Colchão

Tudo sobre a firmeza dos colchões

Tudo sobre a firmeza dos colchões
Contente
  1. O que é e o que afeta?
  2. Graus
  3. Qual rigidez você deve escolher por peso?
  4. Outros critérios de seleção
  5. Como mudar?

Os colchões são selecionados principalmente por sua firmeza. Esta é a linha de base. Sem saber, é fácil e simples levar o produto “errado”. Sem realmente verificar se o colchão que você gosta é o certo para você, vai sentir desde a primeira noite que é desconfortável dormir nele. Então, você estava com pressa com a escolha.

O que é e o que afeta?

A rigidez do colchão é a principal característica pela qual o consumidor consegue estimar o quão confortável um determinado produto será para ele, quanto ele se dobrará com o peso da pessoa deitada. Em geral, os colchões são divididos em firmeza, média e firmeza mínima. Quanto mais alto for, mais jovem, mais jovem deve ser a pessoa. Alta dureza é adequada para crianças e adolescentes, média - para jovens e pessoas saudáveis, mais macia - para idosos.

A rigidez do produto selecionado é influenciada por peso, idade, estilo de vida, presença de contra-indicações médicas para uma única pessoa. Dois compradores podem escolher o mesmo modelo de colchão se todos esses parâmetros forem aproximadamente os mesmos.

Por sua vez, a firmeza do colchão afetará o quão forte e saudável será o sono do usuário sobre ele, consequentemente, o bem-estar dessa pessoa.

Graus

O grau de dureza do lençol do colchão dependerá do seu enchimento.

  • Tipo de bloco de mola. As dimensões, o número e a posição relativa das molas em cada metro quadrado são da mesma importância que a qualidade do aço de que foram feitas.
  • Filler - fibra de coco, espuma de borracha, bicocos, látex, etc. Cada tipo de enchimento desempenha um papel igualmente importante na rigidez.Alguns materiais, como espuma de borracha e fibra de coco, são usados ​​em colchões de médio porte. Em colchões caros, é coco com látex, ambos os materiais são naturais. O látex é meio duro, a fibra de coco é alta.

De acordo com o grau de firmeza, os colchões são divididos em determinados grupos.

  • Particularmente rígidos resistem ativamente à carga. O desvio de tal produto é mínimo - não importa o quanto o usuário pese, ele não o empurrará em um curto período de uso.
  • Produtos com dureza acima da média... Mantendo a coluna vertebral em sua posição natural: a curvatura levemente curvada em S, dada pela natureza ao homem, é mantida com segurança, enquanto o excesso de carga é removido dela. Os músculos das costas não cedem.
  • Produtos de firmeza média ocupam uma posição intermediária entre colchões duros e macios... Eles se distinguem por sua versatilidade de aplicação. Segundo as estatísticas, são estes produtos os preferidos pela maioria das pessoas que não apresentam contra-indicações graves ao seu uso.
  • Produtos ocupando uma posição intermediária entre colchões de dureza padrão e macios... Eles permitem que você relaxe totalmente à noite. Os produtos combinados proporcionam zonas de maior rigidez - onde é importante para uma pessoa, com base nas suas características e nas receitas médicas. Ao mesmo tempo, algumas partes do corpo têm um suporte ideal - a pessoa se sente confortável.
  • Itens macios são facilmente amassados ​​e mudam de forma. Eles permitem que as pessoas de uma categoria de baixo peso tenham um descanso completo com um físico esguio. Nesse caso, não há problemas respiratórios e de circulação sanguínea em humanos.

Tendo uma ideia da rigidez como um fenômeno específico, o comprador pode determinar de que rigidez precisa.

Qual rigidez você deve escolher por peso?

Você pode escolher o colchão certo, antes de mais nada, sabendo seu peso.

  • Até 55 kg - aqui um produto macio é adequado, no qual existem struttofiber, poliuretano, látex natural ou artificial. O chamado efeito de memória não vai doer - o colchão "lembra" que carga do corpo está presente em cada uma das áreas específicas. Em outras palavras, os lugares esmagados não serão corrigidos em breve enquanto a pessoa não estiver lá.
  • 55-90 kg. Um colchão de média firmeza é uma solução que vale a pena. Pessoas altas com peso corporal normal (altura em centímetros menos cem) escolherão um colchão mais macio.
  • Mais de 90 kg. Se uma pessoa tem um peso significativo, um colchão duro é mais adequado para ela. Maior conforto é obtido através do uso de um colchão de molas, que contém fibra de coco ou enchimento de crina.

Depois de decidir qual produto é melhor para o seu peso, leve em consideração outros parâmetros ao escolher.

Outros critérios de seleção

Também pode escolher um colchão para um sono confortável na cama de acordo com os seguintes critérios: idade, contra-indicações por motivos de saúde, estilo de vida e hábitos, altura humana. É esta classificação de produtos para colchões que permite navegar numa boa escolha.

Altura

A relação entre altura e peso é óbvia - uma pessoa com 170 cm de altura, pesando 70 kg, pressiona menos o colchão do que outra - de mesma altura, mas pesando 75 kg. A pressão é calculada por unidade - quantos quilos cairão em cada mola, se o colchão for de mola, ou para cada decímetro quadrado, se o produto não contiver molas. Para pessoas de baixa estatura, mas acima do peso, um colchão mais rígido é recomendado do que para usuários do mesmo peso, porém mais altos. O segundo significado aqui está no físico: no primeiro dos dois exemplos, a pessoa provavelmente será mais completa do que no segundo.

Era

Colchões para idosos e adolescentes são produtos quase diametralmente opostos. A idade desempenha um papel importante aqui.

  • Até 2 anos. A rigidez máxima será ideal.Uma pessoa recém-nascida não deve apresentar distorções nas vértebras. Crie todas as condições para que ele cresça saudável, com uma coluna relativamente ereta. Um suporte rígido sem molas - um colchão de coco - é adequado.
  • 2 anos -13 anos... Na hora de escolher um produto, você precisa se orientar pela dinâmica de crescimento e ganho de peso. Uma mola ou produto sem mola de rigidez média é adequada aqui.
  • 14-25 anos - uma pessoa está ativamente formando, aos 25 anos de idade, o crescimento dos sistemas e órgãos do corpo humano é interrompido. Colchões duros e macios não devem ser usados ​​neste caso. Colchões de firmeza média são escolhidos para pessoas com peso normal ou ligeiramente reduzido. No entanto, quando uma pessoa se torna um peso-pesado, produtos semiduros são adequados para ela.
  • 26-50 anos - nesta categoria de idade, a rigidez, novamente, é determinada pelo parâmetro peso. Quanto mais leve uma pessoa for, mais macio será o colchão de que ela precisará. Os valores limite para peso nesta idade são 55 e 90 kg. Não importa quem é o usuário - homem ou mulher.
  • Por 50 anos - os produtos "deslocados" na direção da rigidez reduzida são adequados aqui. É assim que se consegue a carga ideal na coluna e no sistema articular muscular.

Os usuários com problemas de coluna se enquadram em uma categoria especial de escolha.

Estado de saúde

Pessoas que têm dores nas costas por um motivo ou outro podem usar um colchão firme. Ajuda a aliviar a dor na parte superior da coluna cervical e torácica. Se a região lombar doer, use um produto médio-duro ou médio-macio. Caso contrário, vai doer mais. O tratamento da osteocondrose, ou melhor, o auxílio em suas manifestações, em cada caso exigirá uma abordagem especial. Isso significa que a escolha do colchão não pode ser feita sem consulta a um médico.

Pacientes com osteocondrose devem se familiarizar com as características dos colchões. Um traumatologista ou ortopedista poderá ajustar com precisão o nível de firmeza do colchão. Uma condição indispensável é o uso de um produto ortopédico que mantenha o correto estado das vértebras umas em relação às outras. A escolha errada do colchão fará com que o problema da osteocondrose só piore. Somente um produto com rigidez variável ajudará aqui: mais rígido sob a coluna torácica e mais macio - sob a lombar.

Há relativamente pouco tempo, muitos médicos concordaram no seguinte: um colchão duro cura o corpo em pouco tempo, eliminando o problema da osteocondrose. A explicação para esse fenômeno é simples: as vértebras são alongadas, como se estivessem caindo no lugar. Mas dormir sobre uma superfície excessivamente dura, quando o médico não dá as instruções adequadas, prejudica o paciente. Para entender isso, observe que a coluna vertebral é uma onda em forma de S, não uma curva reta, côncava ou convexa ao longo de todo o seu comprimento. Se você adormecer em uma cama muito dura, seus quadris e ombros ficarão sobrecarregados. E eles, por sua vez, devem afundar parcialmente nas camadas do produto. O espaço no segmento da coluna, que é orientado para a frente, será privado de apoio confiável e não receberá descanso. Dormir em uma superfície dura dificultará a circulação sanguínea e seus braços e pernas ficarão dormentes. Tensão muscular e dor de cabeça estão associadas.

Uma superfície muito macia levará a uma curvatura da coluna, o que pode dificultar a respiração. Isso mais uma vez lembra: o colchão deve ser escolhido de dureza média. Um colchão macio é adequado apenas para doenças do esqueleto. Uma doença específica - uma hérnia da coluna lombar - exigirá uma superfície de rigidez moderada.

Posicione-se em um sonho

Para um casal ou um casal apaixonado, o colchão deve atender a diferentes necessidades de rigidez - uma metade pode ser, por exemplo, semidura, a outra - com dureza acima da média. Dormir de barriga para baixo em uma superfície dura não fará mal. Para dormir de lado, você precisa de um produto de baixa rigidez.

Estilo de vida

Amantes de alta carga devem buscar um colchão de firmeza média. Pessoas com um estilo de vida calmo e moderado recebem produtos mais suaves... Se o trabalho for predominantemente sedentário, um produto mais rígido também ajudará aqui: as costas, por ficarem imóveis por várias horas, precisam ser endireitadas.

Como mudar?

No caso mais simples, você pode alterar a dureza do colchão no sentido de diminuí-la colocando uma capa. Na maioria das vezes, isso acontece quando a rigidez do produto não é o que era necessário. Você também pode colocar um cobertor por cima.

Há casos ao contrário: é preciso aumentar a firmeza do colchão. Use outra almofada - por exemplo, uma feita inteiramente de fibra de coco. A indústria têxtil produz revestimentos especiais de fibra de coco impregnados de látex. Esta cobertura ajudará, por exemplo, quando não for possível trocar rapidamente um sofá antigo com um bloco de molas prensadas por um novo, ou repará-lo substituindo algumas das molas.

Se não houver motivo ou desejo de trocar o colchão, então você precisa levar um topper - uma capa de colchão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa