Mastiff

Tosa Inu: características e conteúdo de criação

Tosa Inu: características e conteúdo de criação
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Como escolher um cachorrinho?
  5. Condições para manter
  6. Alimentando
  7. Educação e treinamento

O Mastim Japonês de raça pura é uma raça rara e incomum. A reputação do Tosa Inu foi negativamente afetada pelo equívoco de que é um cão extremamente agressivo. Além disso, o alto preço dos cachorros também não contribui para o seu crescimento em popularidade. Na verdade, é uma raça muito calma, nobre e imperturbável. No entanto, existem sutilezas de caráter e conteúdo que você deve conhecer antes de comprar um cachorro.

História de origem

Diferentes sangues são misturados na raça Tosa Inu: mastiff, bulldog, bull terrier, great dane. É natural que o surgimento desse mastim tenha acontecido no Japão, já que existe uma atitude especial em relação às brigas de cães. Este tipo de diversão destinada a pessoas ricas, desenvolveu-se intensamente desde o século XIV.

Em seguida, representantes da raça Nihon-Inu participaram das batalhas, mas perderam para os cães europeus cada vez mais fortes - buldogues, bull terriers, mastins e outros. Decidiu-se então cruzar o Nihon Inu com buldogues e bull terriers. Além disso, cruzamentos sucessivos foram aplicados com Mastiffs, Dogue Alemão, Pointers e São Bernardo. Foi assim que o Tosa Inu apareceu na forma em que existe agora.

Tosa Inu apareceu em 1868, primeiro exclusivamente em terras japonesas, mas depois se espalhou para os países que estavam unidos ao Japão por interesses comerciais comuns.

A raça viveu um apogeu no período de 1925 a 1933. A raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, pois a fome nas terras japonesas era muito forte.A maior parte dos Tosa Inu foi destruída, apenas alguns indivíduos foram salvos pelos criadores, arriscando a própria cabeça, pois os cães tinham que ser alimentados e comiam muito. Graças à sua localização em áreas escassamente povoadas, a raça foi salva da pena de morte. Depois de algum tempo, o número de ninhadas foi restaurado graças ao entusiasmo dos criadores.

Hoje, os Tosa Inu vivem principalmente no país onde foram criados, usados ​​como guardas nas casas de pessoas ricas. Esta é uma raça lutadora, seus representantes são muito persistente, forte e poderoso. Eles atacam sem sentir piedade. Eles parecem extremamente impressionantes, embora sejam excelentes vigilantes. Na verdade, a agressividade é o “cerne” do personagem Tosa Inu, por isso deve ser devidamente educada, feita de forma consistente. O proprietário deve ter um caráter firme e calmo.

Descrição da raça

Nos países europeus, quase nunca são encontrados representantes da raça que atendem plenamente aos seus padrões. De acordo com os requisitos da norma, um cão desta raça deve ter as seguintes características:

  • cabeça quadrada;
  • mandíbula triangular, ligeiramente projetada para a frente, mordedura em tesoura;
  • boca forte;
  • nariz preto;
  • lábios grossos;
  • olhos castanhos escuros, um olhar inteligente, confiante e calmo;
  • orelhas caídas de forma triangular;
  • pescoço curto e espesso com dobras cutâneas (barbelas);
  • corpo forte e musculoso com costas retas;
  • barriga esgalgada;
  • pernas retas e longas com ossos fortes; os pés traseiros devem ter ângulos de articulação corretos;
  • cauda inserida alta e alcançando o jarrete.

Um cão saudável pode pesar até 70 kg. O crescimento do macho chega a 70 cm, da cadela - até cerca de 60 cm. A pelagem é caracterizada por uma cor castanha em diferentes tons - na zona das orelhas e pescoço é mais escura, o resto do corpo é mais claro. A presença de uma ou mais manchas brancas na região do peito é aceitável. Manchas brancas não são permitidas em outras áreas do corpo. A textura da pelagem deve ser dura, curta e grossa.

É desejável ter uma máscara preta no rosto.

Por natureza, o Tosa Inu é um cão paciente e corajoso. A desvantagem da raça é a presença de um focinho pontudo. Os vícios incluem covardia, falta de confiança no comportamento, ossos fracos e finos, bem como a presença de prognatismo forte ou inferior. Os defeitos da raça (ou seja, sinais desqualificantes) são reconhecidos como monorquismo e criptorquidia.

Caráter e comportamento

Apesar de o Tosa Inu ser uma raça lutadora, a agressão e a raiva, com educação adequada, estão ausentes nele. Não há problema em manter um cachorro em uma família com filhos, todos os membros da família vão adorar. Tosa Inu tem um caráter descontraído, paciente e atencioso, embora seja muito ativo.

Se houver necessidade, este cão consegue ficar muito tempo deitado imóvel, sem chamar a atenção para si mesmo. Ela é controlada e persistente, não é comum ela latir sem motivo. Os Tosa Inu são amigáveis ​​e, se forem socializados e criados desde cedo, não são agressivos, mesmo para com os estranhos.

São cães muito leais aos seus donos. Eles nunca vão ofendê-los, nem mesmo permitir que um estranho com intenções hostis se aproxime deles. São cães valentes e corajosos com uma força incrível. Existe uma grande dignidade interior em um cão desta raça. É por isso o dono deve ter um espírito tão forte que o cão reconheça sua liderança. Você precisa comprar um Tosa Inu em uma idade de filhote de cachorro e treinar desde o início.

É impossível criar um cão adulto. Os representantes desta raça adoram crianças, mas não é desejável deixar a criança sozinha com eles. Não gostam muito de brincar com crianças, mas farão o controle para que o pequeno pesquisador não se prejudique no processo de aprendizagem do mundo. Mas se a criança engatinhar em direção ao cachorro, é possível que ele aja agressivamente.O dono do Tosa Inu reconhece apenas um membro da família, o resto será levado com calma e lealdade, mas não vai obedecer.

O cão deve ser constantemente monitorado, e o dono deve fazer isso. Ela está calma quase o tempo todo, mas pode mostrar agressividade se alguém invadir sua paz. Apenas o treinamento contínuo ajudará a resolver o problema com freqüentes explosões de agressão Tosa Inu.

Como escolher um cachorrinho?

Uma característica distintiva dos filhotes Tosa Inu é a atividade e a diversão. Somente na idade de um filhote esta raça corre, faz barulho, se alegra e galope. São tão ágeis, móveis que o dono não deve tirar os olhos do animal e ocupá-lo constantemente com alguma coisa, educando-o no processo de brincar. Ao crescer, Tosa Inu tornou-se mais calmo, calmo e nobre.

Condições para manter

Se o dono não tem tempo para estar perto de seu animal de estimação, ou se a natureza do seu trabalho o impede de se ausentar por muito tempo, é melhor não ter um cão desta raça. Se o cão não vê o dono por muito tempo, ele deixa de percebê-lo como o principal, fica fora de controle, e uma vez, durante um surto de agressão, o dono pode não influenciá-lo e nem acalmá-lo. Não é difícil cuidar de mastins japoneses, mas existem regras que devem ser seguidas para que o Tosa Inu não adoeça com nada.

  • Lave o cachorro é necessário tão raramente quanto possível, apenas se for absolutamente necessário. Escove-o duas vezes por semana. Uma escova com dentes de borracha é adequada para isso.
  • Os olhos e ouvidos de Tosa Inu devem ser examinados regularmente. Manter os olhos limpos é essencial para a saúde do seu cãoassim que a chamada laceração permanente aparecer neles, você precisará consultar um médico para que a infecção não se espalhe.
  • Limpeza de ouvido realizado conforme necessário. Assim que o período de atividade do carrapato começar, é necessário examinar o cão após cada caminhada, removendo os parasitas se necessário.

Se um carrapato for encontrado em um cão, você deve entrar em contato imediatamente com o seu veterinário.

  • Dobras de pescoço - este é um assunto de especial atenção, pois assaduras que aparecem nelas podem levar ao aparecimento de supuração. Para evitar o aparecimento de assaduras, no verão é necessário usar um pano úmido para tratar as áreas entre as dobras diariamente, e em outros períodos - a cada dois dias.
  • Os procedimentos obrigatórios para o cuidado do Tosa Inu incluem e aparamento regular da garra. O proprietário pode fazer isso sozinho em casa, usando uma tesoura redonda, ou você pode pedir ajuda ao tratador. Tesouras de unha comuns não funcionam, pois são muito traumáticas para as unhas dos cães - elas quebram as placas das unhas, causando rachaduras.
  • Dentes também precisa ser limpo, caso contrário, pode aparecer placa bacteriana e tártaro. Para limpar os dentes, você precisa usar pastas especiais, além de brinquedos.
  • Todos os procedimentos devem ser realizados desde os primeiros meses de vida do filhote, acostumando-se a eles... Se isso não for feito, não será mais possível concordar com um cão adulto.
  • Manter um Tosa Inu em um apartamento na cidade pode ser muito difícil para o cão e para o dono. O lugar mais conveniente e confortável para um cão é uma casa particular, onde há um quintal cercado e uma gaiola ao ar livre, onde ele pode passear e viver no verão e no início do outono. Durante a estação fria, o cão deve estar aquecido, em casa. O cão deve ter sua própria área de dormir e alimentação.

Já as cadelas nos períodos de estro e gestação devem ser mantidas sempre aquecidas, protegidas do frio, correntes de ar, umidade.

  • Você precisa passear com o cachorro em locais onde as pessoas vivem apenas com a coleira e o focinho. Por serem uma raça lutadora, podem ferir ou assustar crianças ou adultos. A guia deve ser longa o suficiente para não causar desconforto ao animal, mas para permitir que o dono reaja em tempo hábil em uma situação de emergência.Você só pode soltar o cão da coleira onde o playground é cercado ou em uma área arborizada. Mas mesmo assim, você precisa se certificar de que não há ninguém por perto que possa se machucar. Depois de soltar o cão da coleira, você precisa monitorar constantemente onde ele está e o que está fazendo.

    Importante! Muitos países proíbem manter representantes desta raça em apartamentos e casas da cidade, uma vez que o Tosa Inu exige educação continuada, treinamento e condições especiais de detenção. Nem todas as pessoas podem fornecer isso.

    Alimentando

    Os representantes da raça têm uma imunidade bastante forte. Eles precisam de cuidados regulares e adequados, então a possibilidade de doenças é mínima. E também você precisa vacinar regularmente. As doenças mais comuns da raça são a displasia articular dos cotovelos e quadris. Assim que o dono perceber que o cão está com dor de movimento, ele deve contatar imediatamente o veterinário. Se o cão está letárgico, triste, se recusa a andar, mente, raramente se levanta, você deve chamar imediatamente um médico.

    Importante! A expectativa de vida de um representante da raça é de 7 a 9 anos.

    A dieta do Mastim Japonês deve ser bem desenvolvida. É melhor que um veterinário o faça, que vai fazer o cardápio, o tamanho da porção e também indicar a freqüência com que o cão precisa ser alimentado. Se o dono trabalhar durante o dia e não puder preparar comida fresca para o animal, ele pode comer comida seca. No entanto, sua categoria deve ser premium ou super premium, rica em proteínas e gorduras saudáveis. Mas a prioridade ainda é a alimentação natural.

    Você não pode salgar e temperar pratos para o Mastim Japonês. Não se pode tratá-lo com doces, carnes defumadas, alimentos gordurosos e fritos. A dieta deve ser baseada em carnes magras, cereais, muitos vegetais e laticínios. Se você planeja alimentar o cão com miudezas, elas devem ser fervidas. A tripa pode ser alimentada crua.

    Os organismos em crescimento dos filhotes precisam de três ou quatro refeições diárias, enquanto os cães adultos precisam de duas refeições diárias. Os filhotes devem comer queijo cottage calcificado, kefir. Filhotes adolescentes tomam um complexo vitamínico prescrito por um veterinário. Aos 8 meses, o cão é transferido para um adulto duas refeições por dia, o que também se aplica à dieta alimentar.

    Tosa Inu tem um metabolismo lento e tende a ganhar peso. Assim que o cão começar a se recuperar, é necessário revisar sua dieta, reduzir o tamanho das porções, caso contrário, doenças renais e hepáticas são inevitáveis. Para entender se um cão está acima do peso, você precisa sentir suas costelas - se as duas últimas costelas forem fáceis de encontrar, tudo está em ordem. Imediatamente após comer, você não precisa passear com o cachorro, faça-o se exercitar. E você também deve cuidar da presença de complexos vitamínicos na dieta do cão para prevenir o risco de aparecimento e desenvolvimento de displasia articular.

    O sistema digestivo do Tosa Inu é muito sensível à qualidade dos alimentos consumidos. As alergias podem ocorrer a partir de produtos de baixa qualidade. Além disso, são propensos a alergias a peixe e frango, portanto, esses alimentos devem ser introduzidos com cautela. Os primeiros sinais de uma reação alérgica são erupções cutâneas e coceira. Se você perder as primeiras manifestações de alergia, a queda de cabelo começará nas áreas afetadas.

    E também uma reação alérgica pode ser acompanhada por náuseas, diarréia, ronco no abdômen.

    Educação e treinamento

    O erro mais comum dos donos de representantes desta raça é que querem "treinar" o cão para guardar a casa o mais rápido possível. A advertência para criadores experientes é não fazer isso. Ao criar um filhote desta raça, a ênfase deve ser em algo completamente diferente.

    É preferível que um adestrador profissional de cães esteja envolvido no treino do cachorro, que irá traçar um plano de treino, escolhendo o grau de intensidade e duração da actividade física necessária de acordo com a idade e desenvolvimento do cão. As aulas devem ser ministradas em locais especializados e desertos, pois o cão deverá estar sem coleira.

    A raça é boa treináveis, as equipes aprendem rapidamente, os problemas de treinamento são poucos. Mas, inicialmente, o dono deve deixar claro para o cão que ele é o líder, para que ela o leve a sério. Tosa Inu precisa desenvolver músculos, então a atividade física deve ser regular e estável. Mas ao treinar filhotes, é preciso lembrar a fragilidade de sua coluna, sem sobrecarregá-los.

    Você não pode se contorcer nem ser descuidado com o filhote, pois pode machucar seus ossos.

    Apesar da calma e nobreza do cão, ainda pertence à raça lutadora. É por isso que é necessário iniciá-lo para pessoas que tenham uma ideia do que significa. Você não deve ter um filhote desta raça para pessoas como:

    • aqueles que não estão prontos para longas caminhadas e viagens regulares para fora da cidade para treinar um cachorro;
    • morar em um pequeno apartamento;
    • não está familiarizado com o treinamento de cães;
    • querer ter um cachorro mostrando agressividade;
    • incapaz de reconhecer a mudança de humor do cão;
    • aqueles que não podem manter um cachorro pesando 40-60 kg na coleira;
    • pessoas que não têm grandes reservas de paciência;
    • capaz de aplicar força física a um animal sujeito ao uso de métodos de criação obrigatórios;
    • aqueles que não têm oportunidade de recorrer a um cinologista-formador para desenvolver uma estratégia de formação e erradicar os problemas que surgem na educação.

    Para saber como fica um filhote de cachorro Tosa Inu em um ano, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa