Mastiff

Mastim dos Pirineus: o que é esta raça e como cuidar dela?

Mastim dos Pirineus: o que é esta raça e como cuidar dela?
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Nutrição
  4. Cuidado
  5. Educação e treinamento

Os Mastins dos Pireneus são considerados cães maravilhosos, vigilantes confiáveis ​​e amigos leais dos humanos. Esses cães grandes parecem bastante intimidantes, mas na verdade eles podem ser membros da família muito afetuosos e companheiros de crianças.

História de origem

Os ancestrais do Mastim dos Pireneus são considerados os antigos molossianos, que existiram há 4 mil anos. Depois de algum tempo, os cães foram trazidos para a Península Ibérica por iniciativa de comerciantes fenícios. Os ancestrais da raça, que se estabeleceram na Espanha, cruzaram com cães de montanha dos Pirineus e mastins espanhóis, pelo que receberam características únicas. Por muito tempo, o mastim foi apreciado como um excelente guarda, além de um bom pastor.

Este animal forte e fisicamente resistente sempre pode resistir a predadores, por exemplo, ursos e lobos. Mas, ao mesmo tempo, os representantes desta raça trataram os ungulados que pastavam com especial atenção e simpatia.

Os mastins dos Pirineus não receberam muita atenção, pois eram usados ​​pelos camponeses como mão de obra.

Os cães desta raça foram apresentados como participantes na exposição de Madrid em 1980. Desde então, o Mastim dos Pireneus começou a ganhar popularidade como animal de estimação. O padrão da raça foi adotado em 1946. Após uma séria crise econômica, ficou difícil para as pessoas comuns alimentar e manter animais de estimação tão grandes, então o número de cães caiu drasticamente.

Os criadores de cães amadores decidiram salvar a raça da extinção unindo forças e capacidades. O trabalho deu certo e já na segunda metade do século passado o animal começou a participar de shows.Em 1977, iniciou a sua atividade o Clube do Mastim dos Pirenéus, com a qual colaboraram criadores de todo o mundo. O padrão da raça foi aprovado e aceito pelas comunidades mundiais em 1981. Hoje, o Mastim dos Pirineus é uma raça com pequeno número de representantes, ainda em desenvolvimento e aprimoramento.

Descrição

O Mastim dos Pirenéus pertence a grandes raças de cães de serviço. Eles são animais nobres e dignos que têm corações bondosos. Eles estão prontos para defender o rebanho ou o homem a qualquer momento.

Personagem

Os Mastins dos Pireneus são guardiões confiáveis ​​da segurança e companheiros para os humanos. Em relação a todos os familiares, mostra serenidade e simpatia. Para este animal, apenas uma pessoa é considerada o dono, mas ele pode obedecer a todos os que vivem ao seu lado. O cão trata as crianças com atenção e cuidado especial, ela reage pacientemente às suas pegadinhas.

No caso de uma situação perigosa, o animal de estimação se comporta com ousadia, com coragem, ele nunca covarde e com toda a coragem vai para a batalha.

Esta criatura adora estar com as pessoas, preferindo entretenimento ativo, mas nunca se impõe e pode ficar sozinha por muito tempo. Apesar do fato de que externamente o Mastim dos Pirineus pode parecer fleumático, na verdade ele é caracterizado por agilidade, agilidade, habilidades mentais extraordinárias, mas apenas quando necessário. O representante moderno desta raça não tem mais as qualidades de um wolfhound que seus ancestrais possuíam, mas o cão desempenha funções de guarda sem questionar.

Durante o dia, o cão pode descansar calmamente e observar tudo o que está acontecendo ao seu redor. À noite, o animal de estimação acorda com vigilância aguda, com a ajuda da qual zela pelo sono tranquilo da família. Mastiff é capaz de se lembrar de todas as criaturas vivas no território, ao mesmo tempo que as considera suas.

Normalmente não há problemas na comunicação com outros animais, com exceção de indivíduos do mesmo sexo.

Aparência

Os representantes da raça Mastiff dos Pirineus são caracterizados por um corpo retangular harmoniosamente dobrado, que é bastante largo. A aparência do animal lembra a de São Bernardo. Um cão tem altura na cernelha de até 81 cm, e uma cadela - até 75 cm. O animal pesa cerca de 70 quilos. A pelagem desta mascote grande é branca, tem uma máscara no rosto, a cor das orelhas é sempre mais escura que a principal. Pode haver manchas no corpo do Mastim dos Pireneus, cuja cor corresponde à cor da máscara - da areia ao preto. Uma pelagem tricolor, de um branco puro, é considerada indesejável. As patas e a ponta da cauda do cão são brancas.

De acordo com o padrão, a pele de mastim pode ser de cores como:

  • zibelina, nomeadamente zibelina amarela, salpicada, castanho-acinzentada;
  • branco com manchas amarelas ou cinza presentes;
  • Marrom;
  • Preto;
  • prata.

A raça tem as seguintes características principais:

  • em todo o corpo do animal existe um pêlo eriçado, que se caracteriza pela densidade e pelo comprimento;
  • a cabeça é grande e de perfil quadrado;
  • o estreitamento do focinho ocorre em direção ao nariz;
  • orelhas caem, são pequenas;
  • o nariz é de cor preta;
  • os olhos são caracterizados por uma coloração castanha escura amendoada, apresentando um contorno escuro ao longo do contorno;
  • o pescoço do animal de estimação tem barbela dupla, que se parece com uma juba grossa;
  • a ponta da cauda é curva, geralmente esta parte do corpo pende para baixo.

Nutrição

Segundo alguns criadores, os cães de guarda são despretensiosos na dieta, por isso podem comer pasto. Porém, tais informações não são confiáveis, pois com uma alimentação adequada e balanceada o animal crescerá e se desenvolverá corretamente. O dono deste grande animal de estimação pode dar preferência tanto à comida caseira como à ração seca durante a alimentação.No primeiro caso, a pessoa terá que trabalhar constantemente no preparo da comida para o cachorro.

A dieta do animal deve consistir de um terço de produtos cárneos e carne, e também deve conter produtos como:

  • cereal;
  • legumes;
  • frutas;
  • lacticínios;
  • um peixe;
  • ovos.

A parte principal da carne deve ser dada à noite. No inverno e no outono, os animais de estimação devem receber alimentos com metade do valor calórico do normal. Os filhotes devem adicionar minerais e vitaminas aos alimentos principais, que têm um efeito benéfico no esqueleto e nos músculos do corpo em crescimento. Ao escolher os suplementos, você deve consultar o seu veterinário.

Alimentar um mastim com ração seca é muito mais fácil, mas o proprietário deve optar por um produto premium.

Ao comer ração industrial, você deve seguir regras como:

  • o volume do produto deve ser emitido estritamente de acordo com as instruções;
  • vitaminas e minerais adicionais não devem ser introduzidos na dieta, pois o alimento seco contém tudo o que é necessário para o funcionamento normal do animal;
  • o animal de estimação deve ter acesso gratuito 24 horas à água potável.

Importante! Criadores experientes e criadores de cães não recomendam misturar os dois tipos de alimentos. Você não pode alimentar o cão com ração seca e comida caseira alternadamente ou ao mesmo tempo, você deve escolher uma opção. Todo proprietário de Mastim dos Pireneus deve se lembrar de que os problemas de saúde de seus animais de estimação costumam ser resultado de uma nutrição deficiente.

Cuidado

Como qualquer outro animal de estimação de grande porte, o Mastim dos Pirineus precisa de espaço para a vida e a atividade física. A melhor opção para manter tal animal seria uma casa particular, mas não um apartamento pequeno. No entanto, se você ainda tiver esse animal de estimação no apartamento, deve levá-lo para a natureza, onde o cão terá a oportunidade de correr ao máximo.

O animal deve ter seu próprio local de dormir, não é recomendável ensiná-lo a dormir na cama ao lado do dono. O Mastiff precisa de caminhadas 2 vezes ao dia, com o tempo, devem levar pelo menos 60 minutos.

Um animal que mora em uma casa de campo não deve ser acorrentado, um aviário será a melhor opção para mantê-lo. Como o cão está limpo, ele nunca chafurdará na lama, então você não precisa dar banho nele mais do que duas vezes por mês. Após a lavagem, o animal deve ser enxugado para não adoecer. É necessário pentear a lã do mastim uma vez a cada 7 dias e diariamente durante a muda.

E também o proprietário não deve se esquecer da limpeza periódica dos olhos e orelhas do animal, em situações difíceis e na presença de corrimento, recomenda-se consultar um especialista.

Os representantes desta raça de relógios são caracterizados por boa saúde, doenças de natureza genética, eles não podem ser rastreados. Há casos em que um animal sofre de conjuntivite, displasia do quadril. Não se esqueça da vacinação oportuna do Mastim dos Pirineus, uma vez que não há imunidade inata contra a raiva e cinomose. E também o animal precisa receber medicamentos profiláticos contra vermes e pulgas. Com os devidos cuidados, um animal pode viver cerca de 10 anos.

Educação e treinamento

Como o Mastim dos Pirineus é um animal inteligente e de raciocínio rápido, seu treinamento não causará dificuldades. Porém, para educar um animal obediente, o dono terá que despender tempo, paciência e força. Não se esqueça que cada comando deve ser repetido e consolidado, mesmo que o cão já tenha crescido. Com o passar do tempo, o animal poderá tomar decisões por conta própria, reconhecendo o cunhado e o estranho.

O filhote precisa ser socializado o mais cedo possível, só assim um cão adequado e calmo sairá dele. As crianças devem ser educadas desde os primeiros dias de entrada na casa, pois entendem bem o dono e aprendem rápido.Este animal gosta muito de passear com o dono, neste momento vale a pena repetir os comandos previamente aprendidos.

Mastiffs dos Pirineus não são atletas devido ao seu alto peso, mas podem ser treinados para participar de exposições.

Os representantes desta raça adoram agradar ao seu dono, mas de vez em quando podem mostrar teimosia. É altamente recomendável não usar castigo físico e humilhação em relação aos cães. A melhor opção de treinamento seria uma forma de jogo, mas ao mesmo tempo vale a pena observar a regularidade, evitando grandes intervalos no tempo. Se você deseja criar um cão de serviço de um animal, é melhor entrar em contato com especialistas.

Ao comprar um cachorro, deve primeiro prestar atenção às condições em que se desenvolveu e ao modo como a mãe o tratou. É melhor comprar um bebê em um berçário, para que você possa se tornar o dono de um animal de estimação de raça pura.

O Mastim dos Pireneus é um animal de aparência real e porte majestoso. O cachorro é bastante grande, então as pessoas que moram em um apartamento devem pensar em comprar um animal assim. Devido às peculiaridades de sua aparência e caráter, o Mastim dos Pirineus merece os apelidos adequados, por exemplo, César, Alfa, Félix.

Com os devidos cuidados, alimentação e educação, um verdadeiro companheiro e vigilante atencioso crescerá a partir de um animal.

Para saber como é a aparência do Mastim dos Pireneus e como cuidar dele, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa