Semana da panqueca

Jogos do entrudo para crianças

Jogos do entrudo para crianças
Contente
  1. Jogos de rua
  2. Competições indoor
  3. Dança redonda divertida

Brincar na vida de uma criança tem um significado especial. Este não é apenas um passatempo interessante, mas também o desenvolvimento do pensamento, coordenação de movimentos. E se você introduzir o jogo em um determinado feriado, então esta também é uma outra maneira de se familiarizar melhor com o mundo ao seu redor. Os jogos do entrudo planejados de maneira adequada não só divertem as crianças, mas também as apresentam aos costumes e rituais de nossos ancestrais - os antigos eslavos.

Jogos de rua

As danças e competições tradicionais do entrudo (cabo de guerra, briga de punhos) podem ser diversificadas, tendo em conta a idade das crianças, com vários outros jogos e competições, que podem ser organizados tanto ao ar livre como em recinto fechado. Esses eventos são importantes porque têm significado cultural, educacional e de desenvolvimento.

Na rua da Maslenitsa para crianças, o melhor é selecionar jogos ao ar livre com a participação massiva de todas as crianças. E se a semana do entrudo acabasse sendo fria, ninguém deveria ficar em pé. Para tornar as brincadeiras infantis divertidas, prepare com antecedência vários cantos que alegrem e dêem uma sensação de emoção às crianças concorrentes.

Nesse caso, não se deve contar com música, pois o som se espalha pela rua e os gritos dos caras abafam.

"Kostroma"

As crianças formam um círculo, de mãos dadas, e conduzem lentamente uma dança circular. O apresentador, no papel de Kostroma, fica no centro da dança de roda. Há um diálogo musical entre as crianças (todos cantam):

  • “Kostroma, Kostroma, minha senhora!
  • Kostroma tem geleia com torta,
  • Kostroma tem uma torta com queijo cottage! "
  • Você está saudável, Kostroma? "
  • Kostroma: "Ela estava saudável!"
  • Crianças: "Onde você esteve, Kostroma?"
  • Kostroma: "No rio ontem!"
  • Crianças: "O que você viu, Kostroma?"
  • Kostroma: "Pato cinzento!"
  • Crianças: "O que vocês estão fazendo agora?"
  • Kostroma: "Agora vou pegar todos vocês!"

Com as últimas palavras de Kostroma, os filhos, largando-se mutuamente, se espalham e Kostroma os alcança.

Jogo carrossel

As fitas são amarradas ao mastro, que deve ser 1 a menos que o número de crianças. Música está tocando (em grupos mais jovens será melhor que as crianças cantem do que música, já que cantar contribui para o desenvolvimento do aparelho articulatório), o mastro gira. Assim que a música desligar, as crianças devem pegar a fita. Aqueles que não têm tempo são eliminados. Isso continua até que reste 1 pessoa.

Em vez de um poste, você pode usar um arco, ao qual também são amarradas fitas.

Uma pessoa disfarçada torna-se o centro do arco e, se necessário, o segura ou torce. Entre outras coisas, podem ser amarradas fitas ao cinto de uma pessoa que desempenha um papel, por exemplo, de primavera. O homem girando o carrossel fala as palavras:

  • De alguma forma, mal
  • O carrossel está girando
  • Mas depois
  • O melhor é correr.
  • Mas primeiro, leve o seu tempo
  • Pare nosso carrossel.
  • Um dois três,
  • Carrossel, congela.

É permitido conduzir o jogo tanto no corredor quanto na rua.

"Queimadores"

As crianças formam pares um após o outro e, de mãos dadas, levantam as mãos (como para brincar de "Fluxo"). O último par, também de mãos dadas, passa entre os caras por toda a coluna e se torna o primeiro, e todos os outros pares fazem o mesmo. Assim que todos passam pelo chamado corredor, todos, ainda em pares, cantam a canção "Queime, queime claramente":

Queime, queime, limpe

Pra não sair!

Olhe para o céu,

Os pássaros estão voando

Os sinos estão tocando:

Ding-dong, ding-dong,

Corra rapidamente!

Nos últimos versos da música, o primeiro par, espalhando-se pelas laterais, vai para o final da coluna, e o líder (pode ser um adulto ou uma criança que não pegou um par) está tentando pegar alguém de o primeiro par. Se os filhos conseguiram chegar ao fim da coluna, eles voltam a ser um casal. Se eles conseguiram pegar um deles, então ele se torna o líder, e a criança restante e aquele que os pegou fecham a coluna.

"Catch-up" ou "Trap"

Você pode jogar com os caras do entrudo e os familiares "Catch-up" ou "Trap", só para manter o clima festivo no jogo é preciso trazer alguma novidade. Você pode, por exemplo, vestir o apresentador.

Para que as crianças se familiarizem com a cultura dos antigos eslavos, é recomendado que o apresentador use tais personagens como cabra (entre nossos ancestrais eram considerados um símbolo de fertilidade), Primavera, Maslenitsa.

Jogo "frigideiras"

Um círculo é desenhado na neve, cujo tamanho depende do número de filhos (quanto mais filhos, maior o círculo). Este círculo é considerado uma imitação de uma frigideira quente. Na contagem de 3, os caras que estão perto do círculo pularam com uma perna, tentando empurrar seu vizinho para dentro do círculo. Quem chegou lá foi frito.

Para evitar aglomeração, é recomendável desenhar um círculo, por exemplo, separadamente para as meninas e separadamente para os meninos.

Além dos jogos, a Maslenitsa não está completa sem concursos.

  • Competição "Luta no banco". Nos velhos tempos, nem um único Maslenitsa poderia viver sem as lutas de punho Maslenitsa. Uma competição semelhante, tendo pensado em medidas de segurança levando em consideração a idade das crianças, pode ser realizada no jardim de infância. Pode ser uma luta em um banco com almofadas (para os grupos mais velhos), para os mais novos pode-se usar uma luta em um banco usando balões em forma de paus ou espadas de papelão. A tarefa dos competidores é lutar até que o adversário caia do banco.
  • Competição "Quem é Maior?" Já que entrudo não é apenas comer panquecas, mas também conhecer a primavera, é possível realizar competições de velocidade e agilidade adicionando parafernália festiva ao jogo. É permitida a realização de um concurso "Quem é mais?" como independente, ou você pode incluí-lo no relé. As crianças são divididas em equipes, cuja tarefa é coletar o maior número de gotas de neve artificiais ou, por exemplo, panquecas de papel, espalhadas pelo campo (corredor, playground).

Competições indoor

É permitida a realização dos jogos e competições anteriores nas instalações: "Quem é mais?", "Luta no banco", "Carrossel". Mas, além deles, existem muitas outras tarefas interessantes, recomendadas diretamente para a realização em um music hall ou outra sala destinada a um feriado.

  • "Maldito ouro." As crianças formam um círculo (não há necessidade de dar as mãos), a música está tocando. Enquanto isso, um símbolo do entrudo está sendo passado de mão em mão. Pode ser uma panqueca de papelão, um sol de brinquedo ou uma boneca vestida para a primavera ou entrudo. Assim que a música para, a criança, em cujas mãos permanece o atributo, faz uma roda e começa a dançar. Em seguida, a música continua, a criança se ajeita e o jogo continua.
  • "Consertado buffs do cego". É escolhido um motorista, que é vendado e torcido no lugar várias vezes, depois em uma direção, depois na outra. O resto dos caras correu pelo corredor e congelou no lugar. Em seguida, o motorista, com os olhos vendados, anda pelo corredor e tenta manchar todos os caras. Aquele que for manchado por último vence.
  • Durante as reuniões do entrudo, você pode jogar o jogo "Pandeireta". Sentadas à mesa, as crianças passam um pandeiro entre si, ao som de música. Assim que a música para de tocar, a criança em cujas mãos o pandeiro foi encontrado sai da mesa e diverte os demais (dança, canta).
  • "Frango no poleiro". Este jogo é uma espécie de competição massiva. Para executá-lo, você precisará de muitos livros de capa larga e grossa (você pode pegá-los emprestados na biblioteca). Os livros são dispostos ao redor do corredor em um padrão xadrez em pequenas pilhas (3-4). Os jogadores sobem até a pilha e tentam pular quando contam até 3. Aquele que tiver sucesso, vence.

Quando há menos jogadores restantes, a tarefa pode se tornar mais difícil aumentando a pilha de livros. O jogo é uma paródia da competição "Suba em um pilar alto".

Dança redonda divertida

Nenhuma festa do entrudo acontece sem a tradicional dança folclórica russa. Essa diversão visa não só melhorar a coordenação dos movimentos, mas também contribui para o desenvolvimento do ouvido musical.

Se durante a dança de roda as crianças cantam junto, então, entre outras coisas, o aparelho articulatório se desenvolve.

"Round dance com um lenço"

As crianças se dão as mãos e começam a dançar, e no centro do círculo está Maslenitsa (um adulto com múmia) e canta:

  • Eu sou entrudo, entrudo, mas não sou uma enteada,
  • Assim que eu for com um lenço, irei até você agora mesmo!
  • Um lenço repousa sobre os ombros, que vem correndo primeiro,
  • Ele tira um lenço de mim e vai nos convidar para a primavera!
  • As crianças cantam para ela:
  • Venha a primavera, venha vermelho! Não haverá tempo para dormir para todos nós!
  • Fico feliz em vir logo! Dê-nos todo o sol!

Nas últimas linhas, a dança em círculo para e Maslenitsa aponta, a seu critério, para 2 rapazes que entram na roda e ficam de costas um para o outro. Na contagem de 3, os caras correm em direções opostas. O vencedor é aquele que chegar primeiro a Maslenitsa e tirar um lenço dela.

"Quanto custam as panquecas?"

Esta é uma dramatização musical. As crianças devem ouvir atentamente o líder e repetir todas as ações depois dele (no grupo mais jovem, os movimentos podem ser aprendidos com antecedência):

  • fazemos uma fogueira no fogão - os caras, parados em círculo, batem os pés com força, retratando o crepitar da lenha queimando;
  • você precisa esquentar a frigideira - os caras, de mãos dadas, dançam;
  • tomamos geléia - está tocando uma música em que se mencionam frutas silvestres (por exemplo, "Ah, minha framboesa, minha framboesa"), as crianças estão dançando;
  • espalhamos as panquecas com geleia e dobramos - as crianças apresentam qualquer forma de protuberância (pode ser um estreitamento da roda ao centro);
  • as panquecas revelaram-se gloriosas - as crianças divergem em diferentes direções, representando uma panqueca redonda.

"Skomorokhi" divertido

Adequado para pré-escolares mais jovens. As crianças colocam chapéus de curinga com sinos e realizam várias tarefas. Pode ser movimentos de dança ou paródia de animal.

Programa para os mais pequenos

Apresentamos a vossa atenção um programa de competição para a celebração da Maslenitsa para os mais pequenos (grupo de infância), que pode ser realizado tanto no music hall como na área de jogos do grupo de jardim de infância.

As crianças, se possível, vestem-se bem (como nem todas as crianças de 1,5 a 3 anos aceitam trocar de roupa, basta uma bandana com a imagem de uma personagem) e sentam-se nas cadeiras.

Skomorokhs (adultos) aparecem: Vanka e Petrushka.

  • Vanka: Olá, rapazes!
  • Petrushka: Olá meninas!
  • Skomorokhs juntos: E desejamos saúde aos adultos!
  • Crianças com adultos: Olá!
  • Salsa: Eu sou Parsley-jolly!
  • Roly! Eu sou Vanka-vstanka!
  • Bufões juntos: E viemos te divertir, comemorar Maslenitsa, passar o inverno e conhecer a primavera!
  • O inverno aparece com a música assustadora. Inverno: bem, bem, bem! Quem quer me expulsar? Quem está cansado das minhas bolas de neve e trenós?
  • Buffoons em uníssono: Não! Não! Não! Mãe Inverno, claro, não estamos cansados ​​de suas diversões, mas afinal é hora de você descansar. É hora de pássaros e animais encontrarem o sol da primavera!
  • Inverno: Se você está esperando dias quentes, se quer o sol, então me divirta! O boneco de neve está chamando: "Ei, boneco de neve, meu amigo fiel, venha logo, vamos brincar mais!" Um boneco de neve aparece, rola um carrinho, no qual há muitas bolas de neve feitas de algodão ou papel branco.
  • Boneco de neve: Aqui estou, Mãe Inverno, vamos brincar, crianças?
  • Crianças: YEAAA!
  • Boneco de neve: Vamos, crianças, eu tenho uma montanha de neve aqui! Você pega as bolas de neve nas mãos e nos enche de neve no inverno.
  • Crianças, sob a orientação de palhaços e educadores, jogam neve no Boneco de neve e no inverno. O jogo termina quando não houver mais neve no carrinho.
  • Inverno: Oh, estou um pouco cansado! Eu deveria sentar e descansar e ainda olhar para você!
  • Educadora: Claro, inverno é inverno, senta no nosso quintal (eles a convidam para sentar na cadeira), mostra como sabe dançar.
  • As crianças, com a ajuda dos personagens mencionados acima, ficam em volta do inverno em um círculo e se dão as mãos. Educadores, crianças conduzem uma roda de dança ao som de música alegre e dizem: “Inverno é inverno! Onde você esteve? "
  • Winter: Trouxe frio para você e joguei no chão! (As crianças esfregam-se com canetas, fingindo estar com frio.)
  • Educadores, crianças: Ai vocês, inverno-inverno, vocês não vão me congelar. Vou correr e dançar e divertir você.
  • No início, na medida do possível, eles rapidamente correm em um círculo e, em seguida, estreitam lentamente o círculo em direção ao inverno. Então, tendo desconectado suas mãos, eles fogem, Winter os alcança.
  • Inverno: Oh, crianças, crianças, vocês me cansaram. Pode-se perceber, porém, que você precisa descansar, abrindo caminho para os outros.
  • Boneco de neve: De alguma forma começou a esquentar aqui, nós limpamos, crianças, neve, e vamos descansar, e é hora de vocês conhecerem a Primavera.
  • Crianças, com a ajuda de educadores e palhaços, jogam neve na carroça. O inverno está chegando. A primavera aparece.
  • Primavera: Olá pessoal. Ah, e por muito tempo esperei o sol forte esquentar. Mas isso dá azar: os raios de sol são muito pequenos. A professora coloca um pôster com um sol sem raios no quadro.
  • Buffoons: Olá, Mãe Primavera, isso não é problema nenhum. Os caras e eu agora vamos consertar tudo em um momento.
  • Mergulha um pincel em tinta amarela e desenha uma viga. Os adultos ajudam as crianças a desenhar raios.
  • Primavera: Obrigada crianças, sinto o calor do sol. É hora de eu ir embora, mas quero dar um presente para você. (Traz e põe na mesa um prato de panquecas.) O sol está quente, dá bondade a todos.
  • Skomorokh Petrushka: Bem, é hora de nós, amigos, fugirmos do quintal.
  • Buffoon Vanka: Bem, você lava as mãos e se senta, faça uma boa refeição.
sem comentários

Moda

a beleza

casa