Motorista

Motorista de elevação: características e requisitos

Motorista de elevação: características e requisitos
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Quanto ganham os maquinistas na Rússia?
  3. Prós e contras da profissão
  4. Visão geral de dígitos
  5. Requisitos
  6. Educação

Para o transporte conveniente de pessoas e objetos para edifícios altos e baixos, é usado um equipamento especial denominado talha. Esta é uma máquina complexa que requer certos conhecimentos e habilidades para operar. O operador controla as funções do elevador.

É uma pessoa especialmente treinada que deve não só utilizar o equipamento corretamente, mas também solucionar as dificuldades que surgirem durante o trabalho.

Que é aquele?

Motorista de elevador É um funcionário especialmente treinado cuja principal responsabilidade é a manutenção e utilização do mecanismo (máquina elevatória). O trabalho inclui muitas nuances, incluindo a garantia de total segurança para você e outros funcionários. Também o especialista com certeza participará, tanto no trabalho de preparação como na instalação. Atualmente, várias opções para unidades de construção são usadas, que diferem em funcionalidade. Dependendo do modelo, o trabalhador pode precisar de habilidades no manuseio do guincho, bem como do gerador de energia.

Os mecanismos de elevação podem ser divididos em grupos separados de acordo com as seguintes características.

  1. Mobilidade.
  2. Tipo de tração.
  3. Tipo de unidade.
  4. Tipo de cargas sendo levantadas.
  5. A presença de um contrapeso.
  6. Ciclicidade de ações.
  7. Colocação do sistema de controle.

Um maquinista profissional pode dirigir diferentes tipos de carros... Normalmente, as torres de içamento são frequentemente utilizadas nas indústrias de petróleo e construção. Além disso, o equipamento especial é indispensável ao fazer a manutenção de prédios altos e outras estruturas semelhantes.Nesse sentido, os motoristas do elevador hidráulico e das torres estão sempre em demanda.

Durante o trabalho, o motorista é obrigado a monitorar cuidadosamente o funcionamento da máquina e verificar sua capacidade de manutenção... Em caso de falha, é necessário realizar rapidamente os reparos e voltar a realizar as tarefas diretas. Elevadores móveis também estão em demanda. Para transportá-los de um lugar para outro, eles utilizam um trator ou carro, que, via de regra, é conduzido por um motorista. Neste caso, o funcionário é necessário monitorar não apenas as condições do elevador, mas também do veículo de transporte. Ao assumir uma posição, um novo funcionário é obrigado fazer estágios como assistente de um especialista mais experiente e habilidoso. Isso é necessário para verificar o nível de treinamento do trabalhador. A duração do estágio pode variar, mas a média é de vários turnos. Em alguns casos, um especialista pode começar imediatamente a desempenhar todas as funções de trabalho na íntegra. Os empregadores aplicam esta abordagem a funcionários com longa experiência e numerosos méritos trabalhistas. Caso o funcionário não possua experiência de trabalho, o estágio pode ser estendido.

Se o funcionário não ocupou o cargo de maquinista por mais de um ano, ele precisa confirmar o nível de conhecimento e habilidade nessa área.

Essa exigência está sendo feita por empresas cada vez mais modernas. Também são realizadas instruções e treinamentos, nos quais o funcionário é apresentado aos novos equipamentos, bem como às peculiaridades de seu funcionamento e manutenção.

Quanto ganham os maquinistas na Rússia?

O nível de salário depende de muitos fatores. Isso é significativamente afetado as qualificações do funcionário, bem como seu tempo de serviço no cargo... Em média, um especialista iniciante pode ganhar 60 mil rublos por mês. Cerca de 60 mil rublos são ganhos por um especialista cuja experiência profissional é de cerca de 3 anos. Funcionários mais experientes podem receber um salário de 100 mil rublos. O segundo fator que afeta fortemente o tamanho do salário é a cidade e a complexidade do trabalho. Em grandes áreas metropolitanas, um trabalhador ganha mais do que um especialista em uma pequena aldeia.

Prós e contras da profissão

Cada profissão tem suas próprias vantagens e desvantagens. Depois de avaliá-los, uma pessoa pode fazer uma escolha a favor de tal posição ou recusar-se completamente a se desenvolver nessa direção. Os itens a seguir são considerados vantagens.

  1. Um salário decente que compete com sucesso com os salários dos funcionários em setores relacionados.
  2. Oportunidades de carreira resultantes de aumento de ganhos.
  3. Alta demanda por especialistas. Hoje no mercado de trabalho há sempre vaga para ascensorista profissional.

Como falta Observe apenas o perigo durante o trabalho e o risco para a saúde. No processo de desempenho de funções oficiais, o especialista se expõe a uma influência negativa. O estado de saúde é afetado negativamente pela poluição de poeira e gás.

Não se esqueça da altitude elevada, bem como da movimentação de outros equipamentos nas proximidades. Para estar do lado seguro, o trabalhador deve cumprir estritamente as regras de segurança e usar equipamentos de proteção especiais, incluindo calçados.

Visão geral de dígitos

Para indicar o nível de cada funcionário, as classificações foram desenvolvidas... Este ramo de trabalho inclui todas as 3 qualificações possíveis: 5,6 e 7 categorias.

  • Trabalhador da 5ª categoria... O motorista do elevador trabalha em objetos que foram atribuídos à primeira categoria de complexidade. Sua profundidade máxima é de 1500 metros.
  • 6 categorias... Esta categoria de especialistas trabalha com poços de segundo nível de complexidade. O indicador de profundidade ultrapassa 1.500 metros. Além disso, a zona apresenta condições geológicas especiais que dificultam o processo de realização de qualquer obra.
  • 7ª categoria. O último nível indica que este é um especialista experiente que pode manusear habilmente equipamentos de várias capacidades. O motorista utiliza equipamentos com capacidade de içamento superior a 80 toneladas.

Requisitos

Qualidades pessoais

Ao escolher um funcionário para o cargo de guincho, os empregadores prestam atenção não apenas às habilidades profissionais, mas também às qualidades pessoais de uma pessoa. Um funcionário desta área deve ter as seguintes características pessoais.

  1. Cuidado.
  2. Atenção.
  3. Concentração.
  4. Resistência.
  5. Uma responsabilidade.
  6. Tolerância ao estresse.

De acordo com a maioria das empresas, esses recursos são os principais. Também é um bom funcionário deve ter excelente memória e um olho limpo... Isso ajudará o funcionário não apenas a cumprir a tarefa com sucesso, mas também a resolver o problema rapidamente. Devido a sérios problemas de visão, o candidato pode ser recusado.

Também importante tem boa saúde... Candidatos com doenças crônicas graves de órgãos vitais (coração, órgãos respiratórios, etc.) não podem trabalhar. Além disso, uma pessoa com problemas de sistema nervoso e transtornos mentais não pode trabalhar como motorista. Problemas com o sistema músculo-esquelético são considerados um motivo legítimo para negar uma posição a um candidato.

Conhecimento e habilidades

Para trabalhar em qualquer atividade, o funcionário deve ter conhecimentos e habilidades especiais adquiridos com a experiência. O operador do elevador pode atender aos seguintes requisitos.

  1. Conheça a fundo a estrutura dos equipamentos utilizados na obra. O equipamento será diferente dependendo das condições de operação.
  2. Se necessário, o motorista é obrigado a fazer pequenas reparações para evitar uma avaria maior e o retorno ao serviço. Nesse sentido, são necessárias habilidades para trabalhar com ferramentas.
  3. Levando em consideração que o equipamento está em constante aperfeiçoamento, o funcionário deve aprimorar suas qualificações em tempo hábil, estudando novos equipamentos.
  4. Habilidades de apontar primeiros socorros são obrigatórias. Eles podem se tornar vitais em um acidente. O ocupante do cargo deve conhecer a terminologia profissional, inclusive a documentação de trabalho.
  5. Se um especialista novato trabalha sob a orientação de um funcionário experiente, o motorista não deve apenas verificar o nível de formação do futuro encarregado, mas também explicar de forma clara e inteligível tudo o que for necessário.
  6. Dado que alguns elevadores devem ser transportados em veículos, o condutor deve possuir carteira de habilitação da categoria exigida.

    A maioria dos maquinistas trabalha na área de petróleo e gás. Neste caso, para cumprir todas as funções atribuídas ao trabalhador, o especialista necessita de saber não só da estrutura do ascensor e dos motivos do seu funcionamento. Nesta indústria, o conhecimento sobre a tecnologia de extração de recursos naturais é obrigatório. Além disso, os empregadores exigem que os futuros funcionários estejam cientes das seguintes áreas.

    • Engenharia elétrica.
    • Ofício de serralheiro.
    • Recursos de reparo de motor.

    A lista de requisitos para um funcionário pode variar de empresa para empresa. Em qualquer caso, o dever do empregador é manter o trabalhador atualizado com o auxílio de instruções especiais, bem como familiarizá-lo com os requisitos de segurança. PARA trabalho independente só são permitidos os especialistas que tenham comprovado suas habilitações com sucesso e também tenham feito exame médico, durante o qual não foram detectados problemas de saúde.

    Educação

    Para se tornar um motorista de elevador profissional, você precisa obter uma educação adequada... Um diploma de ensino secundário especializado é emitido para graduados de faculdades e escolas técnicas que escolheram a especialidade relevante.Se não for possível se tornar um estudante, você pode fazer cursos que são implementados com base em várias instituições e centros de ensino.

    Durante o treinamento, os futuros maquinistas recebem todos os conhecimentos necessários para se desenvolverem ainda mais na profissão escolhida. Além da componente teórica, os alunos aprimoram suas habilidades na prática. Os alunos trabalham com equipamentos, reparam-nos, estudam as características de estruturas de vários tipos e realizam outras tarefas de que com certeza vão precisar quando forem admitidos no cargo. Em algumas instituições de ensino você pode obter uma especialidade com base no orçamento. Os alunos em tempo integral recebem uma bolsa mensal. Após a formatura, os futuros especialistas são enviados à prática para aprimorar seus conhecimentos.

    Será útil e cursos de atualização. Eles serão úteis para iniciantes e profissionais experientes. Lembre-se de que o hardware e as ferramentas utilizadas durante o trabalho são constantemente atualizados e aprimorados. Para continuar sendo solicitado como especialista, você precisa ser capaz de trabalhar com vários tipos de equipamentos.

    Dada a grande procura de elevadores, não será difícil encontrar uma escola técnica ou escola com a especialização adequada. Eles podem ser encontrados tanto em grandes cidades quanto em assentamentos de tipo urbano.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa