Métodos de fazer sofás faça você mesmo
Móveis caseiros são motivo de orgulho, uma chance de aprender o negócio de móveis, o artesanato. Se você gosta de criar e fabricar utensílios domésticos, então móveis caseiros não são apenas seu hobby e um meio de auto-realização, mas também um artigo lucrativo significativo. Se, é claro, você dominar rapidamente todo o processo e provar o seu melhor.
Características de móveis caseiros
Móveis caseiros têm as seguintes vantagens.
- A capacidade de dar a aparência desejada, que não tem análogos em nenhuma loja de itens de móveis prontos. Quer que as laterais do seu sofá se assemelhem a uma torta de geléia com seções cheias de massa do padrão preenchidas com recheio? Você pode criar exatamente o mesmo relevo serrando e virando as camadas de madeira compensada. Nesse caso, a própria camada externa é pintada com um verniz incolor - e as depressões formadas pela segunda placa sob a primeira são pintadas com verniz marrom escuro ou marrom avermelhado.
- Usando apenas madeira natural. Não gosta de madeira compensada? Compre um tabuleiro - o número certo de peças de determinado comprimento, largura e espessura - e faça o que quiser.
- A capacidade de usar componentes da mais alta qualidade de velhos sofás, camas e poltronas. Só existem produtos de papelão na loja? Os vizinhos da varanda jogaram fora os móveis velhos, que tem tábuas sólidas, folhas de compensado? Ou talvez alguém tenha atirado para fora uma velha porta soviética com um batente? Você sabe montar móveis pelos seus próprios motivos, mesmo sem um plano? Recolha estes pedaços de madeira, tábuas e faça um sofá, cama, poltrona-cama de uma forma clássica. E então finalize, crie seu próprio design.
- Quer se destacar? Por exemplo, você sabe queimar madeira? Faça um desenho com um ferro de solda ou um raio de sol no verão, capturado pelo foco de uma lupa. E cubra seu "graffiti" com verniz para móveis, pintando todo o quadro sobre o qual você pintou.
- Móveis "faça você mesmo" com os materiais disponíveis são várias vezes mais baratos do que móveis prontos. Você pode obter uma diferença ainda maior no preço se tiver muita madeira usada, mas bem preservada, de móveis antigos. Uma alternativa pode ser um material fundido de madeira-epóxi-plástico - um composto fundido, com o qual são feitas as portas internas resistentes à umidade. Se você se deparar com uma porta que cumpriu seu propósito - sujeito à integridade da tela, esse material também caberá em um sofá ou cama
- O mais valioso é a experiência... Mesmo fazendo de acordo com esquemas e esboços prontos, pintados passo a passo, um iniciante completamente “verde”, mais cedo ou mais tarde, aprenderá a fazer obras-primas que não são inferiores em qualidade aos móveis de luxo comprados.
As desvantagens são as seguintes.
- No início, um iniciante passará mais tempo fazendo móveis até que tenha aperfeiçoado uma série de ações para o automatismo.
- Esta atividade exige muita mão-de-obra e muitos recursos, e ocupa muito tempo pessoal.
Se uma pessoa aprendeu sobre este assunto e decidiu registrar-se como empresário individual para ganhar um bom dinheiro, então ele precisará entregar regularmente novos materiais e elementos estruturais, manter seu depósito, trabalhar em um fluxo contínuo de pedidos e, às vezes, atualizar consumíveis desgastados para ferramentas.
Do que pode ser feito?
Um sofá faça você mesmo é feito dos seguintes elementos e estruturas.
- De assentos de automóveis. Os assentos são adquiridos no mercado de automóveis, em hipermercado especializado em automóveis ou na oficina de automóveis de posto de gasolina. Os bancos traseiros de qualquer automóvel de passageiros servem - um conjunto pré-fabricado onde podem ser acomodadas 3 ou até 4 pessoas nas costas. Descubra quais modelos de carro têm 6 e 7 lugares e compre um assento pré-fabricado para um desses modelos de carro. Você pode usar assentos para táxis de rota fixa - marcas "RAF", "GAZelle", "Ford" e outras vans de passageiros. Eles estão dispostos em uma fileira - a traseira tem 4 lugares. O principal é que seus lados não mordam a pessoa deitada sobre eles e também se inclinem para trás. Em teoria, qualquer assento reclinável serve.
- Feito de madeira. Qualquer design de sofá, dezenas de variações irão ajudá-lo. Mas vários tipos - "livro", "canto", sofá, moldura, sem moldura - ainda estão lá. Qualquer moldura é feita de madeira ou aglomerado.
- Dos metais e suas ligas. Qualquer perfil de alumínio ou aço serve. Se você é um fã de móveis com uma estrutura puramente de metal, então até mesmo um perfil de alumínio reforçado de beirado espesso (60 * 25 mm), cantos de aço inoxidável servirão. No entanto, o aço espesso (a partir de 4 mm) em ângulo, barra T ou perfil P, bem como em tubos, fará com que um sofá soldado de tubos e perfis de aço comum pesará 300 quilos ou mais. Só será possível movimentá-lo com dez pessoas, e pelo menos 20 pessoas precisarão da ajuda de pelo menos 20 pessoas para retirar, transferir da casa ou construir o sofá indissociável. Com o tempo, esse sofá vai empurrar o chão comum, e é por isso que o design é adequado apenas para um quintal ou um mirante, e não para uma casa. Unidades particularmente distintas cozinhavam sofás até mesmo de trilhos antigos retirados de uma ferrovia abandonada. Como resultado, essa estrutura pesava tanto quanto "Moskvich-412" - uma tonelada ou mais.
- De dois colchões - exceto infláveis. Mas os colchões não ficam suspensos no ar, e também são instalados sobre uma base - treliça com pernas, caixa, deslizante, dobrável, etc. No caso mais simples, a base é uma folha de porta, para a qual, em vez de um batente / platibanda , um segundo é aparafusado nas dobradiças. As pernas dobráveis (articuladas com um trinco) são aparafusadas a ambas as portas, que funcionam como portas de sofá.Mecanismos de trava de mola adicionais são instalados nas extremidades, o que não permite que o sofá se abra - se não estiver contra a parede, mas no meio da sala. Se as portas forem vendidas completas com caixilhos de porta, as partes deste último vão para as pernas do sofá, vigas, etc.
- De rattan. Esta é uma textura tecida de listras. Assemelha-se a uma textura de tecido aumentada 200 vezes, em que os fios são tecidos da mesma forma - perpendicularmente. Eles alternadamente se superam. As tiras podem ser de pano, plástico, borracha, etc. O rattan pode ser tecido de qualquer coisa - cortado em tiras de linóleo, bobinas de fio elétrico (ou removida a bainha protetora de cabos velhos), fio, corda ou mesmo uma corda fina. Rattan é uma alternativa ao estofamento. É assim que cestos, chapéus, etc., eram previamente tecidos de ramos de plantas.
- De pneus de carro... Os pneus de automóveis são a base sobre a qual pranchas ou estofamento acolchoado são colocados para formar o piso do assento e do encosto. Os pneus dos automóveis de passageiros não são suficientemente rígidos. Aqui você precisa de pneus de caminhão, trator ou equipamento especial (caminhão guindaste, escavadeira, rodas traseiras de trator, etc.). Esta opção é perfeita para uma garagem ou sala de estar no sótão.
Tendo decidido do que você fará o sofá, encontre um diagrama mostrando como seu produto ganhará vida.
Esquemas de fabricação
Qualquer desenho de um sofá do tipo "faça você mesmo" informa imediatamente o tipo de construção.
Pode ser em U, modular, em forma de sofá-cama (rebatível), em forma de janela saliente (paralelepípedo ou poliedro) ou semicircular. Este último inclui, por exemplo, a construção de pneus de automóveis, em que as paredes laterais são feitas de suas metades.
Wireframe
Para fazer um sofá com moldura em casa, são necessários os seguintes materiais: tábuas largas, barras, ripas, parafusos auto-roscantes, cola epóxi (ou carpintaria), buchas, massa de vidraceiro e almofadas de sofá (ou sofá). Das ferramentas - uma serra de esquadria, uma furadeira elétrica, um moedor com um conjunto de discos de polir, uma chave de fenda, um par de brocas para cavilhas e parafusos, braçadeiras de vários tamanhos, um gabarito para perfuração de canto, uma espátula, pano liso, quadrado , lápis, fita métrica.
Para preparar os elementos do sofá, faça o seguinte.
- Divida as placas em seções do comprimento desejado. Portanto, são necessários 6 segmentos para definir as dimensões da base do sofá com prateleiras.
- A partir das vigas, faça pedaços da base lamelar. Você precisa de dois conjuntos - um para o assento e outro para as costas.
- Lixe todas as peças com um disco de grão 220.
Para tingir com mancha, todas as partes externas, suas laterais devem ser especialmente lisas. Para montar a estrutura estrutural, faça o seguinte.
- Use um método macho e fêmea para unir as peças... Usando um gabarito, faça os furos no ângulo desejado. Para buchas, selecione a broca correta e certifique-se de que a bucha com algum esforço entre na ranhura.
- Fixe as partes da base de suporte nas prateleiras com parafusos auto-roscantes e cola. Não remova as pinças de retenção da estrutura antes que o epóxi esteja seco e curado.
- Insira a estrutura superior na base com cavilhas.
- Combine todas as partes resultantes da estrutura em um piso plano e fixe-os uns aos outros com cola e parafusos auto-roscantes.
Após o endurecimento do epóxi, comece a preencher a estrutura.
- Preencha os orifícios deixados após aparafusar os parafusos.
- Após a secagem da massa, lixe as áreas onde endureceu.
Após o nivelamento, aplique um óleo especial que protege a madeira da umidade com um pincel.
Proceda da seguinte forma para fazer um suporte de rolamento para as lamelas.
- Fixe todas as peças com junção temporária usando aparas de tábua.
- Prenda as ripas na base, posicionando-as de forma que entrem quando o sofá deslizar uma na outra.
- Fixe a tábua estreita junto com as lamelas usando o mesmo epóxi.
Para fazer uma estrutura deslizante, faça o seguinte.
- Por um tempo, fixe o amplo painel frontal com três batentes.
- Coloque a estrutura nesses batentes de modo que a mesma placa seja imobilizada durante as demais ações.
- Prenda o resto das lamelas de forma que haja um pequeno espaço entre elas.
- Verifique como a gaveta desliza para dentro e para fora. Para facilitar, aparafuse os roletes nos lugares móveis - será mais fácil afastar o sofá.
Assim que terminar de montar as peças principais, arrume o sofá e os travesseiros. O sofá está praticamente montado.
Frameless
Você precisa de: borracha de espuma e um tecido grosso e denso para estofamento, cola, fios e agulhas, giz, zíperes e floco. Ferramentas - uma máquina de costura e uma tesoura. Faça o seguinte.
- Corte pedaços de espuma de borracha 160 * 90 * 4 cm sob a base, 160 * 60 * 4 cm sob o assento.
- Corte também as partes: 160 * 30 * 4 e 160 * 50 * 4 na parte de trás.
- Para os travesseiros, corte 6 folhas de borracha esponjosa - os travesseiros terão altura de meio metro. Cole as camadas de espuma e costure-as com um material de forro.
- Costure o estofamento rebanho cortando o tecido sob os travesseiros.
- Coloque um zíper em um lado de cada travesseiro.
- Monte o sofá. O modelo sem moldura está pronto.
Canto com mecanismo retrátil
Um sofá de canto extraível permite que você coloque armazenamento adicional dentro - sob o assento. Das ferramentas para a sua fabricação, você vai precisar de: uma serra de vaivém, uma trituradora com conjunto de discos de lixa, uma furadeira elétrica, um grampeador de móveis, uma máquina de costura, uma chave de fenda, um contraplacado ou uma placa com espessura de pelo menos 12 mm , blocos de madeira com corte de contraplacado de 50 * 30,5 mm, chapas de fibra, tecido para estofamento, parafusos auto-roscantes, cola epóxi, cantos de móveis em aço, borracha esponjosa ou feltro, bloco de molas, pernas de sofás prontas.
Para criar, faça o seguinte.
- Corte as peças necessárias e conecte-as com cantos em parafusos auto-roscantes.
- Cubra a parte inferior da estrutura com compensado ou placa de fibra.
- Feche também a parte superior da caixa com compensado e dobradiças.
- Monte o encosto e prenda-o à estrutura frontal.
- Anexe uma folha de fibra na parte traseira para cobrir a parte interna da parte traseira. Use um grampeador para puxar o tecido sobre ele.
- Cole ou grampeie uma camada de espuma de borracha.
- Instale o bloco de molas no assento e cubra-o com espuma de borracha.
Cubra o assento com uma capa de tecido externa para cobrir a parte interna do assento. Agora você pode fazer e instalar caixas sob o assento anexando alças a elas.
O sofá de canto com gavetas está montado.
Livro-sofá
Além de pranchas de madeira e compensados, compre acessórios transformadores.
- Serre as placas e compensados nos elementos desejados e conecte-os usando epoxy e parafusos auto-roscantes. Espere que todas as estruturas ganhem força.
- O resultado é um conjunto: assento, encosto, gavetas, apoios de braços. Comece a montar o sofá do assento. Instale "transformadores".
- Coloque o encosto e as gavetas.
Realize trabalhos de estofamento - instale a espuma e lave o tecido.
Decoração
Comece instalando o estofamento com espuma de borracha. Cole as tiras de espuma nos apoios de braços, encosto e assento. Use um tecido que seja resistente à abrasão e ao desgaste para que não desfie em pouco tempo, como um ano. Escolha um tecido que seja fácil de limpar e limpe se houver sujeira acidental. Um sofá que pode respingar, por exemplo, cair em um gazebo na chuva oblíqua, é útil para proteger um tecido hidrorrepelente com uma impregnação impermeável - como o que se usa em jeans impermeáveis e blusões.
Se o sofá estiver em um local onde haja luz solar direta, o assunto não deve desvanecer-se, desmoronar-se com a radiação ultravioleta com o passar do tempo.
Preste especial atenção ao esquema de cores: deve estar em harmonia com o design da sala em que este sofá será instalado.
Montado corretamente e decorado com estofamento de alta qualidade, o sofá se encaixa organicamente no interior de qualquer cômodo. Pode ser instalado tanto na sala como em qualquer um dos quartos.Prestando especial atenção ao seu fabrico, abordando a sua criação com todo o cuidado, receberá um móvel que irá orgulhar-se não só de si, mas também dos seus filhos e netos.
Uma master class sobre como fazer um sofá (em 2 partes) pode ser encontrada no vídeo abaixo.