Motorista

Tudo sobre a profissão de operador de bomba

Tudo sobre a profissão de operador de bomba
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Uma responsabilidade
  5. Educação
  6. Onde funciona?

Vários processos de produção envolvem o movimento de substâncias líquidas, dirigidas por dutos até o tanque por meio de unidades de bombeamento. Para que o equipamento de bombeamento funcione sem problemas, é necessário um trabalhador especialmente treinado que irá monitorar este processo e, se necessário, será capaz de prevenir uma situação de emergência em tempo hábil.

Peculiaridades

Operador de estação de bombeamento é um especialista cuja profissão está relacionada com o funcionamento de vários sistemas. No curso de seu trabalho, ele precisa levar em consideração os dados dos sensores e instrumentos de medição e controle para manter o equipamento de bombeamento em funcionamento. A maioria das instalações industriais são equipadas com unidades de bombeamento automatizadas, para seu serviço ao motorista conhecimento e habilidades serão necessários com esses sistemas. Em caso de emergência, o motorista deve tomar as medidas oportunas, que consistem em interromper o fornecimento de substâncias líquidas. Ou seu modo de movimento muda.

Para cumprir suas obrigações de trabalho, um operador de bomba deve compreender as características de design das unidades de bombeamento, ser capaz de detectar avarias e, no âmbito das suas competências, eliminá-las, e se tal não for possível, as funções do especialista incluem uma mensagem de emergência à direcção superior sobre a presença de uma emergência. Antes de iniciar o trabalho, o motorista deve briefing sobre as regras de trabalho na unidade de bombeamento e segurança... O briefing é repetido todos os anos.Se, durante o exame de conhecimentos, o especialista não atender aos requisitos estabelecidos, será suspenso do trabalho. Ele será capaz de trabalhar de forma independente somente após aumentar o nível de sua competência.

Além do briefing, a admissão ao trabalho também implica exame médico - o empregado passa por exame médico antes da contratação e, posteriormente, anualmente, de acordo com cronograma estabelecido pelo empregador.

São realizados exames para a presença de contra-indicações médicas para a realização de trabalhos na especialidade “operador de bomba”, uma vez que o trabalho deste trabalhador está associado a vibrações, ruídos intensos e fortes esforços nas articulações.

Responsabilidades

No território da Rússia, existe um único livro de referência, onde as tarifas são indicadas, bem como as normas das profissões de trabalho (ETKS), segundo as quais para a especialidade de operador de bomba os graus de suas qualificações são fornecidos de 2 a 6 categorias... Com base no ETKS, que é actualizado anualmente, todas as empresas e organizações onde existam tais trabalhadores no seu quadro de pessoal actualizam as suas descrições de funções, alinhando-as de acordo com as normas da legislação em vigor.

A produtividade das estações elevatórias é diferente e, quanto mais elevada, mais graves são as exigências sobre a qualificação dos especialistas que as servem. O salário do funcionário também depende do nível da categoria. A qualificação mais baixa paga é o nível 2. Esse especialista está autorizado a trabalhar na instalação, cujo fluxo total não excede 1000 metros cúbicos. / m3 por hora, mas se estamos falando de gás ou derivados de petróleo, o nível de alimentação é permitido até 100 metros cúbicos. / m3.

Instalações com maior produtividade de 1000 a 3000 metros cúbicos. / m3 atendido por motoristas 3 dígitos... Para trabalhos com volume de entrega de 3.000 a 10.000 metros cúbicos. / m3 qualificação necessária 4 dígitos, e para alimentar de 10.000 a 15.000 metros cúbicos. / m3 o driver deve ter 5ª categoria. Qualificação 6 categorias permite trabalhar em instalações com abastecimento superior a 15.000 metros cúbicos. / m3 por hora.

No total, o operador da bomba deve realizar as seguintes funções:

  • atuação em sites industriais, tomadas de água, canteiros de obras, bem como na área de manutenção de equipamentos de bombeamento com a eliminação de falhas e deficiências;
  • controle do funcionamento das unidades de bombeamento a vácuo, bem como da sua manutenção;
  • comissionamento e desligamento do sistema;
  • controle sobre a manutenção dos parâmetros de pressão ajustados no sistema de bombeamento;
  • garantir a operação do sistema sem interrupções ao longo de toda a extensão da seção de trabalho do duto com manutenção;
  • reparação e manutenção de instalações elétricas, controle de carga de equipamento elétrico;
  • contabilidade e relatórios sobre a operação da unidade de bombeamento;
  • participação na revisão geral e atual da instalação.

Para realizar o trabalho de forma independente, um especialista deve ter certa experiência prática.

Conhecimento e habilidades

De um especialista em manutenção de equipamentos de bombeamento, não só são necessárias habilidades práticas, mas também conhecimentos teóricos. Motorista deve conhecer as propriedades físicas e químicas do produtoque é bombeado pelo sistema e também possui conhecimento no domínio do trabalho eléctrico. Além disso, para fazer a manutenção do sistema, você precisa entender os óleos usados ​​da máquina, conhecer o princípio de operação da bomba, do motor e do dispositivo do equipamento de medição.

Uma vez que as funções do motorista incluem reparo e comissionamento de equipamentos, ele deve ter as habilidades para trabalhar com bombas de diferentes designs, conhecer os esquemas de quaisquer comunicações, as cargas máximas que o equipamento pode suportar, e também ser capaz de eliminar rapidamente falhas de emergência do equipamento. O trabalho de um motorista em uma estação de bombeamento requer conformidade com as medidas de segurança no trabalho e proteção contra incêndio... Cada funcionário da instalação deve conhecer e estar apto a tomar medidas de emergência em caso de situações perigosas. Um especialista competente e experiente também deve ter um certo temperamento: atenção aos detalhes, precisão, um alto nível de responsabilidade e disciplina.

Uma responsabilidade

Um funcionário de uma unidade de bombeamento em seu trabalho deve ser orientado por um documento local denominado "Descrição do trabalho", que articula claramente suas responsabilidades. Caso essas funções não sejam desempenhadas ou o trabalho seja executado de forma inadequada, bem como por violação das exigências de disciplina do trabalho, proteção do trabalho e segurança contra incêndio, o empregado é pessoalmente responsável de acordo com as normas da legislação trabalhista em vigor. Em caso de danos materiais ou à reputação empresarial da organização em que desenvolve a sua atividade laboral, o operador da bomba pode ser punido de acordo com as leis trabalhistas, administrativas, civis ou criminais.

Educação

Para trabalhar como operador de unidade de bombeamento, é necessário ter o ensino médio técnico profissionalizante. Você pode obtê-lo de 2 maneiras.

  • Depois de terminar 9 ou 11 anos vão para uma faculdade ou escola técnica com viés técnico, onde são treinados para a especialidade pertinente. O prazo de estudos será de 2 anos após o término de 11 turmas e 4 anos após o término de 9 turmas de escolaridade.
  • Tendo ensino médio técnico básico profissionalizante, você pode obter especialização adicional em cursos especializados em instituições de treinamento credenciadas. O período de estudos nesses centros de treinamento é em média 1 ano. É possível que esse período seja ainda menor, dependendo do volume do programa do curso e das horas de estudo destinadas a ele.

Especialistas pré-fabricados também podem passar por treinamento para melhorar suas qualificações e melhorar seu grau. Para os operadores de unidades elevatórias no decurso do seu trabalho, é obrigatório melhorar as suas qualificações com uma frequência de 1 vez em 5 anos. O processo de aprendizagem pode ser em tempo integral, parcial ou parcial, quando são utilizados métodos eletrônicos de processo educacional a distância. Após a conclusão do curso de treinamento, o aluno recebe um certificado de obtenção da profissão de operador de sistema de bombeamento e instalação com a atribuição da categoria apropriada.

Este documento, baseado na Lei da Federação Russa de Educação nº 273 de 29 de dezembro de 2012 (Art. 60, Cláusula 11), dá direito ao exercício de atividades profissionais.

Onde funciona?

Um especialista em manutenção de bombas e compressores de processo, bem como estações de bombeamento, pode estar em demanda nas seguintes áreas econômicas e industriais:

  • Agricultura;
  • indústria de gás e petróleo;
  • captação de água industrial;
  • canteiros de obras;
  • operação e manutenção de plantas de aquecimento de água, caldeiras, dutos, sistemas de aquecimento, coletor de vapor, desaerador;
  • empresas de beneficiamento e mineração de carvão;
  • oficina de produção para remessa de produtos acabados líquidos.

O salário de um especialista depende na escala de produção, a qualificação de um especialista e o volume de produtividade da unidade de bombeamento. Freqüentemente, as estações de bombeamento estão localizadas em regiões climáticas desfavoráveis, por exemplo, no Extremo Norte. Nesse caso, o empregado recebe um complemento salarial e alguns benefícios.

As taxas de salário mínimo variam de 30 a 35.000 rublos. Os especialistas de nível médio ganham de 40 a 60.000 rublos. O ganho máximo de especialistas experientes pode chegar de 60 a 100.000 rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa