Sofás

Sofás sem braços: variedades e dicas para escolher

Sofás sem braços: variedades e dicas para escolher
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Mecanismos
  4. Dimensões (editar)
  5. Material
  6. Como escolher?
  7. Lindos exemplos no interior

Uma sala sem sofá dificilmente pode ser chamada de sala de estar. Surge a pergunta: "Onde colocar os convidados?" E os proprietários precisam descansar periodicamente, o que proporcionará um belo sofá confortável. O mobiliário estofado é parte integrante do interior do hall e, talvez, o mais procurado. Você encontra uma grande variedade de modelos à venda, mas o artigo focará em produtos sem braços.

Vantagens e desvantagens

À primeira vista, um sofá sem braços parece muito lacônico ou inacabado. Usuários de pequenos apartamentos poderão avaliá-lo, onde cada centímetro de área útil é levado em consideração. Nesse ponto importante, vale a pena começar a considerar os benefícios.

  1. A ausência de apoios de braço torna o sofá compacto, mas ao mesmo tempo mais espaçoso: algumas pessoas a mais podem sentar nele do que em um produto familiar do mesmo tamanho.
  2. Substitui com sucesso uma cama de casal completa. A pessoa deitada contra a parede não precisa passar por cima do corrimão para ficar de pé.
  3. Cobrir esse modelo é tão fácil quanto descascar peras.
  4. Sofás sem corrimão são muito mais duráveis, pois o produto começa a esfregar e envelhecer com os apoios de braço.
  5. Para famílias com crianças pequenas, os designs ergonômicos reduzem o risco de lesões.
  6. O produto custará menos, pois os fabricantes passaram a gastar menos com ele.
  7. Os sofás lacônicos são ideais para estilos urbanísticos modernos que evitam excessos: minimalismo, loft, alta tecnologia.
  8. No mercado moveleiro você encontra um grande sortimento de produtos similares e escolha para todos os gostos.

Só existe uma desvantagem dos sofás sem corrimão - a almofada cai durante o sono, uma vez que não tem onde se apoiar.Mas isso é facilmente resolvido - se o sofá for instalado em um canto, a parede se tornará um suporte para o travesseiro.

Visualizações

Como os sofás sem braços apresentam muitas vantagens e a demanda por eles é estável, a indústria organizou a produção de um grande sortimento de modelos de diferentes tipos. Eles diferem uns dos outros em forma, mecanismos de dobramento, finalidade, cor e estilo. Os sofás são estruturalmente divididos em cinco grupos.

Direto

O sofá retilíneo mais comum é chamado de chinelo. Quando dobrado, o produto parece pequeno e pode decorar qualquer espaço de pequeno porte, mas assim que é expandido, um quarto de dormir completo surge na sala.

Canto

Se este tipo de sofá for instalado em um canto, ele não ocupa muito espaço. Mas, desdobrando-se, revela-se uma grande cama para dormir, capaz de acolher toda a família. O projeto é dotado de uma caixa de cama.

A sua capacidade fala a favor do sofá de canto: acomoda mais pessoas do que o habitual. Os interlocutores se veem, o que afeta positivamente sua comunicação.

Em forma de U

De construção sólida, com auxílio de blocos macios, é construído no formato da letra “P”. Está pensado para uma sala ampla, que parece igualmente bonita tanto no canto como no centro da sala, organizando uma área de lazer.

Esses móveis podem acomodar uma grande empresa, sentada virtualmente em círculo, onde cada interlocutor estará em igualdade de condições.

Insular

Algumas pessoas pensam que o sofá deve ter a forma de uma ilha ou ficar isolado no centro da sala. A segunda opção está mais perto da verdade. Os modelos Island têm o mesmo estofamento em todos os lados, qualquer que seja sua forma, eles podem ser posicionados em qualquer lugar do espaço.

A variedade de tipos de móveis estofados inclui modelos modulares. Eles são confortáveis ​​e exclusivos, pois podem ser desmontados de um grande sofá em forma de U em um certo número de elementos funcionais. Os módulos podem ser sofás pequenos, cubos macios, pufes e até mesas convencionais.

Sofás redondos são bonitos e incomuns; eles suportam bem os interiores das janelas salientes. Mas sua conveniência funcional é discutível.

Mecanismos

A maioria dos sofás tem uma função de transformação, ou seja, com um movimento da mão transformam-se numa cama de casal. São diversos e, para não se confundir com a escolha, é preciso considerar onde será colocado o berço.

Alguns tipos de sofás não podem ser colocados perto da parede: ao se desdobrar, eles requerem um certo espaço, caso contrário, arranharão a parede. Para entender a escolha, você deve se familiarizar com todos os tipos de transformação e escolher a opção mais aceitável para você.

Livro

O livro é um mecanismo aprimorado de sofás ainda soviéticos. Para desdobrar, você precisa dobrar as costas. Esses modelos possuem uma grande caixa de carga. Para transformar uma estrutura, você precisa fazer um certo esforço. O produto não deve ser empurrado contra a parede - uma pequena lacuna é necessária, caso contrário, não funcionará.

Quando desdobrada, você não deve esperar uma cama de casal cheia do sofá, no máximo uma e meia. A compactação de tais modelos determina seu custo orçamentário.

Click-gag

O mecanismo foi inventado pelos franceses, e ganhou esse nome devido aos sons produzidos durante as dobras, semelhantes ao "click-gag". O encosto é feito de madeira e a estrutura de aço sob o assento é conectada por um mecanismo especial. Para desdobrar o sofá, é necessário elevar um pouco o assento, enquanto o encosto será abaixado até ocupar totalmente espaço acima da gaveta da roupa de cama. Durante a transformação, o ângulo entre o assento e o encosto aumenta gradativamente e, como resultado, os dois elementos se encaixam em um plano. Além da posição sentada e deitada, o sofá possui um terceiro estado - meio sentado, destinado ao relaxamento relaxado.

Para instalá-lo, deve-se parar durante o desdobramento após o primeiro clique, mantendo as superfícies em um estado intermediário.

Acordeão

Até uma criança pode desdobrar um sofá com mecanismo de sanfona, basta levantar o assento e puxá-lo em sua direção até que a estrutura esteja totalmente revelada. Para montar o modelo, a ação inversa deve ser realizada, e o assento irá imediatamente encaixar no lugar, e o encosto irá se levantar e assumir sua posição normal. Para transformar o sofá em cama, você precisará de muito espaço livre na frente da estrutura, onde ocorrerá a transformação. As armações são dotadas de perfis metálicos e de madeira, o assento com lamelas é ortopédico.

Alguns sofás podem ser estendidos até dois metros e são adequados para pessoas mais altas. À venda poderá encontrar modelos com gaveta para roupa branca e prateleiras.

Retirável

Os sofás roll-out são fáceis de transformar, são confiáveis ​​e recomendados para o uso diário. Modelos retos estendem-se sobre rodízios e desdobram-se nos suportes à frente deles. Nos artigos de canto, a parte maior é roll-out e a menor contém a gaveta da roupa de cama. Quando estendido, um espaçoso local de dormir é formado.

Alguns consideram a localização baixa da cama uma desvantagem.

Golfinho

No processo de transformação, o modelo lembra a forma de um golfinho durante um salto, daí o nome. O mecanismo é considerado simples e confiável, as partes móveis movem-se sobre rolos, não é necessário afastá-las da parede. Eles são usados ​​para dobrar sofás de canto, mas geralmente são instalados em modelos retos.

Quando desdobrada, a superfície é espaçosa e confortável para dormir. Normalmente vem com uma gaveta funda para linho.

Pantógrafo

Graças ao mecanismo do "pantógrafo", o berço não sai, mas literalmente avança, pelo que recebeu o segundo nome de "tique-taque". Em apenas duas etapas, o sofá se desdobra sem comprometer o piso e não requer centímetros extras entre a parede e o corpo. Na aparência, o modelo é elegante, compacto, com cantos arredondados e macios, cabendo facilmente em salas pequenas. Mas expandindo-o, um amplo e confortável dormitório é revelado.

A estrutura e o mecanismo são muito confiáveis, projetados para o desdobramento diário.

Dimensões (editar)

Antes de escolher um sofá, você precisa avaliar as possibilidades da sala. Modelos grandes e altos são contra-indicados para um espaço pequeno, mesmo que haja lugar para eles. Você pode escolher um sofá pequeno, até estreito, mas no momento da transformação ele se transformará em um sofá de dois lugares.

O comprimento ideal do produto é de 170-180 cm, a largura do encosto e do assento é de 80-90 cm, tal modelo quando desdobrado terá uma largura de 160-180 cm, o que é suficiente para duas pessoas dormirem confortavelmente .

O comprimento máximo da estrutura é marcado com dimensões de 190-195 cm, e a largura dobrada é de 100-110-120 cm. Existem também mini sofás para salas pequenas, com comprimento não superior a 140 cm.

Material

O material do estofamento garantirá a confiabilidade e durabilidade do próprio produto. Existem tecidos que podem repelir água e sujeira. Existem tecidos agradáveis ​​ao tato ou especialmente fortes, dos quais até os gatos mais ativos não são capazes de puxar os fios, e os cães não os roem com facilidade. Todos podem escolher o estofamento, levando em consideração as tarefas.

Couro

Para sofás, couro natural, couro ecológico moderno e respirável e couro sintético são usados. Esses modelos podem ter uma superfície de cores diferentes, existem até padrões. É melhor escolher capas fragmentárias para os produtos ou abandoná-las completamente, já que não faz sentido cobrir a pele, o que dá uma aparência apresentável ao interior. Mas a superfície exigirá cuidados especiais.

As desvantagens das opções artificiais incluem a adesão do corpo ao sofá em tempo quente.

Jacquard

Material leve e durável com textura incrível e padrões bonitos. A base foi formada pelo entrelaçamento de diferentes fios: seda, lã, sintéticos, algodão e linho. O sofá com o seu design tem um brilho atractivo, que pode ser realçado pela presença de almofadas lisas mate alternadas com almofadas em forro de tecido jacquard.

Velours

O material é muito agradável ao toque, muitas vezes confundido com veludo, mas seu pelo é mais curto e custa menos que o famoso análogo. O tecido é à base de fios sintéticos com adição de lã e algodão. O produto é fácil de limpar e é considerado absolutamente inofensivo.

Como escolher?

Na hora de escolher um sofá, em primeiro lugar, o espaço envolvente é levado em consideração, ele determina o tamanho do modelo. Eles também prestam atenção à situação, o produto deve estar em harmonia com ele e, portanto, combinar no estilo.

Quanto aos mecanismos de dobragem, são muitos e, para não se enganar na escolha, é melhor familiarizar-se com antecedência. Considerando as opções de transformação, você precisa escolher um modelo que não seja interferido pelas paredes e objetos circundantes. Por exemplo, se o sofá for preso por móveis em ambos os lados, a cama deve avançar.

Tendo um revestimento de piso caro, você não deve escolher sistemas deslizantes em rolos, é melhor recorrer a um mecanismo mais suave - "pantógrafo". Para quem a presença de uma lacuna entre o sofá e a parede é inaceitável, deve abandonar o "livro" em favor de uma transformação retrátil.

É errado pensar que um mecanismo complexo é mais durável; na verdade, se for mais simples, não haverá nada para quebrar.

Ao comprar, preste atenção ao local de dormir. Nem todo mecanismo pode se tornar um "portador" de um colchão realmente confortável. Nesse caso, vale a pena dar uma olhada no modelo "sanfona", em que a espessura da superfície macia é de no mínimo 20 cm. O enchimento também é importante para um sono confortável, caso em que um enchimento de espuma ou um O enchimento de látex com um bloco de mola é conveniente. Não é mau se o colchão for colocado sobre ripas de madeira.

Lindos exemplos no interior

A beleza dos sofás modernos está fora de dúvida, você pode ter certeza disso, depois de olhar para exemplos desses produtos:

  • um conjunto de sofás sem braços com gavetas em combinação com móveis de gabinete no interior de um quarto de criança;
  • modelo incomum moderno em um interior minimalista;
  • sala de jogos para crianças com sofás sem moldura;
  • Primavera modelo bicolor "Dune" com um design simples mas elegante.

O sofá sem braços tem um visual moderno e marcante e, como bônus, há assentos adicionais que são retirados pelos corrimãos.

Para uma visão geral do sofá sem braços, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa