Matryoshka

Tudo sobre bonecos de nidificação Semyonovsky

Tudo sobre bonecos de nidificação Semyonovsky
Contente
  1. Características da pintura
  2. História de origem
  3. Matryoshka da cidade
  4. Bonecas Matryoshka no mundo moderno

Na fábrica da cidade de Semenov, localizada a 70 quilômetros de Nizhny Novgorod, são feitas as mundialmente famosas bonecas de nidificação. Por meio da popular lembrança russa, a pintura de Semyonov se tornou um patrimônio cultural nacional. E seu local de nascimento foi a aldeia de Merinovo, não muito longe de Semenov. Sobre o surgimento da boneca e da pintura Semyonovskaya, sobre o estado atual do artesanato e, além disso, sobre a especificidade da técnica de pintura - falamos no nosso artigo.

Características da pintura

A boneca de aninhamento Semyonovskaya se destaca das demais por ser polivalente e incluir de 15 a 18 figuras de cores diferentes. Esta boneca matryoshka apresenta um vestido floral e um lenço pintado. Eles pintam uma boneca Semyonov sem seguir certas regras.

A base da pintura de Semyonov são flores coloridas, expressivas, grandes, coroadas com bagas de sorveira, laços, pontos e uma pequena flor. Freqüentemente, o matryoshka de Semyonov é comparado ao de Sergiev: eles são semelhantes, mas os itens decorados de Semyonov são mais ornamentados.

Os artesãos de Nizhny Novgorod foram guiados pelos chamados ornamentos russos antigos de ervas.

Para a pintura matryoshka semenov são características:

  • uma quantidade significativa de madeira sem pintura;
  • um avental de boneca com grandes flores pintadas nele;
  • azul, amarelo e vermelho - cuja predominância de cores deve caber harmoniosamente no desenho do lenço, avental matryoshka, vestido de verão;
  • assimetria da localização do buquê no avental com leve deslocamento para o lado direito;
  • viragem, em que o matryoshka é mais imponente (em comparação com o Sergius), com um topo relativamente fino.

Até 1953, as bonecas de aninhamento de Semyonov ficavam na sombra das bonecas de Zagorsk e Sergiev, mas quando chegaram ao exterior passaram a competir com as modelos mais famosas. E a rivalidade era lucrativa - o desempenho colorido e colorido da pintura de Semyonov ajudou as bonecas matryoshka a aumentar a demanda do consumidor.

História de origem

O Semyonovskaya matryoshka e o Merinovskaya são a mesma coisa? Os estudiosos da história da arte ainda estão discutindo e não chegaram a uma solução comum. Mas não há dúvida de que esses negócios são semelhantes.

No final do século XIX, o artista itinerante russo S. E. Malyutin trouxe da cidade de Honshu (Japão) para a Rússia a estatueta de um simpático ancião careca, o sábio Fukuruma. Em Abramtsevo, S. E. Malyutin tinha um plano interessante. Ele se lembrou de virar ovos de Páscoa (nome dos ovos esculpidos em madeira), que são inseridos uns nos outros. Malyutin convidou o torneiro V. Zvezdochkin para trabalhar, e juntos fizeram uma boneca de madeira, que hoje é conhecida no mundo como matryoshka. Foi feito com a imagem de uma mãe, em cuja cavidade se escondiam 7 filhas, e a última, a 8ª, representava um bebê enfaixado.

Matryona chocou a todos na Exposição Mundial de 1900 em Paris. Os artesãos de artes e ofícios populares ficaram muito interessados ​​neste brinquedo. Vários centros para sua produção foram formados na Rússia. Um deles era a pequena cidade de Semenov, localizada a 70 quilômetros de N. Novgorod.

Na remota região do Trans-Volga da floresta de Nizhny Novgorod, havia um povoado de Velhos Crentes, que mais tarde se tornou uma cidade. Era famosa pela pintura em madeira, que é chamada de "khokhloma dourada".

Mais tarde, por volta de 1924, em Semenov, começaram a afiar e pintar uma boneca de madeira, que passou a se chamar Semyonov matryoshka, por se diferenciar das de Polkhov-Maidan e Zagorsk.

A aldeia de Merinovo está localizada a 8 km de Semenov. A filha do torneiro A. Valgin trouxe de Sergiev Posad um boneco de madeira (um homem de bigode e barba), pintado de verde claro. O mestre decidiu imediatamente esculpir uma boneca, composta por 2 elementos, inseridos, como ovos de Páscoa, um no outro. Foi assim que começou o nascimento da boneca Semyonovskaya. A princípio era pintado de roxo, depois o torneiro fez um camponês careca, bigodudo e barbudo e um homem respeitável de chapéu e casaco.

No entanto, a família do mestre A. Mayorov realmente glorificou o Semyonov matryoshka e definiu sua imagem. A história dela é assim. O mestre, depois de visitar Nizhniy Novgorod, trouxe da feira uma boneca de madeira em branco sem pintura. Sua filha Lyuba, usando uma pena de ganso, aplicou todos os contornos nela, e depois pintou com tintas de anilina com um pincel. Na cabeça ela desenhou um kokoshnik russo e no meio colocou uma flor escarlate brilhante, semelhante a uma camomila. Na verdade, a filha de Arseny transformou uma boneca oca comum da feira em um grande símbolo russo. Foi assim que eles começaram a pintar o Semyonov matryoshka no futuro.

Matryoshka da cidade

Da aldeia, a boneca se muda para a cidade de Semyonov. O armador e corretor da bolsa D.V. Sirotkin funda uma escola de marcenaria artística (SHKHOD). É dirigido por um artista profissional, o artesão G.P. Matveev. Em 1925, começou a funcionar a matryoshka artel, na qual trabalham os formandos do SHKHOD. No início, o artel era composto por não mais do que 20 pessoas, principalmente trabalhadores domésticos. Então, com base na artel, foram formadas oficinas públicas. A produção de bonecos de nidificação está aumentando. Em 1929, a arte dos fabricantes de brinquedos tornou-se independente. Em 1932, tornou-se conhecida como a Fábrica de Arte de Pintura Semyonovskaya.

Muitas matrens foram feitas desde então, mas há uma que ninguém superou ainda. Em 1970 g.fez a beleza do Trans-Volga com um metro de altura, diâmetro de 0,5 metros e espessura de parede de 0,5-0,6 milímetros, que inclui 72 bonecos. O peso desta boneca aninhada é de aproximadamente 30 quilos. Os pintores passaram por momentos muito difíceis. Ela foi inscrita no Livro de Recordes do Guinness e hoje está na Alemanha. Este não é o ponto mais alto para nossos mestres. Da terra do sol nascente surgiu um pedido de beleza do Trans-Volga com 180 centímetros de altura.

Os artesãos Semyonov farão isso depois de encontrarem uma árvore adequada e uniforme.

Bonecas Matryoshka no mundo moderno

No momento, a fábrica Semenovskaya sob o nome de Trade House Semyonovskaya Rispis LLC (seu nome mudou frequentemente devido a transformações frequentes) está operando com sucesso e produz, junto com uma variedade de produtos, uma grande variedade de bonecos matryoshka. Os designers e artistas desta fábrica criaram muitas bonecas extraordinárias, muitas vezes divertidas.

Na imagem de um moderno brinquedo de madeira, carinhosamente chamado de matryoshka, hoje são capturadas as características das pinturas folclóricas de Khokhloma, Merinovskaya e Fedoseevskaya. As bonecas de nidificação feitas pela Trade House Semyonovskaya Rispis LLC são vendidas para diferentes partes do mundo - para os Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Canadá e assim por diante.

Os mestres da conceituada fábrica têm como grande diferencial a aposta nos produtos ecológicos: utilizam madeira de elevada qualidade (bétula e tília), anilina, guache, verniz certificado inofensivo. Deve-se notar que o verniz é o elemento mais importante da matryoshka; para a fábrica Semyonov, ele é produzido por encomenda especial. Como resultado, os bonecos de nidificação Semyonov adquirem um brilho especial, textura rica e agradável ao toque.

Em 2017, foi inaugurado aqui um museu de bonecas aninhadas e brinquedos tradicionais. O museu contém amostras clássicas que demonstram o quão virtuoso é a pintura de Semyonov, bem como livreto bonecas matryoshka e souvenirs, produtos de Ano Novo. Aqui você pode comprar um estojo de lápis, uma caneta-tinteiro, uma vanka, uma composição de souvenir "Teremok" e assim por diante.

As bonecas russas são uma verdadeira maravilha do mundo. Real - porque foi, é e continuará sendo obra de mãos humanas. Um milagre do mundo - porque de forma milagrosa o símbolo do brinquedo do nosso país viaja por todo o planeta, e para ele não há fronteiras.

Artesanato historicamente significativo, aprimorado ao longo dos anos, não deve ser encontrado apenas nos arquivos e coleções de museus. Por esta razão, cada vez mais círculos e ateliês infantis estão abrindo em nosso país com o objetivo de ensinar às crianças a pintura tradicional em madeira. E esta é uma contribuição significativa para a preservação e disseminação das tradições da arte popular.

sem comentários

Moda

a beleza

casa