Sofá duplo: características, tipos e escolhas
A história da existência de móveis estofados começou há vários séculos. Mas, inicialmente, apenas pessoas ricas podiam pagar esse luxo. Um dos atributos mais procurados era o sofá. Mas os primeiros espécimes eram bastante primitivos, eles não diferiam em variedade e grande funcionalidade. Os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade de sofás-cama duplos.
Características, vantagens e desvantagens
Um sofá é um dos tipos de sofá. É caracterizada pela presença de um assento amplo, à mesma altura das costas e apoios de braços. Esta peça de mobiliário difere do sofá nas seguintes características:
- pequenas dimensões;
- rigidez do assento.
Anteriormente, os fabricantes faziam esses móveis exclusivamente para sentar, mas agora o design do sofá mudou e melhorou muito. Um sofá muito popular, no qual você pode sentar e dormir, com 2 pessoas. Isso se deve a uma série de vantagens que lhe são inerentes.
- Escolha ampla, o que permite escolher uma cópia para qualquer interior. Os móveis atendem às últimas tendências da moda em design e são adequados para uma variedade de soluções de design.
- Fabricado em uma forma retangular clássica, portanto, se encaixa perfeitamente em qualquer layout de sala.
- Tamanho pequeno... Essa vantagem também aumenta a demanda pelo sofá, pois é a compactação que permite instalá-lo mesmo em um apartamento pequeno.
- Preço de um sofá duplo significativamente menor do que, por exemplo, uma cama ou sofá-cama.
Claro que vale a pena notar as lacunas, entre as quais, segundo o consumidor, a mais óbvia e significativa é a imperfeição do mecanismo de dobragem. Com o uso frequente, ele pode quebrar e isso levará ao mau funcionamento de toda a estrutura como um todo. Mas os fabricantes estão trabalhando para aumentar a vida útil do mecanismo.
Visualizações
Existe uma grande variedade de sofás duplos no mercado moveleiro. Os mais populares com o consumidor são os seguintes modelos:
- sofá-cama;
- transformador;
- deslizamento;
- com mecanismo de levantamento;
- retrátil.
Esses móveis também são divididos de acordo com o tipo de mecanismo de dobramento, ou seja, como se transforma em local de dormir:
- acordeão;
- conrad;
- puma;
- Golfinho.
Cada um dos mecanismos difere em design e funcionalidade, o próprio comprador escolhe aquele que melhor se adapta a ele.
Na hora de comprar, certifique-se de verificar com o vendedor qual o tipo de dobradiça que possui o sofá e como usá-la corretamente.
Materiais (editar)
Os principais elementos estruturais do sofá são o encosto, os braços e a estrutura. A vida útil do sofá depende de sua qualidade e confiabilidade. Antes, esse móvel era feito exclusivamente de madeira, um material resistente e durável. Hoje, outros materiais estão envolvidos no processo de produção, incluindo:
- metal;
- plástico;
- madeira natural;
- MDF;
- Chipboard.
São considerados os produtos mais seguros, duráveis, duráveis e confiáveis, cujos principais elementos estruturais são feitos de metal e madeira natural, mas seu custo é muito superior ao de móveis feitos de outros materiais. Além dos detalhes principais, um elemento importante do sofá também é o colchão, que pode ser:
- Primavera - é preenchido com murre de coco, crina de cavalo, fibra sintética, borracha esponjosa, feltro;
- sem mola - a espuma de poliuretano é usada como enchimento.
Para o estofamento deste atributo de mobiliário, o fabricante usa:
- pele;
- couro ecológico;
- tecidos diversos: jacquard e fleece, considerados as opções mais acessíveis, além de algodão, veludo, veludo cotelê, pelúcia, mais caros.
Se falamos sobre cor e design, então aqui você pode desfrutar da variedade.
Dicas de Seleção
Todos os que vão instalar um sofá duplo em sua casa devem entender que este atributo do móvel não passará despercebido - certamente atrairá a atenção das pessoas na sala. Portanto, sua escolha deve ser tomada com responsabilidade. Ao comprar, preste atenção às seguintes características:
- dimensões - o sofá deve caber harmoniosamente em um local específico para ele;
- o material de que são feitas as estruturas principais;
- tecido que foi usado para estofamento;
- tipo de colchão;
- mecanismo de dobramento;
- cor e design;
- fabricante;
- preço.
E também, escolhendo um sofá, examine e verifique o funcionamento correto do mecanismo de dobragem.
Se possível, é aconselhável comprar móveis em uma loja própria, onde você possa tocar, sentar e até deitar no sofá, ver com seus próprios olhos como ele se transforma em cama de casal.
Guarde o recibo e o cartão de garantia após a compra - isso o poupará de despesas adicionais se, por exemplo, o mecanismo de dobramento falhar antes que a garantia expire.
Uma visão geral do sofá duplo "Flora" é fornecida no vídeo abaixo.