Semana da panqueca

O que significam os símbolos do entrudo?

O que significam os símbolos do entrudo?
Contente
  1. De que Maslenitsa era um símbolo?
  2. O que significam panquecas?
  3. Significado do espantalho
  4. Outros símbolos

O entrudo é uma grande oportunidade para alegrar do fundo do coração a chegada da tão esperada primavera e do calor. Como qualquer feriado, Maslenitsa possui muitos símbolos e tradições antigas.

De que Maslenitsa era um símbolo?

Antes da adoção do cristianismo, o povo russo professava o paganismo - politeísmo, adorava o deus sol Yarila - um personagem que personificava a fertilidade e a força de vida.

Foi então que surgiu o costume de assar várias panquecas como símbolo do despertar do tão esperado sol após o frio invernal.

O entrudo é um feriado de primavera que durava uma semana inteira antes da Quaresma. Foi uma alegre despedida de um inverno difícil, uma alegre expectativa de mudanças para melhor na vida. Cada um dos dias da tradicional Maslenitsa tinha seu próprio nome.

  • Um encontro. Nesse dia, começaram as festividades, as primeiras panquecas foram assadas - na maioria das vezes com manteiga ou mel. Desde a manhã, as crianças construíram um bichinho de pelúcia com palha, pedaços de estopa, e também colocaram roupas limpas no bichinho de pelúcia. No final do dia, o espantalho resultante foi levado para a montanha mais alta, onde as pessoas se divertiram o dia todo em trenós ou outros dispositivos.
  • Flertando. Todos continuaram descendo a montanha ou mudando para um trenó com cavalos para iniciar as caminhadas. As apresentações teatrais foram realizadas nos estandes, onde os protagonistas foram os personagens Maslenitsa. O segundo feriado foi dedicado a homenagear os noivos. Todos os jovens casais, cujo casamento não faz muito tempo, tiveram que descer a montanha de gelo.
  • Gourmet. O entretenimento principal era assar panquecas - por isso esse nome. Eles comeram peixes ou produtos de queijo, manteiga tradicional, leite ou creme de leite com panquecas. Na quarta-feira, a sogra chamou os genros para comerem panquecas.No mesmo dia, garotos e garotas livres desceram ativamente as montanhas geladas para se casar com sucesso ou se casar este ano.
  • Dar um passeio. Naquele mesmo dia, uma efígie de palha foi elevada à montanha mais alta de neve. A vila inteira se reuniu para as festividades de quinta-feira para participar de lutas cômicas ou levar uma fortaleza de neve para presentes.
  • Noite da sogra. Nesse dia, a sogra já estava visitando os genros. O genro deveria convidar a mãe de sua esposa para comer panquecas no dia anterior, e à noite ela foi obrigada a dar-lhe tudo o que era necessário para assar as panquecas: um recipiente para massa, panelas, farinha ou trigo sarraceno, manteiga .
  • Reuniões de cunhadas. No sábado, a jovem esposa convidou os parentes do marido para uma visita. Se a cunhada estava na condição de solteira, então a nora recém-nascida chamava suas amigas solteiras para a mesa, se as irmãs do marido já eram casadas, então a nora iria sentar-se com ela namoradas casadas à mesa. Neste feriado principal, a efígie Maslenitsa com canções alegres foi “enterrada” com sucesso: um grande incêndio foi aceso e a efígie existente foi totalmente queimada. Eles cantaram e dançaram perto do fogo alegremente ardente.
  • Perdão no domingo. O feriado estava terminando no domingo. As pessoas começaram a pedir perdão aos outros. Era impossível não perdoar. Nesse dia, todos os insultos e insultos foram perdoados. Também neste dia, parentes foram até os túmulos dos mortos e trouxeram panquecas para se desculparem com aqueles com quem eles não podiam mais ver.

O que significam panquecas?

O principal símbolo do feriado são as panquecas. A própria panqueca é muito parecida com o sol, que todos anseiam depois de um inverno longo e frio. Por isso, muitas panquecas eram assadas - eram grossas ou finas, com ou sem recheio, de trigo ou centeio, trigo sarraceno ou farinha de aveia. Panquecas prontas servidas com peixe e caviar, mel ou ovos, mas ainda mais frequentemente com muito óleo.

Era necessário "amaciar" o sol, daí o nome do feriado - "Maslenitsa".

Os ricos assavam panquecas na segunda-feira, os pobres apenas na quinta ou apenas no sábado. As anfitriãs prepararam a massa para panquecas de acordo com receitas especiais e acompanhadas de rituais secretos. Maslenitsa não poderia prescindir de várias leituras da sorte em forma de panqueca. A mais famosa é a leitura da sorte pela primeira panqueca. Uma linda panqueca assada uniformemente prometia a uma jovem solteira um bom marido e riqueza, uma panqueca com as pontas muito rasgadas - para um casamento infeliz; um produto espesso - para um noivo inteligente e rico.

Significado do espantalho

Outro símbolo principal de Maslenitsa é uma efígie de palha, que em algumas fontes antigas era chamada de Marena. Este era um personagem bem conhecido que, para as pessoas comuns, personificava o inverno que se aproximava e personificava a morte retrocedendo antes da vida. Marena foi saudada com canções alegres no início do feriado e também despedida alegremente no final. Vendo o frio do inverno, os aldeões queimaram a efígie em uma fogueira especial, que foi feita apenas em uma colina. No cristianismo, o significado da Semana da Panqueca era a reconciliação com todos os vizinhos, o perdão completo de quaisquer insultos, uma preparação cuidadosa para a Grande Quaresma.

A despedida de Maslenitsa foi organizada de modo que a terra desse uma rica colheita e "untasse" o solo, pessoas especiais espalharam as cinzas da efígie queimada pelos campos. Além disso, as pessoas acreditavam que quando um espantalho fosse queimado, ele levaria consigo todas as dificuldades e doenças.

Outros símbolos

O urso é outro símbolo reconhecível do entrudo. Uma certa pessoa vestida com um casaco de pele de urso ou pele de carneiro. O múmio caminhava como um urso de verdade, e ao seu redor se formavam danças circulares, cujo objetivo principal era acordar o "urso" que ainda não havia acordado. O homem fantasiado, por sua vez, pegou alguém do round de dança mais próximo e retratou a “luta” de um bicho e de uma pessoa.

No entrudo, um círculo era um símbolo muito popular.

Normalmente, uma roda forte de uma carroça era decorada com fitas e em um mastro alto era movida pelas ruas da aldeia, com canções que eles percorriam a aldeia muitas vezes em um trenó. As meninas cantaram e dançaram em danças circulares, já que aparentemente uma dança circular é também uma roda improvisada.

Além disso, velhas rodas em chamas foram baixadas das colinas. De acordo com o presságio, um ano feliz e rico aguarda aquele cuja roda corre para casa sem nunca cair. Para as meninas, uma roda girada com sucesso significava um casamento precoce.

Para saber o significado dos símbolos do entrudo, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa