Escolha de um sofá-cama dobrável
O sofá é o móvel mais procurado do corredor. Durante o dia, você pode relaxar nele, acomodar os hóspedes e, à noite, se transformar em uma cama e dormir bem. Os mecanismos de prolongamento são diversos, se o produto for escolhido corretamente, até uma criança pode expandi-lo.
Vantagens e desvantagens
É difícil duvidar dos benefícios de um sofá-cama, pois ele tem muitas vantagens:
- local de descanso confortável;
- um sofá compacto quando desdobrado pode se tornar uma cama cheia;
- os mecanismos de desdobramento são convenientes para o desdobramento;
- uma vantagem significativa será a presença de uma caixa de linho;
- sofás modernos são frequentemente equipados com colchões ortopédicos;
- uma vasta gama de modelos permite integrar o produto em qualquer interior.
Se o sofá roll-out for de alta qualidade, tem apenas um ponto negativo: durante o uso normal, os rodízios podem danificar o chão, desde que o revestimento não seja suficientemente forte.
Variedades
A indústria moveleira produz uma grande variedade de transformadores: com berço plano, braços de madeira, encosto alto, gavetas de linho e outros acessórios. Eles podem ser classificados por forma, tamanho, propósito, método de transformação. Em termos de forma, tipo de montagem e soluções de design, os sofás-cama são dos seguintes tipos.
- Direto. O visual clássico do sofá, localizado em uma linha. Pode ser de diferentes tamanhos e formas de desdobramento. Na maioria dos casos, eles são instalados contra a parede e apenas as opções de ilha podem ocupar qualquer lugar na sala.
- Angular. Esses modelos são canhotos ou destros, dependendo do ângulo que aceitam.O bloco de canto permanece estacionário, a parte alongada do produto sofre transformação. Quando desdobrada, a área do sofá de canto é muito maior do que a cama do modelo retilíneo.
- Em forma de U Esta é uma construção em grande escala com dois cantos, feita na forma da letra "P". Desdobrando-se, ocupa uma vasta área que pode acomodar uma família inteira. O modelo é projetado para salas grandes. Está instalado no canto, por baixo de uma parede separada ou no centro da sala, denotando uma zona de lazer.
Um sofá em forma de U pode acomodar uma grande empresa: sentados em círculo, os convidados se veem durante a comunicação.
- Ostrovnoy. Esses modelos têm o mesmo estofamento em todos os lados, portanto, não só podem ser movidos para a parede, mas também exibidos em qualquer lugar da sala; eles têm a mesma aparência de todos os lados. A disposição insular do sofá na sala se reflete em seu nome.
- Modular. Um tipo de móvel muito confortável que pode formar uma estrutura macia volumosa ou desmoronar em pequenas seções: sofás pequenos, pufes e até mesinhas de centro. Este conjunto permite alterar a decoração da divisão pelo menos todos os dias.
- Redondo, semicircular. O sofá radial é lindo e confortável, todos os hóspedes se sentam em círculo e estão em igualdade de condições. Para se transformar em cama, o produto se desdobra em um círculo de formato geométrico regular e ocupa uma grande área, mas a conveniência de tais produtos é discutível. Alguns interiores, como aqueles com janelas salientes, precisam de um acréscimo semelhante.
- Pequeno sofá estreito. Quando dobrado, o sofá é projetado para dois lugares. O sistema extraível desliza para o lado. Acontece uma cama de solteiro compacta.
Mecanismos
Os designers de móveis criaram muitas maneiras de transformar um sofá aconchegante em uma cama confortável gratuita. Nem todos os modelos estão equipados com rodízios, por exemplo, o mecanismo deslizante de "livro" funcionará se o encosto for dobrado para trás. Esses sofás não podem ficar próximos à parede, pois precisam de um lugar para serem transformados. O mesmo se aplica ao mecanismo francês click-and-gag. Os sofás desdobráveis podem ter os seguintes mecanismos.
- "Acordeão". O mecanismo funciona facilmente, basta levantar ligeiramente o assento e puxá-lo na sua direção. Para dobrar o sofá novamente, você deve fazer tudo na ordem inversa. Nenhum esforço é necessário, até mesmo uma criança pode lidar com a tarefa. Para transformar, você precisará de espaço suficiente na frente do modelo. A moldura do produto é feita de metal ou madeira. Graças às lamelas, o colchão tem um significado ortopédico.
- "Golfinho". O mecanismo é na maioria dos casos usado para sofás de canto, mas às vezes os retos também são equipados. Durante a transformação, o produto assume a forma de um golfinho mergulhador, daí seu nome. O modelo se desdobra de forma fácil e acessível, a parte móvel pode ser puxada para fora com rodízios. Freqüentemente, o sofá é equipado com uma caixa de linho funda.
- "Eurobook". Os sofás com este mecanismo podem ter rodízios ou não. Para desdobrar o modelo, puxe o assento em sua direção, então as costas serão instaladas no espaço resultante.
- Implementação tradicional. Este tipo de sofá é confiável, facilmente transformável e é recomendado para o uso diário. A estrutura desenrola-se e desdobra-se directamente à sua frente nos suportes. Se for necessário desdobrar um sofá de canto, deve-se puxar sua parte grande, que é móvel, e então tudo acontecerá da mesma forma que em um modelo reto.
Materiais e design
O material do estofamento desempenha um papel importante na aparência do sofá. Além disso, a confiabilidade e durabilidade do produto dependem do tecido, como acontece com impregnações que repelem água, sujeira, fungos e mofo. Os materiais mais comuns incluem o seguinte.
- Couro. Um produto natural é caro, requer cuidados especiais, mas também parece respeitável.Todos os tipos de substitutos e couro ecológico são muito mais baratos e fáceis de cuidar.
- Jacquard. Uma textura surpreendentemente bonita com uma variedade de padrões, com acabamento brilhante ou fosco. Possui uma composição complexa de diferentes fios - lã, seda, linho, sintéticos, algodão. O tecido é fino, leve, mas durável. Os sofás estão bem decorados com almofadas de cores sólidas combinadas com almofadas de jacquard.
- Velours. Tecido macio, agradável ao toque, semelhante ao veludo, só que com cochilo mais curto e é mais barato. Contém produtos sintéticos, complementados com fios de lã e algodão. O material estica bem, não enruga, é fácil de limpar e é considerado inofensivo.
- Esteira. Tem uma bela estrutura de tecelagem, adequada para estilos country, provençal, shabby chic, mas não é recomendável comprá-la em apartamentos onde há animais - o tecido dá pistas.
Quanto ao design, ele é influenciado não apenas pelo material da capa do sofá, mas também pelas possibilidades de design, bem como pela finalidade do estilo:
- produtos aconchegantes no estilo provençal com estampa floral;
- na direção barroca, raramente são encontrados modelos de roll-out;
- laconicismo modular do minimalismo;
- o sofá em forma de U no interior do loft é feito de couro de diferentes cores e texturas;
- um pequeno produto completo com uma poltrona em um ambiente clássico;
- um visual rústico e simples para um sofá em estilo country;
- o modelo de esquina de um destino de clube cria uma atmosfera aconchegante e acolhedora;
- um sofá clássico inglês está envolvido na criação de um interior para um solteiro;
- produtos modulares para terraço sobre rodízios formam facilmente um berço, paletes são usados no projeto.
Dimensões (editar)
Antes de ir às compras, deve-se escolher um local para o sofá, medir e avaliar suas capacidades, entender em que direção deve ocorrer a transformação. Se um canto estiver destacado, você precisa decidir sobre o modelo - canhoto ou destro. Depois de todas as observações, as dimensões do produto já estarão claras.
Um sofá de dois lugares para uma boa noite de sono pode ser desdobrado nas dimensões 160x200 cm. Para uma cama de solteiro, a largura ideal será de 100 cm, uma cama e meia será um pouco mais larga - 120 cm.
É melhor comprar um sofá duplo em uma sala pequena, mas com todas as possibilidades para dormir. O leito dessas migalhas pode avançar 180-190 cm, e sua largura corresponderá aos parâmetros do sofá dobrado.
Dicas de Seleção
Tendo escolhido um local para o sofá e calculado suas dimensões, você deve examinar a situação na sala e entender que estilo e cor o modelo adquirido deve ter.
Antes mesmo de fazer uma compra, você precisa saber a finalidade do produto: será destinado a dois, para uso diário, ele terá que iluminar o canto ou zonear o centro da sala, precisa de gavetas ou prateleiras embaixo... Uma ideia clara do objetivo permitirá que você avalie o tamanho e a forma do transformador.
Na hora de escolher um modelo deve-se atentar para o método de transformação: quanto mais simples, mais barato e durável é o produto, já que não haverá nada para quebrar. Para quem não quer deixar espaço entre a parede e o sofá, esqueça o "livro" e pense em modelos pull-out.
É melhor não testar pisos caros com rolos, mas comprar imediatamente um produto com um "pantógrafo".
Quem conta com as possibilidades noturnas de um sofá deve cuidar do conforto do local de dormir. Nesse caso, é melhor comprar látex ou uma base ortopédica como preenchimento.
Para divisões pequenas e crianças, é melhor escolher modelos sem braços: a crescer, os bebés ainda vão caber neles.
Um sofá dobrável transformador deve ser escolhido com seriedade: ou se tornará um lugar de descanso aconchegante e confortável, ou irá incomodá-lo por muitos anos com seu design mal concebido.
Como escolher o sofá certo, veja abaixo.