Comerciante

Profissional de marketing: descrição da profissão e responsabilidades

Profissional de marketing: descrição da profissão e responsabilidades
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de profissão
  4. Descrição do trabalho
  5. Qualidades pessoais
  6. Conhecimento e habilidades
  7. Educação
  8. Onde você pode trabalhar?
  9. Crescimento da carreira e perspectivas
  10. Quanto ele ganha

Marketer é uma daquelas palavras emprestadas, cujo significado ainda está longe de ser claro para todos, embora já seja usada entre os falantes de russo há muito tempo. Logicamente, o "mercado" é o mercado, portanto, o comerciante deve estar associado a trabalhar no mercado ou atendê-lo, e até mesmo à criação do mercado. Bem, se você ainda for mais rápido ao ponto do esclarecimento, um comerciante será o nome de uma pessoa que estuda a oferta e a demanda no mercado para o consumo de bens ou serviços. Além disso, um profissional de marketing costuma ser chamado de especialista em vendas dos produtos de uma empresa.

Descrição

Na Rússia, essa profissão surgiu junto com a economia de mercado, que é a lógica da história. No Ocidente, entretanto, esses especialistas existem há muito mais tempo. Por exemplo, em 1902, várias universidades americanas introduziram ao mesmo tempo uma nova especialidade, que foi chamada assim - marketing. E na década de 30. a primeira revista especializada apareceu. Nos anos do pós-guerra, havia mais mercadorias no mercado do que demanda, e a verdadeira era do marketing começou, como Robert Keith disse mais tarde.

Um profissional de marketing é um vendedor. Produzir produtos de alta qualidade na quantidade certa ainda não é garantia de vendas bem-sucedidas, e esse é o trabalho do profissional de marketing no desenvolvimento de uma estratégia que gere lucro nas vendas. O marketing é um campo que busca o objetivo de construir relacionamentos de longo prazo entre um vendedor e um comprador, desenvolvendo a fidelidade à marca e encorajando o comprador a retornar a um vendedor comprovado repetidas vezes.

Para ilustrar isso de forma mais vívida, você pode se referir ao exemplo da empresa super bem-sucedida de Steve Jobs. maçã... Eles foram pioneiros em muitos aspectos, e a estratégia de marketing bem-sucedida dessa marca é simplesmente canônica.

A empresa não é vista em guerras de preços, não tem anúncios ensurdecedores, mas seu produto é incrivelmente procurado.

E é tudo sobre a colocação de acentos. A Apple vende não tanto gadgets, mas valor: simplicidade, clareza, conveniência, confiabilidade. O que a empresa faz é confiável.

Design ergonômico, solução eficaz para todas as solicitações básicas do usuário. Um cliente que ainda não recebeu o smartphone, por exemplo, já sabe que funcionará perfeitamente. Portanto, o comprador está disposto a pagar muito. Ele se torna, como diriam os psicólogos, emocionalmente mais rico ao adquirir esses produtos. Essas vendas, obviamente, fornecem não apenas tecnologia bacana, mas também a estratégia mais precisa e inteligente dos profissionais de marketing.

Exemplos como este mostram que trabalhar como profissional de marketing não é apenas lucrativo e interessante, mas também ambicioso. Afinal, quem sabe, talvez seja você quem surgirá com algo novo no mercado de vendas e ficará para a história com isso.

Vantagens e desvantagens

As vantagens são perceptíveis: demanda, trabalho no campo dos não piores ganhos, tarefas interessantes, uma abundância de informações sobre o assunto, a oportunidade de aprender e melhorar. Esta é uma profissão moderna, o que significa que não terá de a compreender aos poucos, encontrando informações valiosas e raras e a oportunidade de se realizar. O mercado está realmente aberto, mas apenas um grande especialista estará lá.

As desvantagens são que em cidades pequenas e freqüentemente em empresas estatais, o comerciante não será tão livre em suas ações. Talvez ele tenha que se adaptar demais à "linha partidária", e as tecnologias, ferramentas, técnicas que possui não serão permitidas se concretizarem. Ou ainda vai ter que realizar muitos afazeres afins, a funcionalidade de outra pessoa, o que desvaloriza a profissão. Mas, felizmente, tudo isso está desaparecendo aos poucos, não há mais dúvidas sobre a importância do profissional de marketing e as perspectivas para a profissão são boas.

Tipos de profissão

Um comerciante é como um professor, só quero fazer uma pergunta explicativa: "Professor de quê?" Ou seja, um profissional de marketing pode ser apenas uma palavra na designação de uma especialidade, e uma segunda palavra esclarecedora será indicada por meio de um hífen.

Comerciante de esportes

Este é o nome de um especialista que tem como missão promover e vender eventos desportivos aos adeptos. Os fãs são os consumidores finais. Ou seja, você precisa lucrar com as competições esportivas, que é o que um profissional de marketing faz. Ele coleta, processa informações, construindo uma estratégia de promoção competente e eficaz. Ele estuda o mercado, analisa as ações dos concorrentes, busca novas e lucrativas oportunidades de publicidade.

Profissional de marketing esportivo e suas tarefas:

  • trabalhar com uma marca, aumentar sua reputação;
  • trabalhe com as emoções do espectador - entender suas emoções e selecionar as teclas certas para elas;
  • trabalhar com SMM - influenciar o lucro futuro através do envolvimento do torcedor nas redes sociais;
  • trabalhar com um consumidor regular - manter o interesse na marca, fazer promoções, enviar mailings, etc.

Além disso, um profissional de marketing deve trabalhar em RP, interagir com celebridades, procurar ou construir táticas para se comunicar com patrocinadores, etc.

Engenheiro de marketing

O marketing para empresas orientadas para a engenharia inclui marketing técnico e marketing tradicional. Técnico se refere ao mecanismo interno de produção, ele define como os engenheiros podem usar o produto manufaturado para resolver os problemas do mundo por trás da loja. Na verdade, O Marketing de Engenharia é uma disciplina híbrida que requer excelência em engenharia e habilidades básicas de marketing.

Essa é uma profissão atraente para quem trabalha como engenheiro comum e quer estreitar sua especialização ou buscar seu lugar e novas perspectivas. Claro, apenas uma pessoa com um diploma de marketing em engenharia não será especialista o suficiente. Mas um engenheiro profissional, que também se formou como comerciante, pode realmente se tornar um especialista insubstituível.

Especialista em marketing direto

Uma diretoria, para simplificar, é um anunciante, anunciante, especialista em publicidade contextual. O próprio nome vem de Yandex Direct. Os directologistas são frequentemente chamados de profissionais de marketing, o que, em princípio, não é totalmente verdade, apenas porque o campo de atividade de um profissional de marketing é muito mais amplo. A diretoria deve criar e gerenciar anúncios para atrair um cliente.

Mas se uma empresa procura um diretor-marketing, é preciso esclarecer a lista de funções que vai atribuir a um especialista. Se se trata apenas de uma diretoria e o prefixo “marqueteiro” é bastante decorativo aqui, os objetivos são claros. Se esta é uma tentativa do empregador de juntar duas profissões em uma e pagar um salário a uma pessoa que exerce duas áreas, é melhor descobrir todas as nuances de trabalhar “na praia”. Mas certamente é possível considerar tais vagas.

Consultor de marketing

Os consultores de marketing falam sobre como administrar um negócio, ou melhor, como se envolver em vendas com competência. Eles não estão envolvidos na gestão de processos de produção, fluxos financeiros, pessoal, eles próprios não fazem nada das funções de um comerciante. Mas eles te dizem como fazer.

Informação, experiência, habilidades, especialização, autoridade - isso é o que os consultores representam.

Via de regra, não se trata de jovens na profissão, pois, nesse caso, está em questão sua expertise. São pessoas que trabalharam muito sozinhas, mas no momento têm uma base de consultoria e há clientes dispostos a pagar por ela.

De outros

Especialização popular hoje - profissional de marketing de conteúdo. É redator, infill infill infill em blogs de marcas. Este não é realmente um redator, porque ele não escreve materiais sobre um determinado tópico, mas ele mesmo cria e desenvolve tópicos. Ele está empenhado em planejar o plano de conteúdo e avalia como funciona o criado de acordo com seu plano, se é lucrativo, como impulsiona as vendas, etc.

Comerciante de eventos organiza webinars, almoços de negócios, conferências temáticas. Ele está trabalhando duro em todas essas questões organizacionais que também afetam as vendas. Profissional de marketing digital - esse especialista, cujo trabalho é realizado principalmente online. Finalmente, o targetologista gradualmente se afastou da profissão de marketing para uma especialidade separada. Esta é uma especialista envolvida na criação de publicidade direccionada, que conhece exactamente o retrato do público-alvo e passa a mensagem para ele.

Descrição do trabalho

Este é o documento que você deve ler com atenção, sem pular um único parágrafo. O Profstandard hoje é baseado em três áreas: atrair um cliente, atendê-lo e reter / devolver um cliente.

Responsabilidades

Os candidatos a esta posição devem compreender claramente quais são as responsabilidades que lhes cabem e por que exatamente serão responsabilizados.

A lista de responsabilidades na maioria dos casos inclui:

  • previsão e simulações de flutuações de oferta / demanda;
  • desenvolvimento de planos de promoção;
  • organização de eventos de promoção do produto;
  • gestão do workflow dos colaboradores do departamento de marketing.

E então - tarefas e funções, dependendo da especialização estreita. Se for um comerciante da Internet (caso contrário, pode ser chamado de comerciante da web), ele assume a promoção de um produto naquele nicho específico. O marketeiro de eventos concentra-se em reuniões, cafés da manhã de negócios, todo tipo de conferências, que também ajudam a divulgar o produto.

Requisitos

Cada descrição de cargo tem sua própria. Em algum lugar, essa lista se sobrepõe completamente às responsabilidades do trabalho, em algum lugar ela é complementada. Por exemplo, uma pessoa pode se candidatar a um emprego apenas com um determinado nível de educação, experiência profissional, etc.

Uma responsabilidade

Este ponto na descrição do trabalho deve ser claro e específico, porque como um especialista será responsável por suas ações de fato com sua cabeça... E é muito importante que você seja responsável apenas por si mesmo e não leve a culpa de funcionários / departamentos relacionados a você. Um comerciante tem planos, relatórios, previsões e análises, existem períodos de relatório. Ou seja, ele não pode ter uma avaliação vaga de suas atividades.

Caso o empregador lhe tenha fixado um prazo de seis meses para a implementação do plano, na sua área de responsabilidade está a análise do trabalho realizado durante esses seis meses.

Direitos

Um profissional de marketing não pode trabalhar totalmente onde suas capacidades são limitadas. Por exemplo, um especialista não é obrigado a trabalhar usando seus próprios meios técnicos. Se ele trabalhar remotamente (e isso acontece), ele tem o direito de combinar previamente como o uso de seu próprio laptop, telefone será compensado, por exemplo, para resolver questões puramente de trabalho.

Tudo isso deve ser acordado (incluindo documentário) antes de assumir o cargo. Se uma pessoa está tão feliz por ter conseguido este emprego que as questões de seus próprios direitos na organização do processo de trabalho foram deixadas para trás, isso também reduz indiretamente o nível de sua competência. Um especialista competente não permitirá isso.

Qualidades pessoais

Primeiro, deve ser um empresário. A própria palavra "vendas" não deve confundi-lo. A pessoa pretende vender, ter lucro, não ter medo da concorrência. Em segundo lugar, um profissional de marketing é uma pessoa disciplinada, pronta para multitarefa, rápida tomada de decisões, reorganização, etc.

Deve ser inerente ambição, caso contrário, não funcionará para trazer sua empresa para o carro-chefe do mercado. isto especialista comunicativo, ativo, atencioso e responsável, quem acompanha as mudanças do mercado, está pronto para aprender coisas novas, entende que a introdução das mais modernas ferramentas de marketing lhe permitirá contornar concorrentes menos espertos e móveis.

Conhecimento e habilidades

Naturalmente, a opção ideal é a formação na especialidade "Marketing". Mas isso por si só muitas vezes não é suficiente.

O profissional de marketing deve ser capaz de:

  • usar ferramentas digitais modernas, e como essa área está mudando, melhorando rapidamente, o comerciante deve manter o nariz no vento;
  • fazer previsões e fazer relatórios analíticos detalhados;
  • ofereça novas idéias prever sua eficácia;
  • monitorar concorrentes e buscar opções para sua própria linha de promoção, levando em consideração a atuação dos concorrentes;
  • ser capaz de organizar sua experiência profissional, apresentá-lo corretamente no portfólio.

O profissional de marketing deve estar pronto para todos os tipos de cursos de treinamento avançado, para a autoeducação e para a prontidão, se necessário, para recrutar e gerenciar uma equipe.

Educação

Muitas universidades na Rússia oferecem ensino superior nesta especialidade. Normalmente, são faculdades de gestão. Freqüentemente, essa especialidade é destacada como uma especialidade adicional, por exemplo, "Publicidade e relações públicas, marketing". Para entrar em uma universidade na Rússia, você precisa fazer o Exame Estadual Unificado após o 11º ano. Você pode ir pelo outro caminho e ir primeiro para a faculdade, onde é mais fácil passar nos exames e, em geral, passar. As faculdades de economia também ensinam marketing. Provavelmente, no futuro, o especialista terá que obter educação superior, mas uma boa base para a prática e a primeira experiência profissional serão criadas em 19-20 anos.

Além disso, você também pode entrar na faculdade após a 11ª série e adquirir uma profissão em alguns anos. As disciplinas da especialidade "Marketing" costumam ser duplicadas com as da universidade, portanto, no futuro, um graduado pode se inscrever para um período mais curto de estudo em uma universidade.

Onde você pode trabalhar?

De uma agência de marketing e empresa de publicidade a qualquer organização comercial com um departamento de marketing, um especialista pode encontrar um emprego. Funcionários novatos, sem experiência e portfólio, só podem entrar em uma grande empresa vindo de uma universidade. Caso contrário, eles terão que procurar emprego por conta própria.

Você pode se tornar um profissional de marketing em odontologia - se for uma grande clínica ou uma rede inteira, esse especialista terá demanda. Em geral, esta especialidade não permite que um candidato fique desempregado.

Crescimento da carreira e perspectivas

De um especialista que lida com uma lista restrita de tarefas no departamento de marketing, você pode crescer e se tornar o chefe desse departamento. Quanto mais bem sucedido um especialista trabalha, mais empresas concorrentes se interessam por ele. E aqui há duas opções - aumentos de reforço financeiro no local de trabalho atual ou os concorrentes ainda atraem um grande profissional de marketing.

Em suma, embora este trabalho envolva uma comunicação próxima com outros funcionários, decisões coletivas e trabalho em equipe, em muitos aspectos o marketing é uma atividade personificada. É uma oportunidade de se mostrarem para quem gosta de agir "por conta própria", sabe delegar, mas assume responsabilidades, toma decisões sérias por conta própria.

Como acima mencionado, você pode se tornar um consultor de marketing. Com o uso generalizado de educação online, cursos, maratonas profissionais, esses especialistas estão se encontrando ativamente nesta área. É procurado, interessante e relevante e, portanto, o marketing está se tornando mais difundido como uma plataforma para perspectivas de carreira.

Quanto ele ganha

Aqui, previsivelmente, a diferença será grande, já que o conceito de “salário médio” será diferente para as diferentes regiões do país.... Mesmo assim, em Moscou, chegará a cerca de 70.000 rublos (é claro, os iniciantes dificilmente podem reivindicar esses ganhos). Em São Petersburgo, segundo as estatísticas, é igual a 61.000 rublos. No país como um todo, os números estão diminuindo decentemente e o ganho médio de um profissional de marketing não ultrapassa os 35.000 rublos.

Para quem está pensando nessa profissão, faz sentido passar em alguns testes especiais. Eles ajudarão a determinar a exatidão do perfil escolhido, com expressão suficiente das qualidades pessoais necessárias para uma implementação bem-sucedida na profissão. Isso ajuda e um entendimento mais profundo do campo de atividade, onde você pode chegar após o treinamento. É lógico que os escolares e mesmo os alunos nem sempre entendem o que os espera na realidade, nem sempre avaliam suas capacidades, prontidão para desafios profissionais, confundem interesse pelo mundo dos negócios com processos bastante rotineiros a ele associados.

Mas o fato de que o marketing está se desenvolvendo, se expandindo, adquirindo cada vez mais especializações estreitas, não precisa de prova.

sem comentários

Moda

a beleza

casa