Motorista

Tudo sobre a profissão de motorista de locomotiva elétrica

Tudo sobre a profissão de motorista de locomotiva elétrica
Contente
  1. Características da profissão
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Uma responsabilidade
  5. Educação
  6. Emprego

A rede ferroviária está em constante expansão e, portanto, a necessidade de motoristas de locomotivas elétricas está crescendo rapidamente. Este funcionário é o principal tripulante da locomotiva. A gestão de trens de passageiros ou de carga depende dele e nem todos podem dar conta.

Características da profissão

O condutor de locomotiva elétrica (especialista em gestão e manutenção) é uma profissão bastante específica que exige que o candidato a esta posição tenha certas qualidades morais e físicas. Um candidato a esta posição deve ter os seguintes dados:

  • paciência;
  • resistência física, indispensável em voos longos;
  • asseio;
  • a capacidade de realizar operações monótonas frequentemente repetitivas;
  • alta responsabilidade e organização.

Não funcionará para pessoas com problemas de saúde se tornarem motoristas de qualquer tipo de locomotiva. Na comissão médica, os candidatos com doenças cardíacas, problemas de visão, audição, asma e distúrbios do sistema musculoesquelético são imediatamente examinados.

Quem deseja tornar-se maquinista saiba que o cumprimento das funções desta especialidade não consiste apenas em viagens na cabine de uma locomotiva elétrica com um belo uniforme, mas também em noites sem dormir, uma agenda lotada de trabalho, disciplina rígida, quase militar.

Responsabilidades

O rol de funções de um especialista na gestão e manutenção de uma locomotiva elétrica é muito vasto e depende do tipo de trabalho que realiza e das suas qualificações. Mas existem requisitos gerais que não dependem de onde ele trabalha - no tráfego de mercadorias ou passageiros.

O maquinista da locomotiva elétrica deve saber:

  • o projeto e os parâmetros técnicos da locomotiva;
  • regras para o transporte de pessoas e mercadorias;
  • modo de movimento dos trens;
  • o estado da via férrea, o seu perfil no local da obra;
  • as capacidades das locomotivas elétricas sob várias condições de operação;
  • características da rede de contatos;
  • deve ser capaz de encontrar e corrigir falhas.

Estas são apenas responsabilidades básicas. Além do mais, o condutor durante o trabalho deve ter sempre consigo um certificado que comprove o seu direito ao conduzir uma locomotiva eléctrica, conhecer as regras de protecção contra incêndios, as instruções e outros documentos de segurança.

Conhecimento e habilidades

O trabalho de um motorista exige concentração constante. Os representantes desta profissão devem ter um conjunto de conhecimentos e habilidades:

  • ser capaz de operar uma locomotiva elétrica em situações típicas;
  • saber o que fazer em caso de incidentes fora do padrão;
  • ter uma compreensão do trabalho do chaveiro e direções de engenharia na identificação e eliminação de avarias e avarias;
  • ser capaz de usar comunicação por rádio e compreender seus princípios básicos;
  • em caso de emergência, ser capaz de se comunicar com as pessoas e evitar o pânico;
  • conhecer e seguir as regras de trânsito da ferrovia.

Conhecimento e habilidades básicas podem ser obtidos em uma instituição educacional especializada. Tudo o mais vem com o tempo, com o acúmulo de experiência. Os motoristas de trens participam regularmente de seminários e diversos encontros, onde o conhecimento e a experiência prática são resumidos. Praticantes experientes compartilham seus conhecimentos com jovens especialistas lá.

Não se esqueça da preparação individual. A educação complementar autodirigida pode ajudar a melhorar as habilidades e avançar na carreira.

Uma responsabilidade

O trabalho de um motorista não é fácil e muito responsável, pois a vida e a saúde das pessoas durante o transporte de passageiros, bem como a segurança da carga e do material rodante durante o transporte de mercadorias, dependem da sua qualificação e habilidade de um especialista. Este especialista é responsável pela condição técnica e integridade do equipamento da locomotiva elétrica. Em caso de violação ou negligência no desempenho de suas funções, incorrerá em punições administrativas ou criminais de acordo com a legislação em vigor.

A responsabilidade material, disciplinar, administrativa e criminal prevista na lei ocorre em alguns casos.

  1. Em caso de violação ou não cumprimento de instruções diretas de autoridades superiores.
  2. Ignorando ou mau desempenho de suas funções e instruções.
  3. Excedendo seus poderes oficiais ou usando-os para ganho pessoal.
  4. Fornecer informações falsas sobre o andamento e as condições dos trabalhos que lhe foram confiados pessoalmente.
  5. Violação da disciplina de trabalho.
  6. Se, em caso de ameaça a pessoas ou equipamentos, o funcionário não tome medidas para eliminá-la.

Educação

Se você escolheu a profissão de maquinista de locomotiva elétrica, saiba que não será contratado sem se formar em uma instituição de ensino especializada. É necessário sintonizar-se com estudos de longa duração, que em alguns casos podem levar até cinco anos. O treinamento ocorre em escolas ou faculdades técnicas ferroviárias. Você pode inseri-los após o 9º ou 11º ano. Após a conclusão do processo educacional, o graduado recebe a qualificação "técnico".

Imediatamente após o lançamento como motorista, ninguém vai te entregar. Tem que trabalhar como assistente por muito tempo, ganhar experiência e só depois da chegada de pelo menos vários meses, e em média esse processo leva dois anos, será possível assumir essa posição.

Se você quiser fazer carreira, terá que cursar o ensino superior.

Emprego

Especialistas em gerenciamento e manutenção de locomotivas elétricas estão sempre em alta. Eles são necessários na ferrovia, no metrô, na mineração e na indústria pesada.

A profissão é bastante prestigiosa e uma das mais bem remuneradas no transporte ferroviário... O salário médio é de cerca de 60 mil rublos.Existem também vários subsídios (para experiência de trabalho subterrâneo ou trabalho em áreas remotas). O tempo de serviço de um especialista e o acúmulo de bônus também são importantes. Um especialista altamente qualificado pode receber 100 mil rublos com todas as concessões.

Esses indicadores são calculados em média, o nível de salário depende em grande parte da região e do local de trabalho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa