Tamanhos de colchão
O tamanho certo do colchão depende de quão confortável a pessoa vai dormir nele. As dimensões padrão deste acessório de dormir para adultos costumam ser escolhidas com uma margem - pelo menos 2 m de comprimento.
Tamanhos padrão de colchões para crianças e adolescentes
Antes de se familiarizar com o sortimento, quem pela primeira vez escolhe um colchão novo para substituir o antigo, herdado dos pais ou levado por anúncio sem pagamento a maior às lojas, vai se lembrar de como é alto e complexo.
Uma certa margem de comprimento, largura e espessura é necessária para dormir em tal produto sempre pelo menos com relativo conforto.
Especificados os dados iniciais, o usuário vai preferir exatamente o modelo que vai atendê-lo por pelo menos dez anos sem problemas com a comodidade do sono e sem danos à saúde humana.
Os modelos infantis partem de 140 cm de comprimento e destinam-se a bebés ou adolescentes baixos, cuja genética e condições de vida não lhes permitem crescer à altura de adultos altos. Estes são os tamanhos padrão 160 por 80, 70x160, 80x180, 60x170, 90x180, 120x60 cm. Como você pode ver pelo sortimento, um colchão de até 180 cm de comprimento é a melhor escolha para crianças e adolescentes.
Para meninos e meninas que já ultrapassaram o limite superior de idade para crescimento ativo, os fabricantes aconselham focar em um comprimento de 190 cm. Estes são os tamanhos padrão 80x200, 80x190, 90x200, 100x200, 70x190, 110x200 cm. Nesse caso, a largura de um único produto é determinada pela tez de um adulto. Se pretende mais conforto, então prefere-se um colchão e meio.
Dimensões de um colchão e meio
Para um adulto, por exemplo, são adequados colchões 130x190, 130x200 cm, etc. A largura aqui começa a partir de 120 cm. Qualquer colchão tem pelo menos 20 cm de altura, especialmente quando é feito de materiais naturais e sintéticos com tecnologia sem molas. O fato é que, com o tempo, esse colchão não deve ser pressionado com o peso do corpo do usuário.
A escolha de molas de mola - com molas amarradas em uma estrutura ou uma base de mola independente - é baseada nos mesmos critérios de espessura ideal.
A tarefa de qualquer colchão não é empurrar sob o corpo de uma pessoa a placa de contraplacado (piso) da cama ou sofá, que serve de suporte (plataforma) para este acessório de dormir. "Um saco de dormir e meio" para crianças e adolescentes em largura não difere muito de um produto semelhante usado por adultos.
Parâmetros de colchões para cama de casal
As "camas de casal" apresentam-se principalmente nos seguintes tamanhos: 160x200, 180x200, 200x200, 170x200, 175x200, 195x200 cm. Em todos os casos, a etapa de alteração do comprimento e da largura para qualquer um dos lados é de cerca de 5 cm, a menos que um pedido especial seja feito ao fabricante ou à (pequena) fábrica privada, por exemplo: um lote de coco e colchões de látex sob as camas de um hotel VIP ou do mesmo motel, com área de dormir de 200 x 177 cm.
Tamanhos abaixo dos indicados nesta lista não são recomendados para modelos duplos. Se, por exemplo, um jovem casal tem romantismo além do limite por muitos anos e eles sempre dormem abraçados, quase "um em cima do outro", então eles podem querer escolher um tamanho próximo a um e meio. Para todos os outros, o "tamanho king" 2 * 2 m ou 210 * 200 cm será ideal e muito confortável. Neste último caso, é realmente melhor não economizar dinheiro: uma compra concluída com sucesso irá deliciá-lo por 20 anos ou mais. Você não vai querer mudar este produto, mesmo quando os relacionamentos românticos mudarem para os comuns, e cada um de vocês quiser dormir um pouco separadamente, e não próximos um do outro.
Do exposto, segue-se que os tamanhos 120x200, 140x200, 90x190, 140x190, 190 por 90, 120x190, 190x80, 180x80, 150x200 cm ainda não são duplos, mas um e um e meio dormindo. Eles são bons para um único usuário - mas não para um casal apaixonado.
Tamanhos personalizados
Tamanhos fora do padrão - uma combinação de cantos ovais ou arredondados localizados próximos uns dos outros (da extremidade) e uma área realmente diferente. Por exemplo, produtos com comprimento de 207 cm e largura de 198.
Se você não comprou, mas fez o colchão pessoalmente, tendo madeira compensada, ripas, borracha, poliuretano e diversas variedades de revestimento áspero e fino à mão, seria mais conveniente para você adaptar o colchão para você mesmo a fim de acomodá-lo levar em conta possíveis posições corporais ao transformá-lo em um sonho ... A autoprodução de uma cama de dormir é praticada por pessoas que preferem montar muitas coisas com as próprias mãos, ao invés de comprar as já feitas. Eles precisam de um produto - uma coisa, de uma vez por todas, para a vida, ao mesmo tempo que não prejudique sua saúde e se mantenha em forma por pelo menos 50 anos. Fazer um colchão por conta própria em um ou dois dias é uma boa opção para compradores experientes, que a olho nu revelam uma possível pegadinha do fabricante e não aqueles que gostam de esperar uma semana ou mais até que chegue do Sudeste Asiático ou da Europa o melhor produto pelo seu valor, porque em sua região não encontraram um produto adequado para todos os parâmetros.
Como escolher o tamanho certo?
Se, no entanto, você decidir não fazer, mas comprar um colchão pronto de uma das confiáveis, de acordo com as opiniões dos consumidores, vendedores, então os requisitos para o produto são os seguintes: grande, duplo, possivelmente projetado para um beliche.
O exemplo mais simples são os produtos em massa para soldados dormindo em uma empresa, o nível de qualidade é verificado pelo Ministério da Defesa. Neste caso, jovens recrutas a partir de 18 anos são adequados para produtos semirrígidos padrão de uma cama e meia à base de borracha e espuma de borracha, com um comprimento de cerca de 2 m, estofados com tecido grosso comum grosso, que não é fácil de rasgar e cortar.Eles não têm um odor pungente e, sujeito às regras de operação, esse colchão durará 20 anos sem problemas antes de ser substituído. A espessura desse colchão não é superior a 20 cm.
Voltemos à escolha dos colchões para as habituais condições de vida de um apartamento ou casa de campo. Conforme observado anteriormente, o único proprietário de tal residência irá preferir principalmente um produto de uma cama e meia, o que permitirá que a mesma pessoa durma confortavelmente. Se não houver problemas com a coluna e sem doenças, a solução padrão será um colchão semiduro comum feito de materiais que não emitam vapores nocivos em temperaturas de até +35. Uma solução universal aqui será um comprimento de 200 ... 210 cm e uma espessura de no máximo 25 cm, dependendo da rigidez e elasticidade das matérias-primas utilizadas na fabricação do produto.
Se a tarefa é impressionar os hóspedes que costumam visitar o dono do espaço, então talvez a escolha recaia sobre um colchão feito de materiais caros: látex e fibra de coco.
O látex é moderadamente duro, o coco é alto, quase no máximo. Mas essa solução pode não ser adequada para quem tem problemas de coluna: a rigidez excessiva leva a dores congestivas nas costas, que só podem ser aliviadas com a ajuda de exercícios de fisioterapia.
Além das dimensões e do material, a inocuidade é de particular importância. A espuma de borracha, embora anteriormente considerada relativamente segura, também deve passar por certificação obrigatória. Isso significa que os produtos de espuma de borracha não podem, de forma alguma, ser considerados seguros se o fabricante manufaturou não oficialmente matérias-primas a partir de outro plástico e resíduos da indústria de refino de petróleo, economizando em tecnologia. Freqüentemente, outros polímeros em espuma são vendidos sob o pretexto de espuma de borracha, que são mais baratos de fabricar: eles não têm as qualidades inerentes às verdadeiras matérias-primas. Muitas vezes, o tratamento aromático é usado para mascarar o odor desagradável dos materiais poliméricos, que, embora remova o "âmbar" do plásticotambém não é considerado totalmente inofensivo para os humanos. A presença de aromas não muito agradáveis também é determinada pelas condições de armazenamento: se o lote de colchões estiver localizado próximo a solventes ou substâncias odoríferas, e também não em condições totalmente higiênicas, a temperaturas elevadas, etc., então mesmo processado para eliminar completamente o A borracha de espuma de odor "técnico" original, reconhecida como um material higiênico, atrai facilmente "queridinhas" estrangeiras. Para não as intempéries, mantendo o colchão ao vento durante vários dias ou mais, verifique cuidadosamente o produto quanto à ausência de aromas desnecessários.
Finalmente, decidido o tamanho e a higiene do produto, deite-se sobre ele. Quando não foi desempacotado - e ainda está embrulhado em filme plástico feito de fábrica - o vendedor não deve se opor a tal amostra. O aumento da rigidez indica que o consumidor deve ser capaz de comparar vários modelos de produtos - um estoque excessivamente elástico pode não ser adequado para ele. Insuficiente - indica economia do mesmo material e defeitos de fabricação. O valor de rigidez é geralmente indicado numericamente - na forma de carga de peso permitida na área do produto. Os fabricantes também mencionam o grau de subsidência (deformação) da gaxeta (e das molas, se houver) em centímetros, mas esse valor pode ser calculado por você. Tendo decidido as dimensões e a rigidez, os materiais com os quais o colchão é feito, eles comparam produtos semelhantes a preços - e escolhem a opção mais barata: a gama de preços depende em grande parte da marca.