Sofás clássicos: vistas e belos exemplos no interior
O próprio termo "sofás clássicos" pode confundir muitas pessoas. Esses móveis são muito diversos e são muito usados em diferentes ocasiões. Mas ainda assim, você pode isolar certos tipos de tais produtos e pegar belos exemplos no interior.
Peculiaridades
Móveis no estilo clássico são respeitabilidade, respeitabilidade e novamente respeitabilidade. Essa abordagem é escolhida por pessoas calmas e autoconfiantes que não buscam muito a moda. Os sofás clássicos incorporam confiabilidade inabalável, estabilidade e bem-estar material. Além disso, há notas de conservadorismo e até certa estagnação, como se fosse degradação - a menos que tudo seja feito de forma muito correta e precisa. Por isso, aliás, o estilo clássico de móveis merece uma seleção cuidadosa e um manuseio cuidadoso.
Ao contrário da estilística moderna, é extremamente mal combinado com motivos dinâmicos e inclusões brilhantes. Em primeiro lugar, é necessário demonstrar luxo externo e solidez, uma aparência impressionante. O mobiliário de estilo clássico é adequado para qualquer divisão. Mas sua diversidade é especialmente grande para a área de hóspedes. É importante entender que apenas o visual é tradicional nesses modelos - em termos de desempenho técnico e preenchimentos utilizados, eles são intransigentemente modernos.
Parte do mercado é ocupada por estilizações que reproduzem integralmente amostras antigas. Afinal, há quem esteja disposto a pagar por um sofá feito de couro genuíno, sobre uma moldura feita de tipos caros de madeira. As principais propriedades típicas dos clássicos são:
- execução retangular obrigatória da área de estar (sem experimentar todos os tipos de outras formas);
- dorso com ligeiro arredondamento ou curvatura;
- o uso de braços elegantes;
- pernas de aparência harmoniosa;
- preferência por cores lacônicas e contidas;
- impressões em estilo retro;
- às vezes (para adicionar esplendor especial) detalhes decorativos expressivos.
Mas é importante compreender que a característica geral do "estilo clássico" pode ocultar várias outras direções particulares ao mesmo tempo. Os amantes dos clássicos preferem apenas uma dessas versões. A imitação do barroco significa o uso de móveis maciços com contornos lisos e pouco nítidos. Decoração luxuosa não é usada. Mas a escultura em madeira é até bem-vinda.
O rococó, por outro lado, se expressa no uso dos mais abundantes acréscimos de design. Além de esculpir, você pode usar todos os tipos de padrões. Na maioria das vezes, as cores claras predominam. Mas isso fica ao critério dos proprietários da casa.
O ramo gótico dos clássicos é caracterizado principalmente pelo luxo austero. O sofá gótico é decorado em cores escuras. Para isso, utiliza estofados com texturas sofisticadas. O veludo é frequentemente usado, vários tipos de tapeçaria. Elementos forjados também podem ser usados.
O estilo Império também merece atenção. Um sofá com esse espírito é pomposo e monumental. Um visual luxuoso é criado usando tecidos caros e inserções de metal. As cores típicas são:
- Marfim;
- prata;
- variedades leves de madeira.
Deve-se ter em mente que em sua forma pura, sofás de uma direção ou de outra raramente são vendidos. Eles podem ser comprados principalmente de empresas especializadas. Além disso, esses modelos podem ser incluídos em linhas temáticas. O sortimento de grandes lojas é dominado pelo neoclassicismo, que combina as características dos 5 ramos principais do estilo clássico.
Os protótipos são desenvolvimentos de designers ingleses e italianos da primeira metade e meados do século XX.
É extremamente difícil reproduzir com precisão um cenário clássico em sua totalidade. Em vez, se você tiver os fundos necessários, pode até transformar toda a sala em uma aparência de instalações de palácios reais ou quartos de castelos medievais. No entanto, sofás que repetem tão escrupulosamente as origens dos clássicos não são muito confortáveis. Além disso, os estilos Império e Rococó proíbem o uso de mecanismos dobráveis. Portanto, o sofá não pode ou quase não pode ser usado para dormir.
Visão geral da espécie
Direto
Este tipo de sofá é considerado um verdadeiro clássico em todas as descrições. E apesar de alguns já estereotipados, essa afirmação é bastante correta. Nos séculos passados, as molduras de móveis estofados só podiam ser feitas de madeira. E não é particularmente flexível - e portanto as placas retas não deixam escolha. O comprimento de um sofá reto pode ser muito diferente; entre eles, há amostras duplas e mais espaçosas.
Mas espécimes muito longos às vezes criam problemas quando trazem móveis para dentro de casa ou se movem entre cômodos. Uma variedade de métodos de transformação podem ser usados. No entanto, o transformador precisa de espaço livre para divulgação completa.
Um sofá reto está disponível com ou sem braços.
As vantagens adicionais de tais móveis são:
- a capacidade de usar tanto para pousar quanto para dormir;
- adequação para qualquer interior;
- barateamento relativo.
Canto
Este é um grupo mais prático. Esses sofás ocupam menos espaço do que as contrapartes diretas. No entanto, eles podem ser totalmente usados apenas onde for possível colocá-los em um canto. O sofá de canto é feito nas versões sólida e modular. Importante: se você planeja reorganizar e / ou organizar os móveis com frequência, isso deve ser feito com fechos estáveis.
Os ângulos são visualmente diferentes e, para facilitar a classificação, as opções mais massivas são comparadas às letras G e P. O sofá de canto é mais frequentemente desdobrado (isso é especialmente característico dos produtos de fabricantes de renome mundial).
O mecanismo de dobragem pode ser selecionado ao seu gosto. Os móveis, independentemente deles, permitirão o fechamento de áreas problemáticas das instalações. Os sofás dobráveis de estilo clássico podem ser equipados com mecanismos de expansão. O número de caixas em cada caso, os desenvolvedores selecionam individualmente.
Variedades de mecanismos de transformação
Os sofás mais simples e ao mesmo tempo os mais confiáveis são do tipo "Eurobook"... Desmontando tal estrutura, seu segmento frontal é desenrolado e, após a liberação de seu lugar anterior, é colocado o dorso lá. O esquema funciona um pouco mais complicado "Golfinho"... Mas é mais fácil de usar: depois de puxar uma alça especial de tecido, a seção desejada sai para os trilhos. Importante: o formato "golfinho" costuma ser praticado em modelos de canto, e se tal mecanismo for utilizado em móveis retos, é necessário avaliar cuidadosamente o comprimento do berço.
Nos sofás americanos e belgas, a espessura dos colchões é superior a 0,1 m. Nos sofás franceses - até 0,06 m. Os mecanismos de transformação de metal podem ter um design triplo ou duplo. Todos os modelos listados serão desmontados da mesma forma que os modelos produzidos na década de 1980 em nosso país. É verdade que o design foi ligeiramente melhorado.
Os amantes do máximo conforto precisam escolher os modelos do tipo reclinável. A própria definição de "inclinado para trás" não reflete totalmente todas as características de tal dispositivo. Alguns modelos podem ter configurações adicionais, por exemplo:
- alterar a posição das costas para ângulos estritamente especificados;
- apoio para os pés ajustável;
- mudança suave de configuração;
- travesseiros internos.
O sofá dobrável também tem as chamadas subespécies de grande expansão. Graças a um conjunto especialmente pensado de rolos e suportes, a área total da mobília triplica quando colocada. Apesar da complicação técnica, será bastante simples usar um sofá assim. Os sofás roll-out são muito procurados devido à sua durabilidade. Nota: mecanismos deste tipo também podem ser instalados em móveis que não foram originalmente equipados com eles.
Materiais e design
Móveis perfeitamente tradicionais com cores escuras são mais frequentemente colocados em escritórios domésticos ou bibliotecas. Uma escolha muito boa neste caso seria um sofá de couro. Mas deve ser combinado com outras partes da decoração da mesma forma. Os designers recomendam o uso de decoração de parede clara e cortinas pesadas e luxuosas para combinar com um sofá. Também nesse interior, mesas largas, secretárias e poltronas grandes serão apropriadas.
Um sofá clássico, por incrível que pareça, pode ser colocado em uma sala de estilo moderno. É verdade que isso exigirá a unidade do esquema de cores e o cálculo escrupuloso de todos os detalhes do design. Porém, se tudo for feito corretamente, você terá um desempenho incrivelmente belo e harmonioso. É bastante apropriado usar sofás clássicos em uma sala decorada no espírito da Art Nouveau - esta é a interpretação moderna dos clássicos recomendada por muitos designers.
A combinação de estilo império e clássicos não é considerada totalmente inequívoca. Mas essa combinação de estilos adicionará variedade. Se feito corretamente, a aparência será brilhante. A cor natural contida dos sofás clássicos vai se encaixar perfeitamente no ambiente de paredes texturizadas elegantes. No entanto, é necessário, em qualquer caso, observar a regra fundamental: um dos estilos combinados deve ser a chave e o segundo deve ter um papel secundário.
Para a fabricação de um sofá clássico são utilizados:
- porca;
- bétula;
- Carvalho;
- teixo;
- cinza;
- cerejas;
- faia.
Alguns modelos possuem uma estrutura de metal ou madeira compensada. Ao mesmo tempo, sequoias valiosas são levadas nas costas e nos apoios de braços.Você pode decorar a superfície do produto com bronze, marfim, douramento, latão e até mesmo uma carapaça de tartaruga. É verdade que os modelos correspondentes podem ser muito caros. Opções com decoração com minerais e pedras semipreciosas são ainda mais caras.
São usados os enchimentos mais modernos - são espuma de látex e blocos com molas divorciadas. A espuma de poliuretano e a hollowfiber raramente são usadas. Couro natural é geralmente usado para cobrir a área sentada. Para estofados - cetim, brocado, tapeçaria, veludo e assim por diante. O estofamento sintético é absolutamente inaceitável!
Dimensões (editar)
A seleção de acordo com as características estéticas é muito importante, mas você também precisa se concentrar nos parâmetros quantitativos. Ao decidir o tamanho, você deve levar em consideração o estado dobrado e desdobrado. Em uma sala pequena, é extremamente importante pensar na passagem livre. Em geral, quanto maior a sala, maior deve ser o sofá nele.
O sofá compacto de dois lugares é usado tanto em residências quanto em escritórios sólidos. Suas dimensões típicas são 1,7 m de comprimento e 0,8-1 m de largura. Para modelos de três lugares, essas dimensões serão de 2 a 2,5 e 0,8 a 1 m, respectivamente. Um ano e meio, também é para crianças, o sofá tem 0,9-2 m de comprimento.
A largura é então determinada pelo mecanismo de dobramento.
Fabricantes populares
A opinião de que móveis estofados de fabricação russa são ruins, disseminada pela inércia, há muito não é verdadeira. Na década de 2010, a indústria nacional aumentou significativamente sua produção e aprimorou seus produtos.
Os produtos têm merecidamente uma excelente reputação. Marcas Moon Trade... Esta marca é conhecida há muito tempo e é muito cara. Podemos recomendar a modificação 044. Ele é prontamente comprado e apreciado por seu desdobramento. Mas deve-se ter em mente que para um sofá assim você vai precisar de muito espaço livre. Para uma sala de estar espaçosa, no entanto, 4 beliches são aceitáveis.
Todos os acessórios desnecessários para o dia são removidos na gaveta embutida. Existem muitas opções de cores, mas é necessária uma manutenção sistemática.
Sofás clássicos menos caros também são feitos na Rússia. Um exemplo notável disso é modelo "Economy 120 PPU" da fábrica da Mebeltron... A estrutura está equipada com um robusto mecanismo de dobragem. O encosto é confortável o suficiente e os apoios de braços não são muito rígidos. O uso de materiais resistentes que não marcam é fornecido.
Você pode escolher e modelo "Benedict" da fábrica Anderssen... Esta é quase a opção de transformação perfeita. Esta fábrica russa não tem igual na perfeição de seus produtos. O modelo específico descrito pode ser expandido sem danificar o revestimento do piso. Cestas de linho espaçosas são construídas no interior.
Entre os produtos fabricados na China, vale a pena dar uma olhada mais de perto Modelos Barlow 5136-60... A altura da estrutura é de 0,73 m, é em madeira maciça e pintada a marfim. O peso próprio de um sofá de 3 lugares é de 61 kg. O estofamento marrom parece atraente.
Como escolher o interior?
Ao decorar uma sala com um espírito clássico, você precisa atingir uma simetria absoluta. Portanto, o sofá deve ser tal que, por exemplo, mesas de cabeceira e poltronas fiquem harmoniosamente dispostas ao seu redor. Ou lâmpadas foram suspensas com a mesma harmonia. Uma sala de estar clássica é geralmente leve e complacente, então você deve escolher cores suaves e calmas. Mas em uma sala gótica ou barroca, você pode introduzir elementos de cores mais saturadas.
Um comprador experiente fará uma estimativa antecipada da posição do sofá e levará os registros com todas as dimensões necessárias para a loja. Não deixe de estudar o material e verificar sua qualidade. O estofamento de couro não funcionará se você planeja usar a mobília em dias quentes. Quando for concebido para fazer de um sofá uma verdadeira decoração de sala, você precisa imaginar como ficará no interior.
Para adolescentes e crianças, opte por móveis com estofamento em cores neutras. As pernas aparadas pretensiosamente também seriam uma má ideia neste caso. Eles tentam selecionar modificações estofadas com jacquard ou brocado na sala de estar ou em um grande corredor. Na cozinha, o acabamento em couro natural é mais aceitável. O sofá deve ser tal que fique bonito no lugar mais vantajoso da sala.
Belos exemplos
É assim que um sofá clássico fica perfeito. Além disso, é exuberante e extremamente colorido, inspirando confiança. Apesar da aparente variação de cores, esta solução parece muito boa. A combinação com a pintura na parede e as lâmpadas enfaticamente antiquadas nas laterais é esteticamente impecável. As linhas elegantes são totalmente consistentes com o conceito geral.
Esta foto mostra um tipo diferente de sofá clássico. É quase branco puro e vem completo com almofadas macias. A falta de um jogo especial de forma e cor é bastante justificada. Afinal, outros componentes do interior assumem completamente esta função de design. A combinação com paredes vermelhas brilhantes e um gabinete de madeira rica parece brilhante. Mesmo os estetas mais inveterados não podem acusar os designers de incompetência.
Mas você pode fazer isso de forma diferente. Escolha um sofá em uma rica cor de chocolate escuro. Em combinação com a mesma cadeira, parece ainda mais expressivo do que a versão anterior. E no contexto de uma parede cinza escura, essa mobília não se perderá. E mesmo o piso de madeira relativamente claro faz um bom contraste com as áreas macias.
Como escolher um sofá, veja o vídeo abaixo.