Tudo sobre colchões ortopédicos duplos
Um colchão ortopédico duplo é a garantia de um sono saudável e confortável a dois. Neste artigo, reunimos todas as informações mais úteis sobre esses produtos para que você possa escolher o certo para o seu acessório de cama ideal.
Peculiaridades
Nem todo colchão pode proporcionar uma noite de descanso completa e confortável. A melhor solução seria comprar um produto ortopédico especial. Ele difere um pouco do usual em seu design mais ergonômico e bem pensado, que está sendo desenvolvido em conjunto com médicos e está passando por testes clínicos completos. Esse colchão sustenta a coluna vertebral e os músculos na posição anatomicamente correta, garantindo sua descarga.
Hoje, o mercado oferece não apenas modelos para pessoas com certas doenças, mas também uma vasta seleção de colchões universais, "preventivos", que apresentam excelentes características a um preço acessível. Um tipo especial de colchões ortopédicos são duplos. Esse atributo de sono deve atender a uma série de critérios:
- ser maior que uma cama de solteiro, adequado para uma cama de casal;
- suportar o peso de duas pessoas dormindo;
- ser durável;
- não causa alergias e desconforto;
- adequado para ambos os parceiros em termos de maciez, altura e tamanho, permitindo que todos durmam numa posição confortável;
- não deve haver “efeito rede” - se alguém se levanta ou se vira, o segundo parceiro não deve sentir e o leve não deve rolar em direção ao mais pesado devido à deflexão do colchão.
Como você pode ver, existem ainda mais requisitos para um colchão de casal ideal do que para um de solteiro. Afinal, o colchão ortopédico só tem efeito positivo na saúde se ele for selecionado levando-se em consideração as características anatômicas da pessoa, seu peso, o estado da coluna vertebral. E em modelos duplos, estamos falando sobre os parâmetros individuais de não uma pessoa, mas de dois parceiros, cada um dos quais com suas próprias necessidades e idéias mutuamente exclusivas sobre conforto.
Para um fabricante encontrar o equilíbrio ideal, pensar sobre a dupla ergonomia de um colchão é uma tarefa bastante difícil. Portanto, nos modelos duplos, são utilizadas soluções de design especiais que os distinguem das camas de solteiro. Pode haver várias opções:
- bloco de molas reforçado, de preferência com molas independentes "Duet" ou "ampulheta";
- para modelos sem mola - uma estrutura especial de várias camadas de enchimento;
- o uso de fillers "inteligentes" com efeito de memória;
- colchão de casal - com firmeza diferenciada em cada metade.
Assim, um colchão de casal difere de um colchão de solteiro não só no tamanho, mas também qualitativamente, em suas características.
Visão geral da espécie
Por tipo de construção
Todos os colchões ortopédicos possuem um desenho especial de várias camadas.
- Base - o "núcleo" do colchão, um elemento estrutural de suporte de carga que é responsável pela capacidade de suportar o peso de duas pessoas dormindo. A base é com mola e sem mola. Os modelos sem mola têm muito boas propriedades ortopédicas, são adequados para parceiros com grande diferença de peso, não têm efeito rede. Já para os modelos com bloco de mola, apenas os modelos com elementos independentes são ortopédicos. As melhores soluções são consideradas o bloco DS ("primavera na primavera") ou o tipo de molas "ampulheta".
- Camada de cobertura (camada de conforto) - localizado acima do bloco da mola ou base sem mola. Se o colchão será percebido como duro ou macio depende dessa camada. O suporte ortopédico também depende principalmente dele, embora o bloco de base abaixo também desempenhe um papel importante. Modelos reversíveis com rigidez diferente de cada metade do colchão são criados precisamente usando diferentes preenchimentos na camada de conforto.
- A capa é a casca do colchão, que reúne todo o seu recheio em um único todo, protege contra contaminações. Esse elemento também determina a aparência e o design do colchão, bem como a sensação tátil do contato com a pele.
Por material
O parâmetro mais importante é a rigidez do produto, ela depende principalmente de qual material é usado na camada de conforto, bem como nas camadas subjacentes. Vamos considerar o que são preenchimentos e quais são seus recursos.
- Látex natural (borracha) É um material natural e ecológico obtido a partir da seiva espumosa e endurecida da hevea. Os colchões feitos com ele têm um leve efeito elástico, são muito elásticos, mantêm perfeitamente sua forma mesmo sob peso (até 120 kg por cama), são muito duráveis.
- Látex sintético - um material polimérico artificial, com elasticidade próxima ao látex natural, portanto, é usado como seu análogo mais orçamentário.
- Coco de coco - fibra vegetal natural obtida de cocos. Nos colchões é utilizado em forma comprimida em blocos, por vezes esses blocos são adicionalmente impregnados com látex. O material possui alta dureza e é um dos melhores para a fabricação de colchões ortopédicos rígidos.
- Espuma de poliuretano (PPU) - espuma polimérica flexível com estrutura porosa. São muitas variedades com diferentes densidades e elasticidades, o que permite criar colchões de qualquer dureza.
- Espuma de memória (memorix) - um nome comum para várias espumas de polímero "inteligentes" de nova geração, desenvolvidas especificamente para colchões ortopédicos. O material amolece com o calor e peso de uma pessoa, seguindo perfeitamente as curvas do corpo, e ao mesmo tempo - fornece um suporte suave para todos os músculos. Isso é chamado de efeito memória e cria uma sensação de relaxamento completo, “dormindo em uma nuvem”.
- Structofiber, hollofiber e hallcon - materiais sintéticos não tecidos feitos de fios de poliéster elástico trançado. Eles diferem na direção dos fios. Eles têm boa elasticidade.
Para dimensionar
Os fabricantes produzem colchões com base nos tamanhos de cama típicos. Os fabricantes russos e europeus têm aproximadamente os mesmos padrões:
- de largura - de 140 a 200 cm;
- em comprimento - 190, 195 e 200 cm;
- a altura depende do enchimento - de 18 a 25 cm para modelos com mola e 10-20 cm para modelos sem mola.
Na grade dimensional, os mais populares são produtos com os seguintes parâmetros: 140x190, 140x200, 160x190, 160x200, 180x190, 180x200 cm. Os produtos com uma largura de 140 cm são considerados pequenos e são adequados se ambos os parceiros forem bastante pequenos. A largura ideal é considerada de 160 a 200 cm (King Size) - permite que cada parceiro durma em uma posição confortável, cada um com espaço suficiente para um bom descanso, a capacidade de se jogar e virar sem interferir um com o outro. Colchões de 180 x 200 cm e mais largos são adequados para uma grande cama familiar, onde, além dos pais, uma criança também pode caber.
Os fabricantes americanos têm sua própria linha de tamanhos - em polegadas. Esses colchões nem sempre funcionam para uma cama típica.
Portanto, você precisa escolher cuidadosamente um modelo para uma cama específica. Não é necessário, é claro, comprar um colchão do mesmo país da cama, o principal é fazer as medidas com precisão. Além disso, eles precisam ser removidos da cama, e não do colchão velho. Os fabricantes, que se esforçam para expandir a gama de produtos, não se limitam apenas aos tamanhos padrão. Mesmo se você tiver uma cama de design personalizado, provavelmente encontrará um modelo de colchão pronto à venda para ela. Em largura, muitas empresas produzem produtos com um passo de 5 cm (por exemplo, 140x200, 145x200, 155x200 e assim por diante) e às vezes até 1 cm.
E se você precisar de um colchão com parâmetros totalmente fora do padrão, ele será feito sob encomenda.
Marcas de topo
Recomenda-se a compra de produtos ortopédicos de fabricantes confiáveis e confiáveis, cujos produtos possuem certificados médicos e de segurança e cuja reputação foi confirmada por muitos anos de experiência, análises positivas de especialistas e milhares de usuários. Várias empresas lideram o ranking do setor.
- Tempur é uma empresa dinamarquesa, No. 1 no ranking mundial de fabricantes de produtos ortopédicos para dormir. Ela foi uma das pioneiras no desenvolvimento de materiais com efeito memória. Oferece produtos de qualidade premium feitos de uma nova geração exclusiva de espuma viscoelástica baseada em tecnologias adaptadas da NASA.
- LIEN`A é o fabricante líder mundial de aparelhos ortopédicos feito de látex 100% natural. Todos os colchões são constituídos inteiramente apenas por este material, sem a inclusão de aditivos e camadas de outros enchimentos, não possuem blocos de molas. Existem modelos regulares (monolíticos) e modelos com suporte de zona. A política de preços é muito democrática.
- Askona é líder entre os fabricantes russos de artigos para dormir, tem produção própria de colchões de molas e sem molas de diversos tipos, sendo os maiores da Europa de Leste. O desenvolvimento patenteado da empresa é um sistema de molas, onde cada um dos elementos independentes tem a forma de uma "ampulheta". No momento, a linha inclui mais de 20 modelos com propriedades ortopédicas e anatômicas de qualquer tamanho e para qualquer orçamento - do econômico ao premium. Os produtos são certificados pela Roszdravnadzor.
Entre os fabricantes russos, empresas como Ormatek, Sontelle, DreamLine, Dimax, Trelax provaram-se bem.
Como escolher o caminho certo?
O primeiro passo é determinar qual rigidez e qual nível de suporte ortopédico é necessário. E, com base nisso, escolha o filler adequado (mole, duro, dureza média) e o tipo de base. A rigidez ideal é determinada levando em consideração as características anatômicas e o peso dos usuários, bem como suas preferências:
- para pessoas de peso médio (60-90 kg) sem doenças graves, colchões de qualquer dureza são adequados, de forma ideal - dureza média (látex, struttofiber, hallcon) ou moderadamente macio (espuma elástica);
- para pessoas em miniatura (50-55 kg), os especialistas aconselham a escolha de modelos macios ou moderadamente macios (espuma elástica, memorix, hollowfiber macia);
- aqueles que pesam mais do que 90 kg devem comprar produtos duros e resilientes que forneçam suporte suficiente (látex, coco);
- mulheres grávidas são aconselhadas a dormir em uma superfície moderadamente macia e, de preferência, em um colchão com espuma viscoelástica;
- para doenças da região lombar e problemas de disco intervertebral, recomenda-se dormir em colchões macios, no caso de osteocondrose, em colchões moderadamente duros, mas o médico assistente deve dar recomendações precisas.
Se o par não tiver grande diferença de peso, é possível adquirir modelos homogêneos (monolíticos) em rigidez. Se a diferença for maior que 10-15 kg, ou as ideias sobre o nível de conforto forem diferentes, modelos com dupla rigidez ou de memorix “smart” são preferíveis, que se ajustam individualmente a cada um (porém, para alguns amantes de cama dura, mesmo memorix pode parecer muito mole).
Você pode escolher qualquer tipo de base, exceto para modelos com molas dependentes (eles não são ortopédicos). Modelos com bloco de molas independente e base sem molas provaram-se igualmente bem em termos de propriedades ortopédicas (claro, em combinação com um enchimento adequado), eles são adequados para qualquer tipo de cama. Mas em cada caso, as cargas máximas admissíveis em um berço devem ser levadas em consideração. Cada modelo tem o seu e, se forem ultrapassados, o colchão não poderá dar o suporte ortopédico necessário. A espessura do colchão também está relacionada à capacidade do colchão de suportar cargas e, ao mesmo tempo, fornecer suporte anatômico adequado. Para um modelo ortopédico de pleno direito, não deve ser inferior a 10 cm, idealmente - de 14 cm. Além disso, a espessura da camada de cobertura não deve ser inferior a 2-3 cm, idealmente - de 5 cm.
Para ter certeza de que o modelo é adequado para rigidez e outras características, é aconselhável deitar sobre uma amostra de teste em uma loja antes de comprar.
Para informações sobre como escolher o colchão ortopédico certo, veja o próximo vídeo.