Semana da panqueca

Tudo sobre o primeiro dia do entrudo

Tudo sobre o primeiro dia do entrudo
Contente
  1. O que isso significa?
  2. Como isso é comemorado?
  3. A revisão aceitará
  4. O que não deve ser feito?

O entrudo é legitimamente considerado um dos feriados mais queridos entre os cidadãos russos. Esta celebração, celebrada na antiga Rússia, tem raízes pagãs. Vale ressaltar que o feriado em si dura uma semana e cada um de seus dias tem seu próprio nome especial. Neste artigo vamos falar sobre segunda-feira - o primeiro dia de Maslenitsa, considere as tradições e rituais, bem como os sinais folclóricos associados à celebração.

O que isso significa?

Maslenitsa é um feriado celebrado pelos antigos eslavos orientais. A celebração simbolizou a partida do inverno e o início da estação de fertilidade e vida. Na Ortodoxia, este feriado é chamado de Semana do Queijo - a semana que antecede a Grande Quaresma.

Não há números específicos em que a festa é celebrada, eles são diferentes a cada ano. A época da celebração depende da Páscoa.

O primeiro dia do entrudo é sempre segunda-feira. É denominado "Reunião". Este dia pertence ao chamado Narrow Maslenitsa - um feriado que vai durar até o final da quarta-feira, então o Broad começará. O nome “Encontro” não foi atribuído à segunda-feira por acaso, e há duas razões para tal.

A primeira é bastante óbvia: é neste dia que começa a próxima semana tempestuosa. Na segunda-feira, Maslenitsa se reúne para preparar os alimentos para os próximos 6 dias e determinar as receitas dos pratos que podem ser preparados.

A segunda razão para o nome está em costumes antigos: na Rússia, na segunda-feira, a nora foi ter com os pais pela manhã, e no final da tarde foi recebida pelos pais do marido, que a levaram de volta e acertaram onde seriam realizadas as assembleias gerais e as festividades.Porém, não apenas casamenteiros se encontraram: neste dia, parentes, amigos e conhecidos foram se visitar, levando presentes simbólicos.

Como isso é comemorado?

A semana do entrudo, que começa na segunda-feira, sempre seguiu um certo cenário, e a maioria dos antigos costumes e tradições sobreviveram até os dias de hoje. Na segunda-feira, as anfitriãs, como já foi dito, compram comida para a mesa festiva. Se a família segue os princípios religiosos, é muito importante que não haja carne. Mas ovos, peixes, todos os tipos de laticínios são permitidos em abundância. Em parte, uma grande quantidade de alimentos gordurosos deu o nome ao feriado - Maslenitsa.

Na segunda-feira, as mulheres começam a fazer panquecas, e sempre há uma quantidade muito grande.

As receitas podem ser qualquer coisa: panquecas finas, grossas e delicadas. De acordo com o costume, a primeira panqueca deve ser dada a vizinhos pobres ou conhecidos que não têm dinheiro suficiente para comemorar. Essas pessoas deveriam comer a panqueca, lembrando dos ancestrais de quem a deu.

Esse costume vem desde a antiguidade, porque as primeiras panquecas não eram apenas símbolos do sol, mas também um pão memorial. Na antiga Rússia, eles eram colocados no sótão para tratar seus ancestrais e também eram distribuídos aos mendigos nas ruas.

Se a dona de casa quiser surpreender os convidados com sua imaginação, ela poderá preparar não só panquecas, mas também uma boneca de panqueca inteira. Esta é uma tradição muito popular. Não há indicações claras do aspecto da boneca, ela pode ser confeccionada tanto exclusivamente com panquecas quanto com a ajuda de um brinquedo de criança comum. A boneca resultante é lindamente decorada com “roupas” que consistem em panquecas perfuradas. Um toucado é colocado na cabeça: um kokoshnik, um chapéu, um lenço. Naturalmente, também é comestível. Para um visual mais interessante, a boneca pode ser decorada com granulados multicoloridos, frutas vermelhas, nozes.

No primeiro dia da semana Maslenitsa, você pode fazer mais do que apenas assar panquecas. Muitas pessoas visitam seus parentes, amigos, colegas. Vêm assim mesmo, para comunicação e também com o intuito de ajudar na preparação da mesa festiva. Além disso, é na segunda-feira que é recolhido um espantalho, que será queimado no último dia da festa.

Esta é uma parte muito importante da preparação para o feriado, em que todos os membros da família deveriam participar. Para fazer um bicho de pelúcia, usa-se galhos, palha, tecido velho. Anteriormente, o espantalho resultante era plantado em um trenó e levado pelas ruas. Essa tradição sobreviveu até hoje, mas na maioria das vezes é praticada em vilas e aldeias.

Além das tradições já descritas, na segunda-feira você deve começar a instalar o cenário. Antigamente, eram estandes especiais, nos quais se apresentavam bufões, tendas de feiras destinadas ao comércio. Lutas de bolas de neve eram consideradas populares, então barricadas de neve especiais foram instaladas para elas. Hoje, todos esses costumes também acontecem, e nas aldeias muitas vezes você pode ver slides caseiros, cidades de neve, grandes barracas com mesas para futuras refeições. Além disso, no primeiro dia do entrudo, as crianças recebem a tarefa de coletar galhos e palha. Os itens arrecadados são destinados à realização de fogueiras, que serão acesas a partir de quinta-feira.

A revisão aceitará

O entrudo é uma daquelas festas que são literalmente "cobertas" de sinais. A questão aqui está em sua antiguidade - afinal, Maslenitsa era celebrada em tempos pré-cristãos. Para aqueles que realmente amam esta festa e acreditam nos sinais, será útil conhecer algumas das crenças populares que sobreviveram até hoje.

Sobre sucesso e fracasso

As panquecas são as principais guloseimas da mesa Maslenitsa. E, claro, é com eles que começam os sinais festivos. Os eslavos sempre determinavam tanto os sucessos quanto os problemas pelas panquecas resultantes. Já mencionamos um dos sinais: a primeira panqueca deve ser dada aos pobres. Assim, oferecem orações aos antepassados ​​e, por sua vez, protegem a família do doador de doenças e infortúnios durante o próximo ano. Mas existem outras crenças comuns:

  • as donas de casa devem fazer o maior número possível de panquecas: se não houver quantidade suficiente, a família terá necessidades financeiras;
  • a primeira panqueca rosada e crocante significa que a família será fisicamente saudável;
  • uma primeira panqueca aberta e fina simboliza leveza na vida, uma solução bem-sucedida para os problemas, enquanto uma panqueca grossa e feia - todos os tipos de problemas e tarefas difíceis.

Sobre o tempo

Os sinais meteorológicos são considerados um dos mais precisos. Afinal, as pessoas aprenderam durante séculos a ler os sinais da natureza e a interpretá-los corretamente. Sinais para entrudo não são exceção:

  • um domingo úmido e sombrio na véspera de segunda-feira é a garantia de um grande número de cogumelos na floresta na primavera;
  • geadas e nevascas que vieram logo antes do feriado significam um bom verão quente sem um calor sufocante;
  • chuva, neve, neve derretida e outros eventos climáticos desagradáveis ​​valerão a pena na primavera: será quente e ensolarado;
  • uma abundância de pingentes de gelo durante a semana de Maslenitsa é um sinal de que o ano será um sucesso para muitos empreendimentos.

Sobre o casamento

O entrudo na Rússia Antiga era considerado um excelente momento para encontrar um noivo. Os sindicatos firmados durante este período eram fortes e inabaláveis, e as famílias viviam em prosperidade e felicidade. Nas igrejas ortodoxas, também existe essa tradição - procurar seu companheiro no entrudo. No entanto, costuma-se brincar de casamento depois da Quaresma. Considere alguns sinais interessantes para pessoas solteiras:

  • a primeira linda panqueca que a garota ganhou significava que ela logo se casaria com sucesso;
  • uma panqueca queimada e queimada é um sinal de que este ano a senhora permanecerá solteira;
  • o número de buracos na panqueca - o número de filhos que haverá na família;
  • bordas desiguais do produto simbolizam um noivo com traços de caráter negativos, suave - um cônjuge fiel e amoroso;
  • o nome da primeira pessoa que encontrar, a quem a senhora dará a panqueca feita por ela mesma, será também o nome do noivo.

O que não deve ser feito?

Aqueles que vão comemorar o feriado em grande escala, muitas vezes se perguntam em que datas e o que pode ser feito. Não existem tantas proibições e será fácil cumpri-las:

  • é indesejável comer muita carne, e melhor ainda retirá-la por completo, substituindo-a por cereais, caviar, laticínios e queijos, peixes, doces, nozes;
  • você não pode brigar com entes queridos, amigos, começar escândalos, disputas, porque a semana Maslenitsa tem como objetivo principal a reconciliação e a melhoria das relações;
  • você não deve receber convidados em uma casa onde reine a desordem, uma vez que a mesma desordem irá acompanhá-lo ao longo do próximo ano;
  • nos primeiros três dias da festa (Narrow Maslenitsa), pode-se lavar, limpar a casa com segurança, passar a ferro, mas a partir de quinta-feira deve entregar-se aos divertimentos e às celebrações.

“Encontro” é apenas o início de uma semana cheia de tradições, mas ao mesmo tempo é o dia mais difícil da celebração. E não só porque há muitas compras a fazer e para começar a preparar os pratos festivos.

Este também é o dia em que as donas de casa devem libertar o apartamento do lixo e do lixo desnecessário que se acumulou ao longo dos anos.

Um espantalho feito de coisas velhas e queimado no último dia de Maslenitsa simboliza o adeus ao velho, o despertar, a luta por uma nova vida.

O que significa cada dia de Maslenitsa, veja o vídeo.

1 comentário

Artigo interessante.

Moda

a beleza

casa