Motorista

Tudo sobre a profissão de motorista assistente

Tudo sobre a profissão de motorista assistente
Contente
  1. Descrição da profissão
  2. Responsabilidades
  3. Qualidades pessoais e habilidades necessárias
  4. Educação
  5. O salário

O trabalho na ferrovia foi considerado de muito prestígio em todos os momentos. Os ferroviários contam com hospitais, sanatórios, creches, casas de cultura, clubes desportivos e outros equipamentos sociais próprios, pelo que muitos jovens gostariam de trabalhar neste sector da economia nacional. Entre o grande número de especialidades ferroviárias, muitas delas optam pela profissão de auxiliar de maquinista.

Descrição da profissão

O assistente do motorista é chamado o especialista subordinado ao condutor de locomotiva ou locomotiva elétrica e que desempenhe funções auxiliares em relação à manutenção da locomotiva. A história da profissão remonta a meados do século XIX - época do aparecimento das locomotivas a vapor, quando várias pessoas se empenhavam ao mesmo tempo no seu serviço: um maquinista e um casal de foguistas.

Com o advento das locomotivas a diesel, as brigadas foram reduzidas a duas pessoas - o maquinista que controla a locomotiva e o operador a diesel que controla o funcionamento da instalação a diesel. As equipes de locomotivas modernas consistem de um motorista e seu assistente, que podem substituir seu mentor a qualquer momento e assumir o controle da locomotiva elétrica em suas próprias mãos.

Assim, o auxiliar do maquinista não é apenas um especialista que resolve os problemas técnicos da locomotiva, mas também um reserva de pleno direito do maquinista.

A grande procura desta especialidade em instituições de ensino especializadas deve-se a um conjunto de vantagens indiscutíveis desta profissão complexa e responsável.

  1. Os trens ainda são o meio de transporte mais massivo e popular. e, portanto, a demanda por auxiliares de motorista é muito alta.O titular desta especialidade tem a garantia de estar empregado em qualquer parte do país onde exista uma ligação ferroviária, o que torna a profissão muito procurada pelos jovens.
  2. O trabalho de motorista assistente é considerado muito bem remunerado, e mesmo os graduados de faculdades e faculdades de ontem podem contar com um salário de 16-25 mil rublos, dependendo do local de residência, as especificações do trabalho e a presença do coeficiente do norte.
  3. A existência de progressão na carreira também contribui para a popularidade da profissão. Depois de vários anos de trabalho sem problemas, o auxiliar pode ser encaminhado pela empresa para cursos de maquinistas elétricos, após o qual recebe um certificado da forma estabelecida e pode começar a trabalhar em uma nova especialidade, mais responsável e bem remunerada. Além disso, um maquinista auxiliar pode ser contratado no depósito de locomotivas para o cargo de capataz ou chefe de seção.
  4. Controle médico pré-viagem e exame médico anual permitem que você monitore sua saúde e não perca o aparecimento de uma doença grave. Além disso, os exames médicos, exames e tratamento dos trabalhadores ferroviários são realizados de forma absolutamente gratuita e em instituições médicas bem equipadas pertencentes ao Ministério das Ferrovias.

No entanto, apesar das vantagens óbvias dessa profissão, ela ainda tem desvantagens. Isso inclui condições de trabalho difíceis devido ao trabalho em um espaço confinado sob constante exposição a ruído, vibração, um poderoso campo eletromagnético e poeira da estrada. Não podemos esquecer o risco de acidentes e catástrofes, que, embora extremamente raros, no entanto ocorrem no transporte ferroviário, bem como o sentimento de responsabilidade acrescida pela vida das pessoas, que por vezes conduz a um sentimento constante de ansiedade e tensão nervosa.

Além disso, o trabalho envolve programação de turnos com viagens regulares à noite e, por consequência, ausências frequentes e prolongadas do domicílio, que podem afetar negativamente as relações familiares.

Portanto, ao escolher esta especialidade, é necessário pesar cuidadosamente todos os prós e contras, levando em consideração não apenas os prós, mas também os contras da profissão.

Responsabilidades

Termos de referência de um especialista é regulado pela descrição do trabalho e envolve atividade intelectual e física... As principais responsabilidades de um membro de uma brigada de locomotivas servindo trens de carga e de passageiros são consideradas a seguir, uma vez que trens elétricos e trens de metrô são frequentemente atendidos por um motorista experiente sem a presença de um assistente.

Antes da viagem

Assistente de motorista deve inspecionar a locomotiva elétrica (locomotiva diesel) antes da viagem e avalie seu estado técnico. Em primeiro lugar, o especialista deve cuidadosamente leia as entradas do logbook, onde forem prescritas deficiências no funcionamento da locomotiva e verificar se foram eliminadas. Deve-se prestar atenção especial aos rodados, verificando-os quanto a lascas, deslizadores, rolo pontiagudo e entalhe da cumeeira, bem como molas e molas. Observe também o estado da unidade da caixa de eixo: verifique o aperto dos parafusos, certifique-se de que a graxa não vaza por baixo da tampa e, se necessário, lubrifique as mandíbulas da caixa de eixo.

O assistente é obrigado a verificar o equipamento de travagem, operacionalidade de equipamentos de controle e medição, sinais sonoros e de iluminação, bem como a presença de equipamentos de combate a incêndio. Além disso, o especialista deve Certifique-se de ter lubrificantes, materiais de limpeza e as ferramentas de reparo necessárias. Em caso de avaria da locomotiva ou de falta do equipamento necessário, o ajudante é obrigado a informar imediatamente o maquinista e a fazer o devido registo no diário de bordo.

Além disso, o auxiliar é obrigado a verificar o correto acoplamento da locomotiva às carruagens e a qualidade da comunicação com a sala de controle e os maquinistas das demais tripulações dos trens.

Durante uma viagem

Durante a movimentação da locomotiva elétrica (locomotiva diesel), o ajudante do maquinista deve seguir clara e rapidamente as instruções do motorista, e também repetir periodicamente a velocidade de movimento permitida nesta seção, as leituras dos sinais do semáforo, a posição do controlador e a pressão do ar nos freios. Além disso, o ajudante deve relembre o maquinista da aproximação aos pontos de teste estabelecidos dos freios automáticos e, em caso de perda repentina de desempenho do maquinista, assuma o controle do trem.

Em tais situações, o especialista deve comunique imediatamente o incidente ao despachante do trem e ao atendente da estação e tome todas as medidas para entregar o trem com segurança na estação, cumprindo as regras de negociação estabelecidas. Além disso, um especialista é obrigado a monitorar o funcionamento dos sinais sonoros e luminosos, garantir uma comunicação de rádio estável com a sala de controle e monitorar cuidadosamente as alterações nas leituras dos instrumentos e sensores, informando o motorista sobre as mesmas. As funções do assistente incluem informar o motorista sobre o limite de velocidade em um determinado trecho da pista e informar imediatamente que a locomotiva excedeu ou perdeu velocidade.

Depois da viagem

Na chegada à estação, onde ocorre a troca da tripulação da locomotiva, ou no destino, o maquinista auxiliar deve entregar a locomotiva. Ele deve fazer as anotações necessárias no livro de registro e escrever comentários sobre o funcionamento do equipamento nele. A seguir, o especialista deve limpar a cabine, fechar as escotilhas, janelas e a porta.

Além disso, o auxiliar do maquinista deve conhecer a estrutura da locomotiva elétrica (locomotiva a diesel), ser capaz de consertar suas unidades durante a viagem, além de estar familiarizado com as técnicas de segurança e extinção de incêndio.

O especialista deve acompanhar a prevenção da movimentação espontânea do trem nas paradas, conhecer as taxas de consumo de energia elétrica e óleo diesel nos diferentes modos de movimentação, evitar gastos excessivos e fazer propostas para economia desses recursos.

Qualidades pessoais e habilidades necessárias

A profissão de motorista assistente refere-se a especialidades técnicas complexas e requer todo um conjunto de qualidades pessoais e habilidades especiais de uma pessoa... Portanto, um jovem que deseja se tornar um assistente de motorista deve ser disciplinado e responsável, ter uma boa reação, atenção e cautela, ser circunspecto, persistente, resistente ao estresse, ter boa memória visual e capacidade de mudar rapidamente de atenção. Alta coordenação de movimentos, bom olho, visão e audição aguçadas e uma mente técnica são incentivados. Além disso, o candidato deve ter uma reação ultrarrápida e excelente saúde.

Educação

Você pode desaprender a se tornar um motorista assistente na escola secundária do Ministério das Ferrovias - escola técnica, faculdade ou faculdade com graduação em Operação Técnica de Material Rodante Ferroviário ou Auxiliar de Motorista. A profissão não implica estudar em universidade e, portanto, é possível ingressar nesta especialidade tanto após o 11º ano como após o 9º ano. Devido à alta demanda, a competição por essa especialidade é bastante grande. Os candidatos devem ter um bom conhecimento de assuntos como ciência da computação, física e matemática.

Muitos SSUZs realizam recrutamento direcionado por ordem de depósitos de locomotivas e outros departamentos ferroviários. Portanto, apesar da alta competição, ainda há chances reais de entrar no orçamento. Por esta necessário um apelo especial da organização ferroviária, em que o futuro graduado será obrigado a encontrar um emprego após a formatura. Os candidatos são submetidos a um exame médico rigoroso, avaliando a adequação do seu estado de saúde para trabalhar na ferrovia.

A este respeito, pessoas que sofrem de distúrbios neuropsiquiátricos, doenças gastrointestinais crônicas, tuberculose, doenças dos sistemas cardiovascular e musculoesquelético, bem como deficiência visual ou auditiva, daltonismo e cegueira noturna devem ser inscritas em outras especialidades.

O salário

O salário dos assistentes de motorista na Russian Railways difere dependendo da região, tempo de serviço e as especificidades do trabalho. Assim, os especialistas que atuam no transporte de cargas e passageiros recebem um pouco mais do que auxiliares de maquinistas de manobra. Além disso, se o auxiliar tiver autorização para operar locomotivas a diesel (locomotivas elétricas), poderá contar com acréscimo de 10% sobre o salário. Para o trabalho em feriados, o aumento é de 2,2%, para o trabalho noturno - 40%, para o trabalho no Extremo Norte - 30%. Existem também bônus de antiguidade, que variam de 5 a 30%.

Grande parte do salário de um especialista recai sobre bônus... Assim, o maquinista auxiliar de trens de passageiros recebe bônus de 20% para operar trens de acordo com a programação, e o funcionário que cumprir o plano mensal para desempenho de locomotiva no tráfego de carga pode contar com 15% do salário. Em média, os assistentes de motorista experientes ganham de 22.000 rublos (região de Kostroma) a 55.000 rublos (região de Sverdlovsk e Yekaterinburg). Para efeito de comparação, nos EUA o salário de tal especialista em rublos russos é 30-160 mil, no Cazaquistão - 21-22 mil, na Ucrânia - 19-24 mil e na Bielo-Rússia - 16-26 mil rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa