Ripas para o sofá: variedades, regras para seleção e substituição
Na descrição dos sofás, existem termos que são incompreensíveis para os compradores. Isto é especialmente verdadeiro para os materiais de que é feita a base do colchão. Os compradores modernos preferem uma moldura lamelar. Isso se deve à conveniência do design e aos benefícios que isso implica.
O que é isso?
As ripas são pranchas de madeira flexíveis com uma ligeira curvatura. Na indústria de móveis, eles também são conhecidos como lats (latoflex). Com menos frequência você pode ouvir o nome do gnutika. Um conjunto de lamelas forma uma treliça elástica na moldura, que serve de suporte para o colchão.
A base inovadora em lamelas surgiu em 1993 graças à empresa alemã Froli. Foram os fabricantes alemães que desenvolveram e aplicaram elementos de absorção de choque na fabricação de móveis. Eles foram os pioneiros na produção em massa de estrados de estrado.
As ripas de madeira são dotadas de alta elasticidade e resiliência devido ao mesmo sentido das fibras da madeira. Esta qualidade os distingue favoravelmente de placas difíceis de dobrar, compensados e aglomerados. As lamelas são placas finas, mas fortes o suficiente, feitas de folheado (folhas finas de madeira coladas).
Para uma cama de casal, 30 ripas são consideradas ideais. Para uma cama de solteiro, metade é necessária. Para maior flexibilidade, alguns fabricantes colocam 20 ripas para uma base de 1,90 cm de comprimento e mais duas ripas para uma base de 2 m. A distância entre as ripas não deve ser maior do que a prancha. Outros tamanhos podem ser usados apenas em casos individuais. O comprimento das ripas depende da largura da base, sendo a largura padrão de 8 mm.
Por que precisamos de ripas de sofá?
A estrutura de rack no sofá dobrável permite que você relaxe com um conforto especial. O Reiki evita que o colchão caia, proporcionando suporte para a coluna e um sono saudável. As ripas emolduradas são recomendadas mesmo para sofás infantis.
As vantagens dos trilhos no design.
- Elasticidade... As lamelas flexíveis são elásticas, permitindo distribuir adequadamente o peso e posicionar a coluna vertebral.
- Silêncio... Os porta-armaduras de plástico não rangem, o que é importante à noite.
- Durabilidade... O desgaste do colchão será muito mais lento se for colocado sobre uma base de ripas.
- Ventilação. Garante a ventilação e higiene do sofá.
- Custo acessível.
As lamelas são fixadas à moldura através do suporte. Para sua fabricação, utiliza-se plástico, polipropileno ou borracha. Ele é preso à moldura com rebites ou grampos de móveis.
Em outra modalidade, cada uma das lamelas é colocada em uma estrutura de suporte de metal. Existem molduras com lamela interna. Inicialmente, eles têm orifícios para prender os suportes. Este projeto não requer rebites, o que o torna mais confiável.
Variedades
As ripas de madeira são feitas de diferentes matérias-primas. Por exemplo, folheado de carvalho, faia ou bétula tratado com cola especial de polímero. De acordo com GOST 99-96, uma camada folheada de 6–8 mm é necessária para um bloco latoflex.
As ripas de faia são frequentemente utilizadas para sofás. Esta árvore distingue-se pela sua elevada durabilidade e características decorativas. A estrutura de ripas facilita a manutenção do colchão, proporcionando ventilação, proteção contra poeira e discussão, desde que seja utilizado material de alta qualidade para a confecção das ripas.
Se o produto for feito de resíduos de madeira e apresentar juntas visíveis, pode deteriorar-se rapidamente. Principalmente se crianças ativas usarem o local para dormir.
Dicas de Seleção
As lamelas de bétula são uma opção mais econômica, enquanto o álamo e a faia são usados em produtos ortopédicos caros. Além disso, são protegidos por processamento com tinta e verniz.
Sob as cargas aumentadas esperadas, a estrutura do sofá é equipada com ripas reforçadas. O perfil arqueado fornece um leve efeito elástico quando a pressão é aplicada aos trilhos. Ao distribuir a carga, eles reduzem o desgaste da base ortopédica e aumentam o efeito benéfico na coluna.
Deve ser entendido que, apesar de sua força e resistência à deformação, o compensado é suscetível a danos. Claro, substituir toda a estrutura de madeira é um evento aéreo. Portanto, é benéfico mudar a armadura peça por peça.
Substituí-los não é difícil sem habilidades de domínio, se você seguir as instruções.
Como substituir?
As lamelas na base da cama não são fixadas de forma rígida, caso contrário, elas rangem e o efeito ortopédico delas é minimizado. As lâminas são instaladas uma a uma, colocando-as nos suportes de ripas. A presença deles evitará rangidos.
É importante saber posicionar corretamente as lamelas na moldura. Os suportes posteriores são instalados primeiro na estrutura. A forma depende do tipo de suporte e da base do estoque. Os suportes são apontados para vigas de madeira ou fixados a uma estrutura metálica com dois orifícios de suporte.
Depois que os suportes de ripas são instalados, a lamela é retirada, ligeiramente dobrada e inserida primeiro em um orifício e, em seguida, no segundo. Não há necessidade de ter medo de danificar a armadura, pois são elásticas e fortes.
Você pode substituir as venezianas de uma maneira ligeiramente diferente. Primeiro, os suportes das placas são colocados na armadura e só depois são montados na base.
A desmontagem das lamelas é realizada da seguinte forma. Dobre suavemente a lamela para que o suporte saia do encaixe e mova-a horizontalmente para o lado.
Você também pode comprar lamelas para as existentes, para melhorar a base e sua maior durabilidade.
Para obter informações sobre como substituir as ripas do sofá, veja abaixo.