Sofás com pernas: variedade de tipos e exemplos no interior
Os sofás com pernas são considerados peças de mobiliário práticas e fiáveis. Eles são mais fáceis de mover para o local e a poeira e a sujeira são mais fáceis de limpar por baixo. No entanto, nem todos os tipos de suportes são criados iguais. O material deste artigo o ajudará a entender as características e tipos de sofás com pernas, e também lhe dirá o que procurar ao escolher a opção de sua preferência.
Peculiaridades
Os sofás com pernas podem ser muito diversos. Em que o tipo de suporte pode diferir não só na forma, mas também na altura... Os elementos de suporte das estruturas conferem-lhe estabilidade e também decoram o produto. Freqüentemente, eles são uma ferramenta para acentuar um estilo de interior específico. Por este motivo, a escolha de tais produtos deve ser cuidadosamente abordada.
Graças aos suportes, ao transportar o sofá de um lugar para outro, o material do estofamento na parte inferior das estruturas não se desgasta. As pernas do sofá fornecem o suporte necessário e são responsáveis pela segurança do produto. Eles não são de forma alguma universais: os elementos de suporte são selecionados de acordo com a relação de peso com a estrutura.
Além disso, os melhores deles possuem um revestimento antifricção e não abrasivo.
Variedades
Hoje, as marcas apresentam aos compradores uma ampla variedade de designs de móveis estofados que surpreendem até mesmo os compradores mais exigentes. Os produtos diferem em forma, tipo de mecanismo de transformação, tamanho, funcionalidade e grau de conveniência para os usuários. O sortimento de mercado pode ser classificado de acordo com vários critérios.
Por exemplo, a programação é dividida em produtos com e sem braços. As opções do primeiro tipo podem ser duras e macias, finas e volumosas, padrão e funcionais. Freqüentemente, esses itens são equipados com bancadas e sistemas de armazenamento interno. Além disso, os apoios de braço também podem ser organizadores de sofás, formando um conjunto de mesa e pufes localizados embaixo dela.
Por formulário
Todos os tipos conhecidos de sofás com pernas são divididos em 5 tipos, ao mesmo tempo, os produtos de cada grupo possuem características próprias.
- Sofás retos São caracterizados por uma forma linear, adequados para serem colocados ao longo das paredes e no centro dos quartos, complementados por poltronas aconchegantes. Eles podem ter diferentes configurações e alturas das costas, na presença de estofamento caro, eles parecem sólidos e impressionantes no interior.
- Canto - são divididos em 2 grandes grupos: em forma de L e em forma de U. Ambos são capazes de zonear o espaço, denotando os limites de uma área funcional específica. Sua aparência pode ser diferente, os elementos de canto podem ser pufes, pufes, frigobares, mesas.
- Modelos de raio nas pernas nada mais são do que sofás arredondados. Eles são instalados principalmente no centro da sala, criando uma área aconchegante para os hóspedes. Essas modificações são grandes em tamanho e com vários níveis de funcionalidade, geralmente suaves e volumosas.
- Análogos redondos nas pernas estão os modelos de transformadores. Quando montados, apresentam a forma de semicírculo, complementados por costas de diferentes configurações, mas raramente equipadas com apoios de braços. À medida que se desenrolam, formam um círculo, ao passo que o número de blocos que formam um berço pode variar.
- Sofás modulares nas pernas consistem em um conjunto de móveis estofados ou seções individuais. Eles são montados a seu próprio critério, ordenando ao vendedor que monte o modelo resultante. Além disso, os produtos podem ser vendidos sem fixação rígida, o que permite variar o modelo de design como desejar.
Por tipo de construção
De acordo com o tipo de construção, as modificações dividem-se em modelos estacionários e transformáveis. Os produtos do primeiro tipo não permitem desdobramento, no entanto, podem ser equipados com sistemas de armazenamento incorporados. Eles são comprados para sentar, equipando-os com pequenos cômodos em sua casa.
Esses móveis podem ser totalmente miniaturizados, o que permite colocar mini-modelos em gazebos envidraçados, galerias e varandas.
Análogos com mecanismos de transformação têm uma vaga. À medida que se desdobra, tal sofá se transforma em uma cama completa, e às vezes até ortopédica, já que é fornecido com um colchão ortopédico. Outros designs são concebidos apenas para o conforto do utilizador e, por isso, não têm uma base idealmente rígida, são os maiores possíveis, são modulares, seccionais e até janela saliente.
Os mecanismos para transformar sofás são dobráveis, retráteis, estendíveis, elevadores, giratórios e dobráveis.
Os sofás dobráveis com pernas são mais confortáveis em comparação com os análogos sem suportes. Graças aos elementos de suporte, a parte de trás do material de estofamento é preservada. Um sofá transformador pode combinar as funções de sofá, cama, mesa, armário.
Quais são as pernas?
Os elementos de suporte das estruturas são diferentes. Pelo tipo de execução, podem ser fixos e ajustáveis. Os produtos do segundo grupo são considerados mecanismos de suporte universais, pois permitem nivelar os móveis mesmo em bases irregulares. O elemento ajustável é um mecanismo de parafuso, é fácil de operar.
Além do mais, os suportes dos sofás podem ser de rolo. Na verdade, são elementos em forma de rodas que aumentam a mobilidade das estruturas, além de evitar danos ao revestimento do piso. Pernas rolantes são responsáveis pelo movimento silencioso do sofá, resistência a esforços mecânicos significativos. De acordo com o tipo de execução, são rotativos e lineares, conforme a unidade de suporte - mancal e bucha, conforme o tipo de colocação - externa e oculta.
Por design, os elementos de suporte são estritamente funcional e funcional e decorativo.
Pelo tipo de material de fabricação - madeira e metal. Neste caso, as opções de metal podem ser cromadas ou anodizadas.
Em termos de altura e formato das pernas, os sofás podem ser em apoios altos, baixos, finos, largos, retangulares e cônicos.
Ao mesmo tempo, pernas longas e esculpidas são feitas de madeira.
Materiais (editar)
Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de móveis estofados. A moldura dos sofás é feita de madeira (carvalho, faia, bétula) e metal (aço e alumínio). Além da própria madeira, na produção são utilizados produtos de seu beneficiamento (compensados, MDF e aglomerados). Como enchimento, são usados espuma de poliuretano, penugem sintética e um bloco de mola. Nesse caso, o tipo de berço pode ser feito de uma combinação de material sem e com mola.
Os sofás são revestidos com couro natural e artificial, além deles, os têxteis são utilizados na produção de móveis estofados: rebanho, tapeçaria para móveis, veludo, jacquard, veludo, chenile.
O melhor tipo de estofamento têxtil é o flock. É um revestimento à prova de vandalismo, resistente a garras de animais de estimação, abrasão e umidade.
Os suportes para sofás são de madeira, metal (ferro, concreto armado, ferro fundido). Dependendo disso, podem ou não ter cromagem.
Dimensões (editar)
As dimensões dos sofás com pernas podem variar. Modelos de pequeno porte, projetados para 1 pessoa, podem ter cerca de 1-1,5 m quando montados.Outros se parecem com uma cadeira-cama, diferindo em um mecanismo de transformação dobrável para frente. O local de dormir para esses produtos é em média 1,5 m (para modelos infantis) e 1,8 m (para produtos para adultos).
Os sofás pequenos podem ter assentos estreitos com uma profundidade média de 45 cm. Outras modificações são mais confortáveis, a profundidade do assento é de 60-80 cm com uma largura de 1,2-1,5 m. As dimensões do beliche para análogos duplos e triplos são superiores a Estruturas estacionárias de 2 m são cerca de 2 m.
A altura padrão do chão ao assento é de 45 cm. A altura do encosto pode variar. Os modelos altos atingem frequentemente 1-1,15 m, os móveis baixos têm cerca de 70-80 cm de altura desde o chão até à extremidade das costas.A altura dos elementos de suporte pode ser diferente. A espessura dos apoios de braço varia de 10 a 25 cm, em algumas variedades é maior.
Estilos e cores
A cor do sofá para decoração do interior pode ser diferente, mas ao mesmo tempo é selecionada com base na solução de fundo e na tonalidade do móvel existente para um determinado cômodo da residência. Hoje, os tons da moda de sofás são considerados bege, cremoso, cinza claro, pistache, grafite e marrom.
Modelos em turquesa, vinho e laranja vão se tornar os destaques do interior.
Os mais modernos são várias direções de design, como alta tecnologia, moderno, loft, chalé, brutalismo, art déco, minimalismo e estilo escandinavo. Os sofás, criados em estilos diferentes, diferem na forma e na cor, mas também apresentam características comuns: na maioria dos casos, apresentam um forro liso com uma textura agradável, sendo também diferenciados nas pernas médias e baixas. A maioria deles é revestida com cromagem. Os modelos do estilo clássico distinguem-se pela rica decoração e entalhes dos elementos de suporte.
Como escolher?
Ao escolher um sofá com pernas, você precisa prestar atenção a várias nuances:
- profundidade do assento, altura e inclinação do encosto, conforto do assento;
- funcionalidade - presença de cama e caixotes para roupa de cama;
- praticidade do mecanismo de transformação (para modelos expansíveis);
- a presença de coxins macios nas pernas, prolongando sua vida útil;
- confiabilidade e durabilidade do material para fabricação de pernas de apoio;
- desenho da estrutura, sua forma, combinando com a mobília existente;
- esquema de cores e tipo de textura, escolhendo de acordo com o design de interiores de uma determinada sala;
- as dimensões do sofá, levando em consideração as dimensões de um cômodo específico;
- reputação do vendedor, qualidade da estrutura e dos materiais de estofamento.
Além disso, o estilo do interior também é importante. Você precisa comprar um sofá levando em consideração o estilo escolhido no qual uma determinada sala está sendo configurada.
Lindos exemplos no interior
Oferecemos 10 ideias elegantes para decorar o interior com um sofá bonito e funcional com pernas.
- Um exemplo de escolha de um sofá modular com almofadas para organizar uma área de hóspedes.
- Um sofá com braços de madeira e pernas fortes. O produto é um elemento fundamental da sala de estar.
- Modelo em estilo moderno. Usado para zoneamento de espaço aberto.
- Um sofá com laterais arredondadas e pernas douradas como um destaque expressivo na sala.
- Sofás de couro com assento e almofadas nas costas que delineiam os limites da área de hóspedes.
- A escolha de um sofá com pernas e braços decorados para organizar uma sala iluminada.
- Sofá com engate de carruagem e pernas cacheadas, escolhido para criar um ambiente aconchegante em uma casa de campo.
- Decorar o espaço dos hóspedes com móveis compactos sobre pés de madeira.
- Móveis modulares no interior de uma casa em plano aberto. Escolhendo um sofá para uma casa de campo.
- Sofá com almofadas decorativas e pernas brancas, escolhido para decorar uma sala iluminada.
Uma visão geral do sofá de pernas altas com um beliche ainda mais.