. Praticidade na escolha das fronhas também é necessária, pois na busca pelo melhor modelo, guie-se pelo tipo de fixadores. Talvez procure apenas uma capa europeia ou dê uma vista de olhos a outras opções.

Válvula de envoltório

Este detalhe ajuda a manter a tampa no lugar. Esta é a maneira mais fácil de colocar um travesseiro em uma fronha. Até uma criança pode lidar com isso. Se você decidir costurar uma bela fronha, as costureiras novatas podem focar na aba com um cheiro - é mais fácil de costurar.

Botão para baixo

Um botão não é apenas um elemento funcional dessa tampa, mas também decorativo. Você sempre pode brincar com esse tipo de fixador de uma forma interessante. Um detalhe elegante pode ser escolhido em combinação com outros elementos de interior, por exemplo, os botões da fronha ficarão sobrepostos com o fecho das cortinas.

Zíper oculto

E esta é a opção de fecho mais prática. Mantém a forma da almofada da forma mais eficiente possível e é quase invisível. Ninguém se distrai com ela, eles simplesmente não percebem.

Cordas

Essa opção, ao contrário, perde em praticidade. Os laços são mais decorativos - as bordas do travesseiro podem ficar visíveis através das aberturas da fronha. Por outro lado, se o travesseiro em si for forte e a capa for densa, pode não ser necessário um fixador mais forte.

Materiais (editar)

Os tecidos mais populares usados ​​para fazer fronhas.

  • Linho. As fronhas de linho com brilho fosco são absolutamente ecológicas, agradáveis ​​ao toque, duráveis ​​e resistentes ao desgaste. O linho armazena perfeitamente os odores, então você pode colocar algumas gotas do seu óleo essencial favorito em cada capa. Portanto, relaxar no sofá também se tornará uma pequena sessão de aromaterapia.
  • Cetim. O material se distingue pelo brilho da seda, maciez. Uma das opções mais comuns.
  • Esteira. Este tecido parece um pouco áspero por fora, mas o par de fibras cria uma textura atraente.
  • Tapeçaria... O tecido sem fiapos é formado como resultado da tecelagem complexa de fios. Sim, o material em parte lembra um tapete, mas ainda é mais macio, portanto, é bastante adequado para suas tarefas.
  • Brocado. Esta é uma opção cara de curativo para almofadas. O brocado é um fio de teia de seda que, entrelaçado com fios de metal, cria lindos padrões.
  • Seda. Em combinação com bordados delicados, este material é especialmente bom. O esplendor confere-lhe uma certa solenidade. Requer uma combinação com outra coisa no interior, talvez com cortinas ou uma toalha de mesa.
  • Velours... Uma opção acessível e com boas características estéticas.

Se você quiser capas caseiras, você pode tricotar ou crochê-los - obtêm-se fronhas de malha muito aconchegantes. Ou você pode comprar o chintz mais barato, costurar várias capas substituíveis fazendo crochê ao longo do contorno.

Dimensões (editar)

O menor tamanho de fronha (de todos os padrões) é de 40 por 40 cm, podendo ter de 2 a 6 e até mais almofadas no sofá.

Outros tamanhos:

  • 45x45;
  • 40x60;
  • 50x50;
  • 50x70;
  • 60x60;
  • 70x70 cm.

Outros tamanhos não podem ser considerados padrão. Não existem muitas capas para almofadas decorativas grandes à venda, por isso são mais frequentemente costuradas por encomenda.

Opções de design

Lindas almofadas decorativas com mais frequência são selecionados de acordo com o estilo que define o interior.

  • Estilo classico. Requer concisão, riqueza de decoração e utilização de materiais estritamente naturais. As fronhas são caracterizadas pela austeridade de formas e tons suaves. Um exemplo notável de tal capa é uma fronha quadrada de tapeçaria enfeitada com um cordão torcido (preto, branco ou dourado).
  • Provence. Requer muitas almofadas decorativas com estampas florais ou qualquer outro desenho da estética provençal. Ruffles, é claro, irão além dessas capas.
  • Estilo oriental. Tafetá, veludo, seda, lã - os tecidos usados ​​para decorar travesseiros nesse estilo são todos ricos e caros. O estilo oriental tem pouca modéstia, é um desenho muito alegre que se associa ao luxo, esplendor, riqueza de cores.

No entanto, a maioria dos apartamentos hoje é uma mistura entre o estilo escandinavo e o minimalismo. Interiores claros, móveis democráticos, decoração aconchegante e não muito clara exigem moderação e algum entusiasmo na escolha de acessórios, como fronhas. A impressão pode ser simples, mas original e atraente.

Se você quiser ser criativo, organize vários conjuntos de acessórios de interior. Por exemplo, você tem uma sala de estar combinada com uma cozinha. Nesse caso, as capas substituíveis devem ser costuradas nas cadeiras da cozinha, que serão do mesmo material das fronhas das almofadas.

As capas podem não ser permanentes, mas podem ser usadas ocasionalmente, por exemplo, para decoração de ano novo na casa, durante festas e recebimento de convidados, etc.

Como lavar?

Removendo as tampas e lavando em um modo conveniente na máquina de lavar - parece que nada poderia ser mais fácil do que isso. Mas as fronhas para almofadas de sofás têm maior probabilidade do que as fronhas comuns de acumular sujeira e ficarem muito sujas. Algumas manchas são difíceis de limpar, mas há uma saída.

Como lidar com a sujeira forte na capa da almofada:

  • manchas de café e chá desaparecem perfeitamente se você tratá-las com uma mistura de amônia, água e glicerina;
  • é fácil lavar uma mancha fresca de vinho tinto derramado em uma fronha sob um jato forte de água quente, mas se você derramar champanhe ou vinho branco na capa, uma solução de uma colher de chá de refrigerante e sabão líquido diluída em um copo de a água vai ajudar;
  • o suco de frutas do tecido removerá uma mistura de peróxido de hidrogênio e água em uma proporção de 1 para 12;
  • se a capa ficar manchada com base ou tinta, dificilmente ficará sem acetona, o batom é retirado com o auxílio de bórax de farmácia;
  • manchas de chocolate vão bem se o pano for embebido em uma solução onde se junta 1 colher de chá de sal para 1 litro de água.

Em todos os outros casos, quando não houver manchas no travesseiro, lave as fronhas no modo que envolve a lavagem de um determinado tecido. A frequência da lavagem depende das necessidades pessoais dos proprietários - se o tecido for fino, pode fazê-lo uma vez por mês.

Uma master class sobre como fazer uma fronha decorativa é apresentada a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa