Semana da panqueca

História e celebração de Maslenitsa

História e celebração de Maslenitsa
Contente
  1. História de origem
  2. Qual número começa?
  3. Quantos dias são e como são chamados esses dias?
  4. Configuração da mesa
  5. Características da celebração
  6. Sinais
  7. Fatos interessantes

Maslenitsa é a festa favorita do povo russo, comemorada por 7 dias inteiros. A semana toda as pessoas se divertem e se alegram. Feiras de férias são realizadas em cada cidade, onde os hóspedes podem comprar lembranças folclóricas, testar-se em vários concursos e competições. A semana do entrudo envolve visitar e receber convidados em sua casa. E o deleite principal da mesa são as panquecas.

História de origem

Maslenitsa é um dos feriados mais esperados do povo russo, estendendo-se por exatamente uma semana. Durante 7 dias, eventos de massa são realizados em muitas cidades e megalópoles, carnavais, feiras, concursos e várias master classes são realizadas. Pessoas de todas as idades e religiões podem participar da diversão. Porém, no meio do feriado, ninguém pensa em quando esse feriado apareceu, qual é a sua história, qual é o significado do feriado.

As raízes do entrudo se originam no paganismo. Ele sobreviveu na religião cristã. Além disso, a igreja incluiu Maslenitsa na lista de feriados sagrados importantes, apenas com um nome diferente. Inicialmente, a semana anterior à Quaresma era chamada de Queijo ou Carne.

Isso porque, segundo a ortodoxia, uma semana antes da Quaresma, as iguarias à base de carne foram retiradas da dieta, enquanto os laticínios recebiam um status predominante.

As pessoas dizem que Maslenitsa é considerada a festa mais rica e gratificante. Os antigos eslavos até o chamavam de "katatochka" e "mulher beijando". Em todas as casas, os preparativos começaram com antecedência. Bem como para festas. Desde o primeiro dia de Maslenitsa, os eventos festivos começaram nas ruas das aldeias e vilas.Os jovens começaram a dançar de manhã cedo, as crianças dançaram em danças circulares, os casais apaixonados andaram de trenó arreado. Os arreios mais bonitos foram colocados nos cavalos, eles foram decorados com uma decoração adicional. Os escorregadores de gelo eram uma parte obrigatória da diversão.

Do século 18 ao 19, a performance de comédia foi uma parte importante da celebração. Contou com a presença de pantomimas nas imagens de "Voevoda", "Maslenitsa" e outros personagens. O enredo principal da comédia era Maslenitsa. Foi (e ainda é) caracterizado por uma abundância de comida deliciosa na véspera da Quaresma que se aproximava. No último dia da semana festiva, Maslenitsa parece se despedir, mas promete voltar no ano que vem. E todos esses momentos estavam presentes na história da comédia, às vezes alguns acontecimentos ocorridos em sua aldeia natal ou em uma aldeia vizinha foram incluídos no roteiro. O feriado descrito é caracterizado pela despedida do inverno. Segundo a descrição, esta semana as pessoas se despediram do frio e saudaram a primavera, cantando alegres canções nas colinas nevadas.

O principal simbolismo de Maslenitsa era e é uma efígie de palha. Eles o vestiram com uma roupa de mulher, colocaram várias panquecas em sua mão. Danças circulares eram realizadas ao redor do bicho de pelúcia e, no final do feriado, ele era queimado. Muitos estão interessados ​​em saber por que um espantalho em forma de mulher foi colocado no fogo. A resposta também está armazenada na história antiga. Antes do batismo na Rússia, as pessoas adoravam deuses que patrocinavam vários elementos. Morena era a padroeira do inverno. Ela comandou o frio e a geada. O povo respeitava Morena e ao mesmo tempo tinha medo, pois o inverno frio nunca trazia alegria. Todos esperavam a chegada da primavera.

Este fato histórico dá uma explicação clara de que o espantalho que está sendo queimado é Morena. E a própria cerimônia é marcada pela despedida do inverno e suas adversidades. As panquecas eram uma parte importante da mesa festiva. Eles eram assados ​​todos os dias, durante a semana. Porém, desde quinta-feira, a quantidade de guloseimas feitas teve que ser aumentada em 2 ou até 3 vezes. A origem da tradição das panquecas remonta ao paganismo. Certamente todo mundo já ouviu falar sobre o deus do sol Yarila. Foi ele quem foi convocado pelo povo, desejando afastar o inverno. E a panqueca arredondada de forma redonda tem uma grande semelhança com o sol de verão.

Poucas pessoas sabem, mas nossos ancestrais dividiram a semana de Maslenitsa em duas partes. Os dias de segunda a quarta eram chamados de “Semana da Panqueca Estreita” e de quinta a Domingo “Semana da Panqueca Ampla”. A primeira parte da semana festiva foi dedicada às tarefas domésticas. E a segunda parte da semana significava encontros com convidados, alegres confraternizações e festividades gerais.

Notavelmente, Maslenitsa é de grande importância não apenas para os cristãos. Os muçulmanos tratam os ortodoxos com respeito e, independentemente de nação e religião, os convidam para comer panquecas. Em muitas cidades e países, Maslenitsa também é celebrada, mas não em uma escala como na Rússia e tem um nome diferente.

Por exemplo, na Igreja Apostólica Armênia, o feriado de despedida do inverno é chamado de "Bun Barekendan".

Qual número começa?

De acordo com historiadores, de acordo com o calendário eslavo, a Maslenitsa é comemorada em 21 de março. Acreditava-se que era neste dia que a primavera chegou. No entanto, a igreja moderna, referindo-se às suas próprias crônicas, afirma que a semana Maslenitsa inscrita no calendário da igreja da Igreja Ortodoxa Russa não tem um dia específico. Pode-se dizer que este feriado tem uma "programação flutuante". A data e o mês do entrudo são determinados pelos oficiais da igreja e anunciados ao povo. Mas, em princípio, todos podem calcular por si mesmos, porque a semana Maslenitsa começa 8 semanas antes da Páscoa.

A Pancake Week deste ano começou na segunda-feira, 24 de fevereiro, e terminou no domingo, 1º de março. Assim, a cerimônia de despedida do inverno coincidiu com o primeiro dia de calendário da primavera. Nesta época, muitas regiões da Rússia sentiram o retrocesso do inverno e a chegada dos dias quentes. Muitos acreditam que tal coincidência é uma mensagem do alto.

Com base nos dados apresentados, você pode determinar imediatamente quando Maslenitsa estará em 2021. A semana de férias começa na segunda-feira, 8 de março, e termina no domingo, 14 de março.

Quantos dias são e como são chamados esses dias?

Toda a semana festiva do entrudo é chamada de forma diferente, por exemplo, "honesto", "alegre" ou "Madame entrudo". Além disso, cada dia tem um significado individual e envolve a realização de determinadas ações. No domingo, antes do início da semana festiva, segundo a tradição, eles visitam e recebem os visitantes em sua casa. A mesa deve ser preenchida com pratos de carne, pois a carne não pode ser consumida na próxima semana.

Como mencionado anteriormente, a semana Maslenitsa é dividida em 2 etapas. 1ª etapa - Semana Narrow Pancake.

  • Segunda-feira - reunião. As pessoas começaram a preparar escorregadores para esquiar, as crianças encheram um bicho de pelúcia com palha, vestiram com roupa de mulher e todos juntos carregaram pelas ruas. Balanços foram armados para as crianças, doces mesas foram colocadas nas casas.
  • Terça-feira é uma peça. De madrugada toda a diversão começou, passeios na montanha russa, jogos, diversão. As donzelas belezas escolhiam seus noivos, e as boas moças eram noivas. No entanto, as cerimônias de casamento foram realizadas apenas após a Páscoa.
  • Quarta-feira é um gourmet. As mesas em todas as casas estavam cheias de guloseimas deliciosas, e o prato principal, claro, eram panquecas.

É aqui que termina o entrudo estreito e começa a segunda fase da semana festiva - o entrudo largo.

  • Quinta-feira - dê uma volta. Os passeios a cavalo pela aldeia começaram ao amanhecer. Este rito foi caracterizado por ajudar o sol a afastar o frio.
  • Sexta-feira - noite da sogra. Os genros procuravam a sogra para comer panquecas. Curiosamente, essa tradição é muito popular até hoje.
  • Sábado - reuniões de cunhadas. Dia de visitas a familiares.
  • Domingo é um dia perdoado. Essa é a hora em que você deve pedir perdão a todos os parentes, amigos, parentes e amigos, e então, com uma dança alegre e redonda, uma efígie de palha é queimada. Quando o símbolo do inverno queimou, o jovem foi pular sobre o fogo.

O fim da semana Maslenitsa, ou melhor, a última etapa da despedida, ocorreu no primeiro dia de jejum. Esta segunda-feira é considerada o dia da purificação. Uma visita ao balneário é obrigatória para lavar todas as coisas ruins. As mulheres eram obrigadas a lavar todos os pratos e remover a gordura dos laticínios em banho-maria.

Hoje, Maslenitsa é celebrado em uma escala ligeiramente diferente. As condições urbanas não permitem organizar tais festividades. Mas nas aldeias e aldeias, eles tentam aderir às tradições dos tempos antigos.

Configuração da mesa

As mesas do entrudo sempre devem estar repletas de guloseimas. E todos os dias todos os pratos devem ser frescos, porque os convidados podem vir a qualquer hora. No entanto, não só as guloseimas são uma característica da mesa festiva, mas também a sua configuração correta. Ao decorar uma mesa no estilo russo, você deve usar louça de barro e pratos de madeira. Guardanapos e toalhas de mesa devem ser feitos de materiais naturais, como algodão ou linho. Produtos têxteis feitos de tecido áspero ou produtos com bordados à mão ficarão lindos. De acordo com as tradições eslavas, as panquecas são consumidas manualmente no entrudo, portanto, não são necessários talheres. E para que os convidados não fiquem em situação desconfortável, as panquecas devem ser preparadas com antecedência pelo método de porções.

E aqui não há limites quando se trata de decorar pratos preparados. As panquecas vazias podem ser dobradas em um triângulo e as panquecas recheadas podem ser dobradas em forma de saco, almofadas e muito mais. As saladas na mesa também são decoradas com panquecas. Círculos dourados são dispostos no fundo e ao longo das bordas do recipiente, e os vegetais picados são dispostos dentro. Graças às possibilidades do nosso tempo, as panquecas podem ser coloridas. Esta opção para decorar o prato principal da Maslenitsa agradará as crianças. Você também pode fazer panquecas delicadas usando uma garrafa de plástico com orifícios na tampa.

Características da celebração

Tradicionalmente, as panquecas são assadas no entrudo, e toda a semana do feriado é caracterizada pela realização de eventos de massa. Mas essas não são todas as características da celebração. Nessa época, é costume visitar parentes e amigos, bem como convidar todos para sua casa. Uma característica importante do entrudo é a capacidade de pedir perdão à sua família, amigos e entes queridos por quaisquer insultos. E, claro, perdoar aqueles que fizeram o mal a si mesmo. As crianças podem ser batizadas durante a semana de Maslenitsa. Acredita-se que este seja o melhor momento para esta cerimônia. Você pode ter um casamento, mas não uma grande festa, pois esta semana é uma preparação para a Quaresma. Mas você não pode se casar no entrudo.

No que diz respeito à alimentação, a semana de Maslenitsa tem uma série de restrições. Não se pode comer carne, mas peixes, ovos, leite e queijo, ao contrário, serão tidos em alta conta. A formação de tal dieta ocorreu antes da disseminação da religião cristã. No início da primavera, todo o suprimento de carne dos povos antigos estava se esgotando e produtos proteicos foram usados ​​como alternativa. Durante a semana do entrudo, em nenhum caso você deve ser ofendido por sua família, você não deve ser ganancioso, você não deve comer demais.

As bebidas alcoólicas podem ser consumidas, mas apenas um pouco.

Na Rússia

A celebração da Maslenitsa na Rússia sempre foi e está acontecendo em grande escala. Durante o entrudo estreito, as pessoas prepararam escorregadores, balanços, um espantalho, decoraram casas e prepararam lenha para queimar Morena. Hoje, acontecem feiras em cidades e megalópoles, são montados balanços, montam-se locais para bailes redondos e organizam-se concursos de banda desenhada. Mas, infelizmente, é impossível cobrir toda a cidade com um feriado. Apesar disso, os citadinos ainda vão aos locais onde se realiza o feriado para degustar deliciosas panquecas, para mergulhar na alegria e na diversão do feriado.

Tanto no passado quanto hoje, divertidas apresentações teatrais acontecem nas feiras, onde você pode ver os personagens dos contos folclóricos russos, olhar para um urso vivo. Em algumas cidades, fortalezas de gelo estão sendo construídas, onde competições são realizadas para capturar o castelo do “inimigo”. Bolas de neve são usadas como armas. Do passado para os dias atuais, a diversão veio na forma de patinação no gelo, rolando montanha abaixo no gelo e brigas. Mas o mais importante é a queima de uma efígie, símbolo do inverno.

Em outros países

Maslenitsa é comemorado não apenas na Rússia, mas também em outros países.... Claro, não em uma escala tão grande, mas ainda assim alguns eventos estão sendo realizados. Na Inglaterra, eles organizam uma corrida feminina, onde as participantes correm segurando uma frigideira com panquecas nas mãos. Na Suécia, em homenagem a Maslenitsa, uma procissão de músicos é realizada pelas ruas noturnas das cidades. A Alemanha celebra o entrudo com uma procissão liderada pelo Príncipe, a Virgem da Colônia e o Camponês. E na Polônia, os violinistas das tavernas das aldeias cortejam meninas solteiras.

"Kuretovane" é realizado na Eslovênia. Este rito de expulsão do frio, realiza-se no último dia da semana da Panqueca. Praticamente a mesma cerimônia acontece na Croácia, só que é chamada de "tocadores de sinos". Os caras se vestem com peles de animais, colocam chifres e andam pelas ruas, espantando o frio do inverno. Dinamarqueses, noruegueses, estonianos e letões celebram o carnaval escandinavo. Esta é uma grande celebração que antecede o início da Quaresma. As principais guloseimas do carnaval são os produtos de padaria com os mais variados recheios.

Americanos e europeus de língua francesa comem carnaval. Este é um carnaval movimentado liderado por um rei e uma rainha.

Sinais

Qualquer feriado nacional é acompanhado por uma série de superstições, que, aliás, ainda são lembradas pelo povo russo. Claro, existem aqueles que foram inventados há 30 anos, mas a sociedade não acredita neles. E isso é correto, porque verdadeiros presságios foram observados por nossos ancestrais por muitos anos, e depois disso eles passaram por etapas de verificação a fim de declarar sua solvência.

Por exemplo, A semana de Maslenitsa é o melhor momento para adivinhação. Nesse momento, as meninas podiam descobrir o nome do prometido, a data do casamento e até mesmo o sexo do feto. No entanto, a igreja recomenda não adivinhar durante a celebração da Maslenitsa. Já que as forças que nem sempre carregam o bem ajudam a descobrir o futuro, e sem regras especiais de leitura da sorte, você pode invocar um espírito muito mau.

Existem vários sinais inofensivos que mostraram a sua veracidade na prática.

  • Panquecas suaves prometem alegria e boa sorte para a família. Bolos pegajosos e queimados indicam problemas iminentes.
  • Quanto mais panquecas forem assadas para o entrudo, mais forte será a situação financeira da família.
  • Se choveu antes do entrudo, então haverá uma rica colheita de cogumelos. Se o frio bater, o verão será chuvoso.
  • No entrudo é preciso tratar os hóspedes, não ser gananciosos, senão o ano que vem trará muitas brigas e decepções.
  • No último dia da semana Maslenitsa, é necessário jogar fora o lixo velho de casa, então os problemas e angústias acumulados passarão por si mesmos e serão esquecidos.

Fatos interessantes

Certamente muitos têm certeza de que sabem tudo sobre Maslenitsa e a semana festiva. Em princípio, sim, pais e avós contaram a todos sobre este feriado. Mas alguns podem ter esquecido algo, outros disseram errado. Para corrigir toda a incompreensibilidade, propõe-se considerar 9 fatos sobre Maslenitsa, que podem fechar possíveis lacunas no conhecimento sobre esta celebração.

  • O entrudo é um feriado pagão. Com base nesse fato, algumas pessoas se recusam categoricamente a festejar e pressionam os outros, obrigando-os a desistir de assar panquecas, divertir-se e queimar um espantalho na fogueira. Mas mesmo a Igreja Ortodoxa pertence aos adeptos da semana do entrudo, uma vez que adotou este feriado no século 17.
  • A palavra "entrudo" tem uma grande conexão com a palavra "óleo". Este nome é uma generalização dos laticínios que podem ser consumidos antes da Quaresma.
  • Inicialmente, o feriado de Maslenitsa tinha um nome diferente - "Komoeditsa". Vem da palavra eslava "com", que significa urso na tradução. Depois de algum tempo, Komoeditsa se tornou um feriado bielorrusso, marcando o despertar do urso após a hibernação, comemorado em 6 de abril.
  • Poucas pessoas sabem, mas as panquecas nem sempre foram consideradas um símbolo da Maslenitsa. Inicialmente, eles foram preparados para jantares fúnebres. Eles receberam o status de "sol" no século XIX. A razão para isso foi o erro dos pesquisadores culturais. Mas isso era do agrado do povo russo, ninguém percebeu que a mesa do entrudo havia se transformado em pratos de panqueca.
  • Queimar um espantalho não é apenas um rito de despedida do inverno. Em primeiro lugar, foi um sacrifício. O espantalho era um símbolo de fertilidade. Após a queima, as cinzas foram recolhidas e espalhadas pelos campos.
  • Em algumas aldeias e vilas da Rússia, o espantalho foi enterrado. Para ele, uma caixa era martelada, uma espécie de caixão improvisado, o bicho de pelúcia era colocado e carregado pelas ruas. Bem, então a construção das tábuas e a própria boneca foram queimadas na fogueira.
  • O entrudo tem outro nome - "semana da mulher". Durante a época festiva, as mulheres eram proibidas de costurar, tricotar, fiar. A única coisa que lhes era permitida era fritar panquecas, ir visitá-los e receber parentes em sua casa.
  • Cada dona de casa tem sua própria receita para fazer panquecas. Alguns fazem massa com kefir, outros com leite, outros com água. Para algumas donas de casa, as panquecas são grossas, para outras são finas, para outras são pequenas e para outras são grandes. E o mais importante, todas as opções propostas têm gostos diferentes. Os convidados que os visitavam regularmente sabiam onde os sabores e gostos das panquecas os aguardavam. O mesmo acontecia com a forma e o tamanho. E se o povo russo não se preocupasse com esses parâmetros, outras nacionalidades queriam chamar a atenção para si mesmas. Portanto, no Reino Unido, em 1994, foi assada a maior panqueca da história. Mas apenas moradores e turistas poderiam apreciar seu sabor.Os habitantes da cidade dos cantos russos apenas assistiram a esse fato, olhando para a tela da TV.
  • Os católicos têm seu próprio feriado, que é um análogo de Maslenitsa. É o “Carnaval” que se celebra antes do início da Quaresma. Traduzido do latim, o nome do feriado soa como "adeus carne".

Mas o mais importante é que este feriado não fique em segundo plano, mas a cada ano torna-se mais ambicioso. Adultos e crianças o aguardam ansiosamente. Panquecas quentes com creme de leite caseiro são especialmente saborosas.

No próximo vídeo, você encontrará uma breve história da origem e do significado do feriado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa