Colchão

Tudo sobre colchões de látex

Tudo sobre colchões de látex
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Por que um colchão de molas é melhor?
  3. Tipos e tamanhos
  4. Regras de seleção
  5. Dicas de cuidados
  6. Visão geral da revisão

Na escolha de um colchão, atenção especial deve ser dada aos componentes de seu enchimento - eles podem ser naturais e artificiais. O látex é considerado um dos mais populares hoje em dia. É por isso que na revisão nos deteremos em mais detalhes sobre o que é esse material, quais são suas características de desempenho, prós e contras.

Vantagens e desvantagens

Altamente ecológico, o enchimento hipoalergênico para colchões de alta qualidade é o látex natural. A matéria-prima desse material é a seiva da hevea da seringueira, bastante difundida em alguns países do continente africano, como também na Malásia, Tailândia, Vietnã e Brasil. Esta árvore pode crescer em plantações feitas pelo homem e na selva selvagem. A planta tem um efeito fungicida pronunciado, por isso a madeira após a extração da seiva se recupera rapidamente. Após o recebimento, o suco de hevea é despejado em um tanque volumétrico, misturado com componentes adicionais e despejado em um recipiente de produção. Lá, ele sofre vulcanização a uma temperatura de 100 graus para atingir a formação de espuma.

O produto acabado é retirado do molde, seco, testado e embalado. Deve-se notar que nenhuma borracha pura é usada para fazer colchões. O fato é que sob a influência do calor e dos raios ultravioleta, ele é destruído. Portanto, na fabricação de enchimento de colchão, ele é misturado com componentes adicionais.

No passado, um colchão de látex era considerado natural, no qual a presença de borracha natural chegava a 45%. Porém, atualmente, devido ao alto custo do material, a concentração de aditivos é permitida em até 80%.

O látex natural na estrutura de enchimento pode atuar como base ou camada adicional. Suas vantagens são inegáveis.

  • Elasticidade... Os produtos de látex são ideais para dormir, pois seguem os contornos do corpo e o mantêm em uma posição confortável durante o resto. Devido à alta elasticidade da borracha, esses colchões não se deformam, não endurecem e restauram rapidamente sua forma original.
  • Silêncio... Este recurso é relevante para pessoas sensíveis ao som que acordam com qualquer ruído.
  • Hipoalergênico... O látex não acumula partículas de poeira e os ácaros não se multiplicam nele. Não exala odor químico e não causa reação alérgica, portanto é considerado absolutamente seguro para a saúde.
  • Higiene... Por sua natureza, a borracha natural possui uma permeabilidade ao ar reduzida, propriedade esta que pode ser atribuída às desvantagens do material. Para mitigar o efeito negativo, os fabricantes decidiram fazer furos nas esteiras de borracha. Colchões perfurados proporcionam maior respirabilidade. Esses colchões não absorvem água e suor, e não desenvolvem mofo ou bolor.
  • Alta porosidade. A estrutura peculiar permite que a roupa de cama à base de látex mantenha uma proteção térmica confortável da pessoa em repouso.
  • Alta resistência ao desgaste. Esses colchões servem por pelo menos 10-15 anos. Eles podem suportar as maiores cargas de peso, portanto, são preferíveis para pessoas com um grande peso corporal.

A única desvantagem dos colchões à base de borracha natural é seu alto custo. Esses produtos não estão disponíveis para nossos compatriotas de renda média. No entanto, você não deve se preocupar - colchões com látex artificial são apresentados na categoria de preços de orçamento.

Ao mesmo tempo, em termos de características operacionais, são apenas ligeiramente inferiores às suas contrapartes naturais.

O ergolatex artificial é feito de espuma de poliuretano altamente elástica, a densidade do material é de 25-35 kg / m3. Entre as vantagens, vários fatores podem ser distinguidos.

  • Elasticidade - os produtos são confortáveis ​​para dormir, não estão sujeitos a endurecimento e deformação, suportam bem as vértebras. No entanto, a espuma de poliuretano é ligeiramente mais resistente do que o material natural.
  • Hipoalergênico - o material não causa reações alérgicas. Pode ser usado por crianças, bem como por pessoas com doenças de pele e patologias do aparelho respiratório.
  • Resistência a cargas - a espuma de poliuretano pode suportar pressões de até 150 kg por leito.
  • Assim como a borracha natural, a borracha sintética oferece boa respirabilidade, que evita que a umidade se acumule dentro do produto. Ao mesmo tempo, este parâmetro é ligeiramente inferior ao do material natural.

A vida útil dos colchões ergolatex é de 5 a 7 anos. Depois de abrir a embalagem, um cheiro específico é liberado por algumas semanas. No entanto, com o tempo, ele desaparece.

Por que um colchão de molas é melhor?

No passado, o látex era usado principalmente como enchimento para colchões de molas internas, portanto, suas características únicas de desempenho não eram totalmente divulgadas. As vantagens dos colchões com molas incluem:

  • alto nível de conforto;
  • distribuição uniforme da carga entre as vértebras;
  • características ortopédicas;
  • uma ampla seleção de colchões com diferentes parâmetros de dureza, há uma linha separada de modelos com um bloco de mola reforçado para usuários com 90 kg ou mais.

No entanto, estes colchões têm um efeito elástico e danificam-se se forem quicados ou pisados. Além disso, à medida que são utilizadas, as molas começam a tocar-se, a esfregar-se e a emitir um rangido desagradável. Os colchões de látex não têm essas desvantagens. Não há elementos de metal que possam romper sob uma carga forte e ferir a pele da criança. Os colchões de látex não rangem.

Não é por acaso que hoje o látex é utilizado para a fabricação de colchões sem molas, devido aos quais todas as suas características úteis são reveladas a 100%. No entanto, não há uma resposta definitiva para a questão de qual colchão é melhor - colchão de látex ou colchão de molas. Todos devem fazer uma escolha com base em suas preferências pessoais e condições de saúde.

Na presença de alguma patologia do sistema musculoesquelético, antes de comprar colchões, é necessário consultar um médico, ele te ajudará a escolher o tipo de estrutura e o grau de sua rigidez.

Tipos e tamanhos

Colchões disponíveis comercialmente vêm em uma variedade de tamanhos. Os mais populares são:

  • 80x160 cm;
  • 80x190 cm;
  • 80x200 cm;
  • 140x200 cm;
  • 160x200 cm;
  • 180x200 cm.

A espessura do colchão também difere, podendo variar de 8 a 50 cm. Um tipo distinto de colchões sem molas com látex são os chapéus de coco finos - modelos de até 8 cm de espessura. Estão à venda modelos retangulares regulares, bem como redondos e ovais para berços de recém-nascidos. Todos os tipos de colchões de borracha podem ser classificados por motivos diferentes.

Por tipo de enchimento

  • Látex natural - tais produtos incluem colchões cujo enchimento contém 20% ou mais de borracha natural.
  • De componentes sintéticos - via de regra, é espuma de poliuretano. Inclui também colchões feitos de matéria-prima natural, em que a proporção de aditivos ultrapassa 80%.

Por design

  • Sem mola - esses colchões são constituídos exclusivamente por látex e seus aditivos.
  • Carregado com mola - por sua vez, são divididos em colchões com um bloco de molas autônomas e um bloco do tipo bonnel. No primeiro caso, todas as molas são independentes, no segundo, elas são conectadas entre si por uma única base.

De acordo com o grau de dureza

  • Suave - adequado para pessoas com peso inferior a 55 kg, bem como usuários inativos. Ideal para dores na coluna lombar.
  • Meio duro - apoie perfeitamente a coluna vertebral. Adequado para a grande maioria das pessoas sem problemas com o sistema músculo-esquelético.
  • Duro - são indicados para a maioria das patologias da coluna vertebral. Utilizado para berços, adequado para adolescentes. Imprescindível para camas dobráveis ​​e sofás.

Regras de seleção

Existem muitas opções de colchões de látex no mercado atualmente. Para escolher o melhor, é preciso atentar para vários critérios. Determine que tipo de enchimento você precisa - natural ou artificial. Certifique-se de estudar composição no rótulo, alguns fabricantes, sob o pretexto de natural, vendem material com um número significativo de inclusões sintéticas. Nota pela cor do enchimento - é ele quem distingue a borracha natural da artificial. O componente sintético apresenta uma tonalidade cinza-amarelada pronunciada, o natural apresenta-se em tons de cinza.

A borracha natural é mais elástica do que a borracha artificial. Adapta-se mais rapidamente ao formato anatômico do corpo e oferece proteção térmica eficaz ao usuário, levando em consideração a temperatura ambiente. Outro fator de escolha é a firmeza do colchão. A maioria dos usuários compra produtos duros ou semiduros. Vários fabricantes já lançaram a produção de modelos de colchões com rigidez diferenciada - são os produtos mais caros, suportam perfeitamente as vértebras, são representados em caso de curvatura de postura.

Dicas de cuidados

Colchões de látex são difíceis de manter, mas regras básicas devem ser seguidas. É estritamente proibido fumar na cama. Use um ferro, secador de cabelo ou chapinha com muito cuidado ao lado da cama - o látex pode encolher sob a influência de altas temperaturas. Não deixe colchões de látex em quartos sem aquecimento. No inverno, em baixas temperaturas, torna-se como plástico e racha facilmente. Em caso de algum dano, só pode ser reparado com um adesivo especial de látex.

Certifique-se de obter uma tampa removível que pode ser lavada se necessário... Se você usar capas não removíveis, adquira um protetor de colchão adicional - isso aumentará a vida útil do produto. Vire o colchão de vez em quando. No primeiro mês de uso, isso deve ser feito uma vez por semana, no futuro, uma rotação em 2-3 meses será suficiente. O colchão é lavado no máximo uma vez a cada 3-5 anos, sempre em água morna, no máximo 40 graus. Detergentes devem ser macio, sem componentes agressivos.

A secagem é realizada sem o uso de efeitos térmicos de dispositivos de aquecimento e secador de cabelo.

Visão geral da revisão

Portanto, os colchões de látex são muito populares entre os usuários. Eles são duráveis, seguros e resistentes. Pelas suas características ortopédicas e anatômicas, são benéficas à saúde. O látex é um material de alta qualidade que pode servir por muitos anos sem mudar de forma, mesmo sob estresse intenso. O material é bem ventilado e afasta a umidade.

Com os devidos cuidados, esse colchão irá deliciar você e sua família por muitos anos.... Os produtos de látex ajudam a melhorar a qualidade do sono. São recomendados por médicos para fins medicinais, quando é necessário eliminar dores nas articulações, corrigir a curvatura da coluna e melhorar a postura.

No entanto, como qualquer outro produto popular, os colchões de espuma de látex apresentam um grande número de falsificações. Portanto, você só precisa fazer compras nas lojas oficiais. Não se deve comprar colchões em sites da Internet e intermediários duvidosos.

Se falamos de colchões de látex natural, os modelos da Índia e do Sri Lanka são considerados da mais alta qualidade. O fato é que o suco de hevea mantém suas características por no máximo 12 horas. Durante esse tempo, ele precisa ser levado ao local de processamento subsequente. É por isso que a pátria do colchão para os compradores é considerada uma garantia da sua qualidade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa