Sofás-cama pequenos: variedades e critérios de seleção
Um pequeno sofá é uma dádiva de Deus para um pequeno apartamento. Quase não ocupa espaço durante o dia, e à noite o mecanismo de transformação permite adquirir uma cama de casal completa.
É um erro pensar que o tamanho diminui as chances de variedade do produto. Os modelos compactos podem ser usados em uma sala de estar, quarto, sala de criança, cozinha e até mesmo em um corredor. Eles também são adquiridos em salas amplas quando formam uma área de lazer a partir de várias peças de móveis estofados. Podem complementar perfeitamente um sofá grande ou fazer companhia a vários sofás pequenos.
Os mini sofás combinam com o interior com qualquer solução de estilo, são bonitos e modernos. Sua única desvantagem é que apenas duas pessoas podem sentar-se neles quando montados.
Visualizações
Um pequeno sofá-cama difere de um modelo grande apenas no tamanho, na variedade de tipos não é de forma alguma inferior. De acordo com a forma e características do design, o produto pode ser dividido em vários tipos.
Direto
O tipo mais comum de mobiliário estofado, dotado de uma moldura plana e instalado contra a parede. O sofá pode ter ou não apoios de braço, tem um beliche rebatível, tem uma caixa de linho.
Angular
Se um canto em uma pequena sala for alocado para a área de recreação, estruturas suaves em miniatura feitas na forma da letra "L" ajudam. Eles também são dotados de um dormitório e uma caixa de armazenamento.
Ostrovnoy
Esses modelos têm estofamento igual em todos os lados, o que permite que sejam exibidos no centro da sala.
Radial
Estes são sofás espetaculares criados para interiores extraordinários. O quadro de tal produto é uma linha flexível que não tem cantos.Os modelos podem ser semelhantes à letra "C" ou meio círculo.
Na maioria dos casos, quando desdobrada, a estrutura assume uma forma redonda.
Modular
O sofá é composto por vários módulos que podem ser instalados como desejar: em uma linha, com a letra "G", coloque um espaço para dormir a partir deles.
Mecanismos de transformação
Mecanismos de transformação modernos ajudam a transformar um pequeno sofá em um lugar de dormir completo. Na maioria das vezes, isso acontece dobrando a estrutura para a frente, mas existem outras maneiras. Para se familiarizar com eles, propomos considerar vários mecanismos de transformação.
"Livro"
O sistema foi emprestado dos sofás soviéticos. Ao se desdobrar, um certo esforço é aplicado, é necessário levantar e empurrar as costas. A transformação exigirá um espaço entre a parede e os móveis. A largura do sofá dobra e, devido ao encosto alto, pode criar espaço suficiente para dormir. Mas deve-se ter em mente que o comprimento não mudará após a transformação do minimodelo.
"Acordeão"
Com um simples movimento da mão, o sofá pode ser desmontado em uma cama confortável e volumosa com um colchão grosso sem costura. Para decompor isso, basta levantar ligeiramente o assento e puxá-lo na sua direção.
"Pantógrafo"
Mecanismo robusto confiável, suavemente "compassado" para fora do sofá. Não tem rolos e não quebra o tapete. Desdobrável para a frente projetando-se em toda a extensão do berço.
"Click-gag"
Mecanismo dobrável francês capaz de segurar o produto em três versões: sentado, deitado, reclinado. Ele se desdobra para a frente, fazendo sons semelhantes a dois cliques - "clique" e "gag".
Retirável
A transformação é muito fácil, o berço é desenrolado sobre roletes e colocado em consoles especiais. O mecanismo é confiável, recomendado para desdobramento diário.
Materiais (editar)
O material do sofá não se limita ao estofamento. No interior, a estrutura é composta por uma moldura, um mecanismo de dobragem e um enchimento. Todos os componentes de fabricação requerem diferentes tipos de materiais e devem ser considerados separadamente.
Quadro
A durabilidade do modelo, assim como seu custo, depende da qualidade do quadro. Um produto realmente durável pode ser feito de variedades duras de árvores - larício, nogueira, carvalho, bordo. Para reduzir o custo de construção, utiliza-se madeira menos durável, por exemplo, pinho.
Contraplacado prensado, aglomerado ou MDF será ainda mais barato. Dos dois últimos materiais, é melhor escolher placas de fração finamente dispersa (MDF) - elas formam uma base mais forte e segura. Chipboard (aglomerado) consiste em grandes chips que são impregnados com adesivos perigosos e são capazes de emitir gases tóxicos em altas temperaturas ambiente.
Mecanismo dobrável
A maioria dos tipos de mecanismos de levantamento e dobragem são feitos de metal. Alguns deles, como o "acordeão", requerem uma estrutura metálica reforçada. Esses produtos são especialmente duráveis e pode transformar diariamente.
Filler
O preenchimento, assim como a moldura, afeta a durabilidade do sofá. O material de baixa qualidade cederá rapidamente e todo o produto se tornará inutilizável. Além disso, graças à variedade de modelos, você pode escolher um colchão confortável e sem costuras com propriedades ortopédicas. Existem vários tipos de enchimentos.
- Carregado com mola... Eles são divididos em duas categorias: blocos dependentes ("bonnel") e independentes. Todas as molas do primeiro projeto são interconectadas em um bloco sólido. Pode suportar muito peso, mas não consegue redistribuir a carga, e isso afeta o conforto do colchão. Todas as molas de uma unidade independente são elementos independentes, cada um deles embalado em uma caixa. Encolhem apenas no local para onde vai a carga e não puxam todo o colchão consigo.
- Espuma de poliuretano (PPU). Uma substância porosa, 90% cheia de ar. Um enchimento antifúngico de alta qualidade é seguro, durável e recupera rapidamente sua forma.Para o sofá, você deve usar tipos caros de espuma de poliuretano.
- Látex. O material mais caro é feito à base de borracha natural com adição de inibidores. Enchimento elástico, resistente ao desgaste e resiliente, adequado para colchões ortopédicos.
- Holofiber. Consiste em caroços macios e fofos, higiênicos, respiráveis, não absorvem odores, recuperam rapidamente a sua forma. Mas muito macio para ser usado sozinho. É utilizado como componente com materiais mais duráveis para deixar o sofá mais confortável.
Estofamento
Se o sofá pequeno for para a cozinha, a melhor opção de estofamento seria couro sintético ou tecidos com impregnação hidrorrepelente - não absorvem água e sujeira. Infelizmente, tais produtos não permitem a passagem de ar, então para o resto das instalações é melhor escolher materiais duráveis, seguros e "respiráveis", como jacquard, rebanho, tapeçaria, esteiras... Mas você precisa se lembrar disso os fios são facilmente puxados para fora do tapete, tais sofás não são adequados para famílias com animais.
Dimensões (editar)
Os sofás pequenos têm dimensões e métodos de transformação diferentes, isto deve ser levado em consideração pelo futuro proprietário, uma vez que o modelo desdobrado pode não ter o tamanho adequado para ele.
Um pequeno sofá tem os seguintes parâmetros: comprimento 139 cm, profundidade 74 cm. O produto se desdobra para frente 180 cm. Se você subtrair as dimensões dos corrimãos e adicionar um encosto alto, o beliche em sua forma pura pode ter 120 por 180 cm, ou seja, têm as dimensões de uma meia-cama de casal ... Para transformar uma cama de casal (160x200 cm), o sofá deve ser escolhido sem corrimão, com 160 cm de comprimento.
Como escolher?
Ao escolher um sofá, você precisa entender por si mesmo as tarefas que ele tem que resolver. Se você só precisa preencher uma parede livre, adquira um modelo adequado em tamanho e estilo.
Uma atitude diferenciada em relação ao produto com possibilidade de transformação. É importante saber quantas pessoas usarão o leito, qual a altura e peso, quantas vezes o sofá terá que ser desmontado.
Ao utilizar beliche, é melhor escolher um modelo sem corrimão, assim terá mais área útil. O produto ficará mais largo quando for transformado para a frente.
Usando a estrutura como cama, deve-se cuidar de um colchão confortável, por exemplo, ortopédico à base de látex ou com molas independentes. Pode-se escolher o sistema “sanfona”, pois possui colchão com no mínimo 20 cm de espessura.
Lindos exemplos no interior
A indústria de móveis produz um grande número de pequenos sofás para diferentes ambientes, que podem ser combinados em forma, cor e estilo com qualquer ambiente. Para ficarmos convencidos disso, vamos dar uma olhada em exemplos de como móveis estofados compactos se integram aos interiores:
- sofá de design para um ambiente minimalista;
- grupo de ilha de móveis estofados;
- sofás de vanguarda;
- modelo aconchegante com mecanismo click-and-gag;
- uma pequena peça de canto ocupou seu lugar no pódio;
- lindo modelo compacto em estilo italiano;
- sofá-cama radius desdobrado.
Sofás em miniatura de belas formas e cores são muito atraentes e podem decorar qualquer interior. A capacidade de se transformar em uma cama confortável os torna ainda mais desejáveis.
Veja abaixo uma visão geral do mini-sofá.