Como fazer uma boneca entrudo com as próprias mãos?

Maslenitsa é uma semana festiva, durante a qual as pessoas relembram as tradições dos ancestrais dos eslavos e realizam vários rituais: visitar uns aos outros, assar panquecas, passear na rua. Mas o principal ritual da Pancake Week é a queima de uma boneca ritual, que é realizada no último dia do feriado.


Peculiaridades
Na sociedade moderna, a queima de uma boneca ritual é apenas uma performance espetacular, embora o feriado seja considerado cristão. Os ancestrais atribuíram grande importância ao ritual - eles vestiram a boneca do entrudo com roupas e a queimaram na praça solene, onde todas as pessoas se reuniam. Acreditava-se que ela representava a natureza, adormecida e congelada no inverno, e o fogo a ajudava a acordar. O espantalho tem muitos nomes, os mais populares são Entrudo e Lubrificador.




Em diferentes regiões da Rússia havia outros nomes, por exemplo, na região de Nizhny Novgorod seu nome era Baba, e em Kostroma ela era Garanka. Durante a semana do entrudo, era necessário fazer as pazes com quem na briga - isto é, preparar o corpo e a alma para a Páscoa e o jejum que se aproximavam. A boneca Maslenitsa foi feita à mão no início da semana Maslenitsa. Esse processo foi considerado muito responsável, a criação de um bicho de pelúcia ocorria de acordo com várias regras.
- Palha e trapos velhos eram enrolados em uma base de madeira. Este é o chamado motanka.
- Para a roupa, eles levaram apenas coisas velhas, gastas e rasgadas. Idealmente, era um casaco de pele de carneiro virado para o lado errado.
- A criação da boneca só poderia ser feita por uma mulher casada que já tem filhos.
- A boneca pode ser feita por um homem e uma mulher. Antigamente, uma efígie de Maslenitsa e seu marido Maslenka foram queimados.
- O espantalho foi fixado em uma longa haste para que o ritual pudesse ser visto de toda a aldeia.
- Para a fantasia, eles tentaram levar roupas com um enfeite em forma de plantas. Um lenço era amarrado na cabeça e uma panqueca ou frigideira era dada na mão. O tamanho da boneca é de um adulto ou até superior.
- O espantalho tinha que ser robusto ou gordo. Eles definitivamente enfatizavam seus encantos femininos - eles faziam seios muito grandes. No início, Maslenitsa não tinha rosto, depois começaram a pintar com carvão e beterraba. As cenouras às vezes eram usadas como nariz. Hoje o carnaval de pelúcia é associado a um rosto engraçado e sorridente.




Nem em todos os cantos da Rússia Maslenitsa é uma tia gorda. Um cavalo de pelúcia feito de palha foi criado na região do Volga. Na Bielo-Rússia, em geral, a cerimônia foi o funeral do avô, que se engasgou com um osso. O avô foi transformado em um órgão reprodutor masculino muito grande, ao qual uma corda foi amarrada. E durante a cerimônia do funeral, eles a puxaram.
Os eslavos também fizeram um boneco-talismã na semana do entrudo - para o bem-estar, a prosperidade e a proteção da família. Ela sempre estava com as mãos levantadas, como se estivesse se voltando para o sol. A saia foi torcida de uma forma especial e simbolizava o solstício.




Durante o ano, o amuleto era guardado no canto vermelho da casa e em Maslenitsa a boneca era queimada ou deixada flutuar ao longo do rio. Uma nova boneca foi feita em seu lugar.
Uma boneca doméstica é um pouco diferente de um carnaval de pelúcia.
- Tem um significado diferente - é um talismã e protetor da família. E o espantalho sendo queimado personificava a natureza fria e adormecida.
- Tamanho pequeno - cerca de 20-25 centímetros. Os eslavos às vezes chamavam a boneca - a filha de Maslenitsa.
- A boneca não tinha rosto. Os ancestrais acreditavam que alguns espíritos malignos podiam entrar na casa pelos olhos.
- Essa boneca foi feita para todos os membros da família - para crianças e adultos. E também um "comum" - para a casa.




O que é necessario?
Uma boneca era considerada um amuleto doméstico apenas se fosse feita corretamente. Os ancestrais eslavos abordaram esse assunto com grande responsabilidade. Para criar, eles nunca usaram ferramentas de perfuração e corte, elas eram permitidas apenas na fase de preparação. Materiais e fios foram usados apenas naturais. Todas as partes da boneca não foram costuradas, apenas amarradas, e a linha foi enrolada estritamente no sentido horário. Principalmente vermelho - como um símbolo de vida.


Em nenhum caso foi possível brincar com bonecos-amuletos.
A moldura da boneca é feita como um espantalho, a partir de duas barras. Um deve ser longo e largo, o segundo um pouco mais estreito e pequeno. A peça de trabalho foi martelada em uma cruz com pregos. Para a moldura, foram retiradas previamente barras de bétula, pois simbolizavam crescimento e desenvolvimento. O corpo é feito de palha ou feno.
A moldura é forrada com material e a palha é fofa por baixo. As mãos são feitas de barbante. A cabeça do espantalho é feita de um saco recheado com palha. Em seguida, é amarrado e preso ao corpo. Dois tipos de tecido são selecionados para roupas - branco e colorido. Branco na camisa e colorido na saia. A cor deve ser vibrante e padronizada.


Não é necessário desenhar o rosto do entrudo.
Para o cabelo do espantalho, opta-se por um tecido amarelo ou castanho. Ele é cortado em tiras e tranças são trançadas, que depois são presas à cabeça. Como é bastante problemático para os residentes da cidade encontrar feno para um espantalho, você pode fazer isso com uma vassoura. Arde tão bem quanto palha. Não existem regras específicas para a queima do entrudo.


Para isso, você pode usar uma vela, fósforos, um isqueiro, pode regar com gasolina ou fazer fogo e queimar o boneco na fogueira.
Oficinas de fabricação passo a passo
Se, ao criar uma boneca Maslenitsa caseira, você seguir todas as recomendações e regras, ela trará prosperidade para sua casa e família, bondade e salvará você do infortúnio. O processo de fabricação é simples e interessante, até mesmo crianças podem ser envolvidas nele. A regra principal e básica é que Maslenitsa deve ser feito apenas de bom humor, caso contrário, o amuleto só pode prejudicar.Antes, quando algo ruim acontecia na família ou alguns membros da família começavam a ser assombrados por fracassos, as mulheres conversavam e compartilhavam seus problemas com a boneca.


Também era possível amarrar uma fita ou nó nele, no qual todos os problemas permaneceram, e no final da semana Maslenitsa eles foram queimados junto com o amuleto.
De tecido
O pano entrudo foi feito para crianças. Durante o ano, a criança podia se divertir com uma boneca de bobina e, no Domingo do Perdão, jogava-a no fogo. Acreditava-se que assim todas as doenças desapareciam do bebê.


Os materiais de trabalho são os seguintes.
- Tecido branco 20x20 centímetros - para a cabeça.
- Duas peças de tecido branco 10x12 centímetros - para as mãos.
- Duas peças de tecido com um padrão (de preferência vegetal) 20x20 centímetros - para uma saia.
- Tecido para lenço em forma de triângulo, cujo lado mais comprido tem 22 centímetros.
- Algodão, trapos ou inverno sintético.
- Fios vermelhos.

Descrição do processo de trabalho.
- As bordas do tecido não precisam de qualquer processamento ou bainha, basta puxar alguns fios e desfiar o tecido.
- O algodão é colocado no meio do pedaço de pano branco destinado à cabeça. Em seguida, a cabeça é formada e fixada com fios. O rosto da boneca deve ser reto, de forma que todas as dobras sejam removidas para a parte de trás da cabeça.
- O tecido para as mãos é dobrado e enrolado. Em seguida, as mãos são amarradas à cabeça de maneira que fiquem voltadas para cima. A cada duas voltas, a linha deve ser esticada e amarrada com um nó.
- Uma saia para boneca é dobrada em tecido colorido dobrado diagonalmente. O tecido é empilhado um em cima do outro. A peça de baixo é dobrada para o centro, e a peça de cima para baixo e ao redor da boneca, a direção é da esquerda para a direita. A borda livre restante da parte inferior do tecido também deve ser dobrada em direção ao centro. A segunda borda da parte superior do tecido é dobrada atrás das costas.
- A saia é enrolada e presa com fios. Um lenço é colocado na cabeça da boneca Maslenitsa e amarrado com um nó na frente.






De acordeão de papel
Esta é uma aula magistral para crianças. Uma boneca de papel lembra uma bela senhora russa: uma trança loira, uma roupa brilhante, um lenço vermelho na cabeça.

Materiais
- Papel colorido.
- Cola PVA.
- Tesoura.
- Canetas ou marcadores.
- Os fios de tricô são amarelos.
- Lantejoulas ou flores para decoração.

Processo de trabalho.
- O papel para o vestido deve ser de cor viva, podendo combinar vários tons. Para esta embarcação, uma folha A4 vermelha é usada (este será um vestido) e uma folha branca menor são as mangas. É melhor pegar um papel que não seja muito grosso e nem muito grosso, para que seja mais fácil de dobrar.
- Ao longo de todo o comprimento do grande lençol vermelho, é necessário fazer um "acordeão", o tamanho das dobras é de cerca de 1 centímetro. A folha dobrada deve ser bem passada a ferro e depois dobrada ao meio no centro. As partes internas de contato devem ser revestidas com cola e seguradas um pouco até secar. O resultado deve ser um espaço em branco em forma de triângulo.
- A pequena folha branca deve ser dobrada e colada da mesma maneira. Em seguida, as mangas resultantes são coladas ao vestido - os cantos dos espaços em branco são alinhados.
- O lenço deve ser cortado em papel vermelho. O modelo de lenço de cabeça pode ser encontrado na internet. Um rosto é colado no centro - este é um círculo de papel branco, e as pontas são coladas nos lenços.
- Você precisa desenhar um rosto com canetas ou canetas hidrográficas.
- Uma longa trança é feita de fios de tricô, colados na nuca. A própria cabeça é presa ao vestido-base - ao topo do molde triangular.
- Para deixar a boneca entrudo ainda mais brilhante e incomum, ela pode ser decorada com lantejoulas ou flores de papel.

De tópicos
Não é necessário fazer crochê de entrudo com fios, existe outra opção para criar um talismã.

Materiais
- Fios de lã.
- Tecido xale.
- Estaca de madeira.
- Tesoura.
- Molde do cartão 7 x 15 centímetros.

Processo de trabalho.
- Para fazer o corpo da boneca, você precisa enrolar os fios no papelão - no lado comprido. Em seguida, retire do papelão e amarre em um anel de um lado e corte os fios do lado oposto.
- O pau de madeira deve ser colocado dentro dos fios, e suas pontas livres devem ser conectadas entre si. Sob o espeto, é necessário amarrar o resto dos fios com um fio vermelho, formando uma cabeça. O fio não precisa ser cortado completamente, uma margem de 10-15 centímetros deve permanecer.
- Para fazer as mãos, os fios também são enrolados em papelão, apenas no lado curto. Em seguida, são retirados do gabarito e amarrados com um fio de cada ponta, recuando 1,5 centímetro da borda. As pontas são cortadas.
- Em seguida, as mãos são passadas entre os fios - sob a cabeça. São presos com a ponta livre da linha, que ficou em estoque.
- As pontas dos fios (a bainha do vestido), se necessário, são aparadas com uma tesoura e um lenço é colocado na cabeça da boneca.






De plasticina
Esse artesanato de plasticina pode ser feito para as crianças menores no jardim de infância.

Materiais
- Plasticina de diferentes tonalidades. Você definitivamente precisa de uma cor rosa, o resto dos tons podem ser qualquer um.
- Um pedaço de tecido em forma de triângulo é um lenço de boneca.

Processo de criação.
- A plasticina de um vestido precisa ser enrolada em uma bola e, em seguida, transformada em uma salsicha. Deve ser afiado em um lado para formar uma pirâmide.
- As mangas são feitas de duas peças idênticas de plasticina. Pode ser feito da mesma cor do vestido, ou você pode escolher um tom diferente.
- Uma bola rola da plasticina rosa - esta é a cabeça. A partir das peças menores, é preciso formar as mãos e o nariz da boneca.
- Em seguida, o cabelo e o rosto estão prontos. O vestido de verão pode ser decorado com bolinhas ou bolinhos feitos de massinha de diversas cores.
- A etapa final - um lenço de um pedaço de tecido é amarrado na cabeça da boneca.




Da garrafa
Materiais
- Barras de madeira.
- Garrafa de plástico de 1,5 litros.
- Bola de plástico.
- Collant de nylon.
- Cotonetes.
- Cola, fios de tricô, miçangas.

Processo de trabalho.
- Dos blocos você precisa fazer um suporte e um suporte para a boneca. Para fazer isso, uma barra é colocada na garrafa na posição vertical e, em seguida, a próxima barra é colocada nos orifícios preparados na parte superior da garrafa - serão as mãos. E um suporte em forma de cruz é preso ao fundo da garrafa.
- A cabeça é feita de uma bola de plástico (pode ser uma bola de tênis de mesa). Para fazer isso, um orifício é feito em um lado para caber no pescoço. A bola é envolvida em náilon, depois instalada no pescoço para que não haja possibilidade de cair.
- Cabelo feito de fios de tricô pretos ou marrons é colado na cabeça.
- As almofadas de algodão são pintadas em cores diferentes com tintas comuns. Em seguida, eles são colados sobre o body-bottle, após a mão. Para a saia, pode-se preparar uma moldura de papelão; almofadas de algodão também são coladas nela.
- Para completar o look, a boneca é decorada com miçangas.




De guardanapos
Materiais
- Guardanapos de cores diferentes - 3 peças.
- Fio de tricô.
- Varas de madeira.

O processo de fabricação do entrudo.
- Uma bola uniforme rola de um guardanapo branco.
- Um guardanapo grande deve ser dobrado em um envelope. Uma bola de guardanapo branco é colocada no meio, depois é dobrada ao meio e forma-se uma cabeça, que é posteriormente fixada com fios.
- O terceiro guardanapo deve ser cortado ao meio, uma tira de 1,5 centímetros de largura é formada a partir da metade. Esta tira é colocada entre as duas extremidades livres do guardanapo de onde foi feita a cabeça. As mãos precisam ser amarradas com fios - para isso, elas são enroladas no corpo da boneca transversalmente. A construção é feita nas mangas - você precisa recuar um pouco do final da tira e amarrá-la com uma corda.
- A boneca está pronta, agora está sendo colocada no espeto de madeira.






De bast
Um espantalho bast não se destina mais a brincadeiras infantis. Esta boneca é maior do que um amuleto de pano. E sem falta existe uma base de madeira.


Materiais
- Bétula vara cerca de 40 centímetros.
- Bast roll. É vendido em lojas de flores e ferragens.
- Algodão, inverno sintético ou trapos.
- Um pedaço de tecido branco para a cabeça e pedaços de tecido colorido para o vestido.
- Os fios são vermelhos e brancos.

Processo de trabalho.
- O algodão é enrolado em um pano branco e fixado com fios em uma base de pau de bétula. O corpo da boneca é formado a partir do bastão, para isso, o bastão é preso ao pescoço de forma que todas as peças de tecido fiquem escondidas da cabeça.
- As mãos precisam ser feitas de um pacote menor e amarradas com fios para que o molde se pareça com um doce em uma embalagem. Para enrijecimento, você pode inserir um pedaço de pau neste pacote.
- Agora os braços são colocados no meio do feixe de fibras do qual o torso foi feito. São fixados com fios, enrolando a base transversalmente.
- Você pode vestir uma boneca assim de qualquer maneira, mas deve haver uma saia fofa. Uma solução interessante é um avental. O lenço dessa boneca deve ser amarrado nas costas.




De lenços
O entrudo de lenços é feito de acordo com o mesmo princípio de uma boneca de tecido.


Materiais
- Sintepon ou algodão.
- Xales brancos ou bege.
- Cola para papelaria.
- Estaca de madeira.
- Fio de tricô.
- Dois lenços coloridos.
- Cachecol vermelho.
- Lenço amarelo e fita amarela.
- Cola termofusível.

Processo de manufatura.
- O algodão ou o inverno sintético são colocados no centro de um lenço branco, a cabeça é moldada e puxada com fios. É colocado sobre um pedaço de madeira que serve de moldura.
- Os lados opostos dos xales brancos, dobrados em um triângulo, são dobrados uniformemente para dentro e puxados mais perto da extremidade com um fio - serão as mãos.
- As mãos estão localizadas nas dobras do tecido que deu origem à cabeça e são fixadas com fios em cruz.
- Enrole dois xales coloridos diagonalmente para formar um triângulo e sobreponha-os.
- O blank da boneca é colocado no meio do tecido, enrolado e amarrado com fios. Um lenço é amarrado na cabeça.
- Como o entrudo deve estar com as mãos para cima, muitas costureiras fazem adicionalmente o sol, que a boneca segura.
- Para fazer isso, corte dois círculos de um xale amarelo e corte a fita em 8-20 partes idênticas. Eles são dobrados com laços e colocados entre os círculos. Tudo isso é fixado com cola.
- O sol acabado está preso aos braços da boneca.




Apesar de muitos costumes terem sido esquecidos e permanecerem no passado, a celebração da Maslenitsa ainda é relevante. Fazer uma boneca com as próprias mãos é uma ótima ocasião para mergulhar na atmosfera do passado. Cada detalhe do amuleto é preenchido com um significado.
Para saber como fazer uma boneca entrudo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.