Motorista

Tudo sobre a profissão de motorista de escavadeira

Tudo sobre a profissão de motorista de escavadeira
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Requisitos para um especialista
  4. Educação
  5. Local de trabalho

As funções de trabalho de um motorista de escavadeira na empresa são refletidas em sua descrição de trabalho; no entanto, o Código do Trabalho da Federação Russa não diz em lugar nenhum que ele deve ser elaborado. No entanto, a experiência judicial, assim como a prática de Rostrud, indica diretamente que a execução de tal documento pode proteger tanto o empregado quanto o empregador. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre o que é essa especialidade, quais conhecimentos, habilidades, competências e características pessoais você precisa possuir para se tornar um motorista de escavadeira.

Peculiaridades

Um especialista na posição de condutor de escavadeira é procurado na produção de ferrovias, rodovias, barragens de terra, valas subterrâneas para redes de engenharia, bem como canais de água. Este especialista controla um caminhão baseado em um trator de esteiras ou rodas, que possui uma lâmina especial.

Antes mesmo do início das obras, o especialista estuda a planta da futura estrutura de acordo com diagramas e desenhos para conhecer as características do desenvolvimento do solo. No decorrer das obras, esse trabalhador corta as camadas de terra, movimenta e nivela o solo de despejo, além de realizar o planejamento da área de trabalho, aterro de valas. No inverno, ele pode limpar a neve. O motorista da escavadeira também trabalha com implementos mistos: um abridor de solo congelado, acessórios de corte de árvores, um cortador de mato e uma carpa para limpar áreas de corte.

Dentre as profissões afins, podem-se designar especialidades como tratorista, motorista de escavadeira, motorista de copra, motorista de raspador, bem como motorista de qualquer caminhão.

Responsabilidades

De acordo com ETKS, um motorista de escavadeira em seu local de trabalho deve realizar a seguinte gama de funções:

  • transporte de materiais diversos (combustível, maciço rochoso, bem como neve, terra e matérias-primas);
  • execução de obras do tipo planejamento em armazéns, lixões e pedreiras;
  • nivelamento de rochas e solo, limpando a camada de terra;
  • limpeza e posterior definição de perfis de estradas de transporte;
  • trabalhos de decapagem;
  • movimento de vias férreas;
  • puxando para cima o despejo de massas rochosas;
  • alinhamento de declives acentuados, parte inferior da face, bem como saliências;
  • operações de carga e descarga e transporte de mercadorias;
  • limpar o território de detritos volumosos e neve;
  • afrouxando a superfície da camada de terra;
  • empilhamento de trabalho.

Como parte da manutenção da escavadeira que lhe foi confiada, o motorista deve realizar:

  • sua inspeção regular;
  • reabastecimento com combustíveis e lubrificantes;
  • lubrificação de peças;
  • criar uma lista de manutenção preventiva do seu veículo;
  • limpeza do local de trabalho confiado e equipamentos relacionados;
  • manter toda a documentação técnica relacionada.

Requisitos para um especialista

A fim de cumprir a gama de funções descrita, um candidato à posição de motorista de escavadeira deve saber:

  • parâmetros técnicos e características operacionais do veículo atendido, motor, mecanismos de controle e todos os tipos de dispositivos para facilitar o trabalho;
  • tipos de operações de mineração, o procedimento para operar uma escavadeira durante sua implementação;
  • racionar o consumo de combustíveis e lubrificantes nas unidades com motor potente;
  • características das rochas encontradas em trabalho no território confiado;
  • capacidades técnicas de desenvolvimento de rochas, bem como os ângulos de subida e descida permitidos dos veículos;
  • os motivos da avaria das máquinas técnicas e as peculiaridades da sua eliminação;
  • padrões para o transporte de mercadorias de várias categorias em diferentes níveis de desenvolvimento;
  • o procedimento para a criação de uma declaração para a inspeção e reparação de um veículo;
  • tipos de lubrificação, fonte de alimentação e tipo de resfriamento do motor;
  • normas básicas de incêndio e segurança técnica do empreendimento, normas de proteção do trabalho, normas sanitárias;
  • critérios básicos de avaliação da qualidade do trabalho realizado pelo motorista da escavadeira;
  • o princípio de funcionamento da sinalização industrial.

Boa saúde, maior resistência e força física são necessários para se qualificar para a posição de motorista de escavadeira. O candidato a esta posição deve ter alta acuidade visual e auditiva, boa velocidade das reações sensório-motoras e, além disso, um medidor ocular linear, volumétrico e planar desenvolvido. Este especialista deve ser capaz de redistribuir sua atenção e trocá-la rapidamente, é necessário ter boa memória visual e predisposição para realizar trabalhos técnicos.

Observe que existem contra-indicações médicas que podem impedir um candidato de assumir a posição desejada. Portanto, trabalhar em uma escavadeira não é recomendado para pessoas com patologias do sistema cardiovascular, bem como doenças dos órgãos da visão como diminuição da acuidade, estreitamento dos campos, mudança na binocularidade, percepção de cores prejudicada.

Uma pessoa com diminuição da função auditiva, problemas do aparelho vestibular, doenças do sistema musculoesquelético não pode dirigir uma escavadeira.

Uma contra-indicação para o cargo de motorista de escavadeira é considerada asma brônquica e outras doenças crônicas do aparelho respiratório.

Educação

Para operar uma escavadeira, bem como uma carregadeira e um trator, são permitidas pessoas que possuam carteira de motorista de trator, na qual estão indicadas várias categorias.Para operar uma escavadeira, é necessário obter as categorias C, D ou E. A escolha final depende diretamente apenas de quais equipamentos o trabalho será executado. Bulldozers requerem uma das seguintes categorias:

  • Categoria C - envolve a gestão de veículos especiais com tração nas rodas e potência do motor de 25,7 a 110,3 kW;
  • Categoria D - apresenta veículos automotores de rodas com potência motora superior a 110,3 kW;
  • Categoria E - veículos sobre esteiras com parâmetros de potência do motor superiores a 25,7 kW.

A operação segura de uma escavadeira é impossível sem experiência de trabalho e habilidades adequadas. Todos os conhecimentos adquiridos no decorrer dos estudos estão sujeitos à confirmação obrigatória perante uma comissão especial, e o exame é realizado não apenas na autoescola, mas também em Gostekhnadzor. Muitas pessoas em formação não se limitam a uma única categoria e recebem tudo de uma só vez - o que lhes permite multiplicar as oportunidades na procura de emprego.

Se você planeja obter uma licença e trabalhar como motorista de escavadeira, em primeiro lugar, você precisa encontrar uma instituição educacional adequada, fornecer um pacote de licenças, preencher um requerimento e fazer um curso de treinamento. Em regra, o estudo inclui aulas teóricas e práticas - no total, são atribuídas cerca de 160 horas. Durante o programa de treinamento, o futuro motorista estuda os seguintes assuntos:

  • características de construção de equipamentos especiais;
  • o mecanismo de operação das unidades básicas de equipamentos e unidades instaladas na escavadeira;
  • normas de segurança no trabalho.

Como o trabalho do motorista de escavadeira está diretamente relacionado à segurança do próprio motorista e das pessoas ao seu redor, uma grande parte do programa é dedicada ao estudo das regras de primeiros socorros. No curso de treinamento prático, o candidato adquire a habilidade de dirigir um veículo de grande porte. Via de regra, essas aulas são ministradas em canteiros de obras ou canteiros de obras especialmente equipados.

Local de trabalho

O salário de um motorista de escavadeira em diferentes regiões do nosso país pode ser muito diferente, por isso não é incomum que os motoristas saiam para trabalhar em outras cidades. De acordo com o artigo 64 do atual Código do Trabalho do nosso país, o empregador não tem motivos para recusar o emprego a uma pessoa sem registro permanente ou temporário. No entanto, isso acontece com bastante frequência na vida - somente neste caso o empregador tenta justificar formalmente a recusa por quaisquer outros motivos.

As realidades de nosso tempo são tais que conseguir um emprego como motorista de escavadeira sem registro e treinamento é muito menos provável do que a de um especialista qualificado... O registro temporário ajudará a simplificar significativamente a procura de emprego, mas sem uma categoria documentada e experiência de trabalho profissional de pelo menos 3 anos, você não deve contar com um salário decente. Um motorista de escavadeira não deve apenas obter uma licença de uma determinada categoria, é importante que ele aprimore constantemente seus conhecimentos e habilidades.

Assim, a presença de carteira de habilitação com experiência relevante em veículos sobre esteiras e rodas aumenta muito as chances de encontrar um emprego bem remunerado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa