Semana da panqueca

Boneca e carnaval de pelúcia: o significado do amuleto

Boneca e carnaval de pelúcia: o significado do amuleto
Contente
  1. As origens da tradição
  2. Como fazer um bicho de pelúcia de acordo com as regras?
  3. Adeus ao entrudo

Muita tradição está ligada à semana do entrudo. Um dos principais é a queima da boneca ritual no último dia da semana. Para entender de onde veio a tradição de queimar uma efígie de palha neste dia, você precisa recorrer à história do feriado.

As origens da tradição

O entrudo é um feriado pagão tradicional que mais tarde se enraizou na cultura cristã. A data exata da celebração varia de ano para ano.

A Semana da Panqueca é o tempo antes do início da Quaresma. Termina com o Domingo do Perdão. Sabendo de tudo isso, é fácil determinar em que data a Maslenitsa começará e terminará este ano.

No último dia desta semana, as pessoas tradicionalmente fizeram uma efígie Maslenitsa. Poucas pessoas sabem, mas antes era costume fazer duas bonecas ao mesmo tempo para as férias. Um, grande, foi queimado na praça no último dia da semana do entrudo. O segundo era menor. Ela também era chamada de Filha do Entrudo. Esta boneca caseira parecia mais atraente e elegante. Normalmente, era colocado em um lugar de destaque da casa. Ela ficou lá até a próxima semana do entrudo. Acreditava-se que esta boneca poderia:

  • proteger toda a família de danos;
  • atrair boa sorte para a casa;
  • mantenha sua casa aconchegante.

Uma pequena boneca chamada Filha do Entrudo também foi feita no final do inverno. Foi feito alguns dias antes do feriado ou logo durante o feriado. As mulheres trabalharam junto com as crianças para criar o amuleto. Homens nunca foram confiados com esta tarefa. Um ano após sua criação, o amuleto foi queimado ou lançado na água. Acreditava-se que assim a família se livrava de todos os problemas que a atormentavam há um ano.

A boneca grande do entrudo é sempre queimada no último dia da semana festiva. Essa tradição foi dedicada a ver a estação fria. A boneca entrudo simboliza a cara do inverno. É por isso que eles tentaram torná-la o mais assustadora e dura possível. Portanto, as pessoas tentaram transmitir a gravidade do frio que se manifestava. Os antigos pagãos, em forma de boneca de palha, personificavam a imagem da deusa Morena - a padroeira da noite e do gelo.

Também existe a suposição de que Maslenitsa, junto com Ivan Kupala, Semik e Trinity, surgiu como um rito agrícola. A ideia por trás disso era que as pessoas queimavam todas as coisas desnecessárias e depois usavam as cinzas como fertilizante.

Além do mais, acreditava-se anteriormente que os mortos, sendo enterrados, podem de alguma forma afetar a fertilidade do solo. Portanto, as pessoas tentaram apaziguar os mortos. Para fazer isso, eles carregaram panquecas para os túmulos e também as deixaram nas janelas. No domingo, que ainda se chama Perdoado, era costume ir ao cemitério. Lá as pessoas pediam perdão aos mortos e tentavam apaziguá-los de todas as maneiras possíveis.

Com o tempo, a maioria das pessoas esqueceu o que significa esse feriado. O adeus ao inverno tornou-se uma das tradições agradáveis ​​que ajudaram a tornar a vida cotidiana mais interessante e mais alegre.

Como fazer um bicho de pelúcia de acordo com as regras?

Agora, no último dia da semana de Maslenitsa, muitas cidades estão tentando organizar os feriados de acordo com cenários interessantes. Como antes, as pessoas queimam bichinhos de pelúcia vestidos com cores vivas, cantam, dançam e se divertem. Pequenas feiras são frequentemente organizadas nas cidades para este feriado.

Preparando-se para a celebração do último dia da Maslenitsa, você precisa aprender a fazer um espantalho temático. O processo de criação de uma boneca consiste em várias etapas.

Escolhendo uma imagem

De acordo com a tradição popular, a efígie Maslenitsa em sua aparência deveria se assemelhar a uma jovem malvada ricamente vestida. Eles vestiram essa mulher cerimonial com roupas velhas e surradas. Para decorar a boneca, eles usaram casacos de pele virados do avesso com pele, vestidos e camisas coloridas. Assim, as pessoas também se livraram de todas as coisas desnecessárias que estavam armazenadas em suas casas. O rosto do espantalho foi pintado com carvão e beterraba.

Os espantalhos modernos queimados em quadrados parecem muito mais bonitos. Você pode usar qualquer personagem como fonte de inspiração.

Fabricação de quadros

O processo de criação de uma efígie Maslenitsa é muito simples. É feito de acordo com o mesmo princípio do espantalho de jardim. Duas grandes placas são usadas como base. Um deles deve ser mais longo, o outro curto.

Eles estão conectados na forma de uma grande cruz. Para maior confiabilidade, a estrutura é presa com cordas ou fitas fortes. Isso é feito para que as mãos da figura não caiam no momento mais inoportuno. Um espantalho desse tipo queima muito rapidamente.

Moldar o tronco e a cabeça

Quando a base da figura estiver pronta, você pode começar a modelar o corpo do entrudo. A melhor maneira de fazer isso é usando canudo. A peça de trabalho está totalmente coberta com ele. A parte inferior da figura deve ser ligeiramente afofada. Usando barbante, você pode fazer cintura e braços de pelúcia. Para criar um artesanato, você precisa levar palha bem seca. Ele acende mais rápido e queima por mais tempo. Para tornar o artesanato mais volumoso, ele é complementado com grama seca e papel desnecessário.

A cabeça da estatueta é feita de uma bolsa normal de tamanho adequado. É recheado com palha, amarrado e preso à base do corpo. Quando o rosto estiver pronto, você pode pintar os olhos, lábios vermelhos e bochechas avermelhadas. Anteriormente, isso era feito usando tudo o que estava à mão. As bonecas eram muito assustadoras.

Agora, para decorar o artesanato, pode-se levar um lápis cosmético, além de blush e batom desnecessários. A estatueta só vai ficar mais bonita com isso. Você também pode usar cores brilhantes em vez de cosméticos.

Escolhendo uma roupa

Depois disso, a figura deve ser vestida. Para decorar o bichinho de pelúcia, deve-se usar tecidos claros. A melhor opção são coisas com estampas ou estampas florais. A parte superior da figura geralmente é envolta em um pano de cor clara.Muitas vezes, o artesanato acabado é decorado com um avental de uma cor adequada. As mãos podem ser suplementadas com velhas luvas recheadas com restos de feno. Eles são presos às pontas do bastão com cordas comuns.

A partir de pedaços de tecido marrom ou amarelo, você pode cortar várias tiras longas e trançá-las em tranças. Eles estão ligados à cabeça. Você também pode amarrar fitas coloridas na boneca acabada. Anteriormente, todos que prendiam uma fita a um espantalho faziam um desejo no processo. Se uma peça colorida fosse queimada até o fim, podia-se contar com isso.

Na preparação para o feriado, o material para decorar bichos de pelúcia costumava ser coletado em diferentes casas. Na maioria das vezes, as mulheres se vestem de "belezas". Agora todos podem participar do processo de criação de um bicho de pelúcia. O principal é que fica bonito e grande.

Separadamente, vale a pena falar sobre como o Home Maslenitsa é criado.

  1. Nenhum material artificial pode ser usado para fazer a boneca. Deve-se dar preferência a fios e tecidos naturais. Além disso, fios e agulhas não são usados ​​na criação de tais brinquedos. O tecido é feito em pedaços à mão. Os pontos de fixação não são costurados, mas enrolados com fios. Acreditava-se que objetos perfurantes e cortantes deixavam a boneca fraca e exausta.
  2. Por tradição, ao criar amuletos, cores escuras e opacas nunca são usadas. O entrudo doméstico não é exceção.
  3. A boneca acabada não deve ter rosto. Acredita-se que se seu rosto se parecer com o rosto de alguém próximo a ela, isso pode trazer problemas para a pessoa. É por isso que as bonecas de pano sempre foram feitas sem rosto. As pessoas também temiam que um brownie ou um demônio pudesse ser facilmente possuído por uma boneca humanóide. Não é à toa que, em nosso tempo, vários brinquedos, que são infundidos com forças das trevas, são encontrados em muitos filmes de terror.
  4. No processo de criação de uma boneca, não xingue. Você precisa começar a trabalhar na estatueta de bom humor. Nesse caso, o amuleto será muito forte. Recomenda-se fazê-lo em companhia agradável.

A embarcação também foi decorada com fitas coloridas. Acreditava-se que quanto mais deles, mais fortes seriam os poderes mágicos da boneca.

As crianças brincaram com bonecos prontos durante toda a semana do entrudo. Além disso, era costume dar esse tipo de artesanato aos recém-casados. Acreditava-se que tal boneca traria prosperidade para uma jovem família e também protegeria seus futuros filhos de todos os problemas.

Eles mantiveram o amuleto do Pancake Day no "canto vermelho". É assim que se chamava o lugar santíssimo da casa. Bereginya, Successful e Krupenichka também estavam lá. Cada uma dessas bonecas foi feita em uma época diferente do ano. Hoje em dia, as estatuetas são mais frequentemente colocadas na sala de estar ou mesmo à entrada da casa.

Adeus ao entrudo

Terminado o grande carnaval recheado, colocaram-no num poste e carregaram-no em trenós pela vizinhança. Este ritual era acompanhado por canções e danças. Todos puderam ingressar na empresa e participar da despedida do inverno. Muitas vezes, o trem do entrudo consistia em centenas de pessoas.

A boneca costumava ser queimada na praça principal ou fora da aldeia. Antes da destruição da boneca, todos podiam descarregar sobre ela sua raiva, acumulada ao longo de muitos anos. Dessa forma, as pessoas liberaram todas as suas emoções negativas e disseram adeus às queixas. Quando a boneca era queimada, coisas velhas e desnecessárias, assim como roupas rasgadas, eram jogadas no fogo com ela. Isso ajudou a limpar a energia negativa da casa.

No último dia da semana entrudo, também era costume colocar uma roda de madeira no mastro. Era um símbolo do sol. Queimando este círculo de madeira, as pessoas tentaram trazer o início da primavera para mais perto.

Além do mais, no final da semana festiva, queimaram todos os restos do fast food. Os restos de panquecas, bolinhos e outros pratos que não puderam ser acabados em uma semana foram jogados no fogo. Isso ajudou as pessoas a se absterem de alimentos durante as primeiras semanas da Quaresma. Para atrair riqueza para a casa, moedas também eram jogadas no fogo ardente. Muitos, depois que o fogo se extinguiu, também tentaram encontrá-los nas cinzas.Acreditava-se que tal moeda seria um excelente talismã contra a pobreza e vários problemas.

Anteriormente, a tocha, que serve para atear fogo a um espantalho, só era entregue ao chefe de uma cidade ou aldeia. Agora qualquer um pode atear fogo a um espantalho. O principal é seguir regras simples de segurança durante o evento. Você deve escolher um lugar isolado para as férias. Você deve sempre ficar de olho no fogo. As pessoas tentam aderir a essas regras há muito tempo.

Quando a figura se extinguiu, o jovem, aproveitando a oportunidade, saltou sobre o fogo. Dessa forma, os casais testam seu amor. Acreditava-se que aqueles que não abriram os braços durante o salto foram capazes de resistir às provações do destino. É assim que os casais que se conheceram nos seis dias anteriores se testaram.

Depois que o espantalho foi queimado, era costume espalhar as cinzas restantes pelos campos. Isso foi feito para que a colheita do ano seguinte fosse rica.

Agora, nem todo mundo conhece a história do feriado e o significado da boneca. Mas a tradição de queimar uma efígie de palha na praça sobreviveu em muitas cidades. Qualquer pessoa pode participar de um show tão interessante. Se uma pessoa não tiver a oportunidade de comemorar plenamente o fim da semana do entrudo, ela sempre pode fazer um lindo boneco amuleto para si mesma.

sem comentários

Moda

a beleza

casa