Semana da panqueca

Entrudo - quarta-feira "Lakomka"

Entrudo - Quarta-feira Gourmet
Contente
  1. Significado
  2. Tradições
  3. Rituais
  4. O que pode e o que não pode ser feito?

O entrudo há muito se tornou não apenas um feriado ortodoxo, mas também um evento amplamente celebrado em território nacional. Poucos sabem que para além da tradicional queima do espantalho, existem muitos mais rituais e tradições desta semana festiva. Algumas das atividades mais interessantes começam no terceiro dia da celebração Maslenitsa. Sobre como esse dia é chamado, por que recebeu esse nome, leia este artigo.

Significado

“Gourmet” é o nome do terceiro dia da Pancake Week, que cai na quarta-feira e último dia da Narrow Pancake Week (primeira metade da semana de celebração). Outros nomes para este dia são "Rampant", "Modest Sereda", "Poles" e "Fracture". O nome do dia fala por si - neste dia costuma-se cozinhar muito e comer bastante. A segunda metade da semana do entrudo é chamada de amplo entrudo e dura de quinta a domingo.

A primeira metade da semana foi dedicada às tarefas domésticas e comemorações, enquanto a segunda metade foi dedicada apenas às comemorações.

Simplificando, nesse dia, as pessoas estavam terminando as coisas, terminando a limpeza de suas casas e também cozinhando ao mesmo tempo. Só à noite ou na segunda metade do dia mais delicioso de Maslenitsa o povo se divertia com cantos e danças e ia até os convidados. Gourmet significava o fim das tarefas e o início da diversão.

Tradições

O terceiro dia da semana do entrudo sempre foi comemorado suntuosamente e com uma mesa ricamente posta. Sbitni (uma bebida feita de mel, água e especiarias), hidromel, bem como pão de gengibre e nozes torradas eram frequentemente vendidos nas ruas sob pequenos toldos. Freqüentemente, a água era fervida em enormes samovares, e chá quente era servido a todos.

Na Rússia, por tradição, neste dia, o genro e seus amigos vieram à sogra para uma rica festa. O prato principal era panquecas recheadas. A sogra tentou fazer panquecas com recheios diversos para mostrar seus dotes culinários. Há uma crença de que se o genro preferia panquecas a sogra doces, então sua disposição é macia e flexível, e se - com recheio salgado, então seu caráter é complexo. Vale destacar que antes, via de regra, a sogra raramente tinha um genro, muitas vezes havia vários deles. Agora, os noivos raramente visitam a sogra neste dia. A tradição é observada apenas formalmente, como uma homenagem aos antigos costumes.

Cada dona de casa tinha sua própria receita para fazer panquecas. Eles eram preparados não apenas com a tradicional farinha de trigo, mas também com trigo sarraceno, aveia, batata e farinha de milho. Vários cereais, abóbora, maçãs, caviar, cogumelos ou outros ingredientes eram frequentemente adicionados a eles. Panquecas com arenque ainda são uma opção popular. Comer o máximo possível de panquecas era considerado a principal e agradável tradição da época. Acreditava-se que se a mesa estivesse ricamente posta neste dia, este seria o ano. O provérbio a seguir fala eloqüentemente sobre isso - "Embora você possa deixar tudo sozinho, mas passe o entrudo."

No sertão, uma tradição se preserva quando os jovens recém-casados ​​circulam pelas ruas bem vestidos e vêm visitar os que estiveram no casamento.

Hoje em dia, a celebração de "Lakomka" ficou mais fácil - agora as pessoas apenas fazem panquecas e visitam amigos próximos ou parentes.

Rituais

Havia um rito incomum naquele dia - a sogra ungia a cabeça do genro com óleo para que ele, sendo "untado", tratasse bem a filha. Muitas vezes na casa da sogra no dia do “Gourmet”, o genro e seus amigos montavam cenas, canções e poemas eram dedicados à sogra.

Nesse dia, foram abertas feiras, carrosséis funcionaram. O jovem montou troika com sinos. Um rito separado era conduzir uma dança de roda.

Acreditava-se que todas as ações ativas ajudam a jogar fora a energia acumulada e as emoções negativas, o que melhora o relacionamento entre as pessoas.

E também havia uma espécie de ritual quando as meninas se reuniam e, vestidas, chamavam os rapazes com canções engraçadas. Essas reuniões eram chamadas de "convenções de garotas". O cenário dos “congressos” era diferente, mas os principais foram ações onde os caras foram ridicularizados, caçoaram, agarraram e exigiram resgate. Os caras tentaram arranjar intrigas como uma piada. Competições de música foram realizadas.

Uma cerimônia interessante foi chamada de "pilares"... Durante isso, os noivos formaram duas fileiras ao longo da rua e se beijaram publicamente. Eles geralmente usavam suas melhores roupas. Os transeuntes também os provocavam com frases como "pólvora em seus lábios".

Outro rito importante foi considerado desculpa... Acreditava-se que neste dia é importante fazer boas ações e livrar-se das queixas. Uma espécie de "limpeza" emocional estava ocorrendo. A ideia principal não só de "Lakomka", mas de todo o entrudo era servir as pessoas próximas, construir relacionamentos e começar um novo ano com esperanças do melhor. Panquecas - o prato principal de "Lakomka" e outros dias do entrudo - eram consideradas um símbolo do sol.

Havia a crença de que quem come panquecas absorve uma partícula de energia solar.

O que pode e o que não pode ser feito?

Acredita-se que não é bom ficar triste ou desanimar neste dia. Você precisa gastá-lo com o humor mais exultante.

Neste dia, cozinhar um grande número de panquecas foi e é incentivado. Era impossível cozinhar e comer pratos de carne. Beber álcool neste dia foi considerado um ato proibido. No entanto, isso não se aplicava à cerveja. Antes, a cerveja não era considerada alcoólica e era produzida com tecnologia especial por homens em mercados ou áreas abertas. Às vezes, as competições eram realizadas entre cervejeiros. Agora, essa proibição também deu em nada.

Hoje em dia, de toda a semana da Maslenitsa, apenas o último dia é comemorado - o Domingo do Perdão, o que não é inteiramente correto. O entrudo é um feriado antigo que se originou em tempos distantes.Você pode comemorar toda a semana do feriado de forma modesta e de acordo com sua condição financeira. Todas as tradições de “Lakomka” e de toda a semana entrudo não só animam, energizam, mas também dão força para o novo ano e para a realização de coisas novas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa