Motorista

Tudo sobre a profissão de motorista de metrô

Tudo sobre a profissão de motorista de metrô
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Requisitos
  4. Uma responsabilidade
  5. Educação
  6. Onde funciona?

Os residentes de grandes cidades podem apreciar plenamente o quanto suas vidas dependem do motorista do metrô. Todos os dias, você confia nesse estranho com sua rotina diária, roteiro da cidade, conforto de viagem e muitos planos importantes. Em nosso artigo, falaremos com mais detalhes sobre como qual é a responsabilidade do condutor de metrô, quais são os requisitos para um candidato a esta posição e que responsabilidade este especialista tem.

Peculiaridades

Um maquinista de trem elétrico é uma pessoa que fornece o controle de uma locomotiva de trem elétrico e é responsável pelo transporte de passageiros em linhas de metrô de superfície e subterrâneas em áreas metropolitanas. Podemos dizer que se trata de um maquinista.

O primeiro metrô apareceu em 1863 na Inglaterra. Inicialmente, os trens nele circulavam por tração a vapor, e desde 1890 - já por tração elétrica. Na União Soviética, a primeira linha de metrô foi lançada em 1935 em Moscou.

Com o desenvolvimento de tecnologias modernas, sistemas de transporte como metrô leve, monotrilho, S-Tog e alguns outros também foram adicionados aos tipos tradicionais de metrô de superfície e subterrâneo.

Os plantéis são dirigidos por profissionais que recebem treinamento especializado. Na Rússia de hoje, o metrô opera apenas em algumas grandes cidades - São Petersburgo, Moscou, Kazan, bem como N. Novgorod, Novosibirsk e Samara. Além disso, há um bonde do metrô em Volgogrado.

A pessoa que quer se tornar um motorista de metrô não deve apenas ter todas as habilidades e competências técnicas, ele também deve estar psicologicamente pronto para trabalhar no subsolo por um longo tempo em um espaço confinado, portanto, todos os candidatos devem passar por testes preliminares. Via de regra, o motorista do metrô trabalha em turnos. Por exemplo, em Moscou, são oferecidos os turnos diurno, noturno e noturno, enquanto o noturno, por sua vez, é dividido em vários turnos: início do trabalho à noite, depois há um breve descanso e parte da manhã.

Pela natureza de sua atividade, um motorista de metrô pode estar envolvido na solução de problemas como:

  • movimento de passageiros em uma folha de rota específica;
  • manobrar trens nas estações de chegada;
  • fique na reserva;
  • substituição de colega ausente.

É muito importante que o motorista transporte os passageiros o mais próximo possível do horário da viagem.

Este especialista deveria observe as precauções de segurança, se necessário, ser capaz de fornecer primeiros socorrosbem como oportuno reagir a todos os tipos de situações de emergência.

Responsabilidades

As obrigações trabalhistas de um motorista de metrô incluem as seguintes funções:

  • cumprimento das normas de segurança estabelecidas, bem como das instruções aprovadas para a condução de veículos elétricos;
  • exame médico obrigatório diário antes do início do turno de trabalho;
  • organização da aceitação do trem e sua entrega;
  • verificar o funcionamento do sistema de freio;
  • a implementação de medidas para o transporte de passageiros de acordo com o horário de circulação estabelecido sem admissão na cabine de pessoas não autorizadas;
  • o uso de modos de direção racionais e com economia de energia para veículos elétricos;
  • resposta atempada a qualquer informação recebida através do sistema de comunicação de emergência dos passageiros;
  • controle do estado técnico dos carros, bem como das cabines;
  • informando o despachante do metrô sobre qualquer mau funcionamento.

Requisitos

De acordo com o atual Tarifa unificada e livro de referência de qualificação, apenas um homem saudável e fisicamente forte com idade entre 18 e 40 anos, que completou o serviço militar nas fileiras das Forças Armadas da Federação Russa e tenha pelo menos o ensino médio, pode ser nomeado maquinista de trem elétrico. O trabalho nesta função para representantes femininos não está previsto em lei.

E hoje o motorista do metrô é bastante uma profissão exigida. Via de regra, muitas vagas estão sempre abertas para esta posição e os novos funcionários estão sendo treinados de forma contínua. No entanto, os requisitos para os candidatos também são os mais rigorosos. Cada candidato à vaga de motorista de metrô deve passar por um teste psicológico para determinar as características de seu psicótipo. Como resultado de tal estudo, a capacidade do requerente de se concentrar, memorizar grandes quantidades de informações e também a capacidade de mudar de uma manobra para outra são reveladas.

De grande importância para a aprovação na posição de um maquinista de trem elétrico é a condição física de uma pessoa. Esses trabalhadores devem estar em boas condições de saúde e livres de doenças crônicas graves. Eles devem ser fisicamente capazes de suportar altas cargas causadas pelo trabalho no escuro. Pessoas com patologias do aparelho vestibular não podem trabalhar, pois qualquer movimento do trem elétrico é acompanhado de vibração pronunciada. O motorista do metrô deve ter boa acuidade visual e uma percepção de cores ideal de 100%. Essa pessoa deve passar por um exame indispensável por um médico-narcologista, pois um candidato bem-sucedido para esta posição não pode ter hábitos ruins ou viciantes.

Antes do início do turno de trabalho, o motorista deve se submeter a um exame médico - são medidos os parâmetros de freqüência cardíaca e pressão arterial do funcionário, além da prova de alcoolismo e da presença ou ausência de substâncias proibidas no sangue.

Se o motorista estiver de mau humor, em estado de intensa excitação, estresse ou depressão, isso pode ser a base para a suspensão do turno. Somente esse controle rígido salvará a vida dos passageiros e evitará desastres.

Uma responsabilidade

O maquinista é totalmente responsável pela correta operação e manutenção do trem que lhe é confiado em condições de funcionamento, bem como pela cultura de atendimento ao passageiro e pela segurança de sua movimentação. Além disso, essa pessoa é responsável pelas ações de seu assistente.

A lei estabelece a responsabilidade do motorista e seu assistente pelos seguintes fundamentos:

  • a correcta manutenção do material circulante eléctrico confiado ao condutor, bem como do inventário, das ferramentas de trabalho e dos cadernos da secção de reparação desde a sua aceitação até à entrega;
  • garantir a segurança dos passageiros transportados e do tráfego de trens;
  • fornecer uma cultura de serviço;
  • observância das normas de operação técnica de metrôs, estabelecidas por despachos especiais, válidos em todo o território nacional;
  • observância das instruções para a circulação de vários trens e veículos, instruções de proteção do trabalho, normas de segurança contra incêndio;
  • cumprimento de todas as normas que regem o trabalho das tripulações das locomotivas;
  • passar em um exame médico periódico, bem como em exames pré e pós-viagem;
  • informar o despachante ou maquinista da ocorrência de avarias nos vagões, mantendo o funcionamento normal do veículo e seus elementos individuais;
  • assegurar o controle mútuo sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas.

E o motorista do metrô pode ser responsabilizado caso os seus conhecimentos técnicos e aptidões práticas para sair de situações de avaria do material circulante sejam considerados insatisfatórios. Este especialista não tem o direito de desselagem e desconexão não autorizada dos dispositivos operacionais, bem como dos dispositivos de segurança, não pode desligar os dispositivos de segurança defeituosos sem notificar o despachante do trem.

Educação

Para trabalhar como motorista de metrô, é melhor obter formação profissional na direção de “maquinista”. Você pode se inscrever em uma escola secundária tanto com base na 9ª série quanto após a 11ª série - isso apenas determina a duração do treinamento. Além disso, o motorista do metrô terá que estudar adicionalmente diretamente no empreendimento. No entanto, isso exigirá menos tempo e esforço do que adquirir conhecimentos do zero, embora essa prática exija requisitos bastante rigorosos para os candidatos.

Desde o primeiro dia de realização do programa, os alunos devem ser extremamente disciplinados e pontuais, não permitindo que se atrase um minuto sequer para as aulas - qualquer violação desta exigência cai imediatamente em arquivo pessoal. Não é recomendável tirar uma folga das aulas por questões pessoais. Na verdade, desde o primeiro dia de treinamento, todos os assuntos dos alunos só podem ser associados ao metrô.

Durante o desempenho de suas funções o motorista não é permitido usando um celular, tablet e, em geral, distraindo-o da execução de suas descrições de trabalho - respectivamente, e durante as aulas, essas ações também são proibidas para futuros motoristas de metrô.

No primeiro mês de estágio na UCH, ocorre o curso da profissão “Auxiliar de Maquinista”. Termina com a aprovação nas provas, seguida de uma semana de treinos no armazém, após a qual é necessário passar nos exames.

Do 2º ao 5º mês, é realizado o treinamento na especialidade “maquinista de trem elétrico”. Durante este tempo, os alunos estudam a estrutura do material circulante, familiarizam-se com as normas e regras estabelecidas para o funcionamento técnico da viatura, descobrem as possíveis causas de avarias e avarias da viatura e métodos para a sua eliminação o mais rapidamente possível . O curso termina com uma prática de um mês no depósito. De fato, neste momento, o registro no estado e a celebração do contrato de trabalho já estão sendo feitos, e o valor do salário também está definido. Mas o trabalho é realizado sob a supervisão de um mentor que tem autorização para treinar maquinistas de metrô.

Ao final do estágio, você deve passar nos exames:

  • equipamento pneumático;
  • Equipamento Mecânico;
  • equipamento elétrico;
  • controle de trem.

No entanto, o sucesso nos estudos e a aprovação nos exames finais não garantem de forma alguma uma promoção e ocupação instantânea do cargo de “condutor de metro”. Os candidatos terão que trabalhar como assistente de motorista por mais 3 meses. Nesse período, além de exercer suas funções diretas, o candidato a motorista deverá comparecer a jogos de emergência, viagens de treinamento, bem como participar de reuniões e outros eventos públicos.

Após o período de 3 meses, todos os atos deverão ser assinados com instrutores e mentores, bem como suplentes para funcionamento, e aprovação em exames internos. Somente após aprovação, o candidato poderá ocupar a vaga de maquinista de trem elétrico sem categoria.

Onde funciona?

Representantes dessa profissão trabalham no metrô. Como já foi mencionado, a esfera do emprego está limitada a algumas cidades importantes.

No nosso país, esta é uma profissão exigida e a sua remuneração é bastante elevada. Depende totalmente de vários parâmetros.

  • Qualificação grupo de funcionários e experiência de trabalho na especialidade... Assim, os motoristas de metrô da 1ª categoria, com experiência superior a 10 anos, podem receber até 100 mil rublos por mês. No entanto, existem alguns funcionários com uma experiência tão impressionante, porque há um limite de idade estrito na profissão.
  • A quantidade de salários é influenciada por horas trabalhadas. De acordo com a legislação em vigor, o maquinista é obrigado a trabalhar 6 horas por dia e 36 horas por semana Infelizmente, devido à falta de especialistas competentes, hoje a jornada muitas vezes aumenta para 8 horas diárias. Isso aumenta significativamente o nível de salários, mas também afeta a saúde do trabalhador da forma mais negativa.
  • O trabalho noturno, assim como o noturno, é 20% superior ao diurno. O turno noturno supera em 40% o diurno, e os maquinistas, cujo turno é dividido em vários períodos do dia, recebem 30% a mais.

    Também existem diferenças entre os salários dos motoristas de metrô nas diferentes cidades do nosso país. Além de um bom salário, o árduo trabalho dos trabalhadores dessa profissão lhes permite contar com certos benefícios sociais. Esses incluem:

    • viagens gratuitas no metrô a qualquer hora e em qualquer direção;
    • férias anuais, totalmente remuneradas, no valor de 42 dias, a partir do 3º ano de trabalho no depósito, aumenta para 44 dias;
    • qualquer especialista tem direito a contar com vaga na área de lazer para os trabalhadores do depósito;
    • Os colaboradores deste serviço recebem anualmente bilhetes de comboio gratuitos para deslocações ao local de descanso, bem como de regresso;
    • prêmios trimestrais e anuais.

    Além disso, os motoristas de metrô têm direito a treinamento em quaisquer universidades associadas às vias de comunicação. E também os trabalhadores desta especialidade podem contar com atendimento médico gratuito em instituições subordinadas.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa