Como escolher um sofá para servir por muitos anos?
Conhecidos fabricantes de móveis de qualidade dão conselhos sobre como escolher o sofá certo: que materiais devem ser usados para a moldura, enchimento e estofamento, por que é tão importante prestar atenção à qualidade das costuras e como reconhecer um sofá -produto de qualidade. Esperamos que nossas recomendações ajudem você a fazer a escolha certa e aproveitar sua compra por muitos anos.
Determinar o propósito da compra
O sofá pode ser usado para relaxamento durante o dia, organização confortável de uma área de dormir ou para zoneamento de espaço de escritório. Dependendo dos critérios listados, são selecionados a forma do sofá, o tipo de moldura e enchimento, o material de que o estofamento é feito, bem como o mecanismo de transformação ideal.
Então, um sofá de canto com encosto alto e apoios de braços volumosos será ideal para a sala de estar... É aconselhável que suas dimensões sugiram de 4 a 5 lugares, principalmente se você recebe convidados com frequência.
Para uma sala de jantar ou cozinha, é necessário selecionar um modelo funcional que cumpra todos os requisitos de praticidade e ergonomia. A estrutura, o estofamento e o enchimento devem resistir aos efeitos das mudanças de umidade e temperatura, portanto, os modelos de aço inoxidável serão a melhor solução. É aconselhável escolher o estofamento resistente ao desgaste e que não deixa marcas - deve suportar lavagens frequentes sem perder o aspecto apresentável.
Para um quarto, um sofá deve ser selecionado com um mecanismo de transformação, para que, se necessário, você possa expandi-lo e transformá-lo em um lugar para dormir completo.
Deve-se ter um cuidado especial ao escolher os móveis para o quarto das crianças.Aqui, critérios como segurança, respeito ao meio ambiente e hipoalergenicidade da estrutura vêm à tona.
Móveis de escritório devem ser caros e elegantes. Modelos compactos de cores neutras (cinza ou escuro neutro) serão uma aposta segura.
O grau de dureza do sofá é selecionado levando em consideração as preferências pessoais e, se necessário, as indicações médicas. Por isso, quem está acima do peso precisa de sofás com enchimento duro, e é melhor escolher uma moldura de madeira seca - esse material deixa o móvel silencioso durante o uso.
Critérios importantes
Mecanismo de transformação
Os fabricantes modernos oferecem uma variedade bastante ampla de mecanismos de transformação, com o qual o sofá pode ser convertido em um lugar para dormir.
- Livro - esses modelos são produtos compactos. Para desdobrá-los, basta afastar o sofá da parede, levantar o assento - e a cama está pronta para uso.
Normalmente, por baixo, encontram-se blocos para guardar roupa de cama e material de lazer.
- Eurobook... Esta é uma versão melhorada do livro, bastante ampla, com um mecanismo de transformação confiável. A diferença do livro é que este sofá não precisa ser movido para se decompor.
- Click-gag. Este é outro tipo de livro modernizado. Este modelo assume a presença de uma superfície plana e uma posição "reclinada".
- Telescópio. Nesse caso, o berço é formado por dois assentos e um encosto. Tal sofá abre com facilidade e rapidez, é confortável dormir nele.
No entanto, nem todos os usuários gostam do fato de a área de dormir não ficar bem alta.
- Pantógrafo... O mecanismo de transformação aqui se assemelha a um "Eurobook", mas este design é mais conveniente, e o berço é mais liso - eles custam uma ordem de magnitude mais caros.
- Golfinho... A transformação é baseada em um mecanismo de levantamento, tais sofás são ideais para desdobramentos frequentes.
- Garra francesa... Este é um sofá dobrável triplo, durante a transformação do qual o beliche é colocado em arco.
Para dormir, os modelos com os mecanismos de um livro, eurobook, Dolphin e Click-gag são os mais adequados. Todas as outras opções são mais adequadas para desdobramentos ocasionais.
Quadro
A confiabilidade de um sofá depende muito da qualidade da estrutura. Os fabricantes modernos oferecem várias opções:
- Com uma estrutura de metal - são modelos confiáveis e duráveis que se adaptam a qualquer estofamento.
- Com caixilharia de madeira - nenhum material menos confiável que atende a todos os requisitos de segurança ambiental. O prazo de uso de tais sofás depende diretamente do tipo de madeira utilizada. Assim, os materiais mais caros e duráveis são a faia, a nogueira e o carvalho, enquanto as coníferas e a bétula são menos duráveis, mas ao mesmo tempo têm um custo acessível.
Filler
Os enchimentos mais comumente usados são de vários tipos.
- Borracha de espuma - material barato com um nível adequado de qualidade. Esse enchimento se amassa rapidamente com o peso do usuário, como resultado, perde sua aparência original após um ou dois anos após a compra.
Estes sofás são ideais para receber convidados.
- Espuma de látex - é a melhor opção de enchimento para móveis ortopédicos caros. Esse "recheio" é caracterizado pela resistência a fungos e bolores, é amigo do ambiente e hipoalergénico. O material de espuma não cai e permanece resiliente após vários anos de uso ativo.
- Espuma de poliuretano é muito popular entre os fabricantes de móveis estofados. Esse material é barato, porém, ao contrário da borracha esponjosa, ele serve por muito tempo, cria condições para uma posição corporal confortável e fisiológica durante o sono.
Estofamento
O estofamento do sofá deve ser esteticamente agradável e se encaixar harmoniosamente na decoração geral da sala. Ao mesmo tempo, é importante selecionar esse material para que:
- a roupa de cama não escorregou;
- o tecido não desbotou após a limpeza e não desbotou ao sol;
- o linho era agradável à pele.
A opção mais cara é o couro. Este estofamento é resistente à água e à radiação ultravioleta. Não cede, é fácil de limpar, ao mesmo tempo que deixa passar o ar, evitando o aparecimento de cheiros a bolor.
Como reconhecer um sofá ruim?
Para identificar um sofá de baixa qualidade, é necessário prestar atenção aos seguintes fatores.
- Estado das costuras... A costura deve ser reta e os pontos do mesmo tamanho. Frouxidão ou interrupção do thread não são permitidas.
- A qualidade do estofamento. Independentemente do material usado, ele deve ser esticado e esticado de maneira uniforme. Qualquer flacidez ou vinco não previsto no design é um sinal de baixa qualidade do produto.
- A elasticidade do enchimento. Faça um pequeno teste - pressione o sofá com a mão e solte. Os modelos práticos devem recuperar imediatamente sua forma. Depressões na superfície são um motivo para abandonar imediatamente a compra.
- Facilidade de transformação... Mesmo na fase de seleção, certifique-se pessoalmente de que o sofá pode ser facilmente expandido e dobrado. Um modelo de alta qualidade minimiza qualquer esforço físico por parte do usuário.
- Certifique-se de levantar o assento - todas as superfícies internas devem ser uniformes e lisas, sem rugosidades e farpas na árvore.
- Lembre-se de prestar atenção à parede posterior, em modelos de baixa qualidade, geralmente é feito de tela técnica.
Para informações sobre como escolher um sofá, veja o próximo vídeo.