Recursos e seleção de sofás de janela saliente
A disposição de uma sala com janela saliente tem características próprias. A funcionalidade da sala depende do mobiliário do parapeito da janela saliente. É melhor ocupar este lugar com um sofá confortável e aconchegante. No entanto, a escolha de tais modelos está sujeita a regras próprias.
Características, vantagens e desvantagens
Os sofás da janela saliente são chamados de sofás, cuja forma difere do típico. Pode ser não apenas angular, mas também radial, triangular, facetada e completamente assimétrica. Essa mobília é selecionada com base nas características dos peitoris das janelas salientes. Diante disso, o produto pode ser reto ou mesmo chanfrado, com diferentes profundidades de assento em diferentes lados.
A vantagem desses sofás é a economia significativa de espaço útil. Ao mesmo tempo, os modelos podem ter grande funcionalidade, o que permite introduzir uma organização discreta no espaço. Ao mesmo tempo, a instalação do sofá na janela saliente cria o efeito de aumentar o espaço. Essas modificações têm muitas vantagens. Por exemplo, eles são distintos:
- apelo estético;
- variabilidade de formas e design;
- variedade de cores;
- racionalidade de uso do espaço;
- variedade de comprimento e profundidade do assento;
- a capacidade de suportar cargas pesadas;
- variabilidade do tamanho do grupo;
- uma variedade de materiais para o quadro, estofamento e enchimento.
Os sofás da janela saliente são adequados para salas diferentes. Eles são adequados para a cozinha, cozinha-sala, sala de estar, berçário, sala de jogos, escritório, biblioteca doméstica. Junto com os méritos, os sofás da janela saliente têm várias desvantagens. Por exemplo, é quase impossível comprar uma opção que seja ideal para o tamanho de uma janela saliente.O produto deve ser pedido em particular, e isso custa o trabalho do mestre, a compra e o transporte do material.
Em alguns casos, a própria janela saliente determina a aparência do sofá. Noutras salas é impossível instalar modelos com grande funcionalidade, pelo que terá de se limitar a um produto do tipo estacionário.
Os produtos não são de todo universais: têm uma largura padrão, que está longe de ser adequada para a disposição de uma janela saliente específica.
Visualizações
O design e a forma dos sofás da janela saliente podem ser muito diversos. Dependendo do tipo de execução, eles podem ser clássico e embutido. Os produtos do primeiro tipo nada mais são do que sofás prontos, adquiridos de acordo com o tamanho do espaço livre do peitoril da janela saliente. Eles raramente ficam perto de paredes e janelas.
Sofás embutidos são modelos de peitoril de janela. Eles são feitos em forma de pedestais com gavetas espaçosas para guardar tudo. As costas e as paredes laterais são almofadas e almofadas, a base do assento é um painel rígido ou um colchão macio espesso. O tampo da mesa de tais sofás pode ser dobrável, o que abre o acesso a sistemas de armazenamento.
Outras modificações do tipo embutido não têm caixas internas. Eles são equipados com telas que cobrem os radiadores. Para permitir que o ar circule livremente pela sala, as telas são fornecidas com orifícios. Se não houver radiadores no seu interior, este espaço é ocupado por sistemas de armazenamento, equipando-os para as necessidades de uma determinada divisão.
Por exemplo, para uma sala de estar podem ser estantes abertas, para um escritório ou biblioteca - estantes fechadas para livros. No berçário, o pódio criado pode ser utilizado para guardar brinquedos infantis de grande porte. Na cozinha, você pode equipar um local para guardar pratos ou detergentes. As gavetas podem ser extraíveis, estendidas ou dobráveis. Outras modificações são equipadas com portas articuladas.
Os modelos de sofás para janelas salientes podem ser fixos e transformáveis. Os produtos do primeiro tipo costumam ser compactos, enquanto os últimos permitem que você organize um local para dormir à vontade. Os mecanismos para transformar sofás dobráveis de janela saliente podem ser diferentes (com exceção de sofás giratórios e dobráveis laterais). Isso inclui "livro", "acordeão", "golfinho".
Os designs modulares dos sofás das janelas salientes merecem atenção especial. A vantagem de tais modelos é a capacidade de instalar módulos à vontade. Os módulos têm a mesma largura e altura de assento e podem ser usados para equipar janelas de sacada de diferentes comprimentos e formas. Ao mesmo tempo, dependendo da perspectiva da sala, você pode construir modelos com um ângulo, delimitando-os entre áreas funcionais separadas de uma sala.
Os modelos podem ter um pufe e mesas de apoio de braço extraíveis. Outras variedades são equipadas com paredes laterais triangulares com tampos de mesa. Eles podem ser usados para acomodar quaisquer acessórios ou abajures. Outros modelos são equipados com tapetes adicionais para um assento confortável. Outros têm pernas, o que facilita a limpeza da sala.
Materiais (editar)
Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de sofás de janela saliente. Os materiais da mais alta qualidade e mais duráveis são pedra e madeira. Exceto eles, fabricantes desenvolvem produtos usando derivados de madeira (MDF e aglomerado)e também usar metal e plástico durável. As variantes dos produtos de madeira têm uma vida útil curta, não são resistentes à umidade e não foram projetadas para uma transformação constante.
Jacquard, tapeçaria, chenille, flock, veludo, bem como couro natural e artificial são usados como estofamento. Os materiais têxteis diferem na densidade da trama dos fios, não são esticáveis e são elásticos.
O couro é à prova d'água, durável e fácil de cuidar. Este tipo de estofamento é considerado o melhor.
Dimensões (editar)
As dimensões dos sofás da janela saliente dependem dos parâmetros da janela saliente. Os modelos de peitoril de janela têm dois metros de comprimento e 40 a 60-80 cm de largura. Alguns deles podem atingir um comprimento de vários metros (em média 5-6 e mais). Em salas de plano aberto espaçosas, os sofás embutidos no peitoril da janela podem ter até 10 m de comprimento.
A altura média dos modelos varia entre 85-95 cm (incluindo as costas). A largura total dos produtos de várias seções pode ser 384, 340, 440 cm. A profundidade dos sofás pode chegar a 129-143-150 cm. Modificações de canto podem ter diferentes comprimentos de seção, por exemplo, a maioria pode ser 3-3,2 m, e o menor tem cerca de 1-1,2 m.
Os elementos de canto podem ser grandes, ultrapassando 2 m de comprimento. As estruturas modulares de duas peças são geralmente compactas e não excedem 2,6 m de comprimento. 3 módulos ponta a ponta ocupam uma média de 3,75 m de área útil. A profundidade média dos produtos volumétricos é de 110 cm, já nos modelos de raio o diâmetro pode ultrapassar 2,4 m.
Dicas de Seleção
Ao examinar um modelo de sofá para organizar uma janela saliente, é necessário levar em consideração muitos fatores. Por exemplo, primeiro você precisa medir com precisão o espaço para colocar o sofá. Também vale a pena prestar atenção ao tipo de paredes: elas podem limitar a escolha do modelo. Se o formato da janela saliente for retangular, ela pode ser equipada com um sofá embutido compacto.
Além disso, a janela de sacada retangular é um ótimo lugar para instalar o produto acabado. Além disso, pode ser não apenas estacionário, mas também transformador. Opcionalmente, você pode escolher uma opção com um mecanismo de elevação que não risca o revestimento do piso.
Neste caso, o tipo de assento pode ser anatômico e ortopédico, com molas dependentes ou independentes.
A estética também é importante. O produto deve ser bonito e se encaixar harmoniosamente no interior. Deve ser selecionado levando em consideração o pertencimento ao estilo de interior em que um determinado cômodo é feito. Por exemplo, para os clássicos, esta é a presença de decoração dourada e elementos esculpidos. Para um loft - a presença do estofamento em couro, o design criativo, para a Provence - a decoração do estofamento com folhos e franjas, para o moderno - a curvatura das linhas e a uniformidade do material.
Não devemos esquecer o esquema de cores. A tonalidade do estofamento não deve corresponder exatamente ao tom da parede e do revestimento do piso. Os móveis devem se encaixar harmoniosamente no interior da sala, seu tom pode se sobrepor aos tons de outros elementos do móvel. Neste caso, as cores podem ser monocromáticas ou impressas.
Veja abaixo o que você precisa saber na hora de comprar um sofá.