Sofás de madeira: características, variedades e dicas de escolha
Os sofás de madeira não são uma relíquia antiquada como pode parecer. Suas características são altas o suficiente para fazerem sucesso no mercado mesmo no final da década de 2010. Portanto, é muito importante que o consumidor conheça os principais tipos de móveis e leve em consideração as nuances de sua seleção.
Peculiaridades
Uma particularidade que qualquer sofá de madeira, mesmo apenas com base em madeira maciça, tem é o seu aspecto tradicional e fiabilidade. Claro, se for usado material de madeira de qualidade.
Esses produtos se encaixam perfeitamente no interior mais clássico. Mas este não é o fim de suas propriedades valiosas.
Como qualquer outro móvel de madeira, o sofá criará imediatamente uma sensação de aconchego e conforto. Mesmo onde nada mais se dispõe a isso. A superfície da matriz é linda - e você nem precisa aplicar técnicas especiais de processamento a ela. Mas você precisa entender que a árvore é sensível à umidade (mesmo se falamos de espécies tropicais caras). Até certo ponto, uma alta resistência mecânica pode ser considerada uma compensação para essa deficiência.
Também é importante notar:
- compatibilidade ambiental dos modelos de madeira;
- vida útil bastante longa;
- aparência enfaticamente cara;
- a probabilidade de danos por insetos e roedores de várias espécies;
- baixa condutividade térmica.
Visualizações
Surpreendentemente, nem todos os sofás de madeira vêm com encosto. Em vários modelos, esse atributo aparentemente necessário está ausente. Mais precisamente, móveis que não estão equipados com apoios de braços são vendidos com muito mais frequência sob o nome de sofá sem apoio de costas. Portanto, você sempre precisa verificar com os vendedores o que exatamente eles significam.
Igualmente importante é a posição do sofá.As estruturas das pernas são boas e estáveis.
No entanto, você precisa entender que eles às vezes arranham o chão se você movê-los sem levantar os móveis. As rodas são menos perigosas para o piso. Mas a instalação simples (sem suportes adicionais) é o pior; neste caso, qualquer movimento pode danificar o piso, mesmo que não seja aplicado com muita força. Por fim, vale lembrar a diferença entre sofás conversíveis e não dobráveis.
Por formulário
É improvável que a configuração geométrica de móveis estofados traga surpresas perceptíveis. Tradicionalmente, acredita-se que um sofá de canto deve ser colocado próximo à parede, e um reto é mais adequado como divisor visual da sala no meio. Mas se o espaço permitir, você pode quebrar essas regras com segurança.
Basta consultar designers experientes para descartar erros.
O que é mais interessante é que os fabricantes não se limitam às configurações mais comuns, como muitas vezes se pensa.
Até a madeira pode ser usada para fazer sofás na forma de:
- círculo inteiro ou dividido;
- oval;
- sapatos;
- veículos motorizados;
- pedra;
- cubo e assim por diante.
Pelo mecanismo de transformação
Juntamente com os habituais sofás dobráveis, também existem sofás dobráveis. Mas é muito mais correto focar nas características de um mecanismo específico. A categoria de hóspedes inclui concha francesa, sedaflex e Dionísio. Esses mecanismos são projetados para tornar os hóspedes mais interessantes, ao mesmo tempo que proporcionam o conforto ideal. É uma pena apenas uma coisa: este conforto só é garantido na aterragem.
Depois de desdobrar, deitar em um sofá do tipo convidado e relaxar provavelmente não funcionará. E a transformação em si não é tão simples e fácil como os profissionais de marketing costumam tentar convencer as pessoas. Mas o resultado é um design barato e relativamente simples. Se falhar, a substituição não será difícil.
Os sofás projetados para o sono diário são arranjados de uma forma completamente diferente. Aqui, o nível de requisitos para o mecanismo de layout já está aumentando. Na maioria das vezes, nesta categoria, eles pegam um "livro" e suas modificações melhoradas. Você só precisa entender claramente como a mesma "mordaça do clique" difere de um simples "livro". Se existe uma oportunidade de perder tempo para afastar o sofá da parede todas as vezes, e tal necessidade não incomoda as pessoas, a conclusão é perfeitamente compreensível. Nesse caso, não faz sentido pagar dinheiro extra por benefícios dos quais você não precisará de qualquer maneira.
As vantagens dos mecanismos nesta categoria (isto inclui também o "golfinho", "telescópio" e alguns outros) são:
- fácil de usar;
- rigidez ótima;
- superfícies lisas;
- cálculo inicial para um grande número de ciclos de transformação.
Mas, melhor ainda, de acordo com especialistas, sofás roll-out são adequados para dormir.
O ponto principal é que, para se preparar para uma noite de descanso, você só precisa estender as seções abaixo. Tudo é muito simples e, portanto, extremamente confiável. O problema é que o enrolamento estraga rapidamente o piso. Mesmo as variedades mais duráveis de linóleo e piso laminado não serão capazes de resistir por muito tempo.
Materiais (editar)
Mas aqui está um mecanismo adequado para transformar um sofá de madeira foi escolhido. O próximo ponto, por sua vez, é do que a mobília em si deve ser feita. Mesmo que haja uma resposta aparentemente clara - de um maciço natural - é necessário lidar com raças específicas.
As vantagens de estruturas massivas são:
- confiabilidade e aparência atraente;
- aumento da compatibilidade com o meio ambiente;
- vida útil bastante longa (quando comparada com placas de aglomerado e até mesmo grades de MDF sólidas);
- facilidade de reparo e reconstrução quando quase todos os defeitos são encontrados;
- força mecânica;
- chance mínima de lascar ou quebrar algo.
Dos aspectos negativos, você pode citar:
- adequação antes para um interior clássico (e uma aparência duvidosa em um ambiente moderno);
- altas demandas de microclima e iluminação;
- cuidado bastante difícil;
- intensidade de trabalho da produção e um preço bastante alto;
- a complexidade de dar a forma original.
Para uso no jardim, os móveis de madeira geralmente são feitos em uma estrutura de elementos de metal. Mas este já é um assunto para uma conversa separada.
Quanto a tipos específicos de madeira, o pinho é o mais barato entre tudo o que vale a pena.... É verdade que sua madeira é muito mole e a uniformidade das propriedades não se trata de pinho. É muito difícil escolher partes do maciço de pinheiros que se adaptem às suas características e, por isso, mesmo no segmento do orçamento, procuram escolher outras espécies.
Se o uso de madeira macia é fundamental, então a bétula ou o amieiro são adequados em vez do pinho.
Os sofás de dureza média são feitos de faia ou cereja. A maioria das espécies de carvalho, aliás, também pertencem ao grupo do meio.
Mas os blanks mais sólidos usados para a produção de móveis são feitos de:
- bordo;
- merbau;
- raças exóticas.
Deve-se ter em mente que a alta resistência mecânica não é tudo. Assim, uma faia forte sofre muito com a umidade. Por outro lado, para uma teca relativamente macia, é praticamente seguro.
Thermowood está se tornando cada vez mais difundido. Suporta tanto o contato com a água quanto cargas significativas.
A madeira compensada, curiosamente, é mais cara e Aglomerado, e até mesmo madeira. No entanto, este material é leve e particularmente confiável. Em condições normais, o compensado de qualidade não se deforma. Só há um ponto negativo: é impossível colar. Portanto, sofás grandes com uma moldura de madeira compensada nem mesmo são feitos sob encomenda; use aglomerado, MDF ou uma matriz.
MDF praticamente não deforma. Este é um material bastante durável que não seca. É resistente à entrada de umidade. Móveis feitos de MDF são adequados para pessoas que sofrem de alergias crônicas. Mas o contato sistemático ou muito longo com a água deve ser evitado, mesmo porque leva ao inchaço.
O enchimento suave desempenha um papel igualmente importante.
A espuma de poliuretano pode durar muito tempo e é ecologicamente correta. Devido à sua rigidez, a espuma PU é estável. Ele recuperará rapidamente sua forma, mesmo após a exposição a um estresse significativo.
Mas também tradicional espuma de borracha não deve ser descontado. As versões mais recentes deste material estão em total conformidade com os padrões atuais. Existem tipos de espuma de borracha duros e leves. Às vezes até é moldado.
Construções com hollowfiber... Devido à estrutura microscópica única (espiral espacial), este material retém perfeitamente sua forma e a restaura rapidamente conforme necessário.
E também os sofás podem encher:
- poliéster de enchimento;
- durafil;
- Skyron.
Estilos
A conversa sobre o estilo dos sofás é especial, não a mesma que em geral em relação ao interior ou mesmo a outros móveis. Existem estilos específicos que não são usados em nenhum outro lugar.
A maioria dos estilos foi criada por designers ingleses ou franceses. O fato é que esses países foram há séculos lançadores de tendências na moda de móveis.
Estilo inglês sempre implica o uso de apoios de braços arredondados. Esta solução parece apropriada não apenas em um inglês, mas também em uma sala neoclássica. Mas se você escolheu um clássico impecável no interior, precisa se preocupar com outras soluções. Os sofás ingleses são em sua maioria revestidos com estofamento liso.
Se a sala estiver mais próxima de um estilo moderno, você pode usar cores mais brilhantes.
Conversíveis na forma, eles se parecem com a carroceria de um carro com o mesmo nome. Eles são freqüentemente usados em um ambiente pós-moderno, em estilos de fusão e lounge. Adequado para uso em outros interiores glamorosos. Os usuários terão que escolher entre uma cor monocromática simples e o uso de grandes ornamentos e designs atraentes.
É categoricamente impossível combinar tais soluções.
Em alguns quartos semi-antigos, sofás são adequados estilo chesterfield... Tanto as costas como os apoios de braços são arredondados.As pernas são feitas estritamente de madeira, e além de não serem mascaradas, se transformam em um expressivo elemento externo.
Bainha permitida:
- veludo;
- pele natural;
- rebanho;
- veludo;
- substituto da pele.
Camelback fala por si: suas costas são como as de um camelo. Normalmente, essa mobília é coberta com veludo, veludo ou estofamento floco. Ficará bem em apartamentos urbanos de tamanho médio com uma orientação aristocrática no interior. Camelbacks no estilo escandinavo são apropriados para reproduzir o espírito dos anos 1960.
Em princípio, eles não são adequados para moradias nos subúrbios.
Nos EUA e na Europa, é muito popular Lawson... Apesar das mudanças ativas feitas por desenvolvedores e designers em cada empresa, é facilmente reconhecível. Esses sofás se encaixam harmoniosamente não apenas em interiores americanos, mas também em interiores minimalistas e asiáticos.
Se o quarto for mobiliado no espírito da Escandinávia, a fonte mais lógica de novas ideias será a variedade da loja IKEA. Às vezes, porém, você só precisa comprar um produto acabado ali e não sofrer com a agonia da procura.
estilo chinês sofás externamente lacônicos e simples. É incrível como eles conseguem manter um equilíbrio tão delicado entre funcionalidade e sofisticação.
Traços específicos:
- altura baixa;
- principalmente falta de pernas;
- enchimentos duros;
- cor lisa do estofamento.
E você também pode pensar em outros estilos:
- Provence;
- náutico;
- Americano;
- Império
Como escolher?
Para um terraço, onde costuma reunir toda a família e até hóspedes, vale a pena dar preferência a grandes móveis de canto. Uma alternativa é um sofá fixo com almofadas, encosto alto e assento largo. Se precisa de mobiliar a casa, pode optar por modelos dobráveis com os mecanismos de transformação mais comuns.
Se houver fundos disponíveis, é melhor se concentrar em versões com enchimentos particularmente rígidos ou blocos de mola independentes.
São essas soluções que se provaram do melhor lado.
Pegando sofá na banheiraassim como na cozinha, atenção especial deve ser dada aos modelos com estofamento impermeável. A facilidade de manutenção é igualmente importante. Quanto mais natural for o estofamento, melhor e mais seguro. É muito bom se uma impregnação hidrofóbica for usada.
O couro sintético não pode ser usado como estofamento para móveis de banheiro.
Quando escolher sofá em uma sala de estilo country (e seus ramos da Provença), é necessário recusar modelos com estofamento. Eles são decorados com travesseiros ou blocos especiais. A madeira aberta parece impressionante e agradável. É aconselhável usar maciço de carvalho, nogueira, cereja. Às vezes, o mogno também é usado.
Sofás country no espírito do país, pintados com mais brilho do que os destinados à cidade. Eles usam ativamente franjas e babados, pequenas almofadas. Se você não gosta de soluções monocromáticas, pode usar motivos xadrez e florais. É necessário descobrir qual é a carga superficial permitida.
Quanto mais pessoas usarem o sofá, maior deverá ser esse número.
Uma boa moldura é aquela que não range ou balança. Nenhum som deve ser ouvido durante o pouso. E você também deve prestar atenção a:
- reputação do fabricante;
- avaliações;
- qualidade de estofamento;
- clareza da imagem;
- produza qualidade.
Belos exemplos
Um sofá elegante e tradicional. Além disso, os elementos esculpidos acentuam o espírito retro da forma mais clara possível. As cores escuras predominantes são bem equilibradas. As almofadas não causam má impressão. Em geral, o interior também é construído com base nas cores da madeira.
Um sofá reto marrom claro discreto parece muito bom. É garantido um equilíbrio ideal entre a sua cor e a cor das almofadas e estofos. Linhas claras e retas são percebidas com elegância. A compatibilidade com componentes clássicos (pinturas, lâmpadas e plantas) é quase ideal. A combinação de um sofá com um tapete merece aprovação.
No próximo vídeo, veja uma visão geral de um sofá de madeira de estilo clássico.