Motorista

Características da profissão de maquinista

Características da profissão de maquinista
Contente
  1. Prós e contras da profissão
  2. Responsabilidades
  3. Educação
  4. Remuneração

Se você está interessado em profissões populares e atualmente exigidas, então você você deve prestar muita atenção à posição do maquinista... Este trabalho é bastante responsável e sério, vai servir aqueles jovens que se interessam por tecnologia e ciências exatas. Hoje, em nosso artigo, falaremos em detalhes sobre a atividade profissional do maquinista de uma locomotiva a diesel.

Prós e contras da profissão

Em primeiro lugar, deve-se dizer que a posição de um maquinista de locomotiva a diesel requer treinamento educacional e prático especializado. Isso se deve ao fato de o trabalho ser bastante responsável e difícil. Então, empregado deve realizar um grande número de funções: controle o trem estritamente de acordo com a programação, conheça e siga estritamente as regras de trânsito, conheça o significado dos semáforos e muito mais. Devido ao fato de o trabalho do maquinista ser complexo, muitas vezes este um especialista trabalha em conjunto com um assistente ou assistente, que executa uma variedade de tarefas auxiliares.

A profissão de maquinista é caracterizada por um grande número de características únicasque distinguem esta postagem de qualquer outra. Além disso, essas características não são apenas positivas, mas também negativas.

Antes de finalmente decidir obter uma educação em sua especialidade e associar sua vida a esse tipo de trabalho, você deve avaliar cuidadosamente todos os prós e contras.

Nesse caso, sua decisão será a mais equilibrada e objetiva possível, você não se arrependerá no futuro, e a escolha da profissão em si só lhe trará emoções positivas.

Para começar, é preciso falar sobre o mérito do trabalho de um maquinista.

  • A relevância da profissão. Esta posição é bastante procurada no território da Rússia. Além disso, você encontra vagas em quase todas as regiões do nosso país. Conseqüentemente, se você concluir o treinamento educacional em sua especialidade, não ficará desempregado. Pelo contrário, será um especialista exigido e relevante no mercado de pessoal nacional.
  • Grande salário. Devido ao facto de as tarefas profissionais que o maquinista realiza diariamente serem bastante complexas e responsáveis, os empregadores recompensam generosamente o trabalho dos especialistas. Graças ao alto nível de salários, você poderá manter um padrão de vida bastante elevado, além de ajudar financeiramente sua família.

Porém, além das vantagens, a profissão também apresenta desvantagens.

  • Condições de trabalho difíceis. O maquinista não faz seu trabalho em condições confortáveis ​​de escritório, mas em circunstâncias bastante adversas. O trabalho árduo e estressante pode afetar negativamente a saúde da pessoa que ocupa esta posição, portanto, exige-se boa preparação física e resistência.
  • Gênero desigual. O maquinista é um trabalho predominantemente masculino. O belo sexo, que deseja assumir esta posição, não será fácil no processo de procura de emprego.
  • Falta de perspectivas. O maquinista é um especialista que raramente sobe na carreira. Ele frequentemente permanece nesta posição ao longo de sua vida profissional. Se você quiser se desenvolver constantemente, terá que mudar a esfera ou ir para uma área adjacente.

Responsabilidades

As funções laborais do maquinista encontram-se detalhadas nos documentos oficiais que regulamentam a sua atividade. Estes incluem principalmente padrão profissional, descrição de funções e documentos internos (manuais e instruções da empresa). De um modo geral, esses documentos são padronizados, mas cada empregador pode fazer ajustes e acréscimos dependendo das especificidades das atividades de cada empresa. Além disso, as responsabilidades de um profissional variam de acordo com o nível de sua formação, experiência de trabalho e qualificações.

Tradicionalmente, as funções de um maquinista incluem as seguintes tarefas:

  • adesão incondicional às instruções do maquinista;
  • conformidade com os regulamentos de segurança;
  • desenvolvimento profissional contínuo;
  • aderência ao cronograma e cronograma de trabalho;
  • aderência ao horário do trem;
  • controle da condição técnica das locomotivas;
  • sinais de rastreamento de semáforos e vários ponteiros;
  • cumprimento dos limites de velocidade prescritos;
  • notificação aos atendentes sobre a presença de avarias ou avarias;
  • monitorar o funcionamento de dispositivos e dispositivos;
  • monitorar o nível de consumo de combustível.

Deve-se ter em mente que a descrição do trabalho não apenas inclui deveres, mas também fornece responsabilidades... Assim, por desempenho de má qualidade de seu trabalho ou por recusa em realizá-lo, o maquinista pode ser submetido a responsabilidade de diferentes níveis (do disciplinar ao penal). A este respeito, antes de procurar oficialmente um emprego para um cargo, deve ler atentamente todos os documentos que regulamentam a actividade de um especialista.

É importante que você combine o que é exigido de você com o que você sabe fazer.

Educação

Para assumir a posição de um maquinista de locomotiva a diesel, você precisa passar pelo apropriado Educação... Diploma de especialista pode ser obtido em uma instituição profissional secundária (como uma faculdade ou escola técnica). Neste caso, deve-se dar preferência a áreas de treinamento como "Auxiliar de maquinista de locomotiva de manobra", "Auxiliar de maquinista de locomotiva a diesel", "Auxiliar de maquinista de locomotiva elétrica". Dependendo do programa escolhido, o processo de aprendizagem pode durar um tempo diferente, em média, você pode obter um diploma em 3 anos.

Você pode entrar em uma instituição profissional secundária após a 9ª série. Nesse caso, você deve visitar a instituição de ensino de seu interesse com antecedência e saber quais exames você precisa fazer. Na hora de escolher uma instituição de ensino, é aconselhável dar preferência a escolas e faculdades técnicas especializadas em ferrovias, que estejam localizadas em grandes cidades ou na capital.

Deve-se levar em consideração de antemão que o treinamento é bastante difícil, pois você vai estudar um grande número de disciplinas técnicas especializadas... Ao mesmo tempo, é importante prestar atenção não só ao treinamento teórico, mas também à aquisição de competências e habilidades práticas.

Remuneração

O salário de um maquinista depende de um grande número de fatores:

  • região de residência (na capital os especialistas recebem mais do que nas províncias);
  • experiência de trabalho e nível de escolaridade (o nível de remuneração material depende diretamente desses fatores);
  • esfera de trabalho (nas empresas estatais, os especialistas recebem menos do que nas empresas privadas).

Se dermos números médios, podemos concluir que o salário de um motorista de locomotiva a diesel varia na faixa de 40.000 a 80.000 rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa